|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 26/10/2014





Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL G-1


Tarauacá é ponto estratégico para transporte de urnas no AC

Cidade fica entre a capital e Cruzeiro e é usada para abastecer helicópteros. Em 42 locais no Acre, o transporte de urnas só é feito via aéreo.

Veriana Ribeiro

Para realizar a distribuição das urnas em locais de difícil acesso, a Força Aérea Brasileira (FAB) utiliza a cidade de Tarauacá como ponto estratégico para realizar o abastecimento dos dois helicópteros H-60 Black Hawk que estão participando da operação.

De acordo com o Major Danys Martins de Oliveira, oficial de operações do Esquadrão Harpia da FAB, a cidade está sendo utilizada por ficar entre os municípios de Rio Branco e Cruzeiro do Sul. "Estamos usando Tarauacá como base de apoio, onde é realizado o abastecimento", diz.
A medida permite aumentar a autonomia das aeronaves e dar mais agilidade ao processo de distribuição. O combustível é retirado do tanque do avião C-105 Amazonas, abastecido em Cruzeiro do Sul, e transferido para um tanque flexível.
Cerca de oito oficiais da FAB estão realizando a operação e são designados para levar as equipes, formadas por mesários e oficias de segurança, para as 42 comunidades isoladas do Acre. "Temos equipes distribuídas em polos regionais, em cidades como Sena Madureira, Feijó e Assis Brasil. Todas essas localidades ficam entre Cruzeiro e Rio Branco. Essas equipes estão sendo recolhidas e distribuídas nas comunidades", afirma.

Forças Armadas nas Eleições

O Ministério da Defesa mobilizou cerca de 15 mil militares das Forças Armadas para atuar no segundo turno das eleições de 2014. Cerca de 280 localidades vão contar com auxílio dos militares em 15 estados da Federação.
Os estados que receberam o reforço precisaram apresentar solicitação junto aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), que as encaminharam para análise e deliberação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em todo o país, 89 localidades devem receber apoio logístico para entrega de urnas e transporte de pessoal da Justiça Eleitoral. No Acre, em 42 locais só é possível levar as urnas por meio dos helicópteros.

JORNAL ESTADO DE MINAS


Condomínio de conhecimento aeroespacial será construído em Lagoa Santa

Empreendimento será construído para abrigar empresas, escolas e núcleo de manutenção de helicópteros

Pedro Rocha Franco

Um condomínio de conhecimento aeroespacial será construído em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O governo estadual publicou um procedimento de manifestação de interesse para a parceria público-privada da obra, administração do Centro de Tecnologia e Capacitação Aeroespacial (CTCA) pelos próximos 35 anos. A expectativa é que o projeto saia do papel no ano que vem, atraindo empresas do setor para o estado.
O projeto integra o planejamento de diversificação da economia mineira – outros três centros nas áreas de biotecnologia, plataforma de tecnologia da informação e microeletrônica estão previstos – nas próximas duas décadas. O condomínio terá 108 lotes com tamanhos variáveis para abrigar empresas do ramo aeroespacial e um helicentro, que, juntos, totalizarão mais de 500 mil metros quadrados. O investimento total é de R$ 97 milhões. As empresas interessadas já se cadastraram e os estudos podem ser concluídos até 4 de fevereiro.
Os lotes irão receber empresas de prototipagem, escolas, instituições de pesquisa e de treinamento e outros interessados em elaborar estudos voltados para a temática, segundo o subsecretário de Investimentos Estratégicos, Luiz Antônio Athayde. A Embraer é uma das que podem transferir seu escritório de Belo Horizonte para Lagoa Santa quando o centro estiver em pleno funcionamento. As conversas com a Embry-Riddle Aeronautical University, maior instituição de pesquisa aeronáutica do mundo, também estão em andamento. O helicentro terá um núcleo de manutenção de helicópteros, destinado principalmente às aeronaves do pré-sal, escola de pilotos e mecânicos e um centro logístico de peças.
CONHECIMENTO O projeto encabeçado pelo governo estadual prevê a formação de mão de obra qualificada e desenvolvimento de tecnologias a partir do novo polo de conhecimento. Paralelamente ao Centro de Tecnologia e Capacitação, está em construção a primeira escola técnica voltada para o setor no país, em Lagoa Santa. A inauguração será em janeiro. Serão ofertadas 400 vagas no ensino médio para técnicos em aviação. Ambos os projetos integram a chamada Aerotrópolis (cidade-aeroporto), que busca fazer do Aeroporto Internacional Tancredo Neves um propulsor da economia. O CTCA, por exemplo, está a seis minutos de lá.
O projeto de Lagoa Santa é um dos eixos do projeto aeronáutico mineiro. Somam-se a ele o Centro de Asas Rotativas, em Itajubá, com foco para o trabalho da Helibrás; o Centro de Asas Fixas, em Tupaciguara, com o desenvolvimento da aeronave AX-2 Tupã. No Triângulo, estão em elaboração estudos para o desenvolvimento de turbinas a gás.
No terreno ao lado do CTCA está prevista a construção do centro de referência educacional internacional. Pelo projeto do governo estadual, lá deve funcionar como um conglomerado de universidades internacionais, segundo Athayde, permitindo assim troca de experiência e de conhecimento entre o Brasil e outros países.

JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO


Engenheiro inventa soluções para indústrias pelo mundo


Depoimento A Mariana Barbosa

Doutor Fantástico - Coronel da reserva, engenheiro aeronáutico pelo ITA, com Ph.D. pela Caltech (Instituto de Tecnologia da Califórnia), Nehemias Lacerda, 60, vive de pesquisa, embora não seja ligado a nenhuma instituição. Ele aplica conhecimentos de aerodinâmica, supersônica e física de fluidos para solucionar problemas do contidiano de grandes indústrias.
Enquanto os garotos da minha idade sonhavam em ser o astronauta Neil Armstrong, eu queria ser Wernher von Braun, engenheiro que criou o veículo lançador da Apollo na missão à Lua, em 1969.
Na noite da chegada do homem à Lua, passou na televisão um filme com a história do Von Braun, Rumo às Estrelas ("I aim at the Stars", 1960). Aquilo me impressionou muito. Pra mim, ele era o cara. Eu tinha 15 anos.
Quando terminei o ginásio [ensino básico], na rede pública em Campinas, fiz cursinho e entrei no vestibular do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica). Nunca pensei em ser militar, mas também não tinha nada contra.
No ITA há um programa de alistamento, e me interessei, pois eles dão apoio para quem quer fazer pós-graduação no exterior. Assim consegui fazer mestrado e doutorado na Caltech, na Califórnia.
Sou o segundo de quatro filhos. Minha mãe cuidava dos filhos e meu pai era pastor da Igreja Presbiteriana. Ele teve a gente quando ainda estava no colegial [ensino médio], e me lembro de um livro de física que ele tinha que foi escrito pelo Robert Millikan [Prêmio Nobel de física e diretor da Caltech até 1945] e que tinha muitos desenhos de avião. Eu tinha três anos e foi meu primeiro contato com aviões.
Meu sonho era um avião de aeromodelismo que ficava na vitrine de uma loja no caminho da igreja. Mas meu pai nunca comprou, era muito caro. Eu ficava folheando os livros e as revistas.
Na Caltech, meu orientador do doutorado me pôs para estudar o comportamento do escoamento de gases durante a erupção de um vulcão. Me dei conta de que, se um engenheiro aeronáutico pode explicar aquilo, posso resolver qualquer problema da indústria.
Minha pesquisa estava relacionada com exaustão do motor foguete, disparo de armamento e até milho de pipoca, que estoura acima da velocidade do som.
Voltei para São José em 1986 e comecei a dar aula no ITA, ainda como oficial da FAB [Força Aérea Brasileira]. No ano seguinte, fiz meu primeiro trabalho de consultoria para empresas.
Eu tinha um aluno que era amigo de um sujeito que trabalhava na Jonhson & Johnson e que me chamou para ajudar a resolver um problema. O absorvente da empresa tinha um problema de escoamento. A menstruação caía para o lado, em vez de espalhar por dentro. Usei tecnologia de túnel de vento para fazer uma alteração na máquina para que, no processo de fabricação, as camadas do material ficassem uniformes.
A mesma tecnologia me permitiu melhorar o desempenho de um forno de alumínio da antiga Alcan em 20%.
Há muitas coisas que podem ser feitas para tornar o nosso dia a dia melhor. É um baita mercado. O homem foi até a Lua e quantas vezes voltou lá? Todo conhecimento que se desenvolve para colocar o camarada em órbita é um espaço tremendo de exploração comercial.
Eu não resolvo tudo. Resolvo questões ligadas a fluidos. Mas o fluido está em muitos lugares. Com o conhecimento que tenho de fluido, faço as perguntas corretas e coloco na minha simulação. Também me inspiro na natureza. Consegui desenvolver uma tecnologia de redução de ruído para secador de cabelo inspirada na asa da coruja.
Ainda não registrei patentes, mas no momento estou desenvolvendo três pesquisas que podem gerar patentes dentro de cinco anos.
Abri a empresa, a Femto Ciências Aplicadas, em 2002, um ano antes de entrar para a Reserva. Agora estou instalado no Parque Tecnológico de São José dos Campos. Mas, no começo, eu trabalhava no quarto de empregada, na sala. Foi difícil. Demorou para as pessoas entenderem o que eu faço. Tem muito pouco cientista freelance no Brasil. O camarada vai para um centro de pesquisa, dá aula ou vira executivo da indústria.
Eu poderia estar melhor de vida? Poderia. Muitos colegas de ITA hoje são presidentes de grandes empresas. Mas minha vocação é conversar com pessoas que eu nem sabia que existiam, debruçar-me sobre problemas sobre os quais eu nunca pensei e entregar uma solução. Parece filme de detetive. É esse desafio que me move.
Nos últimos três ou quatro anos, as coisas melhoraram, e neste ano a Femto deve faturar R$ 1 milhão. Acho que as pessoas vão vendo resultado e o nome vai se espalhando no boca a boca.

OUTRAS MÍDIAS


JORNAL DA MANHÃ (MG)


Em 13 estados e no Distrito Federal ocorrem eleições para governador

Renata Gomide
Para os eleitores de 13 estados brasileiros e do Distrito Federal, hoje também será dia de eleger, em segundo turno, seus governadores, além do presidente da República. Nesta relação estão o Acre, Amapá, Amazonas, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia e Roraima.
Nesses estados e no Distrito Federal, nenhum dos postulantes ao cargo de governador obteve a chamada maioria absoluta, ou seja, 50% dos votos válidos mais um, no primeiro turno. Na votação em segundo turno, os eleitores dessas unidades da Federação terão que digitar primeiro o número do candidato ao governo estadual e depois o número do candidato à presidente da República.
Para o dia da eleição, cerca de 15 mil homens do Exército, Marinha e Aeronáutica estarão atuando em 15 estados para garantir a segurança da votação e a logística do pleito. No primeiro turno, as tropas federais deram suporte à Justiça Eleitoral em 12 estados. Ao todo, as tropas federais estarão em 280 localidades, conforme decisão do Tribunal Superior Eleitoral.
De acordo com o Ministério da Defesa, 89 localidades receberão apoio logístico para a entrega de urnas. Haverá apoio ao transporte de pessoal da Justiça Eleitoral nos Estados do Acre, Amapá, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima. Em 191 municípios dos Estados do Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Norte, Sergipe e Tocantins, as tropas farão operações de garantia da lei e da ordem.

CBN


Eleições de hoje terão o apoio de 15 mil homens das Forças Armadas

Tropas vão reforçar a segurança ou dar apoio logístico em 319 cidades do país, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral e do Ministério da Defesa.
O Pará é o estado com o maior de municípios que contarão com o auxílio dos militares. Os mais de 96 mil locais de votação estarão abertos das oito da manhã às cinco da tarde, obedecendo ao horário local.



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented