|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 24/09/2014

São Bernardo do Campo quer estreitar laços com suecos ...




Empresa sueca abrirá fábrica na cidade ...



Um grupo de São Bernardo do Campo formado por empresários, representantes do poder público, membros do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, professores do Instituto Mauá de Tecnologia e da Universidade Metodista de São Paulo viajou até a Suécia nesta semana para trocar experiências com profissionais daquele país ...







Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL G-1


Pneu de avião com 115 passageiros estoura após pouso mal feito na Bahia

Incidente ocorreu em Porto Seguro, no sul do estado; não houve feridos. Segundo Aeronáutica, aeronave passa por perícia nesta terça-feira (23).

G1 Ba

O pneu de uma aeronave da empresa Azul Linhas Aéreas estourou após pouso mal feito no aeroporto de Porto Seguro, sul da Bahia, na segunda-feira (22). De acordo com informações da Aeronáutica, um dos fatores que teria provocado o incidente foi a ventania que atingiu a região no momento do pouso. O avião chegou a ultrapassar o final da pista do aeroporto.
A Aeronáutica ainda informou que a aeronave saiu de Belo Horizonte, em Minas Gerais, com destino a Porto Seguro. A aeronave vai passar por perícia nesta terça-feira (23). O Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) é responsável pelas investigações do incidente. Ainda segundo a Aeronáutica, nenhum passageiro ficou ferido. Não há detalhes sobre as circunstâncias do incidente.
O G1 entrou em contato com a assessoria da Azul Linhas Aéreas, mas até a publicação desta reportagem a empresa não havia se posicionado.

Piloto sem licença é preso após fazer pouso forçado de avião em Sinop (MT)

Piloto estava sem os documentos pessoais e nem da aeronave. Bimotor sofreu uma pane seca,o que causou o pouso forçado.

G1 Mt

Um piloto foi preso na tarde desta terça-feira (23) em Sinop, a 503 km de Cuiabá, depois de fazer um pouso forçado com um avião bimotor numa área próxima a um bairro residencial da cidade. Ele estava sem os documentos pessoais, sem a documentação da aeronave e sem licença para pilotar. O piloto foi levado à delegacia do município, onde está preso. 
Conforme informações da polícia, o bimotor decolou do próprio aeroporto de Sinop e teve uma pane seca - ou seja, ficou sem combustível - e por isso foi obrigado a pousar numa região de loteamento a alguns quilômetros do aeroporto. O piloto estava sozinho na aeronave
O bimotor foi apreendido e será levado para o pátio do aeroporto de Sinop, onde deve permanecer até o final da investigação. A identidade do dono do avião ainda não foi confirmada pela polícia.

PORTAL GLOBO.COM


Militares, jovens Ramona e Joice são "arma surpresa" do Brasil no Mundial

Promessas da nova geração do basquete verde-amarelo, melhores amigas buscam se firmar na seleção brasileira e ajudar o Brasil a alcançar o lugar mais alto na Turquia

Globoesporte.com

Ex-rivais em seus antigos clubes no Rio de Janeiro, Isabela Ramona e Joice Coelho nunca mais se separaram desde que foram convocadas para a seleção carioca em 2008. De melhores amigas, tornaram-se "irmãs". Para ficar mais perto dos treinos, Joice, que vivia na época em Cachoeiras de Macacu, Região Serrana do Rio, mudou-se para a casa de Isabela no bairro carioca da Tijuca e acabou sendo acolhida pela nova família. Promessas da nova geração do basquete brasileiro, elas foram evoluindo lado a lado, se mudaram para o interior de São Paulo, defenderam as categorias de base da seleção brasileira e hoje buscam se firmar na equipe, que busca o bicampeonato na Copa do Mundo da Turquia, de 27 de setembro a 5 de outubro. Medalhistas de bronze no Mundial sub-19, em 2011, no Chile, as alas disputam pela primeira vez um Mundial adulto, após um corte traumático que serviu para uni-las ainda mais. Militares da Aeronáutica, elas são a "arma surpresa" do Brasil na competição.
- A Joice jogava em Cachoeiras de Macacu e eu na Mangueira, e ficava muito longe para ir e voltar todo o dia para treinar com a seleção carioca. Aí ela foi ficando na minha casa e nos aproximamos. Somos melhores amigas e fazemos tudo junto. Fomos para o Brasileiro sub-15, depois para as seleções de base, depois a adulta, aí fomos cortadas juntas... Foi nesse corte que começou uma grande amizade (risos), nessa mágoa... Me lembro até hoje, ela chorava muito e eu pedia para ela se acalmar, que ia ficar tudo bem, mas ela estava desesperada. A gente não se desgrudou mais. Ela foi antes para São Paulo jogar pelo Barretos, depois foi para o Jundiaí e eu acabei indo também. Hoje, defendemos o São José e moramos numa casa com três meninas: eu, ela e a Karen. É muito bom crescer junto com quem a gente gosta. Eu torço muito por nós duas - disse Ramona, que nasceu em 1994, ano em que a seleção de Hortência, Magic Paula e Janeth conquistou a sua maior glória, o inédito título mundial para o basquete feminino.
Na reta final da preparação para o Mundial, a baiana de 20 anos freia a ansiedade. No terceiro treino da seleção em Ancara, o clima era de descontração, mas depois de um "pega-pega" na academia, a alegria deu lugar à seriedade no trabalho dentro de quadra.
- Estou sentindo um friozinho na barriga, na cabeça, em todos os lugares, mas é uma sensação gostosa e prazerosa. A gente sente muito orgulho de estar aqui. Sabemos o tamanho da nossa responsabilidade e estamos felizes pela oportunidade nesse processo de renovação da seleção brasileira. Estou muito feliz, muito eufórica, mas sei que tenho que ter os pés no chão e apresentar um bom basquete - acrescentou Ramona.
A companhia da melhor amiga a ajuda a driblar o nervosismo natural. Para Joice, a disciplina e a resistência da "vida militar" serão trunfos das jovens, que prometem surpreender as adversárias com sua explosão, técnica e velocidade. Membros da Aeronáutica desde março deste ano, elas foram campeãs de um campeonato em Meyenheim, na França, no mês de junho. 
- A disciplina é a maior lição que eu tiro da experiência na Aeronáutica, isso me ajuda no basquete, assim como a questão da resistência. Dizem que dá para perceber se a pessoa é militar porque muda o jeito. Eu sofri um pouco no início, não conseguia ficar parada, estática. O basquete é descontraído. Lá é tudo mais rígido. Uma vez, fiquei horas passando o uniforme e quando cheguei com tudo pronto, me mandaram fazer tudo de novo. Tive um pouco de dificuldade com o cabelo também. Precisava amarrar um coque e o quepe (chapéu de uso militar) não entrava, mas agora que fiz trancinhas melhorou (risos). É muita regra, tem que prestar continência, mas está sendo uma experiência muito boa - contou Joice.
Enterradas, um segredo oculto de Joice
Aos 21 anos, a carioca do Morro da Coroa, comunidade do bairro de Santa Teresa, no Rio, espera surpreender as rivais como uma arma secreta: as enterradas. A ala, que já acertou uma no Sul-Americano do ano passado, na Argentina, espera repetir a dose na Turquia.
- Enterrei uma vez e estou treinando para fazer de novo. Lá em São José estou realizando treinos específicos para enterrada, tanto na academia como na quadra. Fico puxando o aro, treinando... A maior dificuldade é segurar a bola e colocar dentro da cesta, mas vou conseguir.
A estreia do Brasil será contra a República Tcheca, no próximo sábado, às 15h15 (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV e cobertura em Tempo Real do GloboEsporte.com. Os assinantes do Canal Campeão também podem acompanhar os lances pelo SporTV Play.

AGÊNCIA BRASIL


Comissão da Verdade inspeciona instalações do Exército no Rio


Dylan Araujo

A Comissão Nacional da Verdade realiza hoje duas diligências de reconhecimento em instalações do Exército, no Rio de Janeiro. O grupo visita o 1º Batalhão de Polícia do Exército, na rua Barão de Mesquita, na Tijuca, na zona norte do Rio. O quartel abrigou o Destacamento de Operações de Informações do 1º Exército, o Doi do Rio, um dos principais centros de tortura da cidade, onde foi morto o deputado Rubens Paiva.
Por volta das três da tarde, a Comissão fará o reconhecimento do Hospital Central do Exército, no bairro de Benfica, também na zona norte, local da morte de Raul Amaro Nin Ferreira. Familiares de Ferreira, sobreviventes e testemunhas acompanharão as duas diligências e darão seus testemunhos, in loco, aos peritos e assessores da CNV, como já ocorreu no Doi-Codi de São Paulo, na Vila Militar do Rio, na Base Aérea do Galeão (RJ) e na Casa Azul, em Marabá, no sudeste do Pará. 
Raul Amaro Nin Ferreira, era Engenheiro mecânico de formação e trabalhava no Ministério da Indústria e do Comércio, quando foi preso em 1º de agosto de 1971 por agentes do DOPS. Morreu onze dias depois, aos 27 anos, no Hospital Central do Exército, depois de ter sido torturado no Doi-Codi.
JORNAL O POVO (CE)


Veleiro desaparecido: Marinha avisa que não vai reativar as buscas


O drama dos familiares e amigos da tripulação do veleiro Tunante II, desaparecido desde o dia 26 de agosto último, após enfrentar uma tormenta próximo à costa uruguaia, continua. No dia 14 de setembro, uma imagem de satélite mostrou o que seria uma embarcação semelhante, com um objeto arrastado pela proa. A foto deu esperança aos que acompanham a situação, pois seria um procedimento normal em caso de deriva.
Familiares dos tripulantes têm atuado fortemente nas redes sociais no sentido de que a Marinha do Brasil mantenha as buscas. No entanto, a atividade está suspensa, conforme nota de esclarecimento do Comando do 5º Distrito Naval. Sensibilizado com a história, o navegador Amyr Klink fez uso de sua página no Facebook para apoiar o pedido de retomada.
Confira abaixo, o teor da carta emitida pela Marinha

"Rio Grande, 22 de setembro de 2014.

O Comando do 5º Distrito Naval, por meio de seu Serviço de Busca e Salvamento (SALVAMAR SUL), participa que continua analisando todas as informações que possam contribuir para a localização do veleiro argentino “Tunante II” e de seus tripulantes, cujas as ações foram desencadeadas em 26 de agosto de 2014.
Cabe ressaltar que o SALVAMAR SUL vem coletando, constantemente e por meio de diversas fontes, fotos satélites que poderiam ser correlacionadas ao veleiro em questão. Todas elas vêm sendo estudadas e avaliadas, em conjunto com analistas de imagens da Força Aérea Brasileira.
Em relação à imagem satélite veiculada nos meios de comunicações em 14 de setembro, supostamente correlacionada ao veleiro “Tunante II”, participo que o SALVAMAR SUL realizou uma busca no tráfego marítimo na área em questão. Deste levantamento, constatou-se que entre os dias 13 e 15 de setembro 34 embarcações navegaram naquela área e que não foi reportado qualquer avistamento ou indício do veleiro.
Além disso, a Marinha do Brasil mantém em alerta o serviço do SALVAMAR SUL, divulgando avisos-rádio para todos os navegantes com informes referentes ao veleiro, além de publicação atualizada na página do Centro de Hidrografia da Marinha do Brasil e chamadas-fonia para os navios em trânsito na área marítima sul, pela Rede Nacional de Estações Costeiras. Tais ações, adotadas de acordo com procedimentos internacionais, visam assegurar que qualquer avistamento da referida embarcação, ou mesmo de indícios, serão prontamente informados à Marinha do Brasil".

JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE


Base Aérea comemora 78 anos em meio a redução de ações

Entre as atividades atuais, estão a manutenção de aviões e o controle do espaço aéreo de Fortaleza

A Base Aérea de Fortaleza (BAFZ), ativada em 21 de setembro de 1936, vem atuando ao longo dos anos como importante serviço à sociedade e foi, por muito tempo, referência na formação de novos pilotos. Com a transferência do último Esquadrão com este objetivo, o 1º Esquadrão do 5º Grupo de Aviação (1/5 GAv), no fim do ano passado, as atividades no local passaram por um grande enxugamento, conforme noticiou o Diário do Nordeste ainda em outubro de 2013.
Em meio a essa redução de atividades e ao temor de um possível desmonte, a BAFZ mantém suas tradições e celebrou, ontem, seu 78º aniversário, completado no último domingo. Hoje, a Base conta com um efetivo total de 1.200 pessoas, entre militares e civis em prestação de serviço, com a finalidade de prover o apoio necessário às Unidades Aéreas e Unidades de Aeronáutica.
Ainda fazem parte da BAFZ o Grupo de Serviço de Base, o Esquadrão de Comando, Esquadrão de Pessoal, Esquadrão de Suprimento e Manutenção e Batalhão de Infantaria da Aeronáutica para prestar o apoio administrativo e de serviços, assim como a segurança e a conservação das instalações e equipamentos.
Ressaltando as atividades atuais, o comandante da Base Aérea de Fortaleza, coronel aviador Francisco Cláudio Gomes Sampaio, destacou a realização da manutenção de aeronaves do 1/5 GAv; o trabalho de controle do espaço aéreo por meio do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA); a existência do 5º Esquadrão do 1º Grupamento de Comando e Controle (5º/1ºGCC); além da manutenção de um hospital que atende mais de 9 mil pessoas, entre militares, seus dependentes e pensionistas. "Nós injetamos na economia de Fortaleza cerca de R$ 200 milhões por ano. Esse é o nosso trabalho, essa é a importância da nossa base", destacou.
Sobre a transferência do 1º Esquadrão do 5º Grupo de Aviação, o coronel apenas esclareceu que a importância e a necessidade disso aconteceu há vários anos, em perfeito alinhamento com o Plano Estratégico Militar da Aeronáutica, que viu a necessidade de concentrar na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, todos os meios de especialização dos pilotos da Força Aérea.
"Durante outros anos que se passaram, nós tivemos aqui várias unidades aéreas, voando aviões incríveis e formando, especializando o nosso pessoal para defender o espaço aéreo, contribuir com essa defesa da pátria. Ou seja, pode-se dizer que a Base Aérea de Fortaleza, através do seu trabalho, principalmente focado nas suas pessoas, contribui de forma decisiva para que o Ceará seja mais forte, para que o Brasil seja mais forte e respeitado sempre", comenta.
Solenidade
A cerimônia militar em comemoração aos 78 anos da BAFZ aconteceu no próprio local e foi presidida pelo comandante do Segundo Comando Aéreo Regional, major brigadeiro do ar Luiz Fernando Dutra Bastos.
Durante a solenidade, que contou com a apresentação da banda de música da Base Aérea de Fortaleza, foram conferidos os títulos de Amigo da Base Aérea de Fortaleza, pelos relevantes serviços prestados; e Membro Honorário, pela cooperação ao Comando da Aeronáutica. Além disso, foi realizada a imposição de medalha militar por tempo de serviço e homenagem aos ex-comandantes da BAFZ.
A Base Aérea de Fortaleza, criada pelo Decreto nº 22.735, de 15 de maio de 1933, recebeu a primeira denominação de 6º Regimento de Aviação, iniciando suas atividades em 21 de setembro de 1936. A atual denominação data de 22 de maio de 1941, quando da organização da Força Aérea Brasileira.
PORTAL BRASIL


FAB discute gerenciamento ambiental em seminário no Rio

Evento foi aberto pelo Comandante Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Hélio Paes de Barros Júnior

A Força Aérea Brasileira iniciou na segunda-feira (22), no Rio de Janeiro (RJ), o seu primeiro seminário ambiental com o objetivo de provocar uma mudança de hábitos nas organizações do Comando da Aeronáutica.
O evento foi aberto pelo Comandante Geral de Apoio, Tenente-Brigadeiro do Ar Hélio Paes de Barros Júnior. “É preciso buscar alternativas para situações que parecem não ter saída. Por exemplo, nas áreas sem arborização de unidades da FAB por motivos operacionais e de segurança seria possível instalar placas de captação de energia solar nesses locais”, ressaltou o Oficial-General.
Uma das vantagens para as organizações é a redução dos gastos, uma vez que se os recursos forem utilizados de forma mais eficiente, há menos necessidade de comprar os suprimentos. Outra vantagem é a questão da saúde, pois, de acordo com os especialistas, a menor utilização dos recursos diminui os impactos no meio ambiente e, consequentemente, melhora a saúde de todos.
"Para cumprirmos a nossa missão na Força Aérea, nós utilizamos recursos ambientais. Coisas básicas como energia elétrica e água. Esse uso pode ser racionalizado, basta ter uma consciência da utilização racional para termos bons resultados", explica o Diretor de Engenharia da Aeronáutica, Major-Brigadeiro Engenheiro Francisco Carlos Pantoja.
A palestrante do Ministério do Planejamento, Angelita de Souza Pereira, apresentou o exemplo do Superior Tribunal de Justiça, que, em dois anos, ao adotar uma campanha de conscientização dos funcionários, reduziu de cerca de 13 milhões de reais para seis milhões de reais o gasto com a compra de suprimentos no ambiente de trabalho. "É interessante que o Comando maior faça essa ação para que ela seja espalhada por todas as unidades, mas isso não impede que cada unidade faça sua própria comissão que trabalha localmente”, afirmou Angelita Pereira.
Responsável pela organização do evento, o Grupo de Trabalho de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Aeronáutica surgiu em 2012 de uma necessidade de estudar as ações de sustentabilidade realizadas pelos órgãos da FAB, além de produzir outras ações voltadas para o meio ambiente. Desde então, é parceiro de Unidades como a Prefeitura do Galeão, que ganhou o prêmio de meio ambiente.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL ÂMBITO JURÍDICO


AGU confirma ilegalidade de ação popular que pretendia suspender decreto sobre transporte de autoridades pela FAB

A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu extinguir, na Justiça, ação popular ajuizada por particular para anular o Decreto nº 4.244/2002, que dispõe sobre o transporte de autoridades em aeronaves da Força Aérea Brasileira. Os advogados da União apontaram que além de ser indevido o ajuizamento deste tipo de ação para discutir norma com força de lei, a regra constitui medida de racionalização e transparência para a utilização das aeronaves da FAB.
O autor ajuizou ação na Justiça de Santa Catarina contra a Presidenta da República, Dilma Rousseff, alegando que teria tomado conhecimento de inúmeras viagens efetuadas por diversas autoridades brasileiras utilizando aeronaves da FAB e que todas essas viagens seriam custeadas com recursos públicos. Relatou, inclusive, que algumas autoridades, após a solicitação das informações de utilização indevida, teriam sido forçadas, pela opinião pública, a ressarcirem os cofres públicos.
A Procuradoria-Seccional da União (PSU) em Blumenau/SC, a Procuradoria-Regional da União da 4ª Região e a Consultoria Jurídica junto ao Ministério da Defesa atuaram no caso explicando que o pedido do autor violaria o sistema de controle concentrado de constitucionalidade estabelecido na Constituição. Segundo os advogados, o decreto seria independente, autônomo e equiparado à lei para efeito constitucional.
A AGU solicitou a extinção da ação argumentando que ele teria se valido indevidamente da ação popular como canal de desabafo, protesto e manifestação de insatisfação pessoal. Defendeu que para estes casos o juízo federal seria incompetente para o julgamento da demanda, que caberia unicamente ao Supremo Tribunal Federal.
Quanto ao mérito da questão, afirmaram que o Decreto nº 4.244/2002 constitui medida de racionalização e transparência para a utilização das aeronaves da FAB por autoridades públicas federais e prevê que o uso do transporte, sem respaldo nas condições e hipóteses estabelecidas, configura grave infração administrativa. Além disso, destacaram que em uma ação popular, cabe ao responsável demonstrar a ilegitimidade dos supostos atos praticados por agentes da Administração, o que não foi feito ou comprovado no caso.
Analisando o caso, a 1ª Vara Federal de Rio do Sul acolheu a defesa da AGU e rejeitou a ação popular contra a Presidenta. "A inicial não refere concretamente a qualquer ato específico que tenha causado prejuízo ao patrimônio público, autorizador de possível ressarcimento; limita-se a mencionar que algumas autoridades, após a solicitação das informações de utilização indevida, teriam sido forçadas a ressarcirem os cofres públicos".
A decisão também destacou que ao pretender a providência abstrata de anular o Decreto nº 4.244/2002, "o demandante formula pleito incompatível com a ação popular, para o qual não tem a necessária legitimidade, nem este juízo possui a competência".
A PSU/Blumenau/SC, a PRU4 são unidades da Procuradoria-Geral da União, e a Conjur/Defesa faz parte da Consultoria-Geral da União. A PGU e a CGU são órgãos da AGU.
Ref.: Ação Popular nº 5002533-30.2013.404.7213 - 1ª Vara Federal de Rio do Sul.

PORTAL S. BERNARDO DO CAMPO.INFO (SP)


São Bernardo do Campo quer estreitar laços com suecos

Empresa sueca abrirá fábrica na cidade

Um grupo de São Bernardo do Campo formado por empresários, representantes do poder público, membros do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, professores do Instituto Mauá de Tecnologia e da Universidade Metodista de São Paulo viajou até a Suécia nesta semana para trocar experiências com profissionais daquele país.
Os brasileiros estão de olho no potencial econômico que a parceria entre Brasil e Suécia, no campo da defesa militar, poderá proporcionar. Entre os dias 22 e 29 de setembro, o grupo visitará centros de pesquisa, universidades e as instalações da Saab, empresa que produzirá e fornecerá os caças Gripen NG para a Força Aérea Brasileira (FAB), inclusive através da fábrica que será instalada em São Bernardo do Campo.
Jefferson da Conceição, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, acredita que o encontro é essencial para os planos da cidade. “Com a fabricação de partes dos caças em São Bernardo, a região do ABC tem muito para crescer nesta área e este contato é fundamental”, explicou em entrevista ao jornal ABCD Maior.

PORTAL MÍDIA NEWS (MT)


Polícia Civil descarta queda de avião de Janete Riva

Aeronáutica informou que modelo de avião possui dispositivo que avisa sobre queda

MAX AGUIAR - DA REDAÇÃO

O delegado regional de Pontes e Lacerda (448 km a Oeste de Cuiabá), José Emilio Gadioli, disse nesta segunda-feira (22) que a Polícia Civil não trabalha com a possibilidade de que o avião King Air, prefixo ATY, pertencente à candidata do PSD ao Governo de Mato Grosso, Janete Riva (PSD), tenha caído.
O avião, que foi roubado no sábado (20), segundo o delegado, possui um dispositivo que é acionado em caso de acidente.
A informação foi dada pela Aeronáutica, que, ao ser informada sobre o roubo, informou que o avião possui um sinalizador, que é acionado quando o avião explode.
“Esse sinal de alerta, que é recebido diretamente numa sala da Aeronáutica, não foi disparado, e não tivemos, até agora, o registro de algum acidente aéreo na região, entre sábado a tarde e hoje. Portanto, esse avião não caiu. Ele deve estar estacionado em alguma fazenda, cuja localização nós pretendemos descobrir em breve”, disse o Gadioli ao MidiaNews.
A informação, segundo o delegado, ajuda a acalmar a família do piloto Evandro Rodrigues de Abreu e do copiloto Rodrigo Frais Agnelli, que foram levados juntos com a aeronave.
A principal suspeita, até agora, é de que o avião tenha sido levado para a Bolívia, tanto que uma equipe da Polícia Civil já está no país vizinho, realizando buscas.
Um contato também foi feito com a equipe do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego (Cindacta 4), em Manaus (AM), para saber se algum avião com as características do King Air de Janete Riva teria sobrevoado a área de floresta, entre Mato Grosso e o Amazonas, mas a resposta foi negativa.
“Com a nossa busca em Manaus e a descoberta de que esse avião não passou por lá, cresce cada vez mais a hipótese de os sequestradores terem ido para Bolívia. Mas, não é uma resposta chave, e sim algumas conclusões que tiramos com as buscas, que ainda estão no começo”, afirmou o delegado.
Boatos
Vários boatos que estão circulando em redes sociais e nas cidades próximos da fronteira entre Mato Grosso e Bolívia, sobre a localização do avião, estão atrapalhando as investigações da Polícia Civil.
O delegado José Emílio Gadioli, disse que vários moradores das comunidades na região e Pontes e Lacerda ligaram para a Polícia, para informar sobre "um avião branco, que estava voando abaixo do radar", no sábado..
“Vários boatos surgem e isso só atrapalha as nossas investigações. Dizem até que o avião já foi visto na Bolívia. Nenhuma notícia é oficial, por enquanto. Precisamos mesmo é encontrar esse avião e os tripulantes com vida”, concluiu Gadioli.
Família do copiloto
O empresário Fernando Rezende, tio do copiloto Rodrigo Frais Agnelli, que mora na cidade de Maringá (PR), disse ao MidiaNews, nesta segunda-feira, todos estão perplexos com o fato e unidos em corrente de orações, pedindo que Rodrigo apareça com vida. Arquivo pessoal


“A mãe, o pai a esposa e os demais da família estão empenhados em oração. Temos fé de que esse caso se resuma em vida para os pilotos. Agora, não importa a aeronave, estamos todos querendo saber onde eles estão”, disse o empresário.
Rodrigo é pai de um recém-nascido e trabalha como piloto há quatro anos.
Com a família Riva, ele trabalha há pouco mais de um ano e nunca se envolveu em nenhum acidente.
A família do piloto Evandro Rodrigues de Abreu não foi localizada pela reportagem.

The Wall Street Journal (EUA)


MP acusa de suborno oito funcionários da Embraer

Joe Palazzolo e Rogerio Jelmayer
As autoridades brasileiras entraram com uma ação criminal contra oito funcionários brasileiros da Embraer SA acusados de subornar autoridades da República Dominicana em troca de um contrato de US$ 92 milhões para fornecer aviões de guerra ao exército daquele país.
A queixa criminal, que corre sob sigilo e a que o The Wall Street Journal teve acesso, é um dos primeiros esforços conhecidos do Brasil em processar seus cidadãos por supostamente pagarem propinas no exterior, um marco conseguido com a ajuda do Departamento de Justiça dos Estados Unidos e a comissão de valores mobiliários dos EUA (SEC, na sigla em inglês).
As agências americanas também estão investigando alegações de suborno envolvendo a empresa na República Dominicana e em outros lugares e forneceram evidências para as autoridades brasileiras, segundo um pedido de ajuda por assistência legal feita no ano passado pelo Ministério Público federal brasileiro.
A Embraer, uma das empresas mais conhecidas do Brasil, é a terceira maior fabricante de aviões comerciais do mundo e emprega mais de 18.000 funcionários em suas fábricas no Brasil, China, Portugal, França e Estados Unidos. Suas ações são negociadas na bolsa de Nova York.
"Em função do assunto ser objeto de uma investigação em andamento no Brasil e nos EUA, a empresa não pode fazer mais comentários sobre qualquer aspecto do caso, incluindo os processo no Brasil, onde a companhia não é parte da investigação", informou a Embraer em uma declaração por e-mail.
A Embraer revelou, em 2011, que estava sendo investigada nos EUA por possível violação da Lei de Práticas de Corrupção no Exterior, uma lei anticorrupção que é aplicada com rigor. A investigação está em andamento e, como as ações da Embraer são negociadas em Nova York e alguns dos supostos pagamentos passaram pelos EUA, segundo um pedido de assistência legal, os EUA têm jurisdição para investigar a Embraer.
Os porta-vozes do Departamento de Justiça dos EUA e da SEC não quiseram comentar.
O Ministério Público brasileiro apresentou uma queixa de 31 páginas em um tribunal penal no Rio de Janeiro em agosto, o primeiro passo de um processo criminal. Um porta-voz do Ministério Público não comentou.
A queixa alega que os executivos de vendas da Embraer concordaram em pagar um suborno de US$ 3,5 milhões para um coronel aposentado da força aérea dominicana, que então influenciou legisladores para aprovar o negócio e um acordo de financiamento entre a República Dominicana e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, o BNDES. A venda foi realizada e as aeronaves foram entregues.
O coronel aposentado, Carlos Piccini Nunez, estava servindo como diretor de projetos especiais do exército dominicano em 2008, mesmo período das negociações do contrato que proveria a República Dominicana com oito aviões Embraer Super Tucano. Esse avião turboélice, usados em apoio a ataques, é o preferido dos exércitos de países em desenvolvimento, em função de sua baixa manutenção e preços acessíveis.
A Força Aérea da República Dominicana e o Ministério de Defesa do país não responderam aos pedidos para falar com Piccini.
A queixa criminal alega que o vice-presidente de vendas da Embraer, Eduardo Munhos de Campos, prometeu pagar o suborno, e que ele foi ajudado na obtenção do pagamento por Orlando José Ferreira Neto, outro vice-presidente; pelos diretores Acir Luiz de Almeida Padilha Júnior, Luiz Eduardo Zorzegon Fumagalli e Ricardo Marcelo Bester; e os gerentes Albert Phillip Close, Luiz Alberto Lage da Fonseca e Eduardo Augusto Fernandes Fagundes.
A Embraer não informou se eles ainda estão empregados na empresa. Vários deles parecem ter se mudado com base em seus perfis no LinkedIn. Eles não retornaram pedidos para comentários ou não puderam ser contatados. Seus advogados no Brasil não foram identificados.
Advogados americanos de Munhos e Fumagalli não comentaram. O advogado americano de Close, Danny Onorato, disse: "Nós estamos cientes da queixa criminal no Brasil e a estamos estudando." Não ficou claro se os outros acusados também possuem advogados americanos.
Os funcionários da Embraer são acusados na queixa brasileira de corrupção em transações internacionais, o que pode levar até oito anos de prisão se condenados, e lavagem de dinheiro.
A queixa alega que "todas as evidências indicam" que parte do suborno de US$ 3,5 milhões era destinada a um senador dominicano, que não é nomeado no documento.
Os e-mails coletados na queixa criminal parecem mostrar os executivos da Embraer tentando fazer pagamentos diretamente para três empresas de fachada designadas por Piccini. Mas o departamento de supervisão da Embraer impediu a transferência total em 2009, forçando a equipe de vendas a elaborar um novo plano, diz a queixa.
O grupo supostamente ocultou os recursos dos pagamentos ao alocá-los como honorários de consultoria para um acordo de venda de aviões para a Jordânia, o que nunca aconteceu, segundo a queixa criminal.


Bimotor clonado faz pouso forçado em área de lavoura após apresentar problemas

De Sinop - Alexandre Alves
Avião pousou em fazenda, a três quilômetros da cabeceira da pista do aeroporto de Sinop
Um avião bimotor Embraer EMB-810 Seneca, com prefixo PT-VDO, fez um pouso forçado, nesta terça-feira à tarde, em uma área de lavoura de milho recém-colhida, ao lado do Residencial Mondrian, em Sinop, quando fazia a aproximação para pousar no aeroporto municipal João Batista Figueiredo.

Conforme informações da polícia, o piloto retornava de Cuiabá e teve muita perícia, conseguindo pousar no terreno plano sem sofrer impacto e nem danificar a aeronave. Nem mesmo o trem de pouso sofreu avarias. O bimotor deverá ser retirado do local com o uso de um guincho.

O Corpo de Bombeiros foi acionado por precaução, como é de praxe em acontecimentos desse tipo. O piloto, que não teve o nome divulgado, não informou qual o problema apresentado na aeronave para que fizesse o pouso forçado. Ele não portava nenhum documento do Seneca e foi levado até a delegacia para prestar esclarecimentos.

A Polícia Civil registrou boletim de ocorrência. O nome do proprietário do avião não fora informado. Porém, na página da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o aparelho consta registrado para a empresa Esteio Engenharia e Aerolevantamentos, com sede em Curitiba.
Sob suspeita
Após uma versão desencontrada do piloto e da constatação da falta de documentação do avião, ele ficou sob suspeita. Policiais também apontaram que o prefixo estaria adulterado. Na página da Esteio Engenharia e Aerolevantamentos, há uma foto do avião com prefixo PT-VDO. Contudo, há alguns detalhes de cor diferentes daquele que pousou esta tarde em Sinop. O bico é pintado de preto e há o emblema da empresa.
A diretoria da Esteio informou, ao Olhar Direto, via telefone, que o avião PT-VDO está hoje em Pernambuco, voando a serviço na região de Caruaru, levantando forte suspeita de que o bimotor que desceu em Sinop esteja com prefixo clonado.


Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented