|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 28/09/2014

Gigante da Embraer, KC-390 já tem data para deixar hangar ...




Maior avião já produzido pela empresa, cargueiro fará sua primeira aparição oficial no dia 21 de outubro ...




Foto inédita mostra o primeiro protótipo do cargueiro militar KC-390. Foto: Divulgação



O gigante está quase pronto e já tem data para sair do hangar. No dia 21 de outubro, o avião cargueiro militar KC-390 fará a sua primeira aparição pública oficial. Maior avião projetado e produzido pela Embraer, sediada em São José dos Campos, o KC-390 é uma “revolução” tecnológica, um desafio e um marco para a terceira maior fabricante de jatos do mundo ...




Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL G-1


Avião com ameaça de bomba pousa no aeroporto de Porto Velho

Denúncia foi feita logo após decolagem de Cuiabá, na noite deste sábado. Esquadrão antibombas revista avião, que tinha 95 pessoas a bordo.

Ana Fabre

Uma aeronave da Avianca com ameaça de bomba pousou no aeroporto de Porto Velho no final da noite deste sábado (27). A denúncia sobre a presença de explosivos no voo O6 6187, que saiu de Cuiabá, foi recebida pela central de reservas da companhia em São Paulo logo após a decolagem, por volta das 21h. O avião estava com 90 passageiros e 5 tripulantes a bordo e pousou na capital de Rondônia às 22h50 (horário local), quando foram iniciados os procedimentos de revista. Até as 4h deste domingo, a inspeção na aeronave e nas cargas ainda não havia sido concluída.

Funcionários da Avianca, que não quiseram se identificar, disseram que, ao receber a informação de que poderia haver uma bomba na aeronave, a equipe de solo da companhia em São Paulo comunicou a tripulação do voo e a empresa em Porto Velho, que acionou a superintendência do aeroporto e a Polícia Federal. O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) e o esquadrão antibombas da Companhia de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar foram chamados.

A funcionária pública Sílvia Caetano estava no voo e conta que, após a aterrissagem do avião longe do pátio principal do aeroporto, os passageiros foram impedidos de sair. “Não deixaram a aeronave encostar pra gente desembarcar, nós ficamos no meio da pista. Simplesmente entrou um cidadão que não se identificou e foi liberando os passageiros de pouquinho em pouquinho, sem nenhuma explicação”, relata.

De acordo com a funcionária pública, os passageiros ficaram detidos em uma sala do aeroporto por cerca de uma hora e só então foram informados pela Polícia Federal que houve uma falha de segurança no voo. “Não disseram que falha foi essa, pegaram o nome de todos, revistaram as bagagens de mão e depois foram liberando a gente.” Outro passageiro, Alex Silva, também diz que não houve explicações, mas afirma ter ouvido de um agente do Gate que “os passageiros tiveram sorte de estar vivos”.

Após a saída de todos os ocupantes do avião, a revista na aeronave foi iniciada. Segundo o major Alexandre França, comandante da COE, a primeira suspeita era de que haveria um dispositivo de acionamento no compartimento dos passageiros, mas o equipamento não foi encontrado. Com isso, teve início a inspeção do compartimento de cargas. Como há ameaça de explosão, os agentes da Companhia de Operações Especiais precisam utilizar roupas especiais para retirar e inspecionar todas as bagagens e fuselagem do avião, fazendo com que o processo seja demorado. Por isso, conforme explicou o major, ainda não há previsão de término do procedimento e nem de devolução das malas aos passageiros.

O G1 procurou a Polícia Federal e a direção do aeroporto para esclarecimentos sobre a ameaça de bomba, mas nenhum representante quis se posicionar oficialmente sobre caso, até a publicação desta matéria. No balcão de atendimento da Avianca não havia funcionários e apenas um cartaz foi colocado comunicando que o sistema da companhia aérea estava inoperante. A reportagem também ligou para a assessoria de imprensa da empresa, mas ninguém atendeu.

Colaborou Daniele Lira, do G1 RO

Pneu de avião estoura em pouso e atrasa voo no aeroporto de Rio Preto

Avião, um bimotor, até saiu da pista depois que pneu estourou. Mecânicos foram chamados para fazer a manutenção da aeronave.

O pneu de um avião experimental estourou na manhã deste sábado (27) durante a aterrissagem e interditou a pista do aeroporto de São José do Rio Preto (SP). Por causa do problema, voos que estavam programados tiveram de ser atrasados.

O avião, um bimotor, até chegou a sair da pista depois que um dos pneus estourou. Um voo que sairia de Rio Preto com destino a São Paulo às 10h está atrasado e até o meio dia deste sábado ainda não tinha decolado. Os passageiros aguardam a liberação da pista de dentro da aeronave.
Mecânicos foram chamados para fazer a manutenção da aeronave e depois ela deve ser retirada do local. A normalização do serviço deve acontecer até o início da tarde deste sábado. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, não houve feridos.

Polícia volta da Bolívia sem pista de avião desaparecido há uma semana

Aeronave de candidata ao governo de MT desapareceu no último sábado. Polícia fez buscas na Bolívia, mas voltou ao Brasil ainda sem pistas.

Completou uma semana neste sábado (27) o desaparecimento dos dois pilotos e da aeronave particular da candidata ao governo de Mato Grosso Janete Riva (PSD). O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, que concentrou esforços na região fronteiriça do estado e dentro do território boliviano, mas sem obter qualquer pista sobre o paradeiro da aeronave e dos pilotos. Em nota, a Polícia informou que os investigadores retornaram do país vizinho sem evidências sobre a localização da aeronave e dos pilotos.

O desaparecimento foi na tarde do dia 20, no hangar do aeroporto municipal de Pontes e Lacerda, cidade mato-grossense perto da fronteira com a Bolívia, a 483 km da capital. No dia, a candidata Janete Riva havia feito carreata na cidade e se preparava para embarcar para Vila Bela da Santíssima Trindade, a cerca de 15 minutos de voo de Pontes e Lacerda.

Duas aeronaves da equipe de campanha estavam a postos no hangar: a primeira, com a equipe de comunicação, partiu antes e chegou a Vila Bela; a segunda aeronave, um modelo King Air de prefixo ATY, seria a que levaria Janete com seu marido, o deputado estadual José Riva (PSD), e o candidato a senador Rui Prado (PSD) à próxima cidade do roteiro de campanha.

A aeronave foi reportada como desaparecida 15 minutos após Janete fazer contato com seu piloto, Evandro Rodrigues Abreu. Ele estava dentro da aeronave com o copiloto Rodrigo Frais Agnelli. Quando Janete e os demais membros da equipe de campanha chegaram ao hangar, a aeronave já estava desaparecida, bem como os pilotos.
Já no domingo a Polícia Civil mobilizou agentes para a região de fronteira e para o território boliviano para investir o caso com base na principal hipótese, a de que o avião teria sido sequestrado e levado para o país vizinho. Casos semelhantes anteriores e ligados a quadrilhas de narcotráfico embasaram a linha de investigação.

As autoridades policiais bolivianas também foram acionadas e as investigações se concentraram na região de San Ignácio, onde há indícios da existência de pistas clandestinas e operação de comércio ilegal de aeronaves. Uma pista clandestina, por exemplo, chegou a ser encontrada na localidade de Renecheru, a 125 km da cidade de San Ignácio.

Não há captação de radar na região e o sinal só passa a ser captado na área de Santa Cruz de La Sierra. Embora não haja qualquer prova concreta, a Polícia afirmou que trabalha com a hipótese de a aeronave estar mesmo dentro de território boliviano, com os pilotos sendo usados para levar o veículo para onde os criminosos determinarem.

Tucano é flagrado 'passeando' no aeroporto de São José do Rio Preto

Ave pousou em uma estrutura de uma placa dentro do aeroporto. Passageiros aproveitaram e tiraram foto da 'visita' inusitada.

Tucano foi flagrado dentro do aeroporto de Rio Preto (Foto: Fernanda Barakati/colaboração)Uma cena inusitada foi registrada neste sábado (27) no aeroporto estadual Professor Eribelto Manoel Reino, em São José do Rio Preto (SP). Um tucano “invadiu” o saguão de embarque e desembarque do aeroporto e chamou a atenção dos passageiros.

A ave pousou na estrutura de uma placa dentro do aeroporto e ficou no local por bastante tempo, não se assustando com a presença dos passageiros. As pessoas aproveitaram para tirar fotos e filmar a cena curiosa.

Não foi preciso chamar o Corpo de Bombeiros ou a Polícia Ambiental para retirar o animal do local, que acabou indo embora por conta. A recomendação da Polícia Ambiental aos moradores que se depararem com os animais silvestres no meio urbano é não dar comida, principalmente às aves, porque os tucanos sabem procurar alimentos. A polícia ainda recomenda que não seja tentada a captura ou feito arremesso de objetos contra os pássaros.
JORNAL TRIBUNA DO NORTE (RN)


Capitania dos Portos abre inquérito sobre incêndio


Anna Ruth Dantas

Um barco carregado de pescados pegou fogo na noite da última sexta-feira (26) em Natal e até o início da tarde de ontem o incêndio não havia sido completamente debelado pelo corpo de Bombeiros. 
Batizado Miomar, o barco estava atracado no cais da rua Chile, no bairro da Ribeira. O incêndio já durava mais de 12 horas. A Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte abriu inquérito, com prazo de 90 dias, para apurar as circunstâncias. “Não houve vítima e nem há indício de poluição hídrica no local”, informou o Comando do 3º Distrito Naval, em nota enviada à imprensa.
O diretor da empresa disse, no entanto, acreditar que ela não foi afetada pelo incêndio porque o fogo, até ontem, continuava concentrado na casa de máquinas. 
A Pesqueira Nacional é uma empresa local que tem três barcos pesqueiros, incluindo o Miomar. A produção é voltada para o mercado nacional e exportação.
Causas

Até o início da tarde de ontem, o Corpo de Bombeiros não sabia o que motivou o incêndio. Segundo a Assessoria de Imprensa do órgão, houve dificuldade maior para acabar com o fogo porque a espuma, com o nome de LGE, é o material ideal para uso em incêndio envolvendo combustível. No entanto, a quantidade usada pelo Corpo de Bombeiros na noite de sexta-feira não foi suficiente e a equipe não dispunha de mais estoque. “Nós tínhamos a espuma, foi usada, mas não foi suficiente. Esse foi um incêndio de grande porte”, explicou o tenente Christiano Couceiro, assessor de imprensa.
No final da manhã de ontem, o Corpo de Bombeiros conseguiu uma carga de 60 litros de espuma com a Base Aérea de Natal. O material seria usado para tentar acabar com o incêndio. “Essa é uma quantidade não muito elevada, mas vamos usar para tentar acabar com o incêndio”, disse o tenente Rafael Barreto, que coordenou as atividades de combate ao incêndio.
Segundo informações de populares, que presenciaram o início do incêndio, a embarcação estava sendo descarregada quando as primeiras chamas de fogo apareceram na casa de máquinas. Os barcos que estavam no cais e próximos foram retirados do local.
Na manhã de ontem, era visível que o Miomar estava em uma posição propensa a afundar. “Há risco de afundar e nós já comunicamos aos órgãos de defesa do meio ambiente para que possam adotar providências de contenção. A embarcação tem 5 mil litros de óleo e é feita de fibra de carbono. Com o incêndio pode ter vazamento (para o rio Potengi)”, explicou o tenente Rafael Barreto. Em nota, o Comando do 3º Distrito Naval disse, no entanto, não haver risco de poluição.
O barco Miomar havia passado 80 dias no mar, com uma tripulação de 14 pessoas, e atracou na manhã de sexta-feira. A tarde começou o trabalho de desembarque do pescado. O incêndio começou próximo às 23h, quando o processo de retirada do pescado ainda estava em curso. Não houve vítimas fatais. Os funcionários da Pesqueira Nacional, quando viram o incêndio, se afastaram do local, segundo a empresa.
O Comando do 3º Distrito Naval informou, em nota, que tomou conhecimento do incêndio, na noite de sexta-feira (26). Equipes da Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte, do Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal, da Base Naval de Natal e do Centro de Intendência da Marinha em Natal estiveram no local dando apoio técnico e de material, com caminhões cisterna e líquido gerador de espumas, aos Bombeiros, de acordo com a assessoria de imprensa do Comando.

PORTAL GLOBO.COM


Dono de buffet em MT é preso por suspeita de mandar matar caseiro

Empresário teve mandado de prisão cumprido em hospital de Cuiabá. Caseiro foi assassinado e teve o corpo e o carro carbonizados.

A Polícia Civil cumpriu mandado de prisão preventiva contra um empresário de 50 anos, dono de um buffet em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá, suspeito de ter mandado matar o caseiro Joilson Bispo de Araújo, de 39 anos. O crime foi cometido no dia 14 de setembro em Chapada dos Guimarães, distante 65 km da capital. O empresário suspeito está internado em um hospital particular de Cuiabá, local em que foi cumprido o mandado pelos policiais civis.

O assassinato teria sido motivado por uma disputa entre o empresário e o caseiro por conta de uma estrada vicinal que separa a estância do suposto mandante da propriedade rural onde a vítima trabalhava. O empresário deverá responder por homicídio qualificado, sequestro e cárcere privado.

O caseiro Joilson teria sido morto com uma facada no pescoço. Depois, teve o corpo levado dentro do próprio carro para uma estrada que dá acesso a uma base da Força Aérea Brasileira (FAB), perto da Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), que liga Chapada dos Guimarães à capital. Na sequência, o cadáver e o veículo da vítima foram carbonizados.

O suspeito de ter sido o executor do homicídio ainda está foragido. A mulher dele disse em depoimento à polícia que o marido recebeu R$ 5 mil para matar Araújo.

No dia 17 de setembro, a Polícia Civil prendeu o suspeito de sequestrar e manter em cárcere privado uma das testemunhas do assassinato, que é mulher de uma das pessas que teriam ajudado na ocultação do corpo da vítima. Ela estava trancada no quarto de uma empresa em Várzea Grande junto com o filho, de 8 anos de idade.

As investigações sobre o caso estão sendo conduzidas pela Delegacia de Chapada dos Guimarães.

JORNAL O VALE (SJC)


Gigante da Embraer, KC-390 já tem data para deixar hangar

Maior avião já produzido pela empresa, cargueiro fará sua primeira aparição oficial no dia 21 de outubro

Chico Pereira

Foto inédita mostra o primeiro protótipo do cargueiro militar KC-390. Foto: Divulgação
O gigante está quase pronto e já tem data para sair do hangar. No dia 21 de outubro, o avião cargueiro militar KC-390 fará a sua primeira aparição pública oficial.
Maior avião projetado e produzido pela Embraer, sediada em São José dos Campos, o KC-390 é uma “revolução” tecnológica, um desafio e um marco para a terceira maior fabricante de jatos do mundo.
O avião foi desenvolvido para a FAB (Força Aérea Brasileira) e o programa do jato cargueiro está orçado em US$ 2 bilhões (algo em torno de pelo menos R$ 4,6 bilhões).
No dia 21 de outubro a Embraer realizará o roll out (apresentação oficial) da aeronave, em fase final de montagem na unidade de Gavião Peixoto, cidade localizada nas proximidades de Araraquara.
Será lá a solenidade da apresentação do avião.
O KC-390 não vai voar neste dia. Deve apenas deslizar pela pista e mostrar a sua imponência.
O voo do primeiro protótipo vai ocorrer até o final do ano. O Vale apurou que o KC-390 deve ganhar os ares em dezembro, ainda sem data definida.
Até lá, o jato será submetido a testes em terra, procedimento previsto no projeto.
Montagem. De acordo com a Embraer Defesa & Segurança, responsável pelo desenvolvimento da aeronave, recentemente ocorreu a junção da asa com a fuselagem do primeiro protótipo que, no momento, está na fase de instalação de sistemas internos.
Tudo isso na unidade de Gavião Peixoto, onde será a produção seriada do jato.
Para acomodar toda a linha de produção, a Embraer construiu mais de 30 mil metros quadrados de hangares.
Missão. O KC-390 pode desenvolver diversas missões. Servirá para transporte de tropas, materiais e também como avião reabastecedor em voo.
Haverá também uma versão civil, para emprego médico e auxílio a operações referentes a desastres naturais e transporte de carga postal.
Um dos fundadores da Embraer, o engenheiro Ozires Silva afirmou que o jato cargueiro é uma aeronave “maravilhosa, de última geração”.
“Um avião extremamente moderno tecnologicamente, um orgulho para a Embraer e para o Brasil. A materialização de um sonho”, disse.
Diretor regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), em São José dos Campos, Almir Fernandes destacou a importância do projeto para as empresas fornecedoras da Embraer na região.
“Além da geração de empregos, o programa é um desafio tecnológico para os fornecedores, será um marco”, disse.

OUTRAS MÍDIAS


CAMPO GRANDE NEWS (MS)


Mais 2 corpos são encontrados no Rio Paraguai; 3 ainda estão desaparecidos

Mais dois corpos são resgatados de dentro do Rio Paraguai, na manhã deste sábado (27), em Porto Murtinho, a 431 quilômetros de Campo Grande. Conforme a Marinha, um deles estava boiando e outro dentro da embarcação que naufragou na quarta-feira (24) com turistas paranaenses. As vítimas, inclusive a que foi localizada hoje mais cedo, ainda não foram identificadas, já que o processo será feito por digitais, segundo a Polícia Civil. As buscas continuam, apesar do sábado ter amanhecido chuvoso na cidade.
Ao todo, 11 vítimas já foram confirmadas. Um dos corpos foi retirado logo após o naufrágio e os outros 10 foram encontrados durante as buscas. Mais três pessoas ainda estão desaparecidas. Das 27 pessoas a bordo, 13 se salvaram.
Equipes de resgate já trabalham a mais de 60 horas. Os sobreviventes afirmam que só deixarão Porto Murtinho quando as buscas forem encerradas em definitivo. A FAB (Força Aérea Brasileira) se colocou à disposição para levar até o Paraná os corpos que forem encontrados. Para amenizar os prejuízos dos sobreviventes, a prefeitura de Porto Murtinho arcou com as despesas dos turistas sobreviventes.
Caso- O barco hotel Sueño del Pantanal, de bandeira paraguaia, naufragou na tarde de quarta-feira (24) após ser atingido por um tornado. O vento de quase 100km/h destelhou construções, derrubou árvores e postes, prejudicou a rede de energia e tombou o barco que estava no Rio Paraguai cerca de 50 metros de atracar na margem estrangeira.



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented