|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 27/09/2014

Aeroporto de Congonhas terá mais horários para pousos e decolagens ...




A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) redistribuirá slots (horários de pousos e decolagens) para a aviação regular do Aeroporto de Congonhas (SP). Na prática, isso representará aumento no número de horários disponíveis para o terminal. Atualmente, são destinados 30 slots por hora na pista principal. A nova distribuição prevê de 32 a 33 slots por hora, entre 6h e 22h ...







Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL G-1


Viracopos realiza simulação de emergência com 250 envolvidos

Operação realizada nesta sexta criou situação de acidente com aeronave. Procedimento da Aeronáutica é considerado um dos maiores do aeroporto.

O Aeroporto Internacional de Viracopos realizou, nesta sexta-feira (26), o Exercício Simulado de Emergência Aeronáutica 2014 (Esea). A operação no terminal contou com a participação de 250 pessoas, 21 veículos, entre resgate e apoio, cinco caminhões de bombeiros e o helicóptero Águia, da Polícia Militar.
Durante o exercício, a situação simulada foi a de uma aeronave com 63 pessoas a bordo, entre passageiros e tripulantes, e carregada com mil litros de combustível que apresentou uma situação de emergência, por estar com pane no trem de pouso traseiro direito. Ao pousar, o avião teria derrapado e colidido com outra aeronave que estaria estacionada no pátio do aeroporto.

No início do teste, um suposto comandante da aeronave com problemas comunicou à torre de comando sobre o ocorrido na aeronave. Em seguida, a torre avisou o Centro de Operações de Emergência de Viracopos (Coe). A partir daí, o centro foi o responsável por acionar as áreas de emergência envolvidas. Uma das medidas adotadas durante a simulação foi o acionamento do alarme dos bombeiros do aeroporto, por volta das 11h31.

A corporação teria chegado ao local do acidente cerca de três minutos depois. De acordo com o diretor de operações de Viracopos, Marcelo Mota, o tempo de resposta das equipes de emergência do aeroporto aos estímulos programados foi considerado eficaz e correspondeu às expectativas.

Procedimentos

O simulado ocorreu em uma área próxima à Seção de Combate a Incêndio (SCI) do aeródromo. O Centro de Operações de Emergência (Coe), Centro de Gerenciamento de Crise (Cgc), equipe médica, Corpo de Voluntários de Emergência (Cve) e gerências de operações e de segurança também integraram o procedimento. O simulado, considerado um dos mais importantes do aeroporto, durou cerca de 1h30.
As polícias federal, civil, militar e rodoviária, Samu, bombeiros militares, equipes de emergência da CCR Autoban, CCR Nova Dutra, Emdec, Setec, Defesa Civil e Anac também foram acionadas, como ocorreria caso a situação simulada fosse real.

Aeroporto de Londrina opera por instrumentos após fechar por 9 horas

Neblina causou fechamento de terminal as 1h45 desta sexta-feira (26). Dos sete voos previstos, apenas um foi cancelado, segundo a Infraero.

 Depois de nove horas, o Aeroporto Governador José Richa, em Londrina, no norte do Paraná, reabriu para pousos e decolagens na manhã desta sexta-feira (26). Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o aeroporto está operando por instrumentos desde às 10h38. Dos sete voos previstos para esta sexta-feira, apenas um voo foi cancelado.
O terminal estava operando com restrições desde as 1h45 por causa da forte neblina que se formou na região. Os aeroportos Afonso Pena, em São José dos Pinhais, Internacional de Foz do Iguaçu e Sílvio Name Júnior, em Maringá, operam sem restrições desde o início desta manhã desta sexta.

JORNAL TRIBUNA DO NORTE (RN)


Natal sediará evento aeroespacial


Na próxima semana, Natal será a capital do Espaço. A cidade sediará, de segunda-feira (29), até sexta-feira (3) o V Simpósio Brasileiro de Geofísica Espacial e Aeronomia (SBGEA) junto com o IV Fórum de Pesquisa e Lançamentos da Barreira do Inferno, promovidos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Centro de Lançamentos da Barreira do Inferno (CLBI), respectivamente.
Cel. Maurício Alcântara falou sobre os temas do evento, entre eles, o aproveitamento de carga útil
Na programação dos eventos, estão previstos minicursos, apresentações orais, apresentações de posteres e, no encerramento, o lançamento de um Foguete de Treinamento Básico (FTB), que ocorrerá no Centro de Lançamentos da Barreira do Inferno. A Barreira do Inferno fará 50 anos em 2015 e até hoje lançou um total de 2.992 foguetes, uma média de 59 lançamentos por ano.
A geofísica é a parte que estuda o clima espacial, enquanto a aeronomia estuda a meteorologia de altitude. “A ciência considera meteorologia a parte da atmosfera que fica até 50km de distância da Terra, depois disso é aeronomia. Dentre outros meios, usamos os foguetes para estudar o espaço”, explica o diretor do Departamento de ciência e Tecnologia Aeroespacial, coronel Maurício Lima de Alcântara.
Entre os temas a serem discutidos no Simpósio está o aproveitamento de carga útil, a parte do foguete que viabiliza a realização de testes.. “O foguete é composto basicamente pelo motor, que é a carga que explode e gera o impulso, e a carga útil, que é o que ele carrega, onde vai o experimento”, explica o coronel. As discussões serão sobre o que se pode enviar nesta parte, para que seja resgatada e estudada posteriormente.
De acordo com o presidente do Comitê Organizador Local (COL), professor José Henrique Fernandez, o Brasil está desenvolvendo tecnologia para lançamento de satélites, e encontros como este são de grande importância para o compartilhamento de informações entre colaboradores.
“Muitas vezes temos colegas que trabalham no mesmo projeto e que estão em lugares distantes, essa oportunidade de nos encontrarmos, o calor humano e as experiências compartilhadas são importantes para a ciência”, explica Fernandez, que é também físico formado pela Universidade de São Paulo (USP).
Com relação ao desenvolvimento de tecnologia para lançamento de satélites, o físico afirma que a grande dificuldade está na parte de softwares, eles “não podem ser comprados, precisam ser desenvolvidos dentro do país, não é fácil e demora”, e cita o acidente que ocorreu no Centro de Lançamento de Alcântara (MA), em 2003, onde morreram 22 cientistas. “O conhecimento que aqueles cérebros tinham vai demorar para que possamos alcançar”, lamenta.
O físico ressalta ainda que eventos como o que ocorrerá em Natal servem para atrair a atenção dos estudantes. “As atividades de discussão ajudam no fortalecimento da comunidade científica como um todo. Quando os estudantes se interessam, eles são capazes de desenvolver vários projetos. Precisamos atrair a massa crítica para pensar”, afirma Fernandez.
As palestras, minicursos e apresentações de posteres serão feitos nas dependências do Departamento de Geofísica da UFRN, enquanto o lançamento do foguete ocorrerá na base da Barreira do Inferno. Os eventos serão abertos ao público, as inscrições podem ser feitas através do site www.vsbgea.ccet.ufrn.br e ficarão abertas durante a programação.
Serão emitidos certificados para todas as atividades desenvolvidas e os melhores trabalhos serão publicados na revista do Departamento de Ciência e Tecnologia, de caráter internacional.
Parceria

A parceria entre o Centro de Lançamentos da Barreira do Inferno e a Universidade Federal do RN começou oficialmente em 2010 e desde então diversos projetos foram desenvolvidos, entre eles:
Implementação da gestão integrada no CLBI, que está em fase final e foi desenvolvida pelo Departamento de Engenharia de Produção da UFRN junto com colaboradores do Centro;
Projeto Acervo Histórico, que fez a paginação do Centro de Cultura Espacial e Informações Turísticas, funcionando desde 2011, hoje o Centro atrai cerca de 2 mil pessoas por dia;
Projeto de Tragetografia de Foguetes, que se baseia na utilização um foguete para interceptar o outro, servindo pra segurança nacional;
Criação de um Vante, veículo não tripulado pra fazer a visualização da área do Centro, que auxiliará na recuperação da carga útil que cai no mar;
Produção de Antenas Fractais, microantenas que podem ser utilizadas em foguetes ou em satélites.

PORTAL BRASIL


AEB negocia contrato para lançamento de satélite universitário

Iniciativa coordenada pela Agência Espacial Brasileira pretende capacitar recursos humanos para projetos de aplicação espacial

Agência Espacial Brasileira (AEB) concluiu esta semana mais um passo no projeto Itasat-1 com a negociação da contratação do serviço de lançamento do satélite universitário num veículo Falcon-9 da empresa SpaceX para o segundo semestre de 2015.
Após ser readequado sob coordenação da AEB, o Itasat-1teve agregado outros experimentos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), das universidades do Vale dos Sinos (Unisinos), Federal do Rio Grande do Nortre (UFRN) e do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE).
Entre os novos experimentos estão o GPS Orion e uma placa microcontrolada com sensores de radiação ionizante, que terá seus dados processados em conjunto com o laboratório de estudos do clima espacial (Embrace) no Inpe.
A conclusão da integração do modelo de engenharia e realização de testes funcionais está prevista para até o fim de dezembro próximo. A integração do modelo de voo, com testes de aceitação funcionais e de requisitos de lançamento a cargo do Laboratório de Integração e Testes (LIT), no Inpe, serão realizados entre janeiro e abril de 2015.
Entenda o projeto
O projeto Itasat faz parte das ações a AEB para fomentar projetos na área espacial. A missão do primeiro satélite do projeto, o Itasat-1, é principalmente capacitar recursos humanos para projetos de aplicação espacial. Para atingir este objetivo, o foco do projeto não é desenvolver os subsistemas do satélite, mas sim integrar soluções disponíveis de modo a atender os requisitos.

Concluído primeiro Curso de Defesa Antiaérea da FAB

Alunos têm instruções teóricas sobre operação dos meios de Defesa Antiaérea utilizados pela FAB, além de instruções práticas

Encerrado nesta sexta-feira (26), no Grupo de Instrução Tática e Especializada (GITE), em Natal (RN), o primeiro Curso de Defesa Antiaérea (CDAAE) realizado pela Força Aérea Brasileira. Durante oito semanas, os alunos tiveram instruções teóricas sobre a operação dos meios de Defesa Antiaérea utilizados pela FAB, além de instruções práticas realizadas nas dependências do 1º Grupo de Defesa Antiaérea (1º GDAAE), sediado em Canoas (RS).
O Curso surgiu de um esforço conjunto do GITE e do Núcleo da Brigada de Defesa Antiaérea (NuBDAAE) e tem por objetivo expandir a capacidade operacional de Defesa Antiaérea da FAB através da capacitação de seu pessoal.
Antes de sua concepção, a formação operacional era realizada pela Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea (EsACosAAe), unidade de ensino do Exército Brasileiro.
A cerimônia de encerramento ocorreu no auditório geral do GITE, sendo presidida pelo Comandante do Comando-Geral de Operações Aéreas, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato. Foram entregues os certificados aos alunos e troféus para o primeiro colocado da turma, Major Luis Marcelo Sotoriva.

PORTAL GLOBO.COM


Em sua 11ª edição, Corrida Santos Dumont traz novidade no percurso

Realizada em homenagem ao Dia do Aviador e em comemoração à semana da Asa, prova de 2014 passará por dentro do Parque da Aeronáutica

No dia 12 de outubro, São Paulo recebe a 11ª edição da Corrida Santos Dumont. Realizada em homenagem ao Dia do Aviador e em comemoração à semana da Asa, a prova tem uma novidade em 2014: o percurso passará por dentro do Parque da Aeronáutica pela primeira vez.

Além da disputa principal de 10km, o evento também contará com corrida e caminhada de 4,2km. A largada, marcada para 7h30, e a chegada serão no estacionamento das aeronaves, no pátio militar do Parque de Material Aeronáutico.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site da prova até o dia 9 de outubro ou até o limite de cinco mil vagas ser atingido. O valor é de R$ 90,00 para entrega de kit em casa, R$ 60,00 para retirada de kit na véspera do evento e R$ 30,00 para atletas com idade acima de 60 anos.

AGÊNCIA BRASIL


Aeroporto de Congonhas terá mais horários para pousos e decolagens


Sabrina Craide - Repórter Da Agência Brasil

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) redistribuirá slots (horários de pousos e decolagens) para a aviação regular do Aeroporto de Congonhas (SP). Na prática, isso representará aumento no número de horários disponíveis para o terminal. Atualmente, são destinados 30 slots por hora na pista principal. A nova distribuição prevê de 32 a 33 slots por hora, entre 6h e 22h.

Conforme a Anac, o aumento seletivo do número de slots por faixa horária possibilitará melhor utilização da capacidade atual das pistas, permitindo que mais voos comerciais sejam ofertados. O resultado será maior concorrência e menores preços.

De acordo com a norma da Anac, publicada hoje (26) no Diário Oficial da União, os slots redistribuídos serão alocados prioritariamente às novas empresas do setor. Os critérios para distribuição levarão em conta a eficiência operacional das companhias interessadas (checagem de pontualidade e regularidade nacional no mesmo período do ano passado), além da participação nos mercados nacional e regionais.

A Anac avaliará a pontualidade e regularidade de todos os slots utilizados, conforme padrões estabelecidos na norma. Além de multas, o descumprimento sistemático dos índices poderá gerar a redistribuição dos espaços mal utilizados.

As empresas interessadas devem requerer os novos horários até 3 de outubro. A Anac terá até 8 de outubro para informar o resultado da redistribuição. Depois disso, a companhia aérea deve solicitar à Anac um documento denominado Hotran (horário de transportes) com a rota escolhida e a data de vigência. Aprovado o Hotran, o voo pode ser realizado em data e rota escolhidas.

Mais três corpos são encontrados em barco que afundou em Mato Grosso do Sul


Mais três corpos de vítimas que estavam no barco-hotel que afundou na quarta-feira (24) no Rio Paraguai, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, foram encontrados hoje (26). No total, seis corpos foram retirados da embarcação e oito pessoas continuam desaparecidas.
O comandante do Corpo de Bombeiros em Porto Murtinho, tenente Landis Dorneles Pereira, informou que dois corpos foram achados nesta sexta-feira fora da embarcação e um, dentro do barco.
A embarcação afundou por volta das 17h30 (18h30 no horário de Brasília) da quarta-feira (24), em Porto Murtinho, a 444 quilômetros a oeste de Campo Grande.
De acordo com a corporação, 16 turistas e dez tripulantes estavam no barco paraguaio, chamado Sonho do Pantanal, na hora do acidente. Durante as buscas de quarta-feira, 12 pessoas foram resgatadas.
Cinquenta homens fazem o trabalho de resgate, dos quais 14 são mergulhadores do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul e seis da Marinha paraguaia. Segundo a corporação, o acidente ocorreu durante uma tempestade, com ventos até 93 quilômetros por hora. A embarcação, que continua submersa, afundou em uma região do Rio Paraguai em que a profundidade chega a 20 metros.

OUTRAS MÍDIAS


CORREIO DE CORUMBÁ (MS)


Delcídio interrompe campanha para ajudar familiares das vítimas da tragédia em Murtinho

O senador Delcídio do Amaral interrompeu a campanha eleitoral para visitar nesta quinta-feira, 25, o município de Porto Murtinho, atingido por um tornado que destelhou dezenas de casas, arrancou árvores e provocou o naufrágio, no Rio Paraguai, do barco hotel Sueño del Pantanal, onde viajavam 27 pessoas, das quais 13 conseguiram se salvar, 5 morreram e 9 continuam desaparecidas. Delcídio acompanhou os trabalhos de resgate, ouviu relatos dos sobreviventes e se reuniu com o prefeito Heitor Miranda dos Santos e os comandantes das guarnições locais da Polícia Militar e das marinhas brasileira e paraguaia, para ajudar os familiares das vítimas e também a reconstrução da cidade.
Delcídio telefonou para o Comando da Aeronáutica, em Brasília, e conseguiu aeronaves para transportar as vítimas e seus familiares até o estado do Paraná, onde residia a maioria dos mortos. Ele pediu que o Comando do 6º Distrito Naval em Ladário disponibilize rebocadores para ajudar a retirar a embarcação do fundo do rio e se comprometeu também a fazer gestões junto ao Ministério da Integração Nacional para que a Defesa Civil libere , o mais rápido possível, recursos para reconstruir os pontos destruídos pela força do vento, que, segundo meteorologistas, pode ter passado de 100 km/h. Com esse objetivo, o prefeito decretou situação de emergência em Murtinho.
"Em um momento como esse, temos que unir esforços e fazer tudo o que for possível para amenizar a dor das famílias e reconstruir os locais atingidos", afirmou o senador, que nesta sexta-feira, 26, retomou as atividades da campanha.

CAMPO GRANDE NEWS


Sexto corpo de vítima de naufrágio no Rio Paraguai é encontrada

Liana Feitosa e Priscilla Peres
Mais uma vítima do naufrágio ocorrido em Porto Murtinho, a 431 quilômetros de Campo Grande, no Rio Paraguai, foi encontrada. O sexto corpo foi identificado como Paulo Aparecido da Silva, 47 anos, de Londrina.
A vítima foi encontrada por um morador ribeirinho distante 5 km abaixo de onde as buscas estão sendo realizadas.
Ao perceber que se tratava de uma vítima, o homem acionou o o Corpo de Bombeiros. Segundo a família, é provável que Paulo Aparecido seja levado de carro até a cidade paranaense.
Todos os sobreviventes afirmam que só deixarão Porto Murtinho quando as buscas foram encerradas em definitivo. A FAB (Força Aerea Brasileira) foi colocada à disposição para levar os corpos que forem encontrados. Para amenizar os prejuízos dos sobreviventes, a prefeitura de Porto Murtinho arcou com as despesas dos turistas sobreviventes.
Oito pessoas continuam desaparecidas. Ao todo, 27 estavam na embarcação, sendo que 11 eram tripulantes paraguaios e, 16, turistas. Além de Paulo Aparecido, foram localizados Leandro Donizete Alves, Antonio Moacir Pontelo, Sidinei Romano, Manuel Coelho Siena e Eloy Müller.
Trabalhos - A primeira vítima encontrada hoje (26) foi identificada como Manuel Coelho Siena. O corpo foi por uma equipe da PMA (Polícia Militar Ambiental) que navegava o rio. A outra vítima, identificada como Eloy Müller, estava dentro da embarcação.
Os corpos de Sidinei Romano, Moacir Pontelo e Leandro Donizete já foram encaminhados ao Paraná em avião fretado pelos familiares. O velório deve ocorrer ainda hoje.

EXPRESSO MT


Equipe da Polícia Civil retorna das buscas ao avião e pilotos na Bolívia

A aeronave, modelo King Air, prefixo ATY, foi roubada no último sábado (20.09), no aeroporto do município de Pontes e Lacerda e levada junto com os pilotos.
A equipe da Polícia Judiciária Civil que acompanhava as buscas junto a Polícia boliviana para localizar a aeronave, o piloto e o copiloto do avião da candidata do Governo do Estado, Janete Riva, retornou na tarde desta sexta-feira (26.09) a Pontes e Lacerda (448 km a Oeste).

A aeronave, modelo King Air, prefixo ATY, foi roubada no último sábado (20.09), no aeroporto do município de Pontes e Lacerda e levada junto com os pilotos. Desde então, a Polícia Civil passou a realizar diligências para localização do avião e na madrugada de domingo (21.09), uma equipe da Delegacia de Pontes e Lacerda se deslocou até a Bolívia para acompanhar o trabalho realizado pela Polícia daquele país, que foi acionada devido a suspeita do avião ter sido levado para uso do narcotráfico.

O delegado de Pontes e Lacerda, Gilson Silveira, acompanhou as diligências no território boliviano junto com dois investigadores. Conforme o delegado, todo o trabalho de buscas foi comandado pela Polícia da Bolívia da região de San Ignácio. "Acompanhamos inúmeras diligências e a gente ainda não tem nada de concreto. Mas foi criada toda uma rede de informação e esperamos ter alguma notícia logo", disse o delegado.

Segundo o delegado Gilson Silveira, na localidade do município de San Ignácio não há radar e é nessa região que se tem notícia de um comércio clandestino de aviões e pistas clandestinas. Uma das diligências foi realizada na região de Renecheru, onde se encontra uma das pistas de pouso, a 125 km de San Ignácio.

O delegado explicou que o radar só começa a ser captado em Santa Cruz de La Sierra, e lá a polícia boliviana também está mobilizada nas buscas. "É importante ressaltar que toda a polícia boliviana está mobilizada no encontro dessa aeronave e dos pilotos. Acreditamos que estejam no território da Bolívia, embora não tenhamos nenhuma prova concreta ainda", destacou o delegado.

Quanto aos pilotos, a Policia Civil mato-grossense e a boliviana acreditam que estejam sendo usado pela quadrilha para levar a aeronave até o destino. "Esse avião não é qualquer um que pilota e eles precisam dos pilotos para levar até o destino. Essa é a nossa suposição", disse o delegado.

O delegado esclareceu ainda que enquanto a Polícia Civil não tiver uma prova concreta de que o avião e os pilotos estejam na Bolívia, a atribuição da investigação é da Polícia Civil de Pontes e Lacerda. "A partir do momento que tivermos uma prova efetiva de que o crime ultrapassou a fronteira, o caso será repassado a Polícia Federal, que também acompanha os trabalhos", finalizou.

DIÁRIO WEB (SP)


Piloto de avião desaparecido é de Votuporanga

Luciano Moura
Evandro Rodrigues de Abreu, piloto da candidata ao governo do Mato Grosso, Janete Riva (PSD), é de Votuporanga. O avião, um modelo King Air fabricado em 2006, onde estavam o votuporanguense e o co-piloto Rodrigo Frais Agnelli foi sequestrado no sábado, 27, por volta das 12h30, do aeroporto de Pontes e Lacerda, cidade que fica a cerca de 480 quilômetros de Cuiabá. Desde então, os dois não fizeram nenhum contato com familiares ou equipe de campanha da candidata. 
A principal suspeita da Polícia Civil é de que a aeronave tenha sido roubada por um grupo de narcotraficantes, que têm intensificado o uso de aeronaves para o transporte de drogas na região nos últimos anos. São necessários aproximadamente 15 minutos de voo entre Pontes e Lacerda e a fronteira do país vizinho.
Os pais dos pilotos, Arlindo Rodrigues de Abreu e Aparecida Rodrigues de Abreu, viajaram de Votuporanga para Várzea Grande para acompanhar as investigações. O votuporanguense mora com a família há cerca de dois anos na cidade. Abreu é casado e tem um filho de 14 anos e uma filha de 9 anos.
O votuporanguense iniciou a carreira como aluno do Aeroclube de Votuporanga, na década de 1990. Antes de fazer parte da equipe da candidata, Abreu trabalhava como piloto na Gol.

O CORREIO NEWS (MS)


Avião que levava governador de MS, sofre pane no motor e não consegue decolar em Paraíso das Águas

O avião bimotor Baron 58, prefixo PR - FPG, do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul, que transportou o governador do estado, André Puccinelli (PMDB) e sua comitiva, na última quinta-feira, 25, à uma visita oficial no município Paraíso das Águas(MS), sofreu pane em um dos motores das hélices e não foi possível realizar a decolagem.

O governador e todos os passageiros já estavam no interior da aeronave, quando a falha no motor surgiu.

Preocupado com as condições da aeronave, André Puccinelli resolveu seguir viagem de carro. O prefeito de Paraíso das Águas, Ivan Xixi, transportou o governador ao município de Camapuã, distante 140 km, onde tinha outro compromisso.

O governador André, por este motivo, cancelou sua visita ao município de Figueirão (MS), onde realizaria a inauguração do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Uma outra aeronave prestou socorro ao Baron 58 e no fim da tarde, seguiu voo para Campo Grande.

YAHOO! NOTÍCIAS


Indra modernizará navegação aérea no Brasil

Madri, 26 set (EFE).- A multinacional tecnológica espanhola Indra assinou um contrato com a Infraero para instalar ao longo do país 24 estações terrestres de rádio chamadas DVOR/DME, por um valor de US$ 54 milhões.

Segundo informou nesta sexta-feira a companhia espanhola em uma nota, com estas instalações os pilotos poderão contar com uma rede mais ampla de sistemas de transmissão em alta frequência (VHF), destinados a apoiá-los para a determinação exata de suas posições geográficas em cada momento.

O contrato da Infraero faz parte dos planos do governo brasileiro de modernização do controle do tráfego aéreo e dos aeroportos, e tem como objetivo enfrentar o aumento do número de voos no país nos últimos anos.

As 24 novas estações serão implantadas em posições estratégicas em todo o território nacional, o que permitirá cobrir o espaço aéreo de norte a sul. EFE



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented