|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 06/07/2014

Militares e técnicos de S. José buscam na França tecnologia para a construção de satélite ...




Profissionais integram programa de transferência de tecnologia firmado no final do ano passado com a empresa Thales Alenia ...



Militares, engenheiros e técnicos de institutos de pesquisa de São José dos Campos integram a equipe responsável pela transferência de tecnologia que permitirá o desenvolvimento do primeiro satélite geoestacionário brasileiro ...







Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




JORNAL TRIBUNA DO NORTE (RN)


Crescimento da carga



Nada menos do que 10 pontos percentuais foi o crescimento da carga tributária brasileira após a criação do Real. Portando, a estabilidade da moeda trouxe custos para o contribuinte. De acordo com a Receita Federal, a carga tributária – peso dos tributos sobre a economia – saltou mais de dez pontos percentuais depois do Plano Real. De 25,72% do Produto Interno Bruto (PIB) em 1993, ano anterior ao plano, o indicador subiu para 35,85% em 2012, dado mais recente. Para equilibrar as contas públicas, o governo federal criou e aumentou tributos nos anos seguintes à criação do real. O destaque foram as contribuições sociais, cujas receitas ficam todas com a União. As principais são a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (Cofins), o PIS, o Pasep e a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), que taxou as transações financeiras até 2007.
Punição
A voracidade sobre os contribuintes destacam os analistas pesou mais fortemente sobre as camadas mais pobres da população e não resultou em melhoria de serviços públicos.
Serviço
O setor de serviços registrou, em junho, a maior expansão em seis meses e atingiu um patamar mais alto, influenciada pelo aumento das novas encomendas e pelo segmento de hotéis e restaurantes, de acordo com o Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) do HSBC. A pesquisa, que consulta mensalmente cerca de 350 empresas de serviços, também identificou aumento no número de empregados. Outro ponto positivo é a melhora significativa das expectativas.
Saúde
Os reajustes das tarifas e de preços controlados têm sido bem acima da inflação do período. Nos planos de saúde, por exemplo, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) fixou o teto máximo de reajuste, individuais ou familiares em 9,65%. O percentual estipulado pela agência vale para o período de maio de 2014 a abril de 2015. O aumento deste ano é o maior desde 2005 (11,69%). No País, o aumento incide sobre 8,8 milhões.
Facilidade
A partir de agora, a Receita Federal recebe pela Internet, a documentação, de pessoas físicas como jurídicas, que necessitem regularizar alguma obra de construção civil, assim como o Imposto de Renda, a Declaração e Informações sobre Obra (Diso). A nova sistemática vai reduzir de forma significativa, segundo o Fisco, a apresentação, funcionando de forma igual à da declaração do Imposto de Renda, com o contribuinte informando todas as características da obra. Em alguns casos, o documento com o valor da contribuição a ser recolhida será emitido também pela internet.
Apontando para o futuro
No dia 18 próximo, na Casa da Indústria, a Fiern vai divulgar o projeto MAIS RN, um plano estratégico de desenvolvimento econômico e potencialidades de investimentos no estado para até 2035. O trabalho foi executado pela empresa de consultoria Macroplan, pela FIERN, realizado em cooperação institucional com o governo do estado e compreende quatro grandes agendas de iniciativas e resultados. A primeira, a de crescimento econômico, enfatiza o empreendedorismo potiguar e contempla investimentos e oportunidades de negócios em segmentos de alto potencial de crescimento. A segunda focaliza a infraestrutura; a terceira dedica-se ao capital humano; e a quarta visa a consolidação de um Estado eficiente e instituições de qualidade.
Destinação
Fazer do antigo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Augusto Severo, um núcleo avançado do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), é uma destinação mais nobre do que um centro de eventos. Diante dessa proposta inovadora, as lideranças políticas e empresariais deveriam procurar mais informações ao brigadeiro Saito, que já foi aluno aqui mesmo do Catre e hoje comanda a Aeronáutica.
1 A Construtora Constel programou para hoje, no Residencial Green Life Mor Gouveia, uma visita dos clientes que adquiriram apartamentos na primeira fase do empreendimento, para conhecer suas unidades do sexto ao décimo andar das torres A, B e C. A área é de cerca de 46.000 m2, com mais de 60.000 m2 de área construída, composto por 780 apartamentos divididos em nove torres de 20 andares.
2 A Moura Dubeux também abre o novo espaço na avenida Roberto Freire, vizinho à UnP. A unidade apresenta todos os empreendimentos no bairro de Capim Macio, com destaque para o Rodolfo Helinski, Maria Bernadete, Parque Cidade Jardim, Bossa Nova e, ainda, as outras oportunidades do leque de imóveis da construtora. O estande funciona todos os dias.
3 O Condomínio Spazzio Privilegè já começa a ser construído, em Ponta Negra pela construtora Aldann Construções, controlada pelos empresários Mariberto e Alberto Dantas. A entrega do imóvel está prevista para 2016, com 83 apartamentos, alguns estão sob reserva, com o metro quadrado por R$ 3.100,00. O ‘Spazzio Ponta Negra’ está sendo mostrados no Natal Shopping.
Promoção
Os associados de programas de milhagem de outras companhias se beneficiam com a promoção “Seja Ouro” da aérea Avianca. O Upgrade automático no Programa Amigo poderá ser feito até 30 de julho. Clientes que sejam associados às categorias elevadas de seus programas de milhagem podem participar da promoção e ganhar upgrade de seu cartão enviando um e-mail para promo.amigo@avianca.com.br com a cópia do cartão na validade.

JORNAL O VALE (SJC)


Militares e técnicos de S. José buscam na França tecnologia para a construção de satélite


Profissionais integram programa de transferência de tecnologia firmado no final do ano passado com a empresa Thales Alenia

Militares, engenheiros e técnicos de institutos de pesquisa de São José dos Campos integram a equipe responsável pela transferência de tecnologia que permitirá o desenvolvimento do primeiro satélite geoestacionário brasileiro.
Ao todo, 26 profissionais integram a equipe, que concluiu em junho, em Cannes, na França, parte do curso avançado do programa de absorção e transferência de tecnologia do SGDC (Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas). A próxima etapa do curso acontece este mês, novamente na França, com a participação de 16 pessoas.
Participam do grupo representantes do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e IFI (Instituto de Fomento e Coordenação Industrial).
A ideia é que esta capacitação, realizada junto a equipes da empresa Thales Alenia, responsável pela construção do satélite, esteja concluída até o início de 2015.
“A capacitação técnica será complementada pelo treinamento e participação em atividades de projeto, construção e testes do satélite, permitindo o aprimoramento técnico e a absorção de conhecimento. Como professor e pesquisador em temas espaciais, a participação neste programa é uma oportunidade única em engenharia aeroespacial e engenharia eletrônica", disse o capitão especialista em Comunicações do ITA, Elói Fonseca.
Qualificação
O programa de absorção e transferência de tecnologia é desenvolvido pela AEB (Agência Espacial Brasileira) e Telebras. Com esta capacitação, o governo brasileiro espera promover a qualificação das empresas neste mercado estratégico.
Para o diretor de Política Espacial e Investimentos Estratégicos da AEB, Petrônio Noronha de Souza, a capacitação de profissionais brasileiros impactará positivamente o parque industrial aeroespacial do país. Ele considera que o conjunto de absorção e transferência de tecnologia também terá reflexos relevantes no campo da pesquisa espacial do Brasil.
Cautela
O especialista em assuntos militares da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), Expedito Bastos, vê com cautela a promessa de transferência ‘irrestrita’ de tecnologia e alerta para os riscos de se perpetuar uma situação de dependência. “Existe esse mito da transferência de tecnologia. Ninguém transfere assim. Esta é uma área muito sensível. Você corre o risco de comprar uma caixa preta e ficar na mão do fabricante.”
Para evitar este problema, Bastos defende que todas as etapas e procedimentos estejam bem definidos em obrigações contratuais. “A gente tem que saber o que diz o contrato. O país precisa ter uma ideia bem definida do que precisa, do que quer. Temos gargalos tecnológicos e isso vale para todas as áreas.”

OUTRAS MÍDIAS


BLOG INFLYGTH AÉREO



Caças da FAB: pela segurança nos ares brasileiros durante os jogos da Copa!

Por Elias Marques de SP
A FAB Força Aérea Brasileira está utilizando como defesa do espaço aéreo durante a Copa do Mundo de 2014 a versão intermediária da “E-99M” – aeronave modernizada que possui um grande radar na sua parte superior capaz de detectar, rastrear e identificar alvos aéreos e transmitir as informações para os centros de controle da Aeronáutica brasileira. A versão intermediária do “Projeto Modernização” foi testada em Anápolis, GO, no inicio de maio último, com a participação da Embraer, da SAAB (empresa sueca responsável pelos caças Gripen NG), do Esquadrão Guardião e da COPAC Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate – unidade que atua na área de reaparelhamento da Aeronáutica. O projeto da aeronave foi iniciado com o modelo “E-99” (cinco no total), que envolveu a atualização dos sistemas de comando e controle, do radar de vigilância aérea, dos equipamentos de guerra eletrônica (incluindo as contra medidas eletrônicas, que são ferramentas para proteção de interferências provocadas por inimigos).
Juntamente foram adquiridas seis estações de planejamento e análise de missão, empregadas no treinamento e aperfeiçoamento das tripulações. As aeronaves são capazes de realizar missões de gerenciamento do espaço aéreo, posicionamento de caças e controle de interceptação, inteligência eletrônica e vigilância de fronteiras. A previsão é de que as cinco unidades modernizadas sejam entregues até 2017, e são baseadas em Anápolis, GO. Já os “E-99″ entraram em operação na FAB em 2002 (como parte das aquisições voltadas para o controle e defesa da região amazônica).



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented