|

Ferramentas geográficas: essenciais para a gestão pública eficiente





Dados e ferramentas de geoinformação são elementos vitais para a elaboração de planos e políticas públicas. Entendimento, uso e disseminação de informações geográficas gera redução de custos e melhoria dos serviços ...



Atualmente os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs ou Drones) são responsáveis pela expansão e desenvolvimento da indústria aeroespacial mundial, com estimativas de grandes investimentos, saindo dos atuais 2,7 bilhões de dólares por ano para cerca de 8,3 bilhões nos próximos anos. As possibilidades são enormes e, com a regulamentação do setor, o uso civil desta tecnologia será cada vez mais expressivo.

O uso de Sistemas de Veículos Aéreos Não Tripulados (Sis VANTs) para obtenção de imagens aéreas para as mais diversas aplicações já é uma realidade. Fala-se em Sis VANT, pois trata-se de todo um sistema desenvolvido para operar uma aeronave não tripulada com eficiência e segurança.

Existem inúmeras opções no mercado, tanto de equipamentos nacionais como importados, das mais diversas formas, tamanhos e preços. Mas como fazer para chegar à conclusão de qual deles pode melhor nos atender? Um bom começo é determinar o tipo de trabalho a ser desenvolvido com o Sis VANT, que tipo de terreno será coberto, quais as condições para decolagem e pouso das aeronaves, o tamanho das áreas a serem imageadas, a facilidade ou não de acesso a estas áreas, se será necessário o uso de imagens georreferenciadas com grande precisão ou apenas saber se determinada área está sendo desmatada, invadida, ou com sua ocupação expandida. Estes fatores irão impactar diretamente no tempo de voo necessário para cumprir cada missão, e isso ajudará a definir qual a autonomia e alcance que o Sis VANT deverá ter. Com esta primeira informação, já é possível eliminar uma parcela dos sistemas existentes no mercado.

Os veículos aéreos não tripulados (VANTs ou Drones) e seus sistemas serão discutidos durante a conferência MundoGEO#Connect 2015. Especialistas estarão presentes para apresentar o que há de mais avançado e as últimas novidades dos Drones para diversas aplicações, além das capacidades, limites e modelos desta tecnologia, bem como um panorama atual da legislação atual.

Para ficar por dentro desta tecnologia, participe do Curso VANTs & Drones: Modelos, Usos e Limites, no dia 6 de maio, e também do Fórum VANTs & Drones: Aplicações e Resultados, no dia 7 de maio. A programação das duas atividades já está disponível. Ambos serão realizados durante o MundoGEO#Connect LatinAmerica, em São Paulo (SP).

Os cursos, seminários e fóruns do MundoGEO#Connect 2015 serão realizados de 5 a 7 de maio. Monte sua agenda para participar de um ou mais cursos, e também conferir as últimas novidades e tendências do setor nos seminários, fóruns e Showcases! Faça aqui sua inscrição nas atividades do MundoGEO#Connect 2015.

Com diversos modelos de Drones em exposição, a feira de produtos e serviços do evento terá acesso livre, mediante registro antecipado. As inscrições para os seminários, fóruns cursos já estão disponíveis no site do evento. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail connect@mundogeo.com ou telefones (41) 3338-7789 / (11) 4063-8848.

Curitiba, Fevereiro de 2015 - Dados e ferramentas geoespaciais são peças chave em projetos que visem contribuir para uma gestão pública eficiente. Cada vez mais, órgãos públicos e municípios vem criando uma “cultura” voltada ao entendimento, uso e disseminação de informações geográficas para funcionários, habitantes e usuários de serviços públicos.

Passando pelos conceitos de Cidades Inteligentes (Smart Cities), Infraestruturas de Dados Espaciais (IDEs) e Cadastro Técnico Multifinalitário, a geoinformação deve estar presente em todas as esferas públicas, e suas ferramentas contribuem para a gestão eficaz e mais consciente de áreas urbanas. E a população tem um papel fundamental no processo: fiscalizando, sugerindo mudanças e até mesmo apontando problemas. O atributo geográfico, presente em diversos “apps móveis”, é uma forma de todos colaborarem com a manutenção de uma cidade.

Para ficar por dentro de tudo que a geoinformação pode fazer para melhorar a gestão do espaço urbano, participe do curso Geoinformação na Gestão Municipal no dia 5 de maio, e do fórum Geoinformação para Cidades Inteligentes no dia 7. Ambos serão realizados durante o MundoGEO#Connect LatinAmerica 2015, em São Paulo (SP).

Cidades Inteligentes
 
O curso apresentará formas de coleta e atualização de dados geoespaciais para as diversas aplicações em municípios. Serão demonstradas as precauções necessárias em relação às especificações técnicas dos processos de licitação e os vários desafios encontrados na implantação de sistemas de informações geográficas, bem como suas aplicações para o cadastro, arrecadação, planejamento, gestão ambiental, entre outras.

Já este fórum inovador vai contar com a presença de especialistas para discutir e apresentar resultados de projetos que incluem a coleta, processamento, representação e a análise de informações geoespaciais em sistemas de suporte à gestão inteligente de cidades. Também será debatido sobre a relação inseparável entre o novo conceito de Cidades Inteligentes (Smart Cities) e a importância do acesso rápido a informações geoespaciais atualizadas, para facilitar a tomada de decisão em situações rotineiras e emergenciais nas áreas urbanas.

A programação do curso e do fórum já estão disponíveis na página do MundoGEO#Connect 2015. Monte sua agenda para participar de um ou mais cursos, e também conferir as últimas novidades e tendências do setor nos seminários, fóruns e Showcases! Faça aqui sua inscrição nas atividades do MundoGEO#Connect 2015.

A feira de produtos e serviços do evento terá acesso livre, mediante registro antecipado. As inscrições para os seminários, fóruns cursos já estão disponíveis no site do evento. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail connect@mundogeo.com ou telefones (41) 3338-7789 / (11) 4063-8848.


Sobre a MundoGEO
A MundoGEO, fundada em 1998, é líder na América Latina em soluções integradas de mídia e comunicação para o setor geoespacial e de localização. A plataforma de conexão gera conteúdos nos idiomas português, espanhol e inglês para mais de 100 mil profissionais cadastrados em seus diversos canais, como a revista e portal MundoGEO, redes sociais, webinars e eventos, como o MundoGEO#Connect LatinAmerica. Este evento anual acontece sempre em São Paulo, e na sua recente edição reuniu mais de 4.550 participantes, de mais de 30 países, além de 185 palestrantes e 57 empresas expositoras.



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented