|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 16/09/2014

Azul passa a oferecer voo noturno de Campinas para Joinville diariamente ...




O novo voo atende parte da demanda da classe empresarial da região ...



A companhia aérea Azul começa a operar nesta terça-feira um voo diário (com exceção dos sábados) de Campinas para Joinville, com decolagem às 21h24 do Aeroporto Internacional de Viracopos e pouso previsto para às 22h35 no Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola. A volta da aeronave à cidade paulista será sempre no dia seguinte, às 6h10. A informação foi confirmada pelo superintendente do Aeroporto de Joinville, Rones Heidemann, durante reunião na Associação Empresarial (Acij) na noite desta segunda-feira ...







Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL G-1


Piloto de avião que caiu na Bahia tem alta após mais de 50 dias internada

Ana Maira Moraes realizava voo panorâmico por plantação quando caiu. Fotógrafo Rui Rezende também estava em aeronave e já recebeu alta.

A piloto Ana Maira Moraes, uma das duas vítimas da queda de um avião experimental na divisa entre Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia, recebeu alta do Hospital do Subúrbio, em Salvador, na manhã desta segunda-feira (15).
"A memória dela está voltando. Mas é um período normal para quem sofreu um traumatismo craniano encefálico. Com o tempo, ela vai recuperar tudo. No momento, ainda está em fase de recuperar. Ela não lembra do momento do acidente, lembra de antes, mas do momento não", disse ao G1 o namorado de Ana Maira.
O acidente ocorreu no dia 24 de julho e fotógrafo Rui Rezende, que também estava na aeronave, recebeu alta médica no dia 3 de setembro. Os dois chegaram a ficar em coma induzido durante o período que estiveram hospitalizados.
A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que a dupla realizava um voo panorâmico por cima de uma plantação de algodão, que seria fotografada por Rezende, quando caiu. Ainda não há informações sobre o que provocou o acidente.

REVISTA ÉPOCA


FAB confirma compra de seis Legacy 500 da Embraer

As aeronaves serão utilizadas pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV)

A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou que fechou um contrato para a aquisição de seis aeronaves Legacy 500, da Embraer. As aeronaves serão utilizadas pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), unidade sediada no Rio de Janeiro e subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), informou a FAB. Procurada, a Embraer afirmou que não comenta o assunto.
"A aquisição destas aeronaves significa um salto na qualidade e nas possibilidades da inspeção em voo no Brasil. É motivada pela demanda na verificação e pela consolidação dos novos padrões de navegação associados aos conceitos adotados pelo DECEA, em virtude da implantação do Projeto Sirius no espaço aéreo nacional", acrescentou a FAB.
Nas aeronaves serão instalados sistemas de inspeção em voo da Norwegian Special Mission, conforme contrato assinado em 18 de junho. Conforme publicado no Diário Oficial da União de 25 de junho, o valor do acordo é de US$ 30 milhões.
O GEIV executa atividades de inspeção em voo, para verificar a eficiência do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), de forma a proporcionar uma operação segura para as aeronaves durante todas as fases do voo (decolagem, rota e pouso), principalmente em condições adversas de meteorologia.
O grupo realiza inspeções em aproximadamente 800 auxílios em todo território nacional e, eventualmente, realiza inspeção em voo em outros países da América do Sul.

JORNAL ZERO HORA


Buscas a veleiro argentino são suspensas pela Marinha

Embarcação ficou à deriva a aproximadamente 130 milhas de Rio Grande

As buscas ao veleiro argentino Tunante II, desaparecido desde 26 de agosto, foram suspensas pelo Comando do 5º Distrito Naval neste domingo. A embarcação ficou à deriva a aproximadamente 130 milhas de Rio Grande, no sul do Estado, com quatro tripulantes. A operação ficará interrompida até surgirem novos indícios de localização.

O veleiro de 12,5 metros ia de Buenos Aires (Argentina) ao Rio de Janeiro quando seus tripulantes, já à deriva, fizeram o primeiro contato com o Serviço de Busca e Salvamento. A Marinha acionou o rebocador de alto-mar Tritão, como também foi pedida ajuda ao navio mercante de bandeira norueguesa Selje.
Às 23h50min de 26 de agosto, o Selje localizou a embarcação, mas não conseguiu resgatar os ocupantes devido às más condições do tempo. No dia seguinte, o Tunante II foi avistado pela última vez.

A Força Aérea Brasileira (FAB) e a Armada da Argentina, junto a outras instituições, trabalharam juntas nas buscas. Conforme a Marinha, diferentes navios e aeronaves mantiveram buscas diárias ininterruptas.

Números das buscas

— Seis navios
— Quatro aeronaves
— 530 pessoas envolvidas
— 557.200 quilômetros quadrados de área percorrida
— 170 horas de voo

Familiares de tripulantes apelam pela retomada das buscas ao veleiro desaparecido

Filha de um dos homens à bordo do Tunante II, desaparecido desde o dia 26 de agosto, aponta indícios que justificariam procura pela embarcação. Buscas foram suspensas pela Marinha no domingo

Carlos Ismael Moreira

Apesar do anúncio da suspensão nas buscas ao veleiro argentino Tunante II, desaparecido desde 26 de agosto, os familiares não perderam as esperanças de que os quatro tripulantes sejam encontrados com vida. A decisão de paralisar a operação de procura pelo barco foi tomada no domingo, pelo Comando do 5º Distrito Naval. A embarcação ficou à deriva a aproximadamente 130 milhas de Rio Grande, no sul do Estado. A operação ficará interrompida até surgirem novos indícios de localização.
A produtora audiovisual Luana Morales, 30 anos, filha do tripulante Horácio Roberto Morales, afirma que a família já pediu o auxílio do Consulado Argentino em Porto Alegre para intermediar a retomada das buscas junto à Marinha do Brasil. Luana alega que existem indícios ainda não checados que justificariam a procura pelo veleiro:
— Entregamos à Marinha no dia 11 uma imagem de satélite de uma embarcação com características muito semelhantes às do Tunante II. Eles alegam que é de uma área que já foi vistoriada, mas um navio à deriva não permanece no mesmo lugar. Com as buscas paradas perdemos tempo — afirma.
Luana também ressalta uma última atividade nos telefones de satélite que estavam a bordo do veleiro, identificada pela empresa responsável pelo equipamento no dia 28 de agosto, às 23h54min (horário de Brasília).
— Como o sinal era muito frágil, não foi possível uma localização por GPS. Mas isso foi dois dias depois da última visualização do barco e passado o pior momento da tormenta. Como esses telefones não funcionam no fundo do mar, significaria que não houve naufrágio — explica Luana.
Os familiares pedem que o caso seja declarado como internacional. A medida permitiria que outros países, além da Argentina, se somassem às buscas.
— A esperança segue a mesma. Vamos continuar tentando até o fim — desabafa Luana.

Azul passa a oferecer voo noturno de Campinas para Joinville diariamente

O novo voo atende parte da demanda da classe empresarial da região

A companhia aérea Azul começa a operar nesta terça-feira um voo diário (com exceção dos sábados) de Campinas para Joinville, com decolagem às 21h24 do Aeroporto Internacional de Viracopos e pouso previsto para às 22h35 no Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola. A volta da aeronave à cidade paulista será sempre no dia seguinte, às 6h10. A informação foi confirmada pelo superintendente do Aeroporto de Joinville, Rones Heidemann, durante reunião na Associação Empresarial (Acij) na noite desta segunda-feira.
O novo voo atende a parte da demanda da classe empresarial da região, já que a última conexão diária de São Paulo para Joinville, até então, era realizada antes das 18 horas – o que obrigava quem ia à cidade a negócios a pernoitar na capital paulista.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Jalmei Duarte, comemora o novo voo, mas diz que o ideal ainda é ter uma opção da capital paulista para Joinville nesta faixa horária. Ele lembra, no entanto, que companhias aéreas fazem o traslado de Campinas a São Paulo de ônibus, em uma viagem que costuma durar pouco mais de uma hora. Duarte já formalizou o pedido às companhias Gol, TAM e Azul, que estão analisando a solicitação.
Investimentos
Os planos de expansão do aeroporto também foram apresentados. Até 2016, o espaço deve ganhar um terminal de cargas. Também está prevista a construção de um hotel com 150 apartamentos e um posto de combustíveis. Os projetos estão em estudo.
ILS: 65% de ganho operacional
Na apresentação aos empresários, o superintendente do Aeroporto de Joinville, Rones Heidemann, fez um balanço dos primeiros 81 dias de operação do instrument landing system (ILS), equipamento que permite o pouso de aeronaves mesmo em condições climáticas adversas.
Desde a homologação do sistema, no final de junho, o ganho operacional é de cerca de 65%. Isso se traduz em maior segurança nas aterrissagens, na diminuição do número de aeronaves que antes não pousariam em Joinville e na redução do tempo das viagens – para São Paulo, por exemplo, a diferença em alguns casos chega a cerca de dez minutos.
Heidemann destacou, ainda, que o volume de passageiros no Lauro Carneiro de Loyola vem subindo há 12 meses seguidos. A projeção é de que, até o fim do ano, cerca de 500 mil pessoas passem pelo terminal, número que pode ir para até 705 mil em 2015.
O superintendente também reforçou que Gol, TAM e Azul precisam cumprir cinco fases documentais para homologar o RNP-AR, que também vai aumentar a competitividade do terminal.



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented