|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 11/03/2014

China mobiliza 10 satélites para ajudar nas buscas por avião desaparecido ...


Imagens de alta resolução da Terra e outras tecnologias serão empregadas. Avião com 239 a bordo desapareceu no último sábado (8) ...

Imagem
A China anunciou que vai usar 10 satélites para ajudar nas buscas pelo avião da Malaysia Airlines que desapareceu no Mar do Sul da China no último sábado (8), com 239 a bordo, informam as agências internacionais de notícias France Presse e Reuters nesta terça-feira (11) ...




Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.




PORTAL G-1


China mobiliza 10 satélites para ajudar nas buscas por avião desaparecido


Imagens de alta resolução da Terra e outras tecnologias serão empregadas. Avião com 239 a bordo desapareceu no último sábado (8).

Imagem
A China anunciou que vai usar 10 satélites para ajudar nas buscas pelo avião da Malaysia Airlines que desapareceu no Mar do Sul da China no último sábado (8), com 239 a bordo, informam as agências internacionais de notícias France Presse e Reuters nesta terça-feira (11).
Os satélites vão usar recursos de imagem de alta resolução da Terra e outras tecnologias para ajudar nas operações de resgate. Os equipamentos são controlados a partir do Centro de Xian, no norte do país.
mapa avião desaparecido malásia - VALE ESTE (Foto: Arte/G1) Editoria de Arte / G1)
Os satélites serão utilizados para coordenar dados de navegação, observação meteorológica, comunicações e outros aspectos das tarefas de busca e resgate, revela o jornal do Exército de Libertação Popular (ELP).
Quase dois terços das 239 pessoas desaparecidas no voo MH370 da Malaysia Airlines têm cidadania chinesa e caso a perda da aeronave seja confirmada, será o segundo maior desastre aéreo da história para a China.
Uma gigantesca operação de buscas aéreas e marítimas entra no quarto dia, sem sinais da aeronave que levava 239 pessoas e perdeu contato duas horas depois de decolar.
Mistério
Mais uma informação no caso do desaparecimento de um avião comercial da Malásia faz do caso "um mistério sem precedentes" - como definiu o chefe da aviação civil do país nesta segunda-feira (10). Segundo jornais chineses e o inglês "Daily Mirror", alguns parentes de passageiros do voo MH370, na rota Kuala Lumpur-Pequim, tentaram ligar para os telefones celulares de seus familiares e conseguiram completar a chamada, que cai em seguida.
O diretor da Autoridade de Aviação Civil da Malásia, Azharuddin Abdul Rahman, disse que não está descartada uma tentativa de sequestro, uma entre várias teorias que estão sendo consideradas pelos investigadores para explicar o sumiço do Boeing 777-2090ER da companhia Malaysia Airlines.
"Infelizmente, não encontramos nada que pareça ser um objeto da aeronave, e muito menos a aeronave propriamente dita", disse ele em entrevista coletiva.
Dezenas de aviões e barcos de dez países vasculham o mar entre a Malásia e o sul do Vietnã. A expectativa chegou a crescer quando o Vietnã mobilizou helicópteros para investigar um objeto amarelo flutuante -- que era, na verdade, apenas "a tampa coberta de musgo de um rolo de cabos", segundo comunicado no site da Autoridade de Aviação Civil vietnamita.
Há especulações sobre falhas de segurança e sobre a possibilidade de um atentado. No domingo (9), a Interpol confirmou que pelo menos dois passageiros usaram passaportes furtados para embarcar. Segundo o jornal New York Times, a polícia da cidade de Pattaya, de onde os bilhetes foram emitidos, disse que a compra não foi feita pelos passageiros, mas por um iraniano identificado apenas como Ali.
Não houve pedido de socorro do avião, o que leva especialistas a cogitarem uma catastrófica falha repentina ou uma explosão. Mas o chefe da Força Aérea da Malásia disse que o monitoramento por radar mostra que o avião pode ter recuado da sua rota antes de desaparecer.
Uma fonte graduada envolvida nas investigações preliminares na Malásia disse que a dificuldade em encontrar destroços pode indicar que o avião se despedaçou em pleno voo, o que espalhou as peças por uma área muito grande do mar.


Com licença atrasada, aeroporto de Vilhena, RO, tem voos cancelados


Administração do aeroporto diz que documentação já foi regularizada. Passageiros que pousariam na cidade aguardam em aeroporto do MT.

Nesta segunda-feira (10), as operações de pouso e decolagem no aeroporto municipal de Vilhena (RO) Brigadeiro Camarão foram cancelados devido a problemas com a renovação da licença do local. De acordo com o administrador do aeroporto, Manuel Alberto Gregio, o aeroporto está em condições de receber voos, mas como a renovação da documentação ainda não foi repassada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) ao Comando da Aeronáutica, até o momento os voos foram cancelados. Ainda segundo o administrador, houve falha de comunicação entre os órgãos.
Gregio afirma que o aeroporto passou por uma inspeção na última sexta-feira (7) e já foi emitido o documento de liberação. A última licença venceu nesta segunda-feira (10) e a nova é válida por três meses. “Os passageiros que desembarcariam na cidade nesta tarde [de segunda] aguardam no aeroporto Marechal Rondon, em Cuiabá (MT)”, explica. Durante a manhã outro voo foi cancelado. O número de passageiros afetados não foi informado.
A companhia aérea responsável pelos voos não informou quando a situação deve ser normalizada. Entretanto, de acordo com o administrador, a situação deve se resolver ainda nesta segunda-feira.

Cheia em Porto Velho deixa 50 mil pessoas sob risco de contrair doenças


Saúde notifica a diarreia como maior problema entre famílias atingidas. Risco alcança 8,57% da população e autoridades orientam a fazer exames.

Cinquenta mil pessoas em Porto velho estão sujeitas a doenças tropicais em decorrência da cheia histórica que já atingiu mais de 2,5 mil famílias em Rondônia. A informação é confirmada pela Sala de Gerenciamento de Crise, montada na sede do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) e que agrega vários representantes dos governos, Aeronáutica, Exército e Força Nacional. Pelos cálculos da Defesa Civil Municipal, 8,57% da população da cidade corre riscos por habitar em regiões endêmicas, considerando a população total da capital (428.527) revelada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estarísticas (IBGE) em 2013. O nível histórico do Rio Madeira ultrapassa em mais de um metro o último registro de enchente com grandes consequências, em 1997, de 17,52 metros. Neste segunda-feira (10), a cota atingiu o nível de 19 metros, de acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA)
“Estamos num momento de guerra. É um dado assustador, realmente. Os distritos afetados também estão em risco. Temos somente na capital 12 grandes bairros submersos. Coletas da água nesses locais confirmaram a prevalência de coliformes fecais e outras impurezas. A população precisa fazer exames com urgência”, declarou o secretário municipal de Saúde, Domingo Sávio.
Moradores da rua Raimundo Cantuária reclamam do lixo que não está sendo coletado pela Semusb. (Foto: Suzi Rocha/G1)Moradores da rua Raimundo Cantuária reclamam do
lixo que não está sendo coletado
(Foto: Suzi Rocha/G1)
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Sul de Porto Velho confirmou 200 casos de diarreias somente entre sábado (8) e domingo (9). “As privadas de fossas sépticas e os poços amazonicos [popularmente conhecidos como cacimbas] foram arrancados pelas águas e boiam. Os dejetos humanos e todo o lixo doméstico jogado de qualquer jeito à margem de ruas aumentam o perigo. Animais domésticos, que morrem e não são capturados, agravam a infestação de vetores que causam viroses e enfermidades mais sérias”, afirmou o secretário.
Um plano de contingência será apresentado nesta terça-feira (11) ao prefeito da cidade. “A primeira orientação é que as pessoas que habitam ou habitavam essas regiões se dirijam às unidades de saúde mais próximas”, informou Domingo Sávio. Ele não acredita em contaminação em outras regiões não atingidas pela cheia. Esta possibilidade, diz o secretário, poderá se concretizar no caso de a rede mantida pelo Estado, que abastece os bairros com água tratada, sofrer rompimentos nos dutos e encanamentos.
As unidades de referência para atendimento são as UPA´s das Zonas Leste e Sul e os centros de saúde Ana Adelaide e José Adelino. A Secretaria Municipal de Saúde mantém visitas diárias aos 43 abrigos públicos. As equipes multidisciplinares são compostas por médico, enfermeiro, técnico e auxiliar em enfermagem.
Os bairros sob risco listados são: Nacional, Tucumanzal, Areal, Mucambo, Baixa da União, Triângulo, Belmont, São Sebastião I, São Sebastião II, Balsa e Nova Esperança.

JORNAL DA CÂMARA


Plenário promove comissão geral sobre as Forças Armadas



O Plenário da Câmara dos Deputados realiza comissão geral nesta terça-feira (11), a partir das 10 horas, para debater o fortalecimento das Forças Armadas.
O deputado Izalci (PSDB-DF), que propôs a sessão, afirma que o tema da defesa extrapola a questão militar. “A defesa é elemento que não pode ser separado do desenvolvimento econômico e social do País”, diz.
Ele aponta que a estratégia de defesa do País é determinante para a implementação de outras políticas públicas, como a de desenvolvimento industrial e tecnológico, de combate ao tráfico de armas e drogas, e de melhoria das condições de vida dos brasileiros que moram em regiões de fronteira.
Izalci diz ainda que o fortalecimento das Forças Armadas vem sendo discutido nas comissões técnicas da Câmara, principalmente na de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, mas que é necessário um debate amplo no Plenário, com participação de especialistas e dos setores interessados no tema.
Convidados confirmados
- o secretário geral do Ministério da Defesa, Ari Matos Cardoso, representando o ministro da Defesa, Celso Amorim;
- chefe do Escritório de Projetos do Estado-Maior do Exército, general de divisão Luiz Felipe Luiz Linhares Gomes, representando o general de Exército Enzo Martins Pieri, comandante do Exército Brasileiro;
- chefe do Estado Maior da Armada,almirante de esquadra Carlos Augusto de Sousa, representando o almirante de esquadra Julio Soares de Moura Neto, comandante da Marinha do Brasil;
- chefe da Terceira Subchefia do Estado-Maior da Aeronáutica, brigadeiro do ar Hudson Costa Potiguara, representando o tenete brigadeiro do ar Juniti Saito, comandante da Aeronáutica;
- ex-presidente da Frente Parlamentar da Defesa Nacional, ex-ministro de Estado da Reforma Agrária e ex-deputado federal Raul Jungmann.

JORNAL DO SENADO


Comissão de Infraestrutura debate controle do espaço aéreo



O controle do espaço aéreo e as operações de aeroportos é o tema em debate em reunião iniciada há pouco na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI). Esse é o terceiro painel do ciclo de debates promovido pela comissão para discutir o gerenciamento, a modernização, a ampliação e os problemas da aviação civil.
Foram convidados para a audiência pública o brigadeiro-do-ar José Alves Candez Neto, chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo; o comandante Ronaldo Jenkins, diretor da Associação das Empresas de Aviação Regular (Abear); o diretor de Operações de Aeronaves da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Carlos Eduardo Pellegrino, e o gerente de Comunicações e Relações Institucionais do Aeroporto Internacional de São Paulo, Carlos Eduardo Fernandez Silveira.
Na última quarta-feira (4), o colegiado, que é presidido pelo senador Fernando Collor (PTB-AL), debateu o crescimento da aviação civil e a questão da segurança.

PORTAL TERRA


Brasil reitera que tropas estrangeiras no Haiti "não devem eternizar-se"



A chefe da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (Minustah), Sandra Honoré, se reuniu nesta segunda-feira com autoridades do governo brasileiro, que reiteraram sua convicção que a presença de tropas estrangeiras nessa nação "não pode eternizar-se".
Honoré assumiu o cargo de representante especial da Secretaria-Geral da ONU para o Haiti e chefe da Minustah em meados de ano passado e em sua primeira visita ao Brasil se reuniu hoje, separadamente, com os ministros das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, e da Defesa, Celso Amorim.
Fontes oficiais disseram à Agência Efe que em ambas reuniões se analisou a possibilidade que neste mesmo ano sejam realizadas no Haiti as eleições que estão pendentes desde 2012 e deverão definir dez cadeiras no Senado e os titulares de 140 prefeituras.
Os pleitos deveriam ter sido realizados há quase dois anos, mas desde então foram suspensos em várias oportunidades devido a recorrentes desacordos políticos entre o governo e a oposição.
"Essas eleições são importantes, pois ajudarão a reforçar o processo democrático haitiano", explicou um porta-voz do governo brasileiro.
Sobre a composição das tropas da Minustah, formada por soldados e policiais de 20 países, tanto Figueiredo como Amorim reiteraram a Honoré a convicção do governo brasileiro que seu número deve ser reduzido.
"Transferimos a mensagem que as tropas não podem eternizar-se, mas também se esclareceu que nem o Brasil nem nenhum outro país da América Latina pretende abandonar o Haiti", disse a fonte consultada pela Efe.
O Brasil está no comando do contingente militar da Minustah desde 2004 e também mantém diversos projetos de cooperação econômica, técnica e humanitária com o Haiti.
É ainda o país com o maior número de soldados nessa nação antilhana, que chegou a 2.300 nos primeiros meses do 2010, após o terremoto que deixou 220.000 mortos e cerca de 1,5 milhão de afetados.
No entanto, em abril do ano passado, o Brasil reduziu suas tropas nessa nação para cerca de 1.200 militares, um número similar ao que mantinha até o terremoto de janeiro do 2010.
AGÊNCIA DE NOTÍCIAS DO ACRE


Força Aérea assume compromisso com o abastecimento do Acre



O Acre possui apenas uma via de ligação terrestre com o restante do Brasil: a BR-364. Com a cheia do Rio Madeira, considerada a maior tragédia ambiental da Amazônia nos últimos 100 anos, parte da rodovia que liga o estado a Rondônia ficou tomada pelas águas. E para garantir que produtos essenciais não faltem para o acreano e o mercado continue abastecido e em movimento, um órgão militar tem tido um papel fundamental: a Força Aérea Brasileira (FAB).
ImagemSem apoio da FAB, mercado consumidor acreano de produtos essenciais perecíveis entraria em colapso (Foto: Arison Jardim/Secom)
A FAB é responsável por defender a pátria, garantir os poderes constitucionais, a lei e a ordem, por iniciativa de qualquer dos poderes constitucionais. Cabe à Aeronáutica, como atribuição subsidiária geral, cooperar com o desenvolvimento nacional e a defesa civil, na forma determinada pela presidente da República. E por meio desses valores, a FAB passou a atuar no Acre desde a decretação do estado de emergência, em um pedido do governo do Estado diretamente à Casa Civil da Presidência.
São três aeronaves disponíveis para o estado - uma C130, com capacidade para 15 toneladas, e duas C105, com capacidade para 4,5 toneladas. As aeronaves começaram a atuar no trecho Porto Velho/Rio Branco no dia 24 de fevereiro e em 29 voos elas já transportaram 222 toneladas de alimentos. Hoje são realizados cerca de seis voos por dia, e os principais produtos transportados são: leite, hortifrutigranjeiros (verduras, legumes, frutas e ovos), trigo, arroz e medicamentos.
Utilizada para o transporte de produtos essenciais ao abastecimento e economia do estado, a maioria não pode vir pela estrada alagada em caminhões de baixa estatura, e os aviões da FAB fazem apenas o transporte. Todo o embarque e desembarque de produtos é de total responsabilidade das empresas transportadoras e contratantes. Sem o apoio da FAB, não só o estado correria risco de desabastecimento, como o prejuízo social seria incalculável.
“Se não tivéssemos o apoio do governo federal por meio da FAB, não seriamos capaz de manter o abastecimento do estado estável e entraríamos em colapso, com muitos gêneros alimentícios essenciais em falta. É uma ajuda necessária”, conta o coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Carlos Gundim.

JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO


Mônica Bergamo


PERIGO NA PISTA

Prevista para começar ontem, a obra para aumentar a segurança na pista principal do aeroporto de Belém só terá início depois do dia 20. Desde 17 de janeiro, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) restringiu pousos e decolagens no Val-de-Cans "em caso de chuva forte ou moderada" porque o acúmulo de água afeta a capacidade de frenagem dos aviões.
NA PISTA 2
Segundo relatos de pilotos, a condição de pista molhada no aeroporto da capital paraense "lembra Congonhas na época do acidente da TAM", em 2007. A situação crítica levou a empresa a desviar um voo, dia 4, para Macapá. "A decisão das companhias de não operar em más condições segue critério de segurança e análises de risco encaminhadas às autoridades", explica Ronaldo Jenkins, diretor da Associação Brasileira das Empresas Aéreas.
NA PISTA 3
A Infraero informa que já finalizou a licitação para instalação de ranhuras (grooving) na pista principal do aeroporto e a empresa vencedora, a Geoplan, terá 30 dias para concluir a obra, após a assinatura do contrato e da ordem de serviço, ainda sem data prevista. A pista tem sido drenada no improviso: caminhonetes da Infraero circulam com uma espécie de rodo acoplado à carroceria.

Unicamp e USP promovem seminários sobre golpe de 1964



 DE SÃO PAULO - O Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, em Campinas, promove amanhã e quarta-feira o seminário "50 Anos do Golpe Civil-Militar de 1964 -- Revisitando Questões e Debates".
Serão realizadas cinco mesas de discussão sobre diferentes aspectos do golpe, como os atuais dilemas em torno do passado ditatorial, o papel das mulheres e regimes semelhantes em países vizinhos.
Amanhã também será exibido "Verdade 12.528", um documentário sobre a Comissão Nacional da Verdade, seguido de debate com os diretores. A programação do evento, aberto ao público, está em *http://bit.ly/1beRWEi*.
Já na USP, a Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas realiza uma série de seminários por conta do aniversário de 50 anos do golpe nos dias 19 e 20 de março, de 24 a 27 de março e depois de 17 a 19 de setembro.
Em 19 e 20 de março, é a vez do seminário "Colapso do populismo?", em que será abordada a trajetória do populismo na América Latina, nos Estados Unidos e na Europa. Mais informações no site http://bit.ly/1fY0LOh.

Com polo aeronáutico, São Carlos (SP) espera boom na economia em 2014



Um dos principais polos aeronáuticos do país, São Carlos (232 km de São Paulo) vive a expectativa de, nos próximos anos, assistir a um boom de investimentos no setor, que vai impulsionar ainda mais a economia local.
Empresas do ramo anunciaram ampliações nos últimos meses que devem consolidar o município e cidades vizinhas como um importante centro de tecnologia e desenvolvimento aeroespacial.
Com a necessidade de mais oferta de mão de obra qualificada, instituições articulam ampliações de cursos no setor.
Um fato para que os investimentos sejam concretizados é a internacionalização do aeroporto Mário Pereira Lopes.
A reivindicação uniu até os rivais PSDB e PT, do prefeito Paulo Altomani e do deputado federal Newton Lima, respectivamente, que foram no Ministério da Fazenda pedir um posto da Receita Federal no local, requisito para a internacionalização.
Segundo a TAM, a internacionalização vai duplicar a capacidade de atendimento do centro de manutenção em São Carlos. Isso significa R$ 50 milhões em investimentos e mais 600 empregos na área.
Como o aeroporto tem restrições, aviões vindos do exterior têm de aguardar liberação aduaneira em aeroportos do Rio ou de São Paulo.
"Com a internacionalização, deveremos atender 250 aviões por ano. Hoje, passam pelo centro de manutenção cerca de 160", disse Ruy Amparo, vice-presidente de Operações e Manutenção da TAM.
Mais duas empresas do ramo aeronáutico planejam investimentos em 2014.
A Airship do Brasil vai instalar na cidade uma das poucas fábricas de dirigíveis do mundo. A empresa está na fase de obter licenças ambientais para o início das obras.
Serão inicialmente R$ 6 milhões de investimentos na unidade, que produzirá dirigíveis com capacidade para transportar até 30 toneladas.
O diretor técnico da empresa, James Waterhouse, disse que eles serão utilizados em lugares de difícil acesso, como a Amazônia.
A AGX, que fabrica drones (avião de observação não tripulado) para agricultura e segurança, vai investir R$ 2,5 milhões na ampliação em São Carlos e destinará US$ 1,5 milhão para construir uma filial em Indiana (EUA).
Segundo o diretor Adriano Kancelkis, a empresa investirá em nanossatélites (satélites menores), usados para testar a resistência de componentes eletrônicos no espaço e para monitoramentos.
INVESTIMENTOS EM SÃO CARLOS
TAM MRO
Unidade de negócios da TAM especializada em serviços de manutenção, reparo e revisão de aviões e componentes aeronáuticos
Investimentos
Com a internacionalização, a economia pode chegar a US$ 220 mil por avião, que não terá mais de fazer procedimentos aduaneiros no Rio ou em São Paulo. Planeja investir R$ 50 milhões e gerar mais 600 empregos
AIRSHIP
Especializada em desenvolver, fabricar, comercializar e operar produtos usando tecnologias mais leves que o ar
Investimentos
Começa a sair do papel a fábrica, que aguarda licenças ambientais. Só em desenvolvimento foram captados R$ 116 milhões do BNDES. Um dos investidores já encomendou 50 dirigíveis. Deve gerar 600 empregos
AGX TECNOLOGIA
Desenvolvimento e pesquisa de drones para mapeamento e análises agrícolas e ambientais
Investimentos
Uma das pioneiras no Brasil em voos de Vant (veículo aéreo não tripulado), vai instalar sua primeira filial fora do país em Indiana (EUA). Parte da equipe de São Carlos deve ser enviada para os EUA

Comparação com queda da Air France se enfraquece



Ter desaparecido sobre o mar é das poucas semelhanças entre o voo 370 da Malaysia Airlines e o voo 447 da Air France, que caiu em 2009.
Por ora, há mais diferenças: pouco antes de cair, o Airbus-A330 da Air France enviou mensagens automáticas à empresa que apontavam problemas elétricos e de pressurização da cabine.
Não há informação, até o momento, de que a Malaysia Airlines tenha recebido mensagens automáticas apontando anomalias no Boeing-777.
O avião da companhia francesa enfrentou mau tempo, que, no final, resultou no congelamento de tubos externos que alimentam informações sobre altitude e velocidade, o que contribuiu para o desastre, com 228 mortos.
Tampouco há sinal de que o avião malasiano tenha passado por área de tempestade.
Os primeiros destroços do Airbus foram vistos dois dias depois do acidente. O Boeing da Malaysia sumiu faz quatro dias. Isso dificulta as buscas por destroços, que, levados pelas correntes marítimas, ficam mais espalhados.
São raros os casos de aeronaves de transporte regular de passageiros desaparecidos por tanto tempo.
MISTÉRIO
Sem muitas informações, existem mais perguntas do que respostas. Não se sabe, por exemplo, se alguma explosão ou falha estrutural ocorreu --o que poderia abrir a fuselagem e, a 10 km de altitude, despedaçar o avião.
Por enquanto, a falta de notícias impede até falar com certeza que o avião caiu.
É algo improvável, porém: não consta que algum tripulante ou passageiro tenha feito contato em busca de socorro até o momento ou de aeroportos entre a Malásia e a China a detectar a aterrissagem de um gigante como um Boeing-777/200, com mais de 200 passageiros.
As respostas, espera-se, virão nos próximos dias.

JORNAL O ESTADO DE SÃO PAULO


Rio Madeira sobe e pode ultrapassar 19 metros


De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, há um fluxo médio de 120 caminhões por dia cruzando o rio na região de divisa do Acre com Rondônia

RIO BRANCO- O Rio Madeira não para de subir. Técnicos da Sala de Situação, montada pelo governo do Acre para acompanhar o comportamento das cheias na região, confirmam que existe a possibilidade de que o rio alcance 19,20 metros.
As intervenções pontuais da equipe do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), deslocada para a região, possibilitam o escoamento lento, mas constante. Cerca de 120 caminhões atravessam o rio diariamente levando produtos para Rio Branco, capital do Acre. A Polícia Rodoviária Federal faz triagem rigorosa e não permite a passagem de veículos com filtros de ar com menos de 1 metro de altura.
Preços. A cheia do Rio Madeira e o isolamento que impõe ao Acre trazem como consequência natural a alta nos preços dos produtos, mesmo os hortifrutigranjeiros. O governo do Estado do Acre se articulou e garante o transporte de alguns produtos pelos aviões da Força Aérea Brasileira (FAB).
Apesar disso, a intervenção do Estado não foi suficiente para segurar as tarifas. O presidente da Associação Comercial e Industrial do Acre (Acisa), Jurilande Aragão, confirma que a situação é grave e pode piorar. "Um dos maiores compradores de hortifrutigranjeiros do Acre comprou neste domingo o quilo de tomate em São Paulo a oito reais", defende Aragão. "E nós estamos vendendo com preço abaixo do que compramos."
O presidente da Acisa admite que, por mais que o governo e as entidades de classe se esforcem, a dinâmica dos preços é difícil de ser controlada. "Não se tem muito controle sobre isso", afirmou. "O cimento, que era vendido a R$ 31 já tenho notícias que está quarenta e nove a saca."
"Que tal pensarmos também em boicote do tipo Boicota Rio Branco?", sugeriu a promotora Especializada de Defesa do Consumidor, Alessandra Marques, em uma rede social. "Na Europa, consumidores o praticam com eficiência! Juntos, somos mais fortes!"
Empresários destacam que a situação dos preços pode se agravar ainda mais após a vazante do Rio Madeira. Eles acreditam que os engenheiros do Dnit devem interditar a estrada novamente após a vazante.
Rio Acre. O nível do Rio Acre também subiu, atingindo na manhã desta segunda-feira,10, 16,20m. Por causa das cheias, mais de 500 famílias estão desabrigadas. A ponte Juscelino Kubitscheck foi liberada na manhã desta segunda-feira, 10, após ter sido interditada por conta da operação da Defesa Civil para retirada de "balseiros", como são chamados na região os pedaços de árvores e outras vegetações arrastados pelas águas do rio.
Bolívia. O governo boliviano deve aumentar a pressão junto ao Itamaraty solicitando explicações a respeito das obras das hidrelétricas Jirau e Santo Antônio. No Departamento de Beni, Santa Cruz de La Sierra e Cochabamba, região de forte atividade pecuária, a estimativa é que já tenham morrido 500 mil cabeças de gado.

Beltrame não descarta usar Exército para reocupar Complexo do Alemão


Nesta segunda-feira, uma operação foi realizada no local para cumprir 14 mandados de prisão contra suspeitos de ataques a policiais

RIO - Diante do recrudescimento da violência do tráfico nos complexos do Alemão e da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro, o secretário de Segurança do Estado do Rio, José Mariano Beltrame, disse que não descarta a possibilidade de pedir ajuda ao Exército para reocupar o território. A Força de Pacificação do Exército permaneceu nos dois conjuntos de favelas até meados de 2012, quando foram inauguradas oito Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) na região.
Considerado o quartel-general do Comando Vermelho, os complexos do Alemão e da Penha foram invadidos pelas forças de segurança em novembro de 2010, após uma onda de ataques a ônibus e postos policiais que levou pânico à cidade. Nesta segunda-feira, 10, uma operação da Polícia Civil prendeu oito suspeitos de participação nos ataques à UPP Nova Brasília, à 45ª Delegacia de Polícia (em janeiro) e ao policial Rodrigo Paes Leme, de 33 anos, que foi morto na semana passada.
Enquanto as Forças Armadas atuaram no local, eram raros os episódios de violência e tiroteios com traficantes. No entanto, dois incidentes envolvendo militares que participavam da Força de Pacificação causaram desconforto nas autoridades: o sumiço de um fuzil do Exército, e o furto de uma chopeira e dos aparelhos de ar-condicionado das casas de dois moradores da favela.
No primeiro caso, o Inquérito Policial Militar (IPM) aberto pelo Exército para apurar o caso foi arquivado pela Justiça Militar em junho do ano passado, atendendo parecer do Ministério Público Militar (MPM). E no segundo episódio, conforme o Estado noticiou em julho de 2012, o primeiro-tenente Luiz Octávio de Goes Freitas foi o único acusado do crime. Ao Estado, o advogado do oficial disse que os objetos foram achados, e não furtados. O processo tramita na 4ª Auditoria da Justiça Militar no Rio. O militar responde em liberdade. A próxima audiência está marcada para 13 de maio, quando será ouvida uma testemunha da acusação.
Operação no Alemão. O objetivo da incursão desta segunda-feira, 10, era cumprir 14 mandados de prisão temporária contra suspeitos dos atentados à UPP Nova Brasília e à 45ª DP, ocorridos entre a noite de 28 de janeiro e a madrugada seguinte, e do ataque que resultou na morte do soldado Paes Leme na última quinta-feira, 6. Desde o início do programa de pacificação, em dezembro de 2008, dez PMs foram mortos em serviço em favelas com UPPs.
Entre os presos, está o segurança de uma estação do teleférico do Complexo do Alemão. Morador da comunidade, Marcondes Gomes de Oliveira era funcionário de uma empresa terceirizada que presta serviço à SuperVia, concessionária que opera o teleférico. Ele seria "olheiro" do tráfico, isto é, repassava aos criminosos informações sobre a movimentação da polícia na favela. Com ele, foi encontrado um celular com várias mensagens de traficantes fazendo perguntas sobre a operação desta segunda-feira no local.
Também foram presos Paulo Philipp Alves da Silva, o Filipinho, "gerente" da venda de drogas na localidade conhecida como Praça do Terço; Kleyton da Rocha Afonso, "gerente" da localidade Chuveirinho; Halan Marcilio Gonçalves, Cesar Silva Lima, o Cesinha; e Vinicius Cruz Macedo. Além dos adultos, dois menores foram apreendidos.
Entre os foragidos está Eduardo Fernandes de Oliveira, conhecido como 2D, que seria o atual chefe das bocas de fumo no Alemão.
"A operação desta segunda-feira, 10, foi um desdobramento da realizada no dia 12 de fevereiro, quando prendemos 16 pessoas nos complexos do Alemão e da Penha suspeitas de envolvimento nos ataques. A investigação vai continuar e em breve serão realizadas novas incursões para prendermos traficantes", afirmou o delegado Felipe Curi, da 45ª DP.
Mortes de PMs. O delegado Rivaldo Barbosa, da Divisão de Homicídios, declarou que o autor dos disparos que mataram o soldado Rodrigo Paes Leme na Favela Nova Brasília já foi identificado. Igor Cristiano Santos de Freitas, o Salgadinho, de 26 anos, não foi localizado nesta segunda-feira, 10, e é considerado foragido.
Barbosa disse ainda que o assassinato da soldado Alda Rafael Castilho, de 26 anos, lotada na UPP Parque Proletário, no Complexo da Penha, também já foi elucidado. O crime ocorreu no dia 2 de fevereiro. "Os três envolvidos neste crime já estão identificados e com a prisão decretada. São dois adultos e um menor. Vamos continuar as operações para prendê-los", prometeu.

OLHAR DIRETO


Avião faz pouso forçado em fazenda e seis pessoas ficam feridas



Um avião monomotor que atua como taxi-aéreo na região Noroeste de Mato Grosso precisou fazer um pouso forçado em uma fazenda, entre os municípios de Aripuanã e Colniza (883 e 1065 km de Cuiabá), neste domingo, quando voava de Juína para Colniza.
Segundo informações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), havia seis pessoas na aeronave, que foram socorridas inicialmente por moradores da fazenda, e depois levadas em veículos do Samu até hospitais.
Os ocupantes do avião sofreram ferimentos, mas não correriam o risco de morrer. Quatro pessoas foram encaminhadas para um hospital em Colniza e duas para o Hospital Municipal de Aripuanã.
O avião é de um piloto particular e faz a rota Juína-Colniza constantemente. Ainda não há informações sobre os motivos que levaram o piloto a fazer o pouso forçado



OUTRAS MÍDIAS


Portal Vermelho



Reunião discute demarcação de terra quilombola na sede do MPF-BA

Uma reunião entre Ministério da Defesa e representantes da comunidade quilombola Rio dos Macacos, localizado na Base Naval de Aratu, em Simões Filho, será realizada nesta terça-feira (11/03) para dar seguimento às negociações para a demarcação do território, que foram iniciadas em 2013. O evento acontecerá às 14h, na sede do Ministério Público Federal (MPF) na Bahia, na avenida Paralela, em Salvador.
Estarão presentes no encontro o chefe do gabinete do ministro da Defesa, Antônio Thomaz Lessa, o procurador Regional dos Direitos do Cidadão Leandro Bastos Nunes, que acompanha o caso na Bahia, e o procurador da República Walter Claudius, representantes da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial, da Secretaria Nacional de Articulação Social da Presidência da República, da Associação dos Advogados dos Trabalhadores Rurais, da Defensoria Pública da União e da Marinha.
Com a reunião, espera-se que se encerrem os conflitos que têm ocorrido na área da comunidade quilombola. Uma das situações mais graves ocorreu no dia 06 de janeiro, quando os irmãos Edinei Messias dos Santos e Rosimeire Messias dos Santos, moradores do quilombo, sofreram agressões por parte de militares da Marinha ao tentarem retornar para a comunidade. O caso é investigado pelo MPF.
 http://www.vermelho.org.br/ba/noticia.php?id_noticia=237425&id_secao=58



CENIPA lança aplicativo e amplia comunicação com o usuário

ImagemO Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) acaba de lançar seu aplicativo (App) móvel. O serviço é gratuito e permite acessar informações relacionadas à prevenção e investigação de acidentes aeronáuticos em tempo real. Pela nova ferramenta, pilotos civis e militares, operadores, administradores aeroportuários, mecânicos, agentes de segurança de voo são os destinatários desse aplicativo para as últimas atualizações de segurança de voo.
Além de acompanhar as notícias do CENIPA, da Força Aérea Brasileira e da aviação geral, o aplicativo mostrará os cursos de prevenção de acidentes aeronáuticos oferecidos anualmente e suas datas de inscrição. O usuário ainda poderá comunicar formalmente ao CENIPA toda e qualquer situação de perigo envolvendo raio laser, balão de ar quente não tripulado, fauna, pipas e outros casos, preenchendo as fichas online. Em caso de acidente aeronáutico, terá o contato direto com os investigadores dos Serviços Regionais de Investigação.
Disponível na plataforma iOS da Apple, o aplicativo pode ser localizado pela palavra cenipa em todas as versões do iPhone, ipad e Ipod touch na loja Apple Store. De qualquer lugar e a qualquer hora, sem a necessidade de estar à frente de um computador ou notebook, basta acessar o telefone celular ou tablet. Na opinião do vice-chefe do CENIPA, Coronel Aviador Marcelo Marques de Azevedo, o objetivo é ampliar o acesso à informação e facilitar a vida do usuário. “Queremos atender a população que se mantém conectada à internet através de seus mobiles,” afirmou.
Uma pesquisa realizada pelo órgão investigador identificou que cerca de 70% dos usuários que acessam informações de segurança de voo o fazem por meio de dispositivos móveis. A partir daí, foi elaborado o projeto de inserção do aplicativo que já se constitui um sucesso pelo poder de comunicação que oferece. O monitoramento de acesso ao usuário, em apenas três dias, registrou mais de 200 downloads, incluindo usuários dos Estados Unidos, Rússia, China e Moçambique.
Facilidade e rapidez
O aplicativo virou mania. Cresce o número de pessoas de todas as idades que acessam a internet no seu cotidiano, por meio de seus telefones celulares em busca de informações, serviços, comunicação e entretenimento. Na comparação com outras ferramentas da internet, o momento é do aplicativo. O executivo Walter Longo costuma dizer: “Você conhece uma pessoa pelos Apps que ela possui.”
O aplicativo apresenta vantagens irrecusáveis e torna-se cada vez mais popular, devido às facilidades de uso e rapidez das ações; tem o menor custo de acesso, já que o tráfego de dados necessários para a navegação é muito menor se comparado aos navegadores convencionais, além do melhor uso dos recursos disponíveis que o aparelho possui, tais como GPS, câmera fotográfica, Bluetooth e outros.
ImagemDe acordo com a reportagem da revista Época Negócios, nos Estados Unidos, 42 % dos usuários de telefone móvel já baixaram aplicativos e 25% utilizam diariamente. O Brasil, segundo ranking da Flurry, ocupa a 10ª colocação entre os países que mais utilizam sistemas operacionais como o iOS e Android. Isto significa milhões de telefones móveis espalhados pelo país e consequentemente milhares de aplicativos em uso.
O chefe da área de TI do CENIPA, Tenente Analista de Sistemas Danilo de Sousa, afirma que seria importante obter o retorno do usuário para aperfeiçoar as funcionalidades do sistema e e adequá-las às necessidades do usuário. Ele sugere que os interessados em colaborar enviem seus emails pelo próprio aplicativo com críticas e sugestões. A avaliação do aplicativo também pode ser feita na Apple Store.
A criação do projeto e o desenvolvimento do aplicativo levaram quatro meses e chegou a exigir 16 horas de trabalho diário, explica o Tenente Danilo. O desafio de criar uma ferramenta inovadora foi o maior incentivo para uma carga de trabalho tão alta. O próximo passo será a inclusão das versões no sistema operacional android. “Por ser uma plataforma desconhecida para mim, foi necessário buscar o conhecimento para desenvolver o software e inserir o CENIPA no contexto da era digital”, comentou.Publicado em 10 março 2014 por Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos
Publicado em 10 março 2014 por Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented