|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 17/09/2014

Plano da Saab pesou na vitória do Gripen ...




O pacote de transferência de tecnologia proposto pela sueca Saab teve um grande peso na escolha da empresa para o fornecimento dos 36 caças que irão equipar a Força Aérea Brasileira (FAB), a partir de 2018. A aquisição dos caças tem um custo estimado em cerca de US$ 4,5 bilhões. O contrato deve ser assinado no fim deste ano ...







Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL G-1


Avião envolvido em acidente capotou durante pouso forçado na BA, diz FAB

Órgão informou na tarde desta terça (16) que avião teve problema técnico. Acidente ocorreu na tarde de segunda-feira (15), em Boa Vista do Tupim

Do G1 Ba

O avião monomotor que se envolveu em acidente na zona rural do município de Boa Vista do Tupim, na Chapada Diamantina, na tarde de segunda-feira (15), capotou após a aeronave ter apresentado um problema técnico que levou o piloto a realizar um pouso forçado. A informação é da Força Aérea Brasileira (FAB) e foi passada ao G1 na tarde desta terça (16).
Segundo o órgão de aviação, o monotor seguia de Mucugê para Salvador, quando o piloto percebeu o problema na aeronave. Por se tratar de um avião experimental, a FAB explica que o veículo não é acompanhado pelo Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).
Assim como relatado por testemunhas do acidente, a FAB confirma que dois ocupantes da aeronave, que não tiveram os nomes divulgados, tiveram pequenas escoriações.

Caso
O avião monomotor com prefixo PUSEH caiu na zona rural do município de Boa Vista do Tupim, na Chapada Diamantina, na Bahia, na tarde de segunda-feira (15), informou a Polícia Militar na cidade.
Segundo testemunhas, o piloto e o copiloto foram atendidos no hospital da região, mas sem ferimentos graves.
O proprietário de um hotel de Boa Vista do Tupim afirma que conversou com os responsáveis pela aeronave e eles teriam dito que eram de Feira de Santana. Piloto e copiloto já teriam deixado a cidade, segundo informou o morador.
O avião tem registro na Agência Nacional de Aviação Civil como de propriedade particular experimental.

Aeroporto de São Luís já registrou 32 incidentes em 2014

Incidentes envolvendo aves e aeronaves são comuns. Nenhuma das ocorrências resultou em graves acidentes.

Do G1 Ma

Incidentes envolvendo aves e aeronaves são comuns no Aeroporto Internacional Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís. Somente este ano, foram registrados 32 casos dessa natureza no terminal de passageiros da capital. Nenhuma das ocorrências resultou em graves acidentes, porém a presença de aves representa um risco para o tráfego de aeronaves no local. A informação foi publicada no jornal "O Estado do Maranhão."
As aves são atraídas pelo mau cheiro proveniente do lixo depositado no Aterro da Ribeira (que fica distante apenas seis quilômetros do terminal de passageiros), e pelos dejetos que são jogados próximo ao muro do aeroporto. No momento da decolagem ou aterrissagem, as aeronaves podem colidir com os pássaros que estão sobrevoando a área, aumentado a possibilidade de serem registrados acidentes.
Dados
Conforme mostram os dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), de janeiro até ontem ocorreram 32 registros envolvendo aves e aeronaves no aeroporto de São Luís. Desse total, 21 foram classificados como colisões propriamente ditas, que causaram amasso na fuselagem do avião. Apesar dessa situação, não houve problemas durante o pouso ou decolagem da aeronave atingida. As outras ocorrências foram classificadas como avistamentos (10 casos) e quase colisões (um caso).
Nesse mesmo período no ano passado, foram registradas 39 ocorrências. Em todo o ano de 2013, o Cenipa contabilizou 51 incidentes envolvendo aves e aeronaves no aeroporto da capital maranhense, das quais 26 foram classificados como colisões; quatro como quase colisões, e 21 como avistamentos.
A última ocorrência deste ano foi registrada no dia 3 deste mês e classificada como uma colisão. Nesse incidente, apenas a asa da aeronave teve leves avarias e o voo seguiu normalmente.
Lixão
No Maranhão, apenas um aterro tem licença ambiental, o Titara, localizado no município de Rosário, e que deve atender a capital maranhense e as cidades de Rosário, Bacabeira, Santa Rita, além dos demais municípios nas adjacências. A Prefeitura de São Luís já se comprometeu a desativar o atual Aterro da Ribeira, cuja decisão já foi comunicada à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, que deve proceder uma auditoria ambiental para providenciar o fechamento do local.
Para diminuir os transtornos causados pela presença de pássaros no espaço aéreo do aeroporto ludovicense, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), responsável pela gestão do aeroporto da capital, contratou a empresa Biocev Serviços de Meio Ambiente Ltda., que está fazendo estudos específicos para o manejo de fauna da região.
Estão sendo realizadas atividades de elaboração do Plano de Manejo de Fauna, além de execução de ações de manejo constantes que integram esse plano. A contratação da empresa faz parte do programa Gestão do Perigo da Fauna Aeroportuária, desenvolvido pela Infraero e que tem o objetivo de reduzir ou eliminar os acidentes aeronáuticos causados pela proximidade com a fauna, por meio de ações internas e externas aos aeroportos.

JORNAL DO SENADO


Conselho de Defesa Nacional deve contar com ex-presidentes

Conselho de Defesa Nacional poderá contar com a participação de ex-presidentes para decidir situações graves, como guerras e calamidades públicas. Proposta ainda será discutida em comissão

Os ex-presidentes da República podem tornar-se membros natos do Conselho de Defesa Nacional, órgão previsto na Constituição para ser convocado pelo chefe do Executivo na hipótese de o país enfrentar situações graves, como as que colocam em risco a defesa do Estado e a integridade das instituições democráticas.
A iniciativa de colocar os ex-governantes nesse conselho consta da Proposta de Emenda à Constituição 54/2011, do senador licenciado Ivo Cassol (PP-RO). O objetivo é que o governo conte, em momentos críticos, com a experiência e informações qualificadas detidas por aqueles que passaram pelo Poder Executivo.
Na redação atual, são membros do Conselho de Defesa Nacional o vice-presidente da República, os presidentes da Câmara e do Senado, os ministros da Justiça, da Defesa, das Relações Exteriores e do Planejamento e os comandantes da Marinha, do Exército e da Aeronáutica.
Experiência prévia
Se aprovada pelo Legislativo, a mudança colocará no Conselho os ex-presidentes José Sarney, Fernando Henrique Cardoso, Fernando Collor e Luiz Inácio Lula da Silva.
Eles poderão ser convocados pelo chefe do Executivo para opinar nas seguintes situações: declaração de guerra e celebração da paz, decretação do estado de defesa, do estado de sítio e da intervenção federal; para propor os critérios e condições de utilização de áreas indispensáveis à segurança do território nacional; para opinar sobre seu efetivo uso, especialmente na faixa de fronteira e nas relacionadas com a preservação e a exploração dos recursos naturais de qualquer tipo; e para estudar, propor e acompanhar o desenvolvimento de iniciativas necessárias a garantir a independência nacional e a defesa do estado democrático.
Relator da proposta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) é favorável à ideia, por entender que “é imprescindível contar com a contribuição dos antigos presidentes da República na ponderação sobre temas tão relevantes para o país”. Para ele, a gravidade das situações requer experiência.

JORNAL VALOR ECONÔMICO


Plano da Saab pesou na vitória do Gripen


Por Virgínia Silveira | De São José Dos Campos

O pacote de transferência de tecnologia proposto pela sueca Saab teve um grande peso na escolha da empresa para o fornecimento dos 36 caças que irão equipar a Força Aérea Brasileira (FAB), a partir de 2018. A aquisição dos caças tem um custo estimado em cerca de US$ 4,5 bilhões. O contrato deve ser assinado no fim deste ano.
Segundo o vice-presidente sênior da Saab, Dan Jangblad, o valor dos projetos propostos no acordo de transferência de tecnologia apresentado para o programa F-X2 excede o preço do contrato em mais de 100%. A construção de uma fábrica de aeroestruturas em São Bernardo do Campo, de acordo com o executivo, foi um compromisso adicional incluído no pacote de "offset" originalmente oferecido pela empresa em 2009.
Pelo acordo feito pela Saab com o governo federal e a FAB, 40% do Gripen NG e 80% da sua estrutura serão produzidos no Brasil. A versão de dois assentos (biposto) do caça será inteiramente desenvolvida pela indústria brasileira.
A Akaer foi a primeira empresa contratada pela Saab para trabalhar no programa do Gripen NG, com o desenvolvimento das fuselagens posterior e central, bem como as asas e as portas principais do trem de aterrissagem do avião.
A empresa também será beneficiada pelo projeto KC-X2, da FAB, de conversão de aeronaves civis em cargueiras. A israelense IAI se comprometeu em capacitar a Akaer a projetar a modernização e fazer a conversão de aeronaves civis em cargueiras.
O contrato da IAI com a FAB prevê a conversão de 600 assentos de tropa e mais de 180 assentos executivos. "Com isso iremos nos tornar mais rapidamente a primeira fornecedora de nível 1 global da cadeia aeronáutica brasileira, o que ainda não temos", disse o presidente da Akaer, Cesar Silva.
A oportunidade do "offset" da IAI, segundo Silva, acelerou os planos da Akaer, hoje focada em projeto de engenharia, de instalar uma fábrica em Botucatu (SP) em 2015 para começar a produzir conjuntos completos para a indústria aeronáutica. No parque tecnológico de São José dos Campos a empresa vai instalar seu centro de engenharia. O pacote de "offset" da IAI para a Akaer, segundo informou o executivo, é da ordem de US$ 31 milhões.
"Nesse pacote, US$ 2,5 milhões são relativos à transferência de tecnologia para a Akaer e o restante em cooperação industrial para a produção de partes das aeronaves para a IAI", explicou.
O pacote de transferências da Saab inclui ainda a Embraer e sua controlada Atech; a Mectron, do grupo Odebrecht Defesa; Inbra Aerospace; Ael Sistemas; e as unidades da Selex e GE no Brasil. Com a Embraer a Saab assinou um memorando de entendimento que assegura a posição de liderança da fabricante brasileira no programa de desenvolvimento do caça sueco no Brasil.
A participação da Embraer no programa F-X2 envolve a coordenação das atividades de produção e entrega das versões monoposto e biposto do Gripen, assim como desenvolvimento de sistemas, integração, testes em voo, montagem final e entregas. A Embraer também estuda a formação de uma parceria estratégica com a Saab para a promoção das vendas do Gripen NG no mercado global.

PORTAL BRASIL


Força Expedicionária Brasileira comemora 70 anos do "Batismo de Fogo" na II Guerra Mundial

Entre as principais conquistas dos militares brasileiros estão a Batalha de Monte Castelo e a tomada de Montese

Há exatos 70 anos, no dia 16 de setembro de 1944, militares da Força Expedicionária Brasileira (FEB) dispararam o primeiro tiro de canhão nos campos da Itália, durante a II Guerra Mundial. O episódio, que ficou conhecido como “Batismo de Fogo”, foi lembrado na manhã desta terça-feira (16) em solenidade em Brasília (DF). O coronel Nestor da Silva, o capitão Severino Francisco de Oliveira e o tenente Vinícius Venus Gomes da Silva, “pracinhas” da FEB, foram as estrelas do evento.
Logo após as 10h, os três veteranos de guerra chegaram dentro de jipes ao pátio do Auditório Pedro Calmon, no Quartel-General do Exército. Na sequência, eles foram recebidos com honras militares e adentraram no local da cerimônia, onde a plateia os aguardava de pé. Lá, assistiram a vídeo histórico que resumiu a participação do Brasil na II Guerra, em especial a atuação dos cerca de 25 mil homens que integraram a FEB entre 1944 e 1945.
Aos 97 anos, o veterano coronel Nestor da Silva (no centro na foto acima) contou que ingressou no Exército em 1938. Na época do conflito internacional, era 2º sargento da Força Terrestre. O militar explicou que foi promovido em combate ao posto de tenente pelo seu chefe, o então general João Baptista Mascarenhas de Moraes – que comandou a tropa dos Expedicionários.
Quando regressou ao país, o eterno pracinha fez carreira como oficial e chegou até o cargo de coronel. Por ter ido à Itália na guerra, aposentou-se uma patente acima como general-de-brigada. “Na minha idade, eu vivo o hoje. Amanhã é outro dia. Tenho orgulho de ter pertencido à FEB e estar sendo homenageado”, asseverou.
O comandante Militar do Planalto, general Racine Bezerra Lima Filho, avaliou a importância da homenagem. “São esses heróis que nós reverenciamos neste momento: brasileiros que deram tudo pelo país.” O comandante do Exército, general Enzo Martins Peri, também prestigiou a solenidade.
O coral do Colégio Militar de Brasília (CMB) abrilhantou a comemoração ao entoar, junto com os presentes, o Hino Nacional e a Canção do Expedicionário, considerada hino da FEB. A música foi lançada em disco em outubro de 1944, na oportunidade em que três dos cinco escalões já estavam na Itália. Com letra do maestro Spartaco Rossi e poema de Guilherme de Almeida, tem em sua estrofe mais famosa os seguintes versos: Por mais terras que eu percorra / Não permita Deus que eu morra / Sem que volte para lá.
Histórico da participação do Brasil
A II Guerra Mundial, ocorrida entre 1939 e 1945, foi o conflito mais sangrento de todos os tempos. Neste período, 70 milhões de pessoas morreram e foi usado pela primeira vez um artefato nuclear.
O Brasil declarou guerra aos países do Eixo (Alemanha, Japão e Itália) em 1942, depois que vários navios da Armada foram atacados. Somente naquele ano, 19 embarcações foram alvejadas pelos alemães.
Na época, o país possuía poucos oficiais da ativa para integrarem a missão. Sendo assim, foi preciso convocar reservistas para lutar. Muitos deles eram profissionais liberais, como advogados e médicos.
A fim de estar preparado para a entrada no conflito, o Brasil recebeu ajuda dos Estados Unidos e enviou alguns membros da tropa para fazer treinamento em território americano.
No dia 29 de junho de 1944, um trem trazendo os homens da FEB chegou à Vila Militar no Rio de Janeiro. A Força estava dividida em três regimentos de Infantaria – o 1º do Rio de Janeiro; o 6º de Caçapava, São Paulo; e o 11º de São João del-Rei, Minas Gerais. Apenas o 6º de Caçapava atravessaria a cidade do Rio, enquanto os demais seriam enviados a outros lugares. Era uma forma de manter em sigilo o embarque.
A operação foi feita à noite, em etapas, durante um dos blecautes realizados no Rio. Esses blecautes eram feitos com o objetivo de proteger a população de um improvável ataque aéreo alemão. Muitos pracinhas sequer tiveram tempo de se despedir de seus familiares e amigos e não sabiam para qual nação iriam.
O desembarque aconteceu em 16 de julho de 1944, na Itália. Os combatentes só entenderam que estavam no país europeu quando avistaram o Monte Vesúvio.
Conquistas
Entre as principais conquistas dos militares brasileiros estão a Batalha de Monte Castelo e a tomada de Montese. Nesta primeira, o coronel Nestor da Silva explicou que foram três ataques mal sucedidos e a vitória só veio na quarta investida em 21 de fevereiro de 1945. Já Montese aconteceu em 15 de abril do mesmo ano.
Ao longo da campanha da FEB, mais de 20 mil soldados do Eixo foram aprisionados pelos “febianos”.
Você sabia?
- Na época, muitos críticos duvidaram da capacidade brasileira em enviar homens para o fronte da batalha. Por conta disso, alguns diziam que era mais fácil uma cobra fumar do que isso acontecer. Até hoje o símbolo da Força Expedicionária é uma cobra fumando cachimbo.
- Os restos mortais dos brasileiros foram inicialmente enterrados na cidade italiana de Pistoia. Somente em 1960 é que foram transladados ao Brasil, onde permanecem no Monumento Nacional dos Pracinhas, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro.
- A FEB foi a única tropa a pisar na Europa com militares de todas as raças: negros, índios, pardos e brancos.
- A Força Aérea Brasileira (FAB) esteve presente na II Guerra Mundial pelo 1º Grupo de Aviação de Caça comandado pelo tenente-coronel aviador Nero Moura. O grupo foi criado em 1943 e organizado e preparado nas bases americanas, no Canal do Panamá e nos Estados Unidos. Desembarcou em Nápoles no dia 6 de outubro de 1944. Na Itália, incorporou-se ao 350º Grupo de Caça americano pertencente a 62ª Brigada de Caça do XXII Comando Aerotático da Força Aérea do Mediterrâneo.

JORNAL ESTADO DE MINAS


Aeroporto em São Bernardo do Campo terá foco em carga


A construção de um aeroporto para transporte de carga e jatos particulares em São Bernardo de Campo, na região metropolitana de São Paulo, deve custar R$ 6 bilhões à iniciativa privada. O valor foi apresentado nesta terça-feira, ao ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, pelo prefeito da cidade, Luiz Marinho (PT). "Esse projeto é eminentemente privado, sem nenhum recurso público", disse o prefeito ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real da Agência Estado, ao final de reunião com o ministro.
O estudo técnico do aeroporto deve ser concluído até sexta-feira, 19, e será apresentado ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), órgão subordinado ao Ministério da Defesa e ao Comando da Aeronáutica, responsável por autorizar a construção de terminais aeroportuários. "Vamos dar entrada no Decea nos próximos dez dias", afirma.
O aeroporto ocupará uma área de 16 milhões de metros quadrados às margens do Rodoanel, eixo rodoviário que interliga estradas paulistas rumo ao interior e ao Porto de Santos. A área construída, contudo, será de 1 milhão de metros quadrados. A expectativa é de que depois da autorização do Decea a construção do aeroporto demore de quatro a cinco anos.
O prefeito relatou que uma empresa conseguiu uma autorização de direito minerário do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) no local, o que exigiu mudanças no projeto. Segundo Marinho, porém, o imprevisto não deve atrapalhar o cronograma de obras, mesmo com a mudança de parte do projeto para terrenos adjacentes à área pretendida para o aeroporto.
O terminal pretende se concentrar como principal polo de movimentação de carga aérea de São Paulo, de acordo com o prefeito de São Bernardo, rivalizando com o aeroporto de Viracopos, em Campinas.
O terminal será operado por um consórcio de três empresas, incluindo companhias controladores das concessões de Viracopos e Guarulhos. O prefeito, contudo, disse que não revela os nomes das empresas até que o projeto esteja concluído e aprovado. O projeto está sendo executado por uma empresa dos Estados Unidos, contratada por uma das companhias do consórcio.
A prefeitura negocia também a construção de terminais de cargas pelas empresas Fedex e DHL. Entre os atrativos apresentados para atrair os investidores, Marinho tem dito que o aeroporto de São Bernardo servirá de entreposto para as plataformas de exploração do pré-sal na Bacia de Santos.

AGÊNCIA ESTADO


FAB confirma compra de seis Legacy 500 da Embraer


Luciana Collet - Estadão Conteúdo

A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou que fechou um contrato para a aquisição de seis aeronaves Legacy 500, da Embraer. As aeronaves serão utilizadas pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), unidade sediada no Rio de Janeiro e subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), informou a FAB. Procurada, a Embraer afirmou que não comenta o assunto.
"A aquisição destas aeronaves significa um salto na qualidade e nas possibilidades da inspeção em voo no Brasil. É motivada pela demanda na verificação e pela consolidação dos novos padrões de navegação associados aos conceitos adotados pelo DECEA, em virtude da implantação do Projeto Sirius no espaço aéreo nacional", acrescentou a FAB.
Nas aeronaves serão instalados sistemas de inspeção em voo da Norwegian Special Mission, conforme contrato assinado em 18 de junho. Conforme publicado no Diário Oficial da União de 25 de junho, o valor do acordo é de US$ 30 milhões.
O GEIV executa atividades de inspeção em voo, para verificar a eficiência do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), de forma a proporcionar uma operação segura para as aeronaves durante todas as fases do voo (decolagem, rota e pouso), principalmente em condições adversas de meteorologia.
 O grupo realiza inspeções em aproximadamente 800 auxílios em todo território nacional e, eventualmente, realiza inspeção em voo em outros países da América do Sul.

OUTRAS MÍDIAS


DIÁRIO DO LITORAL (SP)


Temer ratifica aeroporto de Guarujá

Vice-presidente disse que Base Aérea de Santos terá melhores condições a partir de licitação
por Daniela Origuela

O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), candidato à reeleição na chapa de Dilma Roussef (PT), esteve ontem em campanha na Baixada Santista. O peemedebista percorreu os centros das cidades de Guarujá, Cubatão, São Vicente e Praia Grande. Durante a visita, ele ratificou a proposta de aeroporto regional na Base Aérea de Santos, em Guarujá.
“No momento em que houver a licitação, e que receber a concessão de aeroporto, ele vai ter melhores condições”, disse Temer, ao ser questionado se a Base Aérea teria capacidade para abrigar o aeroporto regional.
No último dia 13 de agosto, o ex-governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), morreu em acidente aéreo em Santos. Após não ter condições de pousar em Guarujá, a aeronave arremeteu e, por causas ainda desconhecidas, caiu sob uma área residencial no bairro do Boqueirão.
“É um local que já tem um aeroporto, e que já houve estudos que ele (aeroporto regional) aqui se instalasse. Desde o primeiro momento sabíamos que ele desafogaria Congonhas e Guarulhos”, complementa o vice-presidente. No final do ano passado, a unidade do Guarujá recebeu outorga (concessão) para o uso civil metropolitano do Aeroporto da Base Aérea de Santos.
Em 2012, a Prefeitura de Guarujá tomou posse da área destinada à construção do aeroporto Civil. A área tem aproximadamente 2,8 milhões de metros quadrados. A autorização de cessão da área para a Prefeitura foi expedida pelo comandante da Aeronáutica e publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Ainda em Guarujá, o vice-presidente falou dos investimentos do Governo Federal na Baixada Santista. “A região foi incluída no PAC 50 bilhões. Também tem a faculdade de medicina, as UPAS, as UBSs, enfim, um trabalho em várias áreas do interesse da população”, finaliza.

PORTAL RIC MAIS (SC)


Aeroporto de Joinville já comemora bons resultados a partir da instalação do ILS

Em 80 dias, número de cancelamentos caiu 3%, e companhias já anunciam a abertura de novos voos

O Aeroporto de Joinville tem recebido melhorias constantes nos últimos anos e os resultados já podem ser medidos. Há cerca de 80 dias em funcionamento, o ILS já reduziu em 3% o número de cancelamentos em pousos e decolagens. Novos voos e companhias começam a operar na cidade, e a expectativa é de que o número de passageiros a passar pelo terminal em 2015 aumente em 50%. Nesta segunda-feira (16), o superintendente do aeroporto anunciou que a empresa Azul abriu voos para Campinas (SP), que partem de Joinville pela manhã, e retornam à noite. Além disso, durante a reunião da ACIJ, foram apresentados novos projetos da Infraero de ampliação do terminal, como a construção de um complexo logístico de condomínio industrial, que contará, inclusive, com um hotel com 150 leitos. Mas o início das obras ainda depende de desapropriações e licitações, que devem ser realizadas até o fim do ano.



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented