|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 12/04/2014




Corpos de piloto e fazendeiro de MT aguardam teste de DNA para liberação ...


Avião monomotor foi encontrado em mata fechada na região de Aripuanã. Corpos de dois servidores da Sema já foram liberados e enterrados ...

Os corpos de um piloto e um fazendeiro, vítimas de um acidente de avião ocorrido no último domingo (6), ainda aguardam pelo resultado do exame de DNA, no Instituto Médico Legal (IML) de Cuiabá. Eles e mais dois servidores da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) estavam em um avião monomotor que teria sofrido um acidente. Os destroços da aeronave, que teria explodido, foram encontrados em uma região de mata fechada de uma fazenda em Aripuanã, a 976 km de Cuiabá ...





Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.



PORTAL G-1


Corpos de piloto e fazendeiro de MT aguardam teste de DNA para liberação


Avião monomotor foi encontrado em mata fechada na região de Aripuanã. Corpos de dois servidores da Sema já foram liberados e enterrados.

Os corpos de um piloto e um fazendeiro, vítimas de um acidente de avião ocorrido no último domingo (6), ainda aguardam pelo resultado do exame de DNA, no Instituto Médico Legal (IML) de Cuiabá. Eles e mais dois servidores da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) estavam em um avião monomotor que teria sofrido um acidente. Os destroços da aeronave, que teria explodido, foram encontrados em uma região de mata fechada de uma fazenda em Aripuanã, a 976 km de Cuiabá.
Os corpos dos dois funcionários da Sema, Alexsandro Pereira da Silva e Elias Borges Nogueira, já foram enterrados pelos familiares. O corpo de Alexsandro foi enterrado na terça-feira (8) em Santo Antônio de Leverger, a 35 km de Cuiabá. Já o corpo de Elias foi enterrado nesta quinta-feira (10) em Diamantino, a 209 km de Cuiabá.
De acordo com a assessoria da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), os peritos já fizeram a necropsia nos corpos, no entanto, ainda aguardam o resultado do exame de DNA para então fazer a liberação para velório.
Conforme a Politec, o resultado deve sair em um prazo de 15 dias. Porém, a liberação dos corpos deve ser feita antes desse tempo, já que os familiares comprovaram que as vítimas estavam nessa aeronave.
Segundo o delegado de Aripuanã, Albertino Felix Brito Júnior, a perícia da aeronave realizada pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi concluída na quinta-feira. A previsão é que o laudo técnico será disponibilizado no prazo mínimo de 30 dias.
De acordo com a Sema, os dois servidores faziam uma viagem a trabalho pela Coordenadoria de Vistoria do órgão ambiental. No entanto, informou que o avião não tinha sido fretado pela secretaria. Eles decolaram em Aripuanã e pretendiam seguir para Colniza, a 1.065 km da capital, na manhã do último domingo.

Câmara aprova 3 de 48 propostas previstas para o 'esforço concentrado'



Os deputados aprovaram três das 48 propostas selecionadas pelos líderes partidários para votação nesta semana, considerada de "esforço concentrado" para compensar o tempo em que a Câmara deixou de votar matérias importantes devido ao "trancamento" da pauta por medidas provisórias do governo.
A programação da Câmara para esta semana de esforço concentrado previa votações de segunda a sexta-feira – os dias em que tradicionalmente há votações são terça, quarta e, eventualmente, quinta. Apesar de o presidente Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) ter anunciado sessões deliberativas todos os dias da semana, não houve votações na segunda (7) nem nesta sexta, o que já não ocorre normalmente.
Com o fracasso do esforço concentrado, um dos principais projetos apontados por Henrique Alves como prioridade, o texto que regulamenta os direitos de empregadas domésticas, sequer chegou a ser discutido. Também continuaram na pauta propostas como a que trata do direito de resposta e a que institui o Código Federal de Bem-Estar Animal.
A pauta do plenário esteve trancada por mais de quatro meses, principalmente, devido ao projeto do Marco Civil da Internet, votado no último dia 25. Em seguida, duas medidas provisórias passaram a trancar a pauta – as MPs têm prazo máximo para aprovação no Congresso de 120 dias. Se uma MP não é votada em plenário até 45 dias após a edição do texto pela Presidência da República, começa a trancar a pauta da Câmara, onde começa a tramitar antes de seguir para o Senado.
A intenção de Henrique Alves era votar as duas MPs entre segunda e a manhã de terça, mas a conclusão da apreciação só ocorreu na quarta. O atraso se deu devido à obstrução iniciada pelos oposicionistas DEM e PSDB. Para obstruir, os partidos usam o máximo de tempo de fala em plenário e utilizam de mecanismos regimentais, como a apresentação de requerimentos, para estender a duração das sessões e impedir a votação de matérias.
A aprovação de projetos classificados pelos líderes como prioritários só se deu, de fato, em sessão extraordinária na manhã de quinta.
O primeiro desses projetos regulamenta as investigações conduzidas pelo Sistema de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Sipaer), ligado à Força Aérea Brasileira (FAB). Entre os pontos aprovados, está a permissão para que as investigações do Sipaer possam ser usadas como elementos de processos judiciais ou administrativos.
O plenário também, aprovou, na mesma sessão, projeto que regulamenta o funcionamento de boates e casas noturnas. O texto começou a ser discutido na Casa no início de 2013, após o incêndio que matou 242 pessoas na boate Kiss, em Santa Maria (RS).
Por último, os parlamentares votaram proposta que inclui atendimento psicológico e cirurgias reparadoras no Sistema Único de Saúde (SUS) para mulheres vítimas de violência doméstica.
O deputado Ricardo Izar (PSD-SP), presidente do Conselho de Ética da Câmara, afirmou considerar “vergonhoso” o resultado da semana.
“Foi uma vergonha, porque o combinado na reunião de líderes era que a gente ia votar pelo menos 30 projetos. Na segunda-feira, todo mundo chegou com essa intenção. Achei até desrespeitosa a atitude dos partidos que obstruíram”, declarou Izar.
A obstrução do DEM e do PSDB foi anunciada, inicialmente, como pressão para que fosse instalada no Senado comissão parlamentar de inquérito (CPI) exclusiva para investigar denúncias contra a Petrobras.
Em seguida, o DEM anunciou que impediria a votação de projetos até que fossem marcadas as datas para a apreciação de duas propostas e fosse alterado texto de uma medida provisória.
"Já colocamos que só aceitaremos retirar a obstrução se houver aceitação para voltar ao texto original da MP 630, para fazer valer o Regime Diferenciado de Contratações Públicas só para presídios. Também temos como condicionante o agendamento da votação de outros dois projetos”, declarou o líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE).

Vídeos mostram avião que teria sido interceptado na Venezuela


Imagens exibem avião partindo do Aeroporto Internacional de Belém. Segundo a FAB, aeronave teria envolvimento em atividades ilícitas.

Vídeos registrados por aparelhos celulares mostram um avião Learjet 25, de matrícula PT-OHD, decolando do Aeroporto Internacional de Belém. De acordo com informações da Força Aérea Brasileira (FAB), a identificação corresponde à aeronave interceptada nesta quinta-feira (10) no espaço aéreo da Venezuela. Os vídeos foram amplamente divulgados em aplicativos de troca de mensagens durante esta sexta-feira (11). O G1 tenta contato com a Infraero.
De acordo com a FAB, a aeronave civil brasileira foi interceptada no espaço aéreo venezuelano sob suspeita de "envolvimento em atividades ilícitas". A FAB não informou como o avião brasileiro foi levado ao solo.
O avião decolou do Brasil sem plano de voo aprovado pelos órgãos de controle e ingressou no espaço aéreo venezuelano, de acordo com a FAB, com o transponder desligado - dispositivo que permite a comunicação da aeronave com radares de solo e com o controle de tráfego aéreo.
De acordo com o Ministério da Defesa, ainda não há informações sobre vítimas nem a respeito do tipo de atividade que a aeronave realizava. A Polícia Federal e o Comando da Aeronáutica ainda estão apurando a identidade da tripulação e dos eventuais passageiros da aeronave.

JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO


Painel


Embarque...

A Secretaria de Aviação Civil promete concluir na próxima semana a redistribuição das autorizações de pouso e decolagem no Aeroporto de Congonhas.

Aeronave brasileira é interceptada na Venezuela



A Força Aérea Brasileira informou que uma aeronave civil do país foi interceptada no espaço aéreo venezuelano na noite desta quinta-feira (10). O avião do modelo Learjet 25, matrícula PT-OHD, teria saído do interior do estado do Pará.
Segundo a Defesa Aérea da Venezuela, que fez o comunicado ao Comando da Aeronáutica do Brasil (Comaer), existe a suspeita de que a aeronave esteja envolvida em atividades criminosas.
O Comaer, por sua vez, informou que o avião decolou do território brasileiro sem plano de voo aprovado pelos órgãos de controle e entrou no espaço aéreo venezuelano com o transponder desligado. Este dispositivo eletrônico permite a comunicação da aeronave com radares de solo e com o controle de tráfego aéreo.
A identidade da tripulação e dos passageiros da aeronave não foi informada. Procurados, tanto o Ministério das Relações Exteriores quanto a Infraero disseram que o caso está sendo tratado somente pela Força Aérea Brasileira.

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO ACRE


Profissionais do “Mais Médicos” chegam a Rio Branco neste sábado



Devem desembarcar no Acre, na noite deste sábado, 12, às 18 horas, em avião da Força Aérea Brasileira (FAB), 28 profissionais contratados pelo programa do governo federal “Mais Médicos”, para atuarem na atenção básica de saúde. A secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, e a secretária de Saúde de Rio Branco, Marcelina Alexandrina, devem recepcionar o novo grupo de profissionais no aeroporto de Rio Branco.
Durante a próxima semana, será promovida a recepção institucional para esses profissionais, com uma capacitação sobre o funcionamento da atenção básica de saúde pública do Acre, bem como o serviço da rede assistencial nos municípios, estado e região, e aspectos epidemiológicos das localidades onde irão trabalhar.
A programação de acolhimento dos médicos é organizada por uma comissão estadual, composta por representantes das secretarias de Saúde do Estado e do município, do Ministério da Saúde (MS) e os conselhos Estadual e Municipal de Saúde.

JORNAL CORREIO BRAZILIENSE


Controverso até o fio de cabelo


Primeiros resultados do implante capilar, que levou Renan Calheiros a ter que devolver dinheiro público, dividem opiniões

Nem uma intervenção estética escapa de controvérsia. O novo cabelo do presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), não passou despercebido pelos corredores da Casa. Colegas e servidores do Congresso Nacional não foram os únicos a comentar o resultado do implante capilar do parlamentar. Quatro meses depois do procedimento que virou notícia por ele ter usado um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para ir até Recife (PE) fazer o preenchimento, a mudança começa a aparecer.
Mas, na opinião do proprietário de uma clínica de reposição capilar em Brasília, Wilson Mendes, a velha imagem da plantação de arroz como referência aos implantes de cabelo se aplica ao procedimento feito por Renan. O especialista defende as próteses como alternativa. “Ficam melhores e mais baratas, sem esse aspecto diferente”, afirma. Para Wilson, qualquer profissional pode perceber a diferença do tipo de cabelo.
No implante, geralmente retira-se uma faixa de cabelo da nuca do homem para colocar na área calva. De acordo com Wilson, enquanto uma prótese fica entre R$ 1,8 mil e R$ 2,5 mil, além dos custos de manutenção, as cirurgias custam de R$ 7 mil a R$ 30 mil, cada sessão. “Para um implante ficar bom, o cara tem que gastar muito dinheiro. Aparentemente, ele continua com a chamada coroinha do padre. Para encher, a área doadora tem que ter muito cabelo”, diz o empresário.
Renan ainda pode passar por uma decepção, a depender do tipo de procedimento feito, explica o especialista. “Normalmente os médicos garantem 20% dos fios implantados. Depois de quatro meses, o cabelo nasce. Aí o sujeito fica naquela alegria. Mas o corpo ainda pode rejeitar”, esclarece Wilson, que trabalha na área há 30 anos. Ele conta que, no meio político, a procura pelos serviços é bastante comum.
Existem várias formas de fazer um implante capilar. De acordo com um profissional da área e dono de um salão de visagismo conhecido em Brasília que preferiu não se identificar por atender outros políticos, o procedimento pelo qual passou o presidente do Senado não foi bem sucedido. “O cabelo é diferente, ficou grosso, com aspecto crespo. Não é como o resto, não é natural”, avaliou. “Quem tem conhecimento de implante, cabelo, corte, vê que não está tão legal”, completa.
Cabeleireira há 37 anos, Milza Lima, 58 anos, acredita que é possível identificar facilmente que Renan Calheiros passou pela cirurgia estética. “O cabelo ficou todo em pé. Só com o tempo é que vai ter um caimento mais natural. Por enquanto, está diferente do resto”, afirma. Mas, para ela, o que importa é a satisfação pessoal. “Quando se trata de vaidade, é válido. E, na política, a imagem é muito importante. Até porque ele aparece muito na mídia”, analisa. Milza acha que, apesar de perceptível, o implante deixou o presidente do Senado mais jovem.
Avião
Renan implantou 10 mil fios de cabelo em 21 de dezembro do ano passado. A cirurgia durou cerca de sete horas. Para chegar ao Recife, usou um avião da FAB. Depois de noticiado o uso indevido da aeronave, ele anunciou que devolveria o dinheiro gasto na viagem aos cofres públicos. De acordo com nota divulgada no site do Senado Federal, o valor de R$ 27,4 mil foi calculado pela Força Aérea Brasileira (FAB) e o pagamento, feito por meio de uma Guia de Recolhimento da União.
O procedimento foi realizado pelo cirurgião pernambucano Fernando Basto, especialista em transplante capilar. A equipe médica informou, na época, que cerca de 80% dos fios caem no primeiro mês de operado, permanecendo as raízes transplantadas. Em um período de 90 a 120 dias, os fios das raízes transplantadas voltam a nascer, concluindo o afloramento com nove a dez meses de operado e com crescimento de 1cm ao mês. O médico disse que, como os fios transplantados não contém o código genético da calvície, a tendência é que eles nunca mais caiam.
“Depois de quatro meses, o cabelo nasce. Aí o sujeito fica naquela alegria. Mas o corpo ainda pode rejeitar”
Wilson Mendes, proprietário de uma clínica de reposição capilar em Brasília

PORTAL BRASIL


AEB tem novo diretor de transporte e licenciamento


Coronel reserva da FAB, Rezende foi piloto de caça e por seis anos trabalhou como piloto vip presidencial

O coronel da reserva da Força Aérea Brasileira (FAB), Marco Antônio Vieira de Rezende, é o novo diretor de Transporte Espacial e Licenciamento, da Agência Espacial Brasileira (AEB).
Ex-diretor do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Natal (RN), ele substitui o também militar Nilo Sérgio de Oliveira Andrade, que foi para a iniciativa privada.
Rezende, que assumiu a função nesta semana, se diz empolgado com os desafios do novo posto e mantém a meta de continuar contribuindo com o desenvolvimento aeroespacial do País. “Estou honrado pela oportunidade e contente por dar continuidade a meu trabalho na área espacial. Espero ajudar na empreitada que o Brasil tem pela frente para alcançar um lugar de maior destaque no setor espacial.”
Com uma carreira de 30 anos na FAB, com passagem por diversos setores da corporação, Rezende foi piloto de caça e por seis anos trabalhou como piloto vip presidencial.

AGÊNCIA CÂMARA


Comissão cancela doação de aeronave da FAB para o Equador



A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional aprovou, na quarta-feira (9), o Projeto de Lei 6644/13, do Executivo, que cancela a doação de uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para o governo do Equador.
O governo colocou à disposição do Equador um C-115 Buffalo, turboélice de fabricação canadense, mas o país vizinho desistiu de receber a aeronave.
Os C-115 foram comprados entre 1968 e 1970 e utilizados para várias missões militares na Amazônia. Eles foram substituídos por aeronaves C-105 Amazonas comprados da Espanha.
A doação para o Equador foi autorizada em 2011, mas o país perdeu o interesse na aeronave. Relator da proposta, o deputado Vitor Paulo (PRB-RJ) destacou que o C-115 Buffalo é operado por poucos países, por isso, não há mercado para os componentes. Com a desistência do Equador, o governo decidiu revogar a lei (12.442/11) que autoriza a doação.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

JORNAL O DIA


Folha Militar





Pressão para dívida sair em parcelas
Oficiais com trânsito no governo já pressionaram a equipe econômica a respeito do pagamento dos 28,86% autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Uma das saídas para quitar as dívida estimada em R$5,9 bilhões é o parcelamento. A ideia é priorizar os mais velhos, os com problema de saúde e os com pouca quantia a receber. Outra proposta é oferecer acordo para não pagar todos os atrasados, desde que o beneficiado abra mão de processo na Justiça.
A movimentação ocorre após a participação do ministro da Defesa, Celso Amorim, na audiência pública na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara nesta semana.
A dívida já completou 20 anos e o processo está parado desde 26 de março de 2013 na Secretaria Executiva do Ministério do Planejamento. As eleições presidenciais de outubro também podem favorecer os militares, uma vez que a execução do crédito, durante a passagem dos 50 anos do Golpe de 2964 sinalizaria que a presidenta Dilma Rousseff não tem rancor com os quartéis. A medida sanaria dívida herdada do governo Fernando Henrique Cardoso que empurrou o imbróglio para frente.
Aeronáutica
O brigadeiro Ricardo Machado Vieira assumiu ontem o cargo de chefe do Estado-Maior da Aeronáutica. A cerimônia foi na Base Aérea de Brasília. Ele substitui o brigadeiro Airton dos Santos Pohlmann, que vai para a reserva. A solenidade transcorreu com a participação do ministro da Defesa, Celso Amorim.

OUTRAS MÍDIAS


NOTICIAS 24 HORAS (VENEZUELA)



Un avión civil brasileño fue interceptado por la Fuerza Aérea venezolana

Un avión brasileño fue interceptado este jueves por la Fuerza Aérea venezolana cuando volaba por el espacio aéreo de ese país con los instrumentos que permiten su comunicación con los controles de tráfico desconectados, informaron hoy fuentes oficiales.
Según una nota divulgada por la Fuerza Aérea de Brasil, el avión modelo Learjet 25, cuya matrícula es PT-OHD, “habría despegado del territorio brasileño sin un plan de vuelo aprobado por los órganos de control”.
El comunicado agrega que el avión “habría ingresado en el espacio aéreo venezolano con el ‘transponder’ desconectado”.
Ese dispositivo permite la comunicación de un avión con los radares y los organismos responsables del tráfico aéreo y, según las normas internacionales, debe estar operativo en forma permanente.
La Fuerza Aérea brasileña indicó que, al parecer, la aeronave fue interceptada por las autoridades venezolanas frente a la sospecha de que “estuviese implicada en actividades ilícitas”.
El comunicado agrega que “la identidad de la tripulación y de los eventuales pasajeros está siendo investigada por las autoridades brasileñas”.

GAZETA DO POVO (PR)



Problema em radar atrasa pousos no aeroporto Afonso Pena

De acordo com a Infraero o problema foi detectado no início da manhã desta sexta-feira (11). Dos 88 voos programados até as 18 horas, 30 atrasaram mais de meia hora
Um problema detectado em um dos radares do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, fez com que o pouso de vários voos atrasasse desde o início da manhã desta sexta-feira (11).
De acordo com o último relatório da Infraero, órgão que administra o terminal, dos 85 voos nacionais programados até as 18 horas, 28 atrasaram em mais de meia hora e três foram cancelados. Dos três voos internacionais previstos para o mesmo período, dois atrasaram mais de 30 minutos.
Segundo o serviço de atendimento da Infraero, o problema faz com que os aviões adiem o pouso e permaneçam no ar até poder descer com segurança. No Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II), órgão responsável pela operação dos voos, ninguém foi encontrado até as 18h30 desta sexta para informar qual é o problema no radar e a previsão de quando ele será resolvido.



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented