|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 18/09/2014

Aeroporto de São José dos Campos tem maior potencial entre regionais, diz consultoria ...




SÃO PAULO (Reuters) - O aeroporto de São José dos Campos, no interior de São Paulo, é o terminal aéreo com maior potencial de desenvolvimento entre os aeroportos regionais do país que fazem parte do programa de investimentos em logística do governo federal, afirma estudo divulgado nesta quarta-feira ...







Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL G-1


Justiça Militar condena soldado da Aeronáutica que matou colega em MG

Homicídio foi em 2012, na MGT-265 em Barbacena. Condenação foi de pouco mais de 18 anos; decisão cabe recurso.

Do G1 Zona Da Mata

Foi condenado a mais de 18 anos de prisão o soldado da Aeronáutica acusado de ter assassinado um colega, de 19 anos, em outubro de 2012 no município de Barbacena. Segundo informações divulgadas no site do Superior Tribunal Militar (STM), o processo foi julgado em primeira instância pela Auditoria de Juiz de Fora. O réu foi acusado por furtar uma pistola da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) e, em seguida, tramar uma emboscada para matar o colega de farda que sabia do furto. O soldado acusado já estava preso desde a época do crime. A decisão cabe recurso no STM, mas não foi concedido ao réu o benefício de recorrer em liberdade.
Depois de preso, o acusado inicialmente negou as acusações, mas depois confessou o crime. No entanto, afirmou que a vítima quem havia furtado a pistola e que, no dia do crime, os dois militares teriam saído do quartel na moto da vítima para finalizar a negociação de compra e venda do veículo. No entanto, no trajeto entre Barbacena e Alto Rio Doce, o colega teria tentado assaltá-lo. Após luta corporal, a vítima teria sido atingida por um disparo. O jovem de 19 anos estava fardado e foi encontrado sem vida em um matagal às margens da MGT-265 com um tiro na testa.
O Ministério Público Militar não aceitou a tese de legítima defesa e denunciou o militar pelo crime previsto no artigo 242, parágrafo terceiro, por latrocínio - roubo seguido de morte - do Código Penal Militar (CPM). A defesa do réu pediu a absolvição com base na excludente da ilicitude, ou que o crime fosse desclassificado para homicídio simples. Ao analisar o processo, o Conselho Permanente de Justiça da Auditoria de Juiz de Fora considerou o réu culpado pela morte do colega. Na sentença, os juízes argumentaram que o acusado não apresentou qualquer lesão ou ferimento que pudesse sugerir uma luta corporal na disputa pela arma, eliminando a tese de legítima defesa.
O réu foi condenado por homicídio qualificado, inicialmente a 23 anos e três meses de reclusão. Mas por ser o réu, à época do crime, menor de 18 anos, a pena foi reduzida em 1/5, passando para 18 anos, sete meses e seis dias de reclusão. A decisão cabe recurso no STM.
O G1 entrou em contato com a Epcar de Barbacena para saber se a escola deseja se pronunciar sobre a decisão, porém, as ligações no setor responsável pela informação não foram atendidas.

Morador reclama de voos que saem do Aeroporto Carlos Prates, em BH

Segundo ele, aeronaves passam muito perto dos imóveis. Em Ribeirão das Neves, a falta de asfalto incomoda a população

Do G1 Mg

Os voos que partem do Aeroporto Carlos Prates, na Região Noroeste de Belo Horizonte, preocupam moradores vizinhos ao terminal. O telespectador Bruno Lima mostra imagens feitas do terceiro andar de um apartamento no bairro Caiçara. Nelas, aeronaves sobrevoam perto dos prédios. Segundo Bruno, isso ocorre várias vezes ao dia. Ele se preocupa com o risco de acidentes.
Pela norma da Aeronáutica, voos desse porte podem sobrevoar cidades a uma altura mínima de 300 metros, acima do obstáculo mais alto. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) informou que esses voos são realizados por escolas de aviação homologadas e com certificado de operação expedido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Em Ribeirão das Neves, na Grande BH, o morador Fábio Sousa conta que há mais de dez anos a Avenida Perimetral, localizada no bairro Landi, está sem pavimentação. Ele afirma que essa situação é um transtorno para motoristas e pedestres; e questiona qual a previsão de asfaltamento no local.
A prefeitura informou que, no momento, não tem dinheiro para asfaltar a avenida. Mas programou os serviços de limpeza e de capina para amenizar a situação no local. Os trabalhos devem ser realizados até o fim do ano.

Faculdade em Roraima disponibiliza serviços e atividades em ação social

Evento será no sábado (20), na escola Raimundo Eloy Gomes, no Cidadão. Alunos e colaboradores participam do Dia da Responsabilidade Social.

Do G1 Rr

Um dia voltado para a sociedade, com serviços de atendimentos médicos e atividades diversas. É desta forma que ocorrerá o Dia da Responsabilidade Social, que será no próximo sábado (20), das 8h às 12h, na escola Municipal Raimundo Eloy Gomes, no Conjunto Cidadão, zona Oeste de Boa Vista. A iniciativa é da Faculdade Cathedral.
A programação é diversificada com atividades e serviços gratuitos disponibilizados à comunidade. Nesta edição, além de acadêmicos, professores e colaboradores, o evento conta com a participação da Base Aérea de Boa Vista.
Serão oferecidas palestras, atividades recreativas, oficinas, atendimentos médico, laboratorial e jurídico. Cada curso da instituição idealizadora ficou responsável por desenvolver e oferecer serviços à população de forma gratuita.
Confira as atividades de cada curso:

Odontologia: Palestra de Instrução Bucal - Escovação supervisionada e aplicação de flúor - Triagem
Ciências Biológicas: Sabão de óleo reciclado - Distribuição de mudas - Caixa de insetos, visualização em microscópio - Distribuição de hipoclorito
Fisioterapia: Feira de saúde pública - Oficina da mulher - Oficina de psicomotricidade - Ergonomia doméstica
Administração: Cama Elástica - Cabo de guerra - Futebol de salão - Queimada - Premiação das atividades
Psicologia: Atividades Recreativas - Orientação vocacional - Orientação sobre sexualidade - Contadores de História - Bazar
Ciências Contábeis: Brechó - Cinema infantil - Bingo
Farmácia: Dosagem de glicemia capilar
Direito: Atividade de atendimento jurídico

Aeroporto de São Luís já registrou 32 incidentes em 2014

Incidentes envolvendo aves e aeronaves são comuns. Nenhuma das ocorrências resultou em graves acidentes.

Incidentes envolvendo aves e aeronaves são comuns no Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís. Somente este ano, foram registrados 32 casos dessa natureza no terminal de passageiros da capital. Nenhuma das ocorrências resultou em graves acidentes, porém a presença de aves representa um risco para o tráfego de aeronaves no local. A informação foi publicada no jornal "O Estado do Maranhão."
As aves são atraídas pelo mau cheiro proveniente do lixo depositado no Aterro da Ribeira (que fica distante apenas seis quilômetros do terminal de passageiros), e pelos dejetos que são jogados próximo ao muro do aeroporto. No momento da decolagem ou aterrissagem, as aeronaves podem colidir com os pássaros que estão sobrevoando a área, aumentado a possibilidade de serem registrados acidentes.
Dados
Conforme mostram os dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), de janeiro até ontem ocorreram 32 registros envolvendo aves e aeronaves no aeroporto de São Luís. Desse total, 21 foram classificados como colisões propriamente ditas, que causaram amasso na fuselagem do avião. Apesar dessa situação, não houve problemas durante o pouso ou decolagem da aeronave atingida. As outras ocorrências foram classificadas como avistamentos (10 casos) e quase colisões (um caso).
Nesse mesmo período no ano passado, foram registradas 39 ocorrências. Em todo o ano de 2013, o Cenipa contabilizou 51 incidentes envolvendo aves e aeronaves no aeroporto da capital maranhense, das quais 26 foram classificados como colisões; quatro como quase colisões, e 21 como avistamentos.
A última ocorrência deste ano foi registrada no dia 3 deste mês e classificada como uma colisão. Nesse incidente, apenas a asa da aeronave teve leves avarias e o voo seguiu normalmente.
Lixão
No Maranhão, apenas um aterro tem licença ambiental, o Titara, localizado no município de Rosário, e que deve atender a capital maranhense e as cidades de Rosário, Bacabeira, Santa Rita, além dos demais municípios nas adjacências. A Prefeitura de São Luís já se comprometeu a desativar o atual Aterro da Ribeira, cuja decisão já foi comunicada à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, que deve proceder uma auditoria ambiental para providenciar o fechamento do local.
Para diminuir os transtornos causados pela presença de pássaros no espaço aéreo do aeroporto ludovicense, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), responsável pela gestão do aeroporto da capital, contratou a empresa Biocev Serviços de Meio Ambiente Ltda., que está fazendo estudos específicos para o manejo de fauna da região.
Estão sendo realizadas atividades de elaboração do Plano de Manejo de Fauna, além de execução de ações de manejo constantes que integram esse plano. A contratação da empresa faz parte do programa Gestão do Perigo da Fauna Aeroportuária, desenvolvido pela Infraero e que tem o objetivo de reduzir ou eliminar os acidentes aeronáuticos causados pela proximidade com a fauna, por meio de ações internas e externas aos aeroportos.

Médicos e enfermeiros de SP treinam para atendimento a casos de ebola

Paciente é colocado em uma maca que o deixa completamente isolado. Médicos e enfermeiros usam roupas especiais para evitar qualquer contato.

Por pura precaução, médicos e enfermeiros de São Paulo estão em treinamento para saber o que fazer caso um paciente chegue com ebola. O cuidado maior ainda no aeroporto de Guarulhos recebe voos vindos da África. É preciso saber o que fazer caso alguém chegue com os sintomas da doença.
 O treinamento começou pelo Aeroporto Internacional de Guarulhos. Um voluntário da Aeronáutica se passou por passageiro de um avião e estaria com os sintomas do vírus ebola, que são febre alta, fraqueza intensa, dor muscular, vômito e sangramento.
Ainda na aeronave, o paciente é colocado em uma maca especial, que o deixa completamente isolado. Médicos e enfermeiros usam roupas especiais para evitar qualquer contato direto com o homem. Na simulação, a bagagem de mão do passageiro também é cuidadosamente separada.
Só então o paciente é removido para uma ambulância e levado para o Instituto Emílio Ribas, especializado no tratamento de doenças infectocontagiosas.
“Quando chega aqui, todos abrem as coisas para nós e a gente não toca em nada. Só no paciente até tirá-lo da maca e descontamina a maca aí dentro mesmo”, afirma Jorge Ribeiro, diretor do Grupo Resgate Urgência e Emergências.
Evitar o contato direto com o doente é fundamental, já que ainda não existe no mercado, vacina ou um remédio que cure a doença. E, por enquanto, a única maca de isolamento existente no Brasil está em São Paulo. Mas, isso porque a Secretaria do Estado considera que o risco de que algum caso chegue no país é muito baixo.
“Casos suspeitos que não apresentam sintomas vão ficar em isolamento, vão ficar em observação. Vão ficar em quarentena”, explicou Luiz Carlos Pereira Júnior, diretor do Instituto Emílio Ribas.
A Organização Mundial de Saúde diz que o ebola já matou quase 2,5 mil pessoas na África Ocidental. E outras 5 mil estão infectadas com o vírus.

Baixo movimento faz Azul desistir de voos no aeroporto de Araraquara, SP

Empresa deixa de operar em novembro e diz que clientes terão reembolso. Com a decisão, Bartholomeu de Gusmão fica novamente sem voos regulares.

Do G1 São Carlos E Araraquara

A Azul Linhas Aéreas Brasileiras vai encerrar as operações de voo em Araraquara (SP) a partir do dia 3 de novembro. O motivo da suspensão, segundo a empresa, é o baixo movimento de clientes apresentado na rota até Campinas, a única realizada na cidade. Com a decisão, o aeroporto Bartholomeu de Gusmão fica novamente sem voos regulares.
A Azul afirmou que com a baixa movimentação, a manutenção dos voos fica economicamente inviável. Ainda segundo a empresa, os clientes que compraram passagem para viajar depois de 1º de novembro serão reembolsados integralmente do valor gasto. As explicações sobre o reembolso estão disponíveis no site da Azul.
Desde o início da operação no aeroporto Bartholomeu de Gusmão, em dezembro de 2013, a empresa aérea alterou pelo menos três vezes os horários de voos. A última mudança foi em julho deste ano, quando a Azul informou que iria reduzir a frequência de aviões na cidade. De nove voos, apenas três passaram a fazer o trajeto de Araraquara a Campinas.
Alteração nos horários
Em nota, a Prefeitura afirmou que respeita a decisão da Azul, mas disse que antes das mudanças de horários feitas este ano pela empresa, os voos de Araraquara a Campinas tinham grande movimentação. A administração pública acredita que os investimentos no novo terminal vão atrair o interesse de outras empresas.
 Aeroporto
O Aeroporto Estadual Bartholomeu de Gusmão foi reinaugurado para voos comerciais no final de 2013. O primeiro dia de operações foi marcado por cancelamentos e atraso.
Apenas a Azul opera no local com voos regulares e a única rota é a de Campinas, cidade onde os passageiros têm outras opções de destinos.
O aeroporto de Araraquara deixou de receber voos regulares em 2007. A inauguração do novo terminal de passageiros de Araraquara ocorreu após mais de um ano de reformas. O investimento inicial foi R$ 8 milhões e a nova pista do aeroporto foi ampliada para 1,77 mil metros quadrados com salas de embarque e desembarque e espaço para lojas comerciais.
Em agosto deste ano, o aeroporto de Araraquara foi incluído em um programa do governo federal que prevê investimentos de R$ 7,3 milhões para melhorias em 270 aeródromos no país. Entre os projetos estão ampliação e ajustes de terminais, pistas e pátios.
Segundo estudos do governo, o aeroporto de Araraquara recebe pouco mais de mil passageiros por ano e tem potencial para mais de 100 mil. Por isso, estão previstas no local a recuperação e ajuste da pista de pouso, que tem 1,8 mil metros.

AGÊNCIA BRASIL


Anac orienta passageiros prejudicados pela greve da Air France


Katiana Rabelo

A greve dos pilotos da companhia área Air France tem causado o cancelamento diário da maioria dos voos com destino ao Brasil e que saem rumo à França.
 A Anac, Agência Nacional de Aviação Civil, orienta os passageiros que têm bilhetes da empresa com embarque para os próximos dias a entrarem em contato com a Air France. Caso o voo seja um dos afetados pela greve, o cliente pode tentar fazer a remarcação.
A legislação brasileira prevê que, em casos de cancelamento de voo, a companhia aérea deve assegurar comunicação, alimentação e até acomodação ao passageiro que comparecer ao aeroporto no horário previsto para o embarque. Isso vale para todas as companhias brasileiras e estrangeiras.
 Se o problema não for solucionado, o cliente pode procurar a Anac, ou os juizados especiais ou os órgãos de defesa do consumidor.
O número da central de atendimento da Air France é o 0800 888 7000. O atendimento é em português.

AGÊNCIA REUTERS


Aeroporto de São José dos Campos tem maior potencial entre regionais, diz consultoria


Priscila Jordão

SÃO PAULO (Reuters) - O aeroporto de São José dos Campos, no interior de São Paulo, é o terminal aéreo com maior potencial de desenvolvimento entre os aeroportos regionais do país que fazem parte do programa de investimentos em logística do governo federal, afirma estudo divulgado nesta quarta-feira.
O terminal é seguido pelos aeroportos de Ribeirão Preto (SP), Joinville - Lauro Carneiro de Loyola (SC), Campos dos Goytacazes (RJ) e Uberlândia - Tenente Aviador César Bombonato (MG), respectivamente.
O estudo, realizado pela consultoria Urban Systems e que envolveu cem terminais, aponta que entre os 20 aeroportos regionais com potencial "muito alto" de desenvolvimento, 11 ficam em municípios do Sudeste, sete no Sul, um Nordeste e um no Centro-Oeste.
Outros 20 têm potencial "alto" de desenvolvimento, 20 têm potencial "médio" e 40 tem potencial "baixo".
A classificação foi determinada por critérios de infraestrutura e localização, transporte de passageiros, de cargas e desenvolvimento imobiliário e receitas acessórias, indicando as melhores áreas potenciais para investimentos.
Os aeroportos regionais brasileiros serão alvo de investimentos previstos no Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR), criado por medida provisória publicada no fim de julho e que prevê reformas e melhorias em 270 aeroportos regionais.
A ideia do governo federal é elevar o número de frequências das rotas regionais operadas regularmente e aumentar o número de cidades e rotas atendidas por transporte aéreo regular de passageiros no país.
O programa prevê ainda que o governo poderá conceder subsídios para pagar parte dos custos das companhias aéreas com os voos regionais regulares de passageiros, que deverão custar 1 bilhão de reais no primeiro ano.

OUTRAS MÍDIAS


PORTAL S. B. DO CAMPO.INFO (SP)


Aeroporto em São Bernardo deve sair do papel

Se aprovado, terminal levará 5 anos para ficar pronto

Com um custo total de R$ 6 bilhões totalmente pagos pela iniciativa privada, segundo o prefeito Luiz Marinho, o aeroporto de São Bernardo do Campo deve sair do papel em breve. O prazo de construção previsto é de até 5 anos.
O projeto e os valores foram apresentados nesta terça-feira (16) ao ministro da Aviação Civil. “Esse projeto não tem nenhum recurso público”, garante Marinho.
Os estudos técnicos estão avançados e devem ser concluídos e entregues ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo em breve. O Decea é responsável por autorizar a construção de aeroportos no país.
O aeroporto de SBC deve ocupar uma área de 16 milhões de metros quadrados próxima ao Rodoanel e deve competir diretamente com Viracopos, em Campinas, pois o foco do complexo será o transporte de cargas.
Um consórcio de três empresas, cujos nomes não foram revelados, administrará o projeto. Um dos atrativos é a possibilidade de gerenciar a demanda que será criada pela exploração do pré-sal na Bacia de Santos. Empresas como Fedex e DHL negociam a construção de terminais próprios no futuro aeroporto.
Não há previsão para utilização do aeroporto para voos comerciais.
Ideia antiga

A ideia de construção de um aeroporto em São Bernardo ganhou força após a decisão da empresa sueca Saab, que venderá 36 caças supersônicos Gripen ao governo brasileiro, de instalar uma fábrica na cidade.
Em reportagem exibida pelo telejornal SPTV em 2013, a fábrica terá em torno de 6 mil empregados e será instalada também na região do rodoanel, o que viabilizaria a ideia de um complexo aeroportuário para vasão dos insumos e produtos necessários à nova indústria.

O DIÁRIO.COM (PR)


FAB vende terrenos em Londrina para custear obras no RS

Pauline Almeida

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do 5º Comando Aéreo Regional (Comar), lançou um edital para vender três terrenos da zona leste de Londrina, dois deles próximos ao Aeroporto Governador José Richa. O valor mínimo do edital é de R$ 11.175.000 e o pagamento se daria através de permuta para obras de edifícios residenciais em Canoas, no Rio Grande do Sul.
Duas áreas possuem 7.945 m² juntas, com 1,6 mil m² de área construída de casas desocupadas, e o terceiro é um terreno de 13,6 mil m². Ao saber da notícia, o deputado estadual Tercílio Turini (PPS) informou que pedirá o apoio dos 30 deputados federais e três senadores do Paraná para que os recursos da alienação fiquem em Londrina, como um investimento nas desapropriações necessárias do entorno do Aeroporto José Richa.
"A questão é: por que a União também não pode bancar o montante que falta para desapropriar todas as áreas? A prefeitura calcula que ainda são necessários cerca de R$ 30 milhões para concluir todas as desapropriações exigidas pela Infraero. Parece um despropósito que o dinheiro da venda dos três imóveis seja investido em outra cidade", criticou.
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) aguarda que a Prefeitura Municipal de Londrina desaproprie terrenos do entorno do terminal para fazer a ampliação da pista de pouso e a instalação do ILS, equipamento que diminuiria o tempo de fechamento do aeroporto, dando mais condições de segurança para operações em dia de condições atmosféricas adversas.
Parte da face sul já está vazia, mas o município precisa de mais recursos para finalizar as compras e está prestes a fechar um financiamento com a agência Fomento Paraná do governo estadual. O servidor do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel) e gestor do convênio com o Estado para as desapropriações, Rubens Bento, acredita que a proposta do deputado é inexequível.
"Eu acho difícil porque não tem qualquer processo do governo federal, não existem recursos para desapropriações. Eles investem em obras, projetos, não em desapropriações. Desde 1996 quando temos esse convênio com o aeroporto, tentamos isso. Fora que esse terreno é da Aeronáutica e eles estão trocando por construção, não tem dinheiro", colocou.
Bento ainda ressaltou que os terrenos da FAB estão fora da área de desapropriações, dois deles na Avenida Santos Dumont, depois da Praça Nishinomiya e outro já próximo do Hospital Universitário, onde funcionava um matadouro.
Os terrenos estão vazios desde a passagem do aeroporto da Aeronáutica para a Infraero, ainda na gestão de Wilson Moreira.

JORNAL CLARÍN (Argentina)


Pedido desesperado por los navegantes perdidos

Los familiares juntan firmas y exigen a Brasil que siga buscando el velero
Con nuevos indicios en mano y varias firmas juntadas por ellos mismos, las familias de los navegantes del velero Tunante II –a la dervia desde el 26 de agosto– procuran convencer a las autoridades brasileñas sobre la necesidad de retomar la búsqueda de los navegantes. Las operaciones fueron suspendidas el lunes por la Marina de Brasil, luego de 20 días de rastreo sin éxito. Hoy se acercarán a las puertas de la embajada de Brasil en la Capital Federal para solicitar que se reanuden las operaciones de rastrillaje, por aire y mar.
Mientras tanto, nuevos registros fotográficos, de antes de ayer por la tarde, reencendieron las esperanzas de hallazgo. Las imágenes satelitales fueron enviadas anoche por la Comisión Nacional de Actividades Espaciales (CONAE) a los familiares de los cuatro tripulantes: Alejandro Vernero, Jorge Benozzi, Horacio Morales y Mauro Capuccio. Por las coordenadas del lugar donde se localizó, la embarcación se encontraría prácticamente frente a la altura de la ciudad brasileña de Río Grande del Sur y a menos de 300 kilómetros de la costa.
Según le informó a este diario Luana Morales, hija de uno de los tripulantes, las fotos remitidas por la CONAE muestran, aunque no con precisión, una embarcación localizada a 32 grados 56 minutos de latitud sur y 50 grados 24 minutos de longitud oeste. “Estaría bastante próxima a la costa y, en los cálculos de los técnicos, en cuatro días podría llegar al balneario uruguayo La Paloma. Estas nuevas fotografías coinciden con una anterior del 12 de septiembre que localizó una embarcación a 30 millas de distancia de la nueva posición”.
El lunes, la Armada informó que pese a la suspensión decidida por las autoridades brasileñas, un corbeta de Argentina se dirigía a la zona donde se perdió el Tunante. Se trata de la Guerrico, que zarpó el domingo de la base nava de Mar del Plata y que irá a reemplazar a la corbeta ARA Rosales. La Marina brasileña declaró, en un comunicado, que si hubiera indicios de que la embarcación puede ser localizada, “se retomarán las búsquedas”.

CORREIO DO ESTADO (MS)


Cinco mil pessoas desfilam no domingo em comemoração aos 236 anos

Tradição na cidade, o desfile de 21 de Setembro visa valorizar o civismo
O desfile cívico-militar em comemoração aos 236 anos de fundação de Corumbá será aberto às 16 horas de domingo, 21 de setembro, e terá a participação de cerca de cinco mil pessoas representando 61 instituições dos mais diferentes segmentos, como militares, educacionais, movimentos culturais organizados, além de instituições sociais representativas da comunidade corumbaense.
Tradição na cidade, o desfile de 21 de Setembro visa valorizar o civismo, colaborando para o exercício da cidadania por meio do respeito ao Município, bem como contribuir para a expressão cívica de diferentes segmentos da população, com a participação coletiva da comunidade, valorizando diferentes identidades da cidade.
O evento, um dos destaques da programação do aniversário, é uma realização da Prefeitura Municipal. O trajeto será pela Rua Frei Mariano e Avenida General Rondon, da Rua 13 de Junho até a Firmo de Matos. Entre as 61 instituições estão 37 escolas não só de Corumbá, mas de Ladário, Aquidauana e a Banda de Dois Irmãos do Buriti.
Segundo os organizadores do evento, a abertura será feita pelas forças militares (Marinha, Exército, Aeronáutica, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros), além da Guarda Municipal e Agetrat, seguido da Banda Municipal de Música Manoel Florêncio e Coral Cidade Branca.

AEROIN.NET (SP)


Confira como foi o Portões Abertos da Base Aérea de Anápolis

Texto e Fotos de Ícaro Roberto
ImagemLocalizada no coração do Brasil, a base aérea de Anápolis, mais conhecida como “base aérea do planalto” por fazer a defesa do Planalto Central, abriu os portões para receber a população goiana e mostrar as atividades da Força Aérea Brasileira.
Tudo isso em meio a um clima de guerra simulada devido à operação BVR II e SABRE III, em que aeronaves F-5EM, AMX, e A29 Super Tucano decolavam e pousavam a quase todo instante, além disso a base pela primeira vez expôs algumas aeronaves nada frequentes na região do cerrado, como o R-35 (Learjet) do Carcará com os mesmos sistemas do R-99 e E-99 do Guardião, UH-60 Blackhawk do esquadrão Harpia de Manaus.
O que mais chamou a atenção de todos foi o Veiculo Aéreo Não-Tripulado (VANT) exposto ao publico pela primeira vez, O modelo era um Elbit Hermes 450 que é operado pelo esquadrão Horus da Força Aérea.
Alem dos T-27 da AFA e dos A-29 do Esquadrão de Demonstração Aérea EDA, o público pode conhecer o Guardião do Pré-Sal, a aeronave P-3 Orion. O cargueiro KC-130 Hercules, o show de pára-quedismo com a aeronave de transporte C-105 Amazonas, as acrobacias aéreas da Esquadrilha Céu – pela primeira vez em Anápolis – e a Esquadrilha BR Aviation com os famosos T-6 Texan, foram outras atrações de enorme destaque.
Apoiando tudo isso, uma ampla estrutura foi montada pela equipe da Imagem produções para acomodar o publico, no salão de expositores montado no hangar principal o Plastimodelismo da equipe Anapolina Carcará era o mais visitado dos stands.
A Equipe do Aeroin agradece ao Cel. Rodrigo, Ten. Barbara, Maj. Fernando, Cap. Leal, Maj. Coimbra, Equipe da Esquadrilha Céu e a imagem produções pelo apoio durante toda nossa cobertura, acompanhem as fotos feitas durante os dois dias de evento.



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented