|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 23/09/2014

Aeroporto de Guarulhos passará por reformas em outubro ...




Transporte aéreo Terminais 1 e 2 serão remodelados e ampliados; plano da concessionária GRU Airport foi apresentado nesta segunda-feira ...



O Aeroporto Internacional de Guarulhos, o maior do País, começa no mês que vem a nova fase de sua expansão, com a reforma dos terminais de passageiros 1 e 2. O plano de remodelagem dos terminais foi apresentado nesta segunda-feira (22) ao ministro da Aviação Civil, Moreira Franco ...







Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL G-1


Helicóptero que caiu em MG não podia fazer voos panorâmicos, diz Cenipa

Técnicos da Aeronáutica estiveram em Fama para acompanhar resgate. Vídeo divulgado em redes sociais mostra acidente que matou 2 pessoas.

Do G1 Sul De Minas

O helicóptero que caiu no Lago de Furnas, em Fama (MG), na tarde do último sábado (20), não tinha autorização para fazer voos panorâmicos. A informação foi confirmada por uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), ligado à Aeronáutica. Técnicos do órgão estiveram em Fama para iniciar a investigação sobre a queda do helicóptero.
"Esse voo não estava sendo realizado a partir de um heliponto ou de uma área registrada. O pouso estava sendo feito em uma área que não era homologada", disse Raphael Vargas Vilar, major do Cenipa.
Duas pessoas morreram. O piloto sobreviveu, mas fugiu do local do acidente e se entregou em Elói Mendes(MG), a 50 quilômetros de Fama. O piloto prestou depoimento e deverá responder em liberdade por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. Um vídeo divulgado nesta segunda-feira (22) mostra o momento exato em que o helicóptero caiu. O Corpo de Bombeiros confirmou que o vídeo é verídico e que realmente se trata do local do acidente. As imagens foram gravadas por um morador de Campinas (SP), que passava o fim de semana na cidade. Ele não quis que o nome dele fosse divulgado. O vídeo já foi entregue para análise da Polícia Civil.

Segundo o delegado regional de Alfenas (MG), Celso Ávila, o inquérito irá investigar se o piloto Bruno Abitbol de Andrade Nogueira, de 34 anos, agiu com imprudência ou negligência.
"Durante o depoimento que deu ao plantão da Polícia Civil em Varginha, o piloto teceu alguns detalhes e será novamente ouvido para nós obtermos todas as informações técnicas para esclarecer o episódio. O que os técnicos do Cenipa nos confirmaram é que ele não estava habilitado para fazer esses voos panorâmicos, até por se tratar de uma aeronave pertencente a uma empresa privada. Entretanto, nós vamos nos aprofundar nessa informação", disse o delegado.
Conforme o Corpo de Bombeiros, a aeronave foi encontrada a 10 metros de profundidade. O estado em que a aeronave ficou e a falta de visibilidade para as buscas dificultaram os trabalhos. O piloto do helicóptero é ex-sargento da Aeronáutica e possui 10 anos de experiência. Somente na aeronave que caiu, ele já tinha mais de 1,6 mil horas de voo acumuladas. Ele não participou dos trabalhos de resgate da aeronave, mas foi representado por um advogado.
"Como a gente entende que em primeiro lugar ele está em estado de choque e em segundo lugar que é um motivo de segurança, decidimos que era melhor ele não vir e por isso ele está sendo representado", disse o advogado do piloto, Guilherme de Faria.
Resgate e sepultamentos

Na noite deste domingo (21), equipes do Corpo de Bombeiros resgataram o corpo da segunda vítima que morreu no acidente. Por volta de 20h, o restante da aeronave que estava submersa no lago foi retirada da água. O corpo de Lívia Reis Carvalho, de 26 anos, estava preso às ferragens. O sepultamento aconteceu na manhã desta segunda-feira (22) em Lavras (MG), cidade natal da vítima.
Durante a tarde de domingo, o corpo do sargento da Polícia Militar Marcos Antônio Alves, de 44 anos, foi enterrado no cemitério da cidade. Alves era o comandante do destacamento da PM em Fama e fazia um voo panorâmico com a mulher quando o acidente aconteceu. Os dois eram primos e estavam juntos há cerca de um ano. O sargento deixou dois filhos que teve no primeiro casamento.
Prisão

O piloto do helicóptero foi detido durante a tarde de sábado e levado para a Delegacia de Varginha (MG) para prestar depoimento. Após a queda do helicóptero, segundo a polícia, o piloto fugiu do local e só se apresentou em Elói Mendes (MG), cidade que fica a 50 quilômetros de onde aconteceu o acidente, sem tentar prestar socorro às vítimas.
"Ele fugiu do local do acidente, nem no hospital ele foi", disse o major da Polícia Militar, Adenízio de Paula.
Depois de se apresentar à polícia, Nogueira foi atendido no hospital de Elói Mendes sob escolta e depois levado para a delegacia de Varginha. Na chegada à sede da Polícia Civil, ele não quis falar sobre o assunto. Conforme a polícia, o piloto fazia manobras arriscadas oferecendo perigo às pessoas que o acompanhavam nos voos. Testemunhas disseram que a aeronave caiu de bico na água, a cerca de 100 metros da margem.
"Ele estava muito perto da beira d água e na hora que ele tentou voltar, ele caiu e explodiu. O piloto conseguiu pular pra fora", disse o eletricista Thiago de Souza. "Pelo jeito que ele caiu, ele descontrolou e foi de bico na água", completou o servente de pedreiro Rosivaldo de Paula. Um empresário que havia sobrevoado a cidade no helicóptero momentos antes dele cair no Lago de Furnas, registrou fotos da aeronave.
"Minha mulher nunca tinha ido e voamos sem problemas. Já passei muito aperto, mas ver o helicóptero que eu acabei de voar caindo é complicado", disse Marcelo Pontes.
Acidente

A aeronave caiu na Represa de Furnas por volta de meio-dia. Segundo o cabo Carlos Teodoro, da Polícia Militar de Alfenas (MG), três pessoas estavam na aeronave: o piloto, o sargento da PM de Fama, Marcos Antônio Alves, de 44 anos, e a mulher dele, Lívia Reis Carvalho, de 26 anos. O piloto do helicóptero foi resgatado com vida por pescadores. O casal não conseguiu sair da aeronave, que ficou submersa no lago. Equipes do Corpo de Bombeiros trabalharam durante todo o dia em busca dos corpos das duas vítimas.
A comerciante Rita Maria da Silva, que tem um bar em frente ao lago, viu o momento em que a aeronave caiu. "O helicóptero levantou voo aqui perto, saiu de costas, fez a manobra para a esquerda, e quando foi virar para a direita ele ficou de bico para o lago. Quando as hélices encostaram na água, o piloto perdeu o controle e ele caiu no lago", relatou. Segundo ela, o piloto já havia feito dois voos e no terceiro, perdeu o controle e caiu.
Segundo as informações apuradas pelo G1, o helicóptero estaria fazendo voos panorâmicos em Fama, onde acontecia uma festa de peão neste fim de semana. No entanto, o serviço não foi contratado pelos organizadores do evento.
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informou que o modelo do helicóptero que caiu no Lago de Furnas é um Raven R44 com capacidade para três passageiros e tripulação, produzido nos Estados Unidos. A aeronave possuía certificado de aeronavegabilidade válido até 2018 e inspeção anual de manutenção também dentro da validade. Ainda segundo a Anac, o helicóptero pertence a uma instituição financeira privada e era operado por uma siderúrgica. O motivo pelo qual ele fazia voos panorâmicos na cidade ainda não foi esclarecido.
O G1 tentou contato com a Siderúrgica Gagé, com sede em Conselheiro Lafaiete (MG), que conforme a Anac, operava a aeronave, mas até esta publicação, não conseguiu retorno.

Obra no Aeroporto do Recife cancela voos na madrugada até dezembro

Serviço começa terça e deixará terminal inoperante sempre das 0h às 7h. Passageiros devem procurar companhias para informações sobre voos.

O Aeroporto Internacional do Recife retomará, na madrugada desta terça-feira (23), as obras de revitalização da pista de pousos e decolagens. O serviço será feito, diariamente, entre 0h e 7h, até 6 de dezembro. Neste período, a pista ficará interditada para uso e pelo menos 31 voos serão alterados todos os dias. Por isso, os passageiros com viagens programadas nesta faixa de horário precisam ficar atentos.
De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), as mudanças de horário foram acordadas em reuniões entre a Infraero e representantes do setor, como empresas aéreas, Aeronáutica e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Mesmo assim, há risco de as companhias terem vendidos voos cujos horários choquem com a interdição.
A Infraero recomenda aos passageiros com viagem neste período a entrar em contato com a empresa responsável polo voo para obter informações sobre o remanejamento de horários. Caso o passageiro tenha problemas com o bilhete, a orientação é procurar o juizado especializado que fica no Aeroporto do Recife e funciona das 7h às 19h, todos os dias. O telefone do órgão é (81) 3181.9139.
As obras de revitalização da pista estão em andamento para manter os níveis de segurança nas operações de pouso e decolagens do aeroporto. O trabalho para em 6 de dezembro, por causa da alta temporada, e será retomado em data ainda não definida. Todo o serviço deve ser encerrado em fevereiro de 2015. O investimento é de R$ 8 milhões.

PORTAL TERRA


MT: policiais vão à Bolívia rastrear avião roubado


Keka Werneck

O delegado Gilson Silveira, titular da Delegacia Municipal de Pontes e Lacerda (MT), seguiu para a Bolívia por terra, com um veículo da Polícia Civil de Mato Grosso, com dois investigadores, para tentar rastrear o avião da candidata ao governo de Mato Grosso, Janete Riva (PSD), roubado no início da tarde do última sábado.
A equipe de investigação está fazendo contato com autoridades bolivianas para somar apoio nas buscas. O piloto e o copiloto da candidata, Evandro Rodrigues de Abreu e Rodrigo Frais Agnelli, que já estavam a postos na cabine aguardando a comitiva chegar para seguir viagem, estão desaparecidos desde sábado.
O empresário Fernando Rezende, de 54 anos, é primo de Rodrigo. Ele mora em Maringá (PR), terra do copiloto. Segundo ele, a mulher do desaparecido acaba de ter um bebê, que está com 40 dias de vida. “Ela está bastante abatida e angustiada, aguardando notícias”, lamenta o primo. O casal mora em Várzea Grande, cidade vizinha à capital de Mato Grosso, Cuiabá, “mas por sorte, como ela teve bebê, está aqui em Maringá, com familiares”. Fernando assegura que o copiloto, que presta serviços aéreos no interior do Estado, não fez nenhum tipo de contato. “Ele nunca sumiu assim. Estamos rezando para ele aparecer”.

O delegado regional de Pontes e Lacerda, José Emílio Gadioli, disse que duas informações estão sendo investigadas e podem ter ligação com o roubo do avião. Um empresário do agronegócio da região de Pontes e Lacerda disse que viu uma aeronave parecida com a descrita pela polícia voando baixo, próximo à fazenda dele. “Mandei uma equipe para lá, mas não temos nenhuma confirmação de que se trata do mesmo veículo”, disse o delegado.
Gadioli falou com a polícia boliviana no sábado logo após o registro do crime, mas só nesta segunda-feira conseguiu se comunicar, com muita dificuldade, com a equipe da Polícia Civil do Mato Grosso que está no país andino. O delegado disse que “na localidade onde eles estão o sinal de celular é muito ruim. O que eles falaram é que as autoridades locais estão sendo solidárias”.
Conforme apurou o delegado Gadioli, a autonomia de vôo do avião modelo King Air, prefixo ATY, daria para os ladrões chegarem em Santa Cruz de La Sierra, que é a primeira cidade boliviana após a fronteira, onde poderiam aterrissar, abastecer e seguir viagem.
O delegado Gadioli disse ainda que não faz ligação entre o crime e motivações políticas, pelo menos não a princípio. “Não estou nem mexendo com isso. Ainda é tudo uma dúvida, nem o inquérito foi aberto ainda, está tudo muito tumultuado, mas acreditamos que o avião tenha sido sequestrado por narcotraficantes, apesar de que isso não é comum na região. O que é comum é roubarem aeronaves bem menores em outros lugares e usá-las no tráfico aéreo. Eles colocam 300 a 400 quilos de cocaína por exemplo na Bolívia nesses aviões e trazem para território brasileiro. Aqui é uma região de fronteira, tudo que não presta passa por aqui, aqui é o que o povo chama de curva de rio”, compara o delegado, atuante há seis anos na região.
Perguntado sobre como é feita a fiscalização do tráfego aéreo na região, o delegado responde que já entrou em contato com a Aeronáutica, em Cuiabá, para se informar a respeito e se há registro do trajeto aéreo do avião roubado. “Precisamos de uma informação mais técnica para eu te falar”.
Família Riva
O primo do copiloto Rodrigo explica que a família está em contato com a candidata Janete Riva e o marido dela, o deputado estadual José Riva. Ambos seguiriam em viagem de campanha eleitoral no avião roubado de Pontes e Lacerda para Vila Bela da Santíssima Trindade. Riva era o candidato a governo na chapa “Viva Mato Grosso”, mas foi considerado inimputável pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por ser “ficha suja”. Janete assumiu a chapa. A família Riva, conforme a Assessoria de Imprensa da candidata, estava utilizando duas aeronaves para fazer campanha eleitoral. A filha do casal, Janaína Riva, também é candidata a deputada estadual pelo mesmo partido (PSD).

JORNAL VALOR ECONÔMICO


Acordo com IAI é exemplo a ser seguido


Virgínia Silveira

O projeto das aeronaves KC-X2, da Força Aérea Brasileira (FAB), está sendo considerado um dos mais bem elaborados programas de compensação industrial e tecnológica para a indústria aeroespacial e de defesa brasileira. O KC-X2 contempla a aquisição de três aviões para missões de reabastecimento em voo, transporte estratégico de carga e tropa e evacuação médica.
A empresa IAI (Israel Aerospace Industries) foi escolhida para fornecer os aviões que substituirão os antigos KC-137 ou Sucatões, incorporados pela FAB em 1986 e empregados em missões operacionais e humanitárias.
O contrato ainda não foi assinado, pois aguarda recursos no orçamento. A FAB, no entanto, tem pressa em viabilizar o acordo. "Com a perda do Sucatão, a FAB ficou sem nenhum avião para realizar estas missões e tem tido que recorrer ao aluguel de aeronaves dos países vizinhos para manter-se operacional", disse Manoel de Oliveira, presidente da Sygma.
Os aviões comprados pela FAB da IAI são do modelo Boeing 767-300 usados. Eles serão convertidos para aviões cargueiros e posteriormente transformados em aeronave de abastecimento.
A proposta para KC-X2 foi elaborada pela Sygma. Segundo Oliveira, o "offset" oferecido pela IAI beneficiará as empresas Akaer, TAP Engenharia e Manutenção, Gespi e Friuli. A IAI irá capacitar a Friuli a projetar alguns ferramentais utilizados na instalação e desinstalação de equipamentos nos aviões que serão fornecidos para a FAB. "O avião poderá ser usado em quatro configurações diferentes. Em duas horas você transforma uma versão para transporte de tropa em avião hospital ou de reabastecimento em voo", diz o presidente da Friuli, Gianni Cucchiaro
A parceria, segundo Cucchiaro, representa investimentos da ordem de R$ 2 milhões. A Friuli vai enviar alguns de seus funcionários para serem treinados na fábrica da IAI em Israel.
A Gespi Aeronáutica, especializada em manutenção e reparo de turbinas aeronáuticas e industriais, receberá da IAI treinamento para fazer manutenção dos motores dos 12 caças A-4 da Marinha, que estão sendo modernizados pela Embraer.
Esse trabalho, segundo o presidente da Gespi, João Scarparo, é feito hoje no exterior e leva quase dois anos para retornar ao Brasil, devido à complexidade que envolve transporte e desembaraço de equipamentos aeronáuticos.
O executivo estima que essa nova atividade criará uma demanda de trabalho de seis motores por ano e uma receita entre R$ 6 milhões e R$ 7 milhões para a empresa. "No Brasil poderíamos fazer esse trabalho para a Marinha em 90 dias", ressaltou.
Para a TAP Manutenção & Engenharia, a transferência de tecnologia será no treinamento para fazer as conversões de aviões Boeing 767-300 da configuração standard de transporte de passageiros para uma configuração multimissão (transporte de cargas, tropas, remoções aeromédicas, além de reabastecimento aéreo).
A empresa também receberá treinamento para a manutenção de sistemas de missão incorporados à aeronave que será convertida. "Além da demanda de serviços oriunda deste projeto, haverá uma qualificação de parte do nosso corpo técnico em modificações estruturais complexas de aeronaves", afirma o diretor de desenvolvimento de negócios da TAP, Anderson Fenocchio.

JORNAL ESTADO DE MINAS


Aeronáutica começa a apurar queda de helicóptero em Fama

Dois passageiros morreram. Órgão investiga se o piloto cobrava para fazer passeios sem autorização

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) começou apurar no domingo as circunstâncias da queda do helicóptero prefixo PR-CIG, na represa de Furnas, em Fama, no Sul de Minas. No acidente, duas pessoas morreram. Há suspeita de que a aeronave, que é registrada para uso particular, estivesse fazendo voo panorâmico pago, o que se configura em infração. O piloto Bruno Abtibol de Andrade, de 34 anos, que abandonou o local do acidente e depois se apresentou à polícia, prestou depoimento na madrugada de ontem na delegacia de plantão da Polícia Civil em Varginha, e foi liberado.
De acordo com o major Raphael Vargas Vilar, do Cenipa, somente aeronave com registro para operações comerciais pode realizar voos panorâmicos pagos. Vilar, que chegou ontem à tarde no local do acidente, disse que inicialmente vai colher evidências, que inclui depoimentos de testemunhas, para em seguida analisar quais foram as circunstâncias do voo e a queda. Nos próximos dias, o piloto será convocado para prestar novo depoimento na Polícia Civil, em Fama, que vai investigar a responsabilidade dele pelas duas mortes. Na queda, morreram o sargento da Polícia Militar Marcos Antônio Alves, de 44 anos, e sua companheira Lívia Reis Carvalho, de 27, que não pagaram pelo voo. Antes do acidente, outros dois militares acompanhados de familiares fizeram o sobrevoo de cortesia.

Na noite do sábado, depois de retomadas as buscas, o corpo de Marcos foi resgatado. Na noite de domingo, mergulhadores do Corpo de Bombeiros trabalharam para retirar o corpo de Lívia, que ficou preso nas ferragens do helicóptero e foi encontrado a uma profundidade de 10 metros na represa. Com uso de um trator e uma balsa, bombeiros içaram os destroços da aeronave. Algumas partes foram retiradas da água, como a hélice, para análise da perícia do Cenipa.
O investigador Tiago Gomes informou que, no depoimento à polícia em Varginha, Bruno Abtibol confessou ter fugido depois da queda. Ele seguiria em fuga em direção a BH, mas decidiu se apresentar à polícia em Elói Mendes. Bruno contou que, antes da queda, tinha feito dois voos panorâmicos com outros militares e suas esposas como passageiros. O passeio aéreo seria, segundo ele, uma forma de agradecer à receptividade da Polícia Militar da cidade a ele e seu irmão, também piloto.
Panorâmico
De acordo com o investigador, Bruno contou aos polícias que saiu de BH na sexta-feira rumo Fama, mas não disse o motivo. Ele detalhou que estava com seu irmão, também piloto, que operou a aeronave na viagem e lhe deu instrução de voo. Quando chegaram à cidade, segundo contou Bruno, eles foram bem recebidos por policiais militares que os levaram ao hotel e se colocaram à disposição para qualquer eventualidade. O piloto, em depoimento, disse que, em retribuição, convidou os militares e as suas esposas para um voo, na manhã do sábado, pela cidade. “Se não me engano, um sargento e um soldado, e suas esposas”, declarou Bruno à polícia.
O também sargento Carlos Alberto, da PM de Fama e amigo do militar morto, disse que não sabe ao certo se Bruno havia sido contratado para oferecer o serviço de voo ou se o fazia por lazer. Mas Carlos diz que foi um dos passageiros a aproveitar, gratuitamente, o passeio. “Eu e minha esposa fomos os segundos a sobrevoar com ele. Foi tudo muito tranquilo”, contou. Ontem, durante o velório de Marcos, Carlos disse que os familiares de Marcos e Livia estão inconsoláveis.
Na quinta-feira, teve início na cidade a festa Arena Fama Rodeio, com shows de música sertaneja e rodeios durante quatro dias. Moradores, que não quiseram se identificar, acreditam que os dois pilotos foram convidados para a festa para oferecerem o voo panorâmico pago ao público. Panfletos foram distribuídos no sábado convidando as pessoas a “conhecerem a cidade de um ângulo diferente”.
Informações que estão sendo checadas pela Cenipa é de que cada passageiro pagaria R$ 80 pelo sobrevoo. Maurinho Castro, um dos organizadores da festa em Fama, disse que foi sondado pelo piloto que queria decolar e pousar a partir da arena do rodeio. Mas depois de consultar um amigo, ele não aceitou. Castro não afirmou se Bruno lhe fez uma proposta financeira.

O acidente

A queda da aeronave foi pouco antes do meio dia, quando o sargento Marcos e a esposa Lívia foram aproveitar o passeio oferecido por Bruno. Segundo o piloto contou à polícia, na hora da decolagem havia um barco em frente à proa da aeronave e ele foi obrigado a fazer uma manobra evasiva pela direita. “Foi tudo muito rápido. Uma coisa pavorosa”, disse Bruno. O advogado dele, Guilherme Faria, esteve ontem em Fama para se informar sobre o acidente. Ele afirmou que seu cliente é apto para pilotar helicóptero. Como desconhecia as declarações dele à polícia, evitou comentar se o piloto realizava voos panorâmicos a trabalho.
O helicóptero, um Robinson R44,com capacidade para quatro pessoas, está registrado em nome da Siderúrgica Gagé, com sede em Conselheiro Lafaiete, Região Central de Minas. Ninguém da empresa foi encontrado para falar sobre a aeronave. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) o certificado de aeronavegabilidade do helicóptero é válido até abril de 2018, e o documento de Inspeção Anual de Manutenção (IAM) até abril do próximo ano.

PORTAL BRASIL


Há três meses em órbita, nanossatélite brasileiro funciona como programado

Além de testar circuitos resistentes à radiação produzidos no País, projeto de capacita recursos humanos para área espacial

Lançado ao espaço há três meses, o NanosatC-Br1 – primeiro cubesat nacional - opera como programado transmitindo dados para estações localizadas em Santa Maria (RS) e São José dos Campos (SP).
Desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Universidade de Santa Maria (UFSM), com recursos da Agência Espacial Brasileira (AEB), o cubesat leva a bordo instrumentos para o estudo de distúrbios na magnetosfera, principalmente na região da Anomalia Magnética do Atlântico Sul, e do setor brasileiro do Eletrojato Equatorial Ionosférico.
“Já temos uma quantidade de dados razoável das cargas úteis e da plataforma. Muitos ensinamentos estão sendo extraídos por meio da operação do NanosatC-Br1, do seu comportamento e performance que serão utilizados em futuros satélites desta classe”, diz o pesquisador do Inpe, Otávio Durão.
Além de testar circuitos integrados resistentes à radiação projetados no Brasil, para utilização em futuras missões de satélites nacionais, a capacitação de recursos humanos para a área espacial é um dos principais objetivos do projeto.
Saiba mais
O desenvolvimento Nanosatc-BR1 permitiu que estudantes tivessem a supervisão de especialistas do Inpe e atuassem diretamente em todas as fases para construir e colocar um satélite em órbita – desde a especificação e produção do cubesat, até a montagem, integração, testes, lançamento, operação e recepção dos seus dados.
O cubesat tem três cargas úteis: um magnetômetropara utilização dos seus dados pela comunidade científica; um circuito integrado projetado pela Santa Maria Design House da UFSM; e o hardware FPGA, que deve suportar as radiações no espaço em função de um software desenvolvido pelo Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Participa ainda do projeto o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), onde está uma das estações terrena que recebem dados do NanosatC-Br1.

Abertas as inscrições para seminário de manutenção de aeronaves

Evento acontece no dia 29 de outubro, no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins (MG)

Estão abertas as inscrições para o 1° Seminário Nacional de Prevenção na Manutenção de Aeronaves. O evento acontece em 29 de outubro, no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins (MG). O objetivo é apresentar os conceitos de segurança de voo para os profissionais da manutenção aeronáutica. 
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 16 de outubro no site do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos. O seminário conta com palestras voltadas para gestores, engenheiros, supervisores, técnicos, ajudantes e instrutores.
O Seminário é promovido pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), Terceiro Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA III) e Comissão de Segurança de Voo na Manutenção (CSVM).
Palestras do Seminário Nacional de Prevenção na Manutenção:
Filosofia do Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sipaer);
Brigadeiro do Ar R1 Carlos Alberto da Conceição;
Boas práticas de manutenção;
Suboficial Milton Cardoso de Lima;
Fatores humanos – fadiga e estresse;
Psicóloga Rosana Conceição de Lima Bauer Bauer
Fatores humanos – estudo de caso;
Comandante Augusto da Fonseca Viana;
Responsabilidade civil na manutenção de aeronaves;
Suboficial Márcio Patrício de Oliveira;
MOSA (Maintenance Organization Safety Audit) e a Comissão de Segurança de Voo na Manutenção;
Mauricio Luiz Maranhão Pinto.

Cerca de 600 mil jovens passam para fase final do Alistamento Militar

Selecionados para a fase final serão submetidos, até 31 de outubro, a uma série de exames físicos, psicológicos, culturais e morais

Aproximadamente 600 mil jovens foram convocados para a fase final, a Seleção Geral, do Serviço Militar de 2014. O período inicial de Alistamento Militar, encerrado em 30 de junho, contabilizou a apresentação de 1.726.317 jovens às Juntas de Serviço Militar. Os selecionados para a fase final serão submetidos, até 31 de outubro, a uma série de exames físicos, psicológicos, culturais e morais.
A expectativa do Ministério da Defesa é de que cerca de 90 mil sejam incorporados a uma das Forças Armadas: Marinha, Exército e Força Aérea. Nesse caso, eles só vão começar a trabalhar em 2015. Aqueles que não foram chamados para a Seleção Geral vão receber Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI).
Fora do prazo
Aqueles que perderam o prazo do alistamento obrigatório deverão comparecer a qualquer a uma Junta para regularizar a situação – há a cobrança de multa. É necessário levar certidão de nascimento ou documento de identidade, comprovante de residência e uma foto 3x4 (recente, de frente e sem retoques).

Aeroporto de Guarulhos passará por reformas em outubro

Transporte aéreo Terminais 1 e 2 serão remodelados e ampliados; plano da concessionária GRU Airport foi apresentado nesta segunda-feira

O Aeroporto Internacional de Guarulhos, o maior do País, começa no mês que vem a nova fase de sua expansão, com a reforma dos terminais de passageiros 1 e 2. O plano de remodelagem dos terminais foi apresentado nesta segunda-feira (22) ao ministro da Aviação Civil, Moreira Franco.
As obras, com previsão de entrega no segundo semestre de 2016 e investimento de R$ 200 milhões, visam aumentar a capacidade e o conforto dos dois terminais, que respondem pela maior parte da movimentação de passageiros em Guarulhos.
O projeto ampliará setores-chave do aeroporto, como check-in, restituição de bagagem e saguões de embarque e desembarque. As atuais estruturas metálicas serão removidas, assim como os balcões de check-in que ficam próximos às portas de entrada dos dois terminais. Com isso, a largura do corredor de circulação nos saguões vai passar de 3 metros para 7 metros. O Terminal 1 passará a ser utilizado apenas para vôos domésticos; o 2, para domésticos e internacionais de curta distância. A área de lojas e restaurantes será expandida na área restrita, ganhando o nome de “Avenida GRU”.
O setor de raio-X também será centralizado. Hoje há quatro entradas para a inspeção, duas em cada terminal. Após a remodelagem, todos os passageiros terão acesso à área de embarque por um único local. “Essa mudança trará um ganho considerável em eficiência operacional e segurança, uma vez reduziremos o número de entradas para a área restrita”, afirmou Antônio Miguel Marques, presidente da GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto.
Segundo Moreira Franco, a reforma nos dois terminais colocará o aeroporto num novo patamar de excelência, algo que já havia começado com a entrega do Terminal 3, para voos internacionais. Ele lembrou que a situação atual dos terminais 1 e 2 tem gerado insatisfação nos passageiros, de acordo com a pesquisa trimestral de percepção do usuário realizada pela Secretaria de Aviação Civil. “Nossas pesquisas trimestrais têm o principio de instituir a meritocracia no sistema. E elas colocavam o aeroporto de Guarulhos numa situação muito ruim, algo que nos incomodava. Afinal, estamos implantando uma política de aviação civil com o objetivo de fazer uma mudança de patamar e colocá-la no século 21”, afirmou.
“É sempre mais difícil fazer reforma do que obra nova. Aqui em Guarulhos será feita uma obra com o aeroporto em funcionamento. Temos a experiência de uma obra grande no aeroporto de Brasília. A partir da experiência de Brasília, Guarulhos vai dar atendimento melhor e transtorno menor aos passageiros”, prosseguiu o ministro.

Cresce o número de órgãos transportados por empresas aéreas

Acordo de cooperação técnica garantiu o aumento de 18% de transportes de órgãos nos últimos 6 meses

O transporte por avião de órgãos para transplantes no Brasil registrou um aumento de 18% no primeiro semestre de 2014 em comparação com o mesmo período de 2013. O aumento é fruto de um acordo de cooperação técnica assinado em dezembro entre Secretaria de Aviação Civil, Ministério da Saúde, companhias e agentes do setor aéreo para agilizar o embarque do material, que se perde caso não seja transportado rapidamente.
“Estamos satisfeitos com os resultados após a assinatura do acordo, já que observamos um maior aproveitamento dos itens para transplantes por conta da agilidade no transporte. Se podemos contribuir para salvar vidas, não mediremos esforços”, afirmou o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco.
Nos seis primeiros meses deste ano, foram transportados em voos comerciais 639 órgãos, 1.723 tecidos e 1.764 outras partes do corpo humano, o que representa mais de um terço dos 11.393 transplantes realizados no país.
Uma parceria entre os agentes do setor aéreo para melhor aproveitamento dos itens para transplante já existia desde 2009. O documento de dezembro, assinado pelas companhias GOL, TAM, Passaredo, Trip/Azul, Oceanair/ Avianca, prevê a presença de um funcionário da Central de Transplantes 24h por dia na sala de decisões colaborativas do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea, localizada na área militar ao lado do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
Assim, a Central Nacional de Transplantes (CNT) solicita voos diretamente às empresas aéreas, que apontam o melhor voo para atender a demanda em tempo hábil para que o transplante possa ocorrer. De acordo com dados da CNT, em 13 anos, houve um aumento exponencial no número de voos autorizados para fins de transplante, passando de 67 em 2000 para 6.064 em 2013.

JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO


Pilotos de avião de campanha estão desaparecidos em Mato Grosso


Paula Sperb

A Polícia Civil de Mato Grosso suspeita que traficantes internacionais de drogas sejam responsáveis pelo desaparecimento, no último sábado (20), do avião usado na campanha eleitoral por Janete Riva (PSD), candidata ao governo do Estado.
Desde o desaparecimento a polícia não tem informações sobre a localização da aeronave e de seus pilotos. A principal hipótese é que o avião tenha sido roubado do aeroporto de Pontes e Lacerda (a 359 km de Cuiabá) para ser utilizado no tráfico internacional de drogas.
O delegado José Gadioli, que apura o caso, está em contato com a polícia da Bolívia porque o país vizinho é o destino mais provável da aeronave. De acordo com a polícia, o avião tinha combustível suficiente para chegar até Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, onde há outro ponto de abastecimento.
O delegado afirmou à Folha que pedirá auxílio da FAB (Força Aérea Brasileira) nas buscas. Uma equipe especializada em ações na fronteira também atua na região.
A FAB informou que no caso da aeronave não houve registro do plano de voo, e que a movimentação da aeronave ocorreu sem qualquer comunicação prévia.
Evandro Rodrigues de Abreu, piloto, e Rodrigo Frais Agnelli, copiloto, deveriam ter partido do aeroporto de Pontes e Lacerda para o município vizinho de Vila Bela da Santíssima Trindade.
A candidata e o marido, o deputado estadual José Riva (PSD), e o candidato a senador Rui Prado (PSD) também deveriam embarcar, mas o avião não estava no local quando chegaram.
Um segundo avião, que levava parte da equipe da campanha, decolou minutos antes normalmente.
ROUBO DE AVIÕES
De acordo com a polícia, roubos de aviões são comuns na região –já a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informou que os casos registrados são raros.
O avião com prefixo PR-ATY, modelo C90GT, está registrado na Anac como propriedade de Berf Participações. Segundo a assessoria de Janete Riva, o avião foi adquirido em modalidade de leasing e o seguro está em nome de Floresta Viva, empresa da família Riva.
A polícia afirma que não há testemunhas do roubo. A assessoria da candidata informa que "duas caminhonetes deram suporte aos bandidos que sequestraram a aeronave".
A CAMPANHA
Janete tornou-se candidata no lugar do marido José Riva, que teve a candidatura barrada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) há dez dias.
Riva é apontado como o "maior ficha suja do país" porque responde a mais de cem processos, incluindo um sobre suposto esquema de desvio de recursos da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
Janete foi secretária estadual da Cultura e concorreu a vice-governadora em 2002

OUTRAS MÍDIAS


DIARIO DO GRANDE ABC (SP)


Setor aeronáutico é aposta de indústria do Grande ABC

Buscar se fortalecer em outras áreas de atuação, para reduzir a dependência dos resultados do setor automotivo, é o caminho de muitas empresas da região, em meio ao cenário das vendas retraídas de veículos. Esse tem sido o foco da Serra do Brasil, fabricante de dispositivos e máquinas para soldagem, com sede em São Bernardo, que tem procurado ganhar presença na indústria aeronáutica, com projetos de engenharia, ferramentas e peças para a montagem de aeronaves. 
Filial da multinacional espanhola Aernnova, a empresa, que tem fábrica no bairro Pauliceia, tem se preparado para crescer no segmento aeroespacial. No início deste ano, se transferiu para imóvel duas vezes maior do que o anterior (que ficava nas proximidades do atual), e que conta com 5.000 m² de terreno, com 2.600 m² de piso de fábrica, mais 600 m² de salas de escritório, com investimento de R$ 3 milhões.
A companhia já é tradicional no fornecimento de máquinas para soldagem de componentes automotores. Tem, entre os clientes, nomes de peso como Fiat, Mercedes-Benz, Renault, Peugeot, Volkswagen e Ford, entre outras, e no ano passado, 70% de seu faturamento anual (de R$ 30 milhões) foi proveniente desse segmento.
O setor aeroespacial não é desconhecido da Serra, que teve 26% de sua receita proveniente do ramo em 2013. Já atende, por exemplo, a Embraer, tendo participado do projeto de engenharia e fornecido equipamentos para montagem de partes estruturais (da fuselagem) do KC-390 – avião cargueiro que substituirá o modelo Hercules a partir de 2016.
O diretor-executivo Rafael Ronconi cita que, neste ano, o fornecimento para a indústria aeronáutica responderá por 55% do faturamento, enquanto montadoras e autopeças vão contribuir com 40%. No entanto, este é um ano atípico, em que as encomendas para montadoras mostraram queda de 45%, o que será decisivo para a receita encolher cerca de 35% – de R$ 30 milhões em 2013 para R$ 20 milhões em 2014. A ideia é, para os próximos anos, manter entre 30% e 40% das vendas oriundas do setor aeronáutico.
LOCALIZAÇÃO - Ronconi destaca que a localização da empresa, no Grande ABC, é estratégica, por causa da proximidade com montadoras e autopeças, e da logística facilitada (por causa do Rodoanel e das rodovias Imigrantes e Anchieta) que permite contato com o mercado aeronáutico, bastante concentrado em São José dos Campos.
Além disso, ele considera que São Bernardo tem boas condições de se tornar um segundo polo da indústria de aeronaves, principalmente em razão da fábrica que será erguida no município pela multinacional sueca Saab em parceria com o grupo Inbra, de Mauá, para montagem de aeroestruturas do caça Gripen NG, que será fornecido à FAB (Força Aérea Brasileira).
Por conta do interesse em participar como fornecedor dessa planta fabril, a Serra deverá integrar missão empresarial à Suécia, organizada pela secretaria de Desenvolvimento Econômico de São Bernardo, de hoje (22) até sexta-feira (26).



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented