|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 26/01/2015

Ultraleve cai durante a decolagem em aeroporto de Jaboticabal, SP ...




Aeronave de pequeno porte bateu de bico em pista enquanto levantava voo. Piloto de 71 anos teve ferimentos na perna e foi atendido em hospital local ...



Um ultraleve caiu durante a decolagem no Aeroporto de Jaboticabal (SP) na noite deste sábado (24). Apesar da queda e dos danos ao monomotor, não houve explosão. O piloto de 71 anos, único a bordo e proprietário da aeronave, teve fratura em uma das pernas, foi socorrido até o Hospital Santa Isabel e passa bem ...



Imagem




Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL G-1


Ultraleve cai durante a decolagem em aeroporto de Jaboticabal, SP

Aeronave de pequeno porte bateu de bico em pista enquanto levantava voo. Piloto de 71 anos teve ferimentos na perna e foi atendido em hospital local.

G1 Ribeirão E Franca

Um ultraleve caiu durante a decolagem no Aeroporto de Jaboticabal (SP) na noite deste sábado (24). Apesar da queda e dos danos ao monomotor, não houve explosão. O piloto de 71 anos, único a bordo e proprietário da aeronave, teve fratura em uma das pernas, foi socorrido até o Hospital Santa Isabel e passa bem.
 Imagem
De acordo com informações dos responsáveis pelo aeroporto, por razões ainda desconhecidas, o monomotor, modelo KR2 Experimental, colidiu de bico na pista enquanto começava a levantar voo e se arrastou por aproximadamente 50 metros.
O Corpo de Bombeiros foi acionado, mas o acidente não resultou em explosão e incêndio.
O local foi isolado pela Polícia Militar para o trabalho da perícia, que ajudará a apontar as causas do acidente.
O Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV), ligado ao Comando da Aeronáutica, confirmou ter sido notificado sobre a ocorrência e que as investigações ficarão a cargo da Polícia Civil, por se tratar de uma aeronave experimental.

Interditado, Aeródromo de Limeira tem mato alto, lixo e esconderijo

Local está abandonado desde que teve licença de operação revogada.Moradores do entorno relatam medo; ladrões estariam usando a área.

Do G1 Piracicaba E Região

A situação de abandono do aeródromo de Limeira (SP) é motivo de preocupação para a população próxima ao local e também para antigos usuários. A construção, que está interditada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) desde 2010, é cercada por lixo, mato alto e virou até esconderijo para bandidos, de acordo com os moradores. A produção da EPTV buscou um posicionamento sobre o problema com a Prefeitura, mas não obteve resposta.
O aeródromo é o segundo mais antigo do Brasil. A licença foi revogada por falta de segurança. Na época, a Prefeitura informou que os bairros no entorno cresceram bastante e que até a pista havia virado área de travessia de pedestres. O poder público avisou em ocasiões anteriores que não pretende reformar nem transformar o aeródromo em um aeroporto.

Há placas do Ministério da Aeronáutica informando que a entrada é proibida. No entanto, o alambrado que cerca a área praticamente sumiu. O local é cercado por lixo e entulho. O mato alto é um atrativo para animais peçonhentos e também para criminosos.

Esconderijo
"Os caras ficam escondidos aí dentro. E conseguem percebem a hora que as pessoas chegam e saem de casa. Eles também roubam residências e escondem objetos como televisões no mato para vir buscar depois", disse a dona de casa Sônia Gonçalves.
Travessia
A situação fica pior para quem precisa passar andando no local para ir de uma lado para o outro. Como a pista tem um quilômetro de extensão, as ruas que cruzam a região ficam distantes. O atalho é no meio do mato. "Quando chove tem muito bairro e poças d água", reclamou a dona de casa Bruna Pereira da Silva.
Colchão, edredon e roupas foram encontrados pela reportagem da EPTV no meio do mato, em um ponto próximo à pista. "Já estupraram várias meninas aqui. A última vez que passei tinha um homem pelado, isso é uma vergonha", comentou a estudante Gabriela Colacio.
Os hangares ainda guardam poucos aviões de alguns pilotos apaixonados, que não voam mais. "Desde criança eu sempre frequentei aqui. Agora dói muito ver esse local nessas condições", citou o piloto Alexandre Barros.

Aeroportos de Rio Preto e Araçatuba têm queda no movimento em 2014

Nos principais aeroportos da região houve queda no movimento. Em Araçatuba, queda foi de 22%, e em Rio Preto foi de 5,4%.

Do G1 Rio Preto E Araçatuba

De 2013 para 2014 o número de passageiros caiu nos dois principais aeroportos da região noroeste paulista, segundo a Anac. No aeroporto de Araçatuba (SP), o número de passageiros caiu 22%, indo de 164 mil para 128 mil. Já em São José do Rio Preto (SP), a queda foi menor, de 5,4%. Em 2013, 758 mil pessoas passaram pelo aeroporto, enquanto no ano passado foram 717 mil. E reajustes autorizados pela Anac nas tarifas aéreas podem diminuir ainda mais o fluxo de passageiros nos aeroportos.
A partir do dia 13 de fevereiro viajar de avião ficará ainda mais caro. A Anac, Agência Nacional de Aviação Civil, autorizou um reajuste de 14% nas tarifas dos aeroportos públicos, taxas que definem o preço das passagens. Quem depende das empresas aéreas não aprova o aumento. “Se eles aumentarem muito a tarifa vai aumentar o fluxo de ônibus, porque o viajante vai preferir pagar pelo ônibus a pagar pelo avião”, afirma o administrador de empresa Francisco Afonso.
Outra mudança que pode mexer no bolso dos passageiros é a cobrança diferenciada das bagagens. Atualmente quem viaja de avião pode despachar até 28 quilos em voos nacionais sem pagar nada a mais por isso. As empresas aéreas querem liberdade na questão do peso e cobrar por tudo que o passageiro estiver levando. Caso a mudança seja aprovada pela Anac, quanto mais malas, mais a pessoa vai ter de pagar pela viagem. “Se houver uma redução do preço da passagem de quem levar menos bagagem, e pagar mais na passagem quem levar mais peso, isso seria justo”, diz o médico veterinário Marco Vigilato.
Nas agências de viagens as mudanças não devem prejudicar as vendas, mas o agente Sérgio Volpe não acredita que a passagem vai ficar mais barata para quem viajar com pouca bagagem. “Ninguém faz uma viagem sem mala, ninguém fica uma semana em um local só com uma bagagem de mão, então será um custo maior e isso hoje já é gratuito porque está embutido na passagem aérea”, afirma.

Curada, enfermeira britânica com Ebola deixa hospital

Pauline Cafferkey contraiu vírus enquanto tratava pacientes em Serra Leoa. Tratamento envolveu uso de plasma de um sobrevivente da doença.

France Presse

A enfermeira britânica contaminada pelo vírus Ebola, Pauline Cafferkey, deixou o hospital onde estava internada desde o final de dezembro, em Londres, após ter se "restabelecido completamente" - informou o Royal Free Hospital neste sábado (24), em comunicado.
"Estou apenas feliz de estar viva. Ainda não me sinto 100% bem, pois estou fraca, mas não vejo a hora de voltar para casa", declarou a enfermeira de 39 anos, agradecendo toda a equipe médica responsável por seu tratamento.

Pauline Cafferkey "se restabeleceu completamente e não leva mais o vírus que ela contraiu enquanto ajudava pacientes contaminados pelo Ebola em Serra Leoa", explicou o hospital.
"Estamos felizes que Pauline tenha se recuperado e esteja em boas condições de saúde para voltar para casa", disse Michael Jacobs, médico responsável pelos cuidados à enfermeira.
Pauline foi diagnosticada em Glasgow, na Escócia, em 29 de dezembro, após deixar Serra Leoa, onde trabalhava como enfermeira num centro britânico em Kerry Town, para a organização Save the Children.
Ela foi transferida para o Royal Free Hospital, que anteriormente tratou com sucesso o enfermeiro britânico William Pooley, também vítima do vírus Ebola em Serra Leoa.
Colocada em isolamento, ela não pode receber o composto ZMapp, droga experimental administrada em diversas pessoas infectadas pelo Ebola, mas que não estava "mais disponível atualmente", segundo o hospital.
Pauline aceitou receber plasma de um sobrevivente da febre hemorrágica, além de se submeter a um tratamento antiviral experimental.
Ela viu seu estado de saúde se deteriorar e ficou em estado crítico durante mais de uma semana. Em 12 de janeiro, o hospital anunciou que ela já não estava mais em estado crítico, embora continuasse na unidade de isolamento para receber tratamentos específicos.
O vírus Ebola, uma verdadeira praga na África ocidental em 2014, começou sua fase de retrocesso nos três países mais afetados (Libéria, Guiné e Serra Leoa), onde o número de novos casos caiu em janeiro ao seu menor nível desde agosto.
Segundo os últimos números da Organização Mundial da Saúde (OMS), a epidemia matou 8.688 pessoas de um total de 21.759 casos.

Malaysia Airlines tem site invadido por hackers

Hackers dizem ter relação com grupo extremista Estado Islâmico. Empresa disponibilizou outro link de acesso para a emissão de passagens.

Do G1, Em São Paulo

O site da empresa aérea Malaysia Airlines foi invadido por hackers nesta segunda-feira (26). Em vez da página com a oferta de passagens da empresa, uma mensagem foi publicada no site com os dizeres “404 – avião não encontrado”. Na página também aparece a frase “ISIS vai prevalecer”, em uma referência ao grupo extremista Estado Islâmico.
Além das frases, também aparece no site a imagem de um lagarto, símbolo do grupo "Lizard Squad", que reivindica a autoria do ataque. O grupo estaria ligado ao "Cyber Caliphate", um grupo de hackers vinculado ao Estado Islâmico.
Por meio de seu perfil em uma rede social, a companhia aérea reportou aos usuários problemas em seu site, e disponibilizou um novo link para a aquisição de passagens. A companhia, porém, não foi encontrada para comentar o caso, segundo informaram a CNN e o jornal "The Wall Street Journal".

AGÊNCIA BRASIL


Trabalhadores do setor aéreo fazem assembleia nesta terça


Kariane Costa

As empresas aéreas e os trabalhadores do setor devem entrar em acordo nesta terça-feira. Em audiência no Tribunal Superior do Trabalho em Brasília, as companhias aéreas apresentaram uma nova proposta aos aeroviários e aeronautas. Desta vez, ofereceram um reajuste de 7% até o teto de R$ 10 mil nos salários.
Além de uma alta de 8,5% no vale-alimentação e diárias dos trabalhadores. A proposta será levada para votação em assembleia, marcada para a próxima terça-feira em Brasília. De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação, Sérgio Dias, a expectativa é que o acordo seja aprovado.
SONORA

As duas categorias entraram em greve na última quinta-feira. Provocando um atraso em 10% nos voos programados. Com o cumprimento do acordo coletivo, novas paralisações neste ano estão descartadas.

PORTAL TERRA


Faria Lima - Veja a origem do nome de 5 avenidas de São Paulo

Até presidente italiano foi homenageado com nome de rua na capital paulista

Pedro Rocha

Quem circula pelas ruas paulistanas tem coisa demais com que se preocupar. O trânsito é um inferno para motoristas e pedestres, a violência sempre ronda e a poluição quase nos impede de raciocinar. Assim, poucos param para pensar na origem dos nomes das principais vias da cidade. O Terra explica de onde vieram os nomes de cinco grandes artérias da cidade. Confira.
 Imagem
Vista aérea da avenida Faria Lima; a foto foi tirada entre 1968 e 1970
Avenida Brigadeiro Faria Lima

José Vicente de Faria Lima nasceu em Vila Isabel, Rio de Janeiro, em 1909. Com 21 anos de idade iniciou sua carreira na Força Aérea Brasileira (FAB), chegando em 1958 a brigadeiro do ar. Foi chefe da comissão da Aeronáutica nos EUA e comandante do Campo de Marte. Convocado por Jânio Quadros, assumiu a presidência da VASP. Em março de 1965, se tornou prefeito de São Paulo. A administração de Faria Lima notabilizou-se pela construção de diversas obras viárias, entre elas as Marginais Tietê e Pinheiros, avenida Sumaré, Radial Leste, avenida 23 de Maio, avenida Rubem Berta e a avenida que leva o seu nome - originalmente, ela se chamaria Radial Oeste. Faria Lima também foi quem deu início às obras do metrô.
Uma crítica frequente a sua administração é que não havia preocupação com a área ambiental. Várias de suas avenidas aterraram rios, agravando futuramente os problemas de enchentes em São Paulo. Ele faleceu no dia 4 de setembro de 1969.
Nove de Julho
O nome é uma homenagem à Revolução Constitucionalista de 1932. No dia nove de julho daquele ano, começou o conflito entre as forças paulistas e o governo provisório de Getúlio Vargas, que havia imposto normas que diminuíram a participação política de diversos Estados por meio, por exemplo, da anulação da Constituição Federal de 1892 e da deposição de diversos governadores estaduais. O movimento paulista pela reivindicação de poder contou com diferentes segmentos da sociedade que auxiliaram na organização e confronto armado que se desenvolveu, mas acabou derrotado pelas tropas federais.

Imagem

Obras para abertura da avenida Nove de Julho, em 1935, vista do viaduto do Chá; em primeiro plano, o largo do Riachuelo
Avenida Giovanni Gronchi
Presidente da Itália entre 1955 e 1962, Giovanni Gronchi nasceu em Pontedera, Pisa, lutou, como voluntário, na Primeira Guerra Mundial e em 1922 participou, como subsecretário da Indústria e Comércio, do primeiro gabinete formado pelo fascista Benito Mussolini. Em 1926, porém, renunciou ao cargo com outros 123 deputados e denunciou a ditadura imposta por Mussolini. Em 1942, aliou-se ao clandestino Movimento Antifascista e acabou se tornando Ministro do Comércio e Indústria, no governo do primeiro ministro Ivanoe Bonomi, favorável aos aliados durante a Segunda Guerra Mundial.
Terminado o conflito, Giovanni Gronchi emergiu como um dos líderes do Partido Democrata Cristão. Ele foi designado membro da Assembleia Constituinte que elaborou as bases da nova República, sendo eleito Presidente da Câmara dos Deputados em 1948. Gronchi venceu as eleições presidenciais de 1955 com o apoio de grupos dissidentes de direita e de esquerda do Partido Decmocrata Cristão, dos comunistas, dos socialistas, dos monarquistas e dos neo-fascistas.
Sua eleição foi motivo de preocupação para os EUA, que temiam a posição esquerdista do novo presidente. Giovanni Gronchi visitou o São Paulo em 1958. A lei que deu seu nome à avenida foi decretada e promulgada pela Câmara Municipal no ano de 1963, época em que Giovanni Gronchi ainda estava vivo, mesmo com a proibição (que vigora até hoje em São Paulo) de se dar nomes de pessoas vivas as ruas. A mesma lei determinava que as placas da avenida deveriam conter os seguintes dizeres: "Avenida Giovanni Gronchi - Presidente da República da Itália - visitou São Paulo em 1958".
Avenida São João
O nome é uma homenagem a São João Batista, considerado o protetor das águas na tradição católica.No final do século XVIII e início do século XIX, as encostas do Vale do Anhangabaú, onde está a avenida, compunham uma região de matas onde se escondiam assaltantes e escravos fugidos. O caminho mais seguro para atravessar essa terras era uma trilha já aberta e conhecida como ladeira da Ponte do Acú. Por isso, as procissões em homenagem a são João Batista tinham como roteiro certo a passagem por essa ladeira. Assim, aos poucos, a ladeira passou a ser conhecida como ladeira de São João Batista. Mais tarde, ela se transformou em rua e, depois, em avenida São João.
 Imagem
Avenida São João durante as obras de prolongamento, vista em direção ao bairro, na altura da praça Julio Mesquita, em 1929
Avenida Ragueb Chohfi
Ragueb Chohfi nasceu na Síria, chegou ao Brasil em 1904, vindo de Homs, com 14 anos de idade. Mascate durante 18 anos, abriu uma pequena loja na rua 25 de Março em 1922. Destacou-se como um dos maiores comerciantes do ramo quando sua Tecidos Ragueb Chohfi virou potência na mesma rua. Com a crise de 1929, perdeu quase tudo, mas conseguiu reerguer-se. Em 1955, passou o comando dos negócios aos filhos Lourenço, Raul e Nagib. Foi ainda presidente da Câmara de Comércio Sírio-Brasileira, um dos fundadores do Club Homs, do Esporte Clube Sírio e conselheiro do Lar Beneficente Sírio. Faleceu 1983 aos 91 anos.

PORTAL EXAME.COM


Aviões pousam nos EUA após ameaças de bomba


Da Reuters

Ameaças de bombas em dois voos de companhias aéreas dos Estados Unidos no sábado fizeram aviões militares do país voarem para escoltá-los até o seu destino na cidade de Atlanta - Jackson. Nenhuma bomba foi encontrada a bordo e o aeroporto retornou às operações normais, afirmou o porta-voz do terminal aéreo, Reese McCraine.
As ameaças contra o voo 1156, da Delta Air Lines, que viajava de Portland, nos Estados Unidos, e contra o voo 2492, da Southwest Airlines, que vinha de Milwaukee, foram levadas a sério, disso McCraine.
Vários relatos publicados pela imprensa afirmaram que um usuário do Twitter, de nome Zortic, escreveu sobre bombas nos dois aviões, afirmando em um tuíte direcionado à conta da Delta na rede social: "Eu coloquei uma bomba em um de seus aviões, mas eu esqueci qual era quando saí do aeroporto. Vocês podem me ajudar a encontrar?" As mensagens publicadas no Twitter foram apagadas.
Nem a polícia federal dos Estados Unidos (FBI), que está liderando a investigação, nem o aeroporto confirmou a fonte das ameaças.
A Southwest afirmou que 86 passageiros estavam a bordo do voo e passaram por averiguações. Representante da Delta afirmou que o avião transportava 180 passageiros.
O incidente ocorreu cinco dias depois de ameaças de bomba feitas contra dois outros voos da Delta. Um estava chegando ao aeroporto internacional John F. Kennedy, em Nova York, de São Francisco, e o outro tinha como destino Tel Aviv.

OUTRAS MÍDIAS


JORNAL EXPRESSO MINUANO - RS


TENENTE FERIDO COM DISPARO DE ARMA DE FOGO

 

FOI TRANSFERIDO PARA PORTO ALEGRE
Ao receber o serviço de Oficial de Dia, na manhã deste sábado (24), no quartel do 10º. Batalhão Logístico, o tenente Jaime Muller Júnior, de 22 anos, sofreu um acidente pelo disparo de arma de fogo. A bala atingiu sua cabeça, sendo imediatamente levado para a Santa Casa de Caridade de Alegrete.

O comandante da Unidade, tenente coronel Gilberto da Silva Azevedo, divulgou nota informando que o tenente Muller realizava os procedimentos de assunção do serviço de oficial de dia quando ocorreu o disparo de pistola contra sua cabeça. O militar é temporário desde 2011. Segundo a mesma nota, as circunstâncias em que ocorreu o acidente serão apuradas através de Inquérito Policial Militar (IPM) e, assim que forem concluídas as investigações, outras informações serão prestadas.
Está sendo prestado todo o apoio necessário à vítima, seus familiares e amigos, tanto pelo 10º. B LOG quando pela 2ª. Brigada de Cavalaria Mecanizada. Segundo informação do Hospital, na tarde deste sábado, o militar foi transferido para Porto Alegre.


PORTAL MILITARESBRASIL.BLOGSPOT.COM.BR


Sargento Bento, exemplo

ImagemO Sargento Evaldo Bento Salvador Silva é consenso entre os militares do Esquadrão Falcão (1º/8º GAv). Casado e pai de 3 filhos, o mecânico é exemplo de dedicação no trabalho diário em Belém (PA), sede da unidade. Há 19 anos e 5 meses na Força Aérea, Bento nasceu em Santos Dumont (MG) e já foi mecânico do famoso T-27 Tucano e dos helicópteros H-1H e H-36 Super Puma, atuando em várias missões de Busca e Salvamento.


Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented