|

NOTIMP - Noticiário da Imprensa - 07/09/2013

Imagem


Acompanhe aqui o Noticiário relativo ao Comando da Aeronáutica veiculado nos principais órgãos de comunicação do Brasil e até do mundo. O NOTIMP apresenta matérias de interesse do Comando da Aeronáutica, extraídas diretamente dos principais jornais e revistas publicados no país.



FAB intensifica fiscalização da aviação no Norte do país

Trinta e oito aeronaves foram impedidas de voar durante a operação "Voe Seguro", que checou pilotos e aeronaves em aeródromos no Amazonas e Pará

Com foco na prevenção de acidentes aeronáuticos, a Força Aérea Brasileira (FAB) intensificou a fiscalização da aviação no norte do país. Cerca de 1.200 aeronaves, 439 planos de voo e nove aeródromos foram fiscalizados durante uma blitz aérea realizada de 1 a 5 de setembro em parceria com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Receita Federal e Polícia Federal, sob a coordenação da Secretaria de Aviação Civil (SAC).
Trinta e oito aeronaves foram impedidas de voar durante a operação "Voe Seguro", que checou pilotos e aeronaves em aeródromos no Amazonas e Pará, incluindo cidades de maior fluxo aéreo, como as capitais Manaus e Belém, além de Santarém (PA) e Marabá (PA).
Durante a operação, uma equipe da FAB monitora os radares e repassa informações sobre voos suspeitos para agentes da ANAC, que acionam os inspetores em solo. "A operação conscientiza operadores, pilotos e oficinas quanto a prevenção de acidentes. É importante disseminar a cultura da segurança de voo", afirma Marcos Antônio Rama, inspetor da ANAC.
Passageiros e pilotos aprovaram a fiscalização. "Nada melhor que prevenção. Essa operação deixa a gente mais segura. É muito bom saber que vocês estão preocupados com a nossa segurança", disse Maria Lúcia Alcântara, que voa diariamente entre Juriti e Santarém, no Pará.
"A aviação depende da segurança tanto do aviador como da aeronave, da empresa e da documentação. É importante ter essa abordagem. É nossa responsabilidade conduzir a aeronave e estar ciente de todas as regras de segurança", ressalta o piloto de taxi aéreo Felipi Cazado.
Fiscalização constante
Fora da operação, o trabalho de prevenção e fiscalização do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) é permanente. São 1700 profissionais envolvidos somente no Quarto Centro Integrado de Defesa e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), responsável pelos movimentos aéreos e pela busca e salvamento em quase 70% do território nacional.
Os controladores monitoram se os pilotos estão cumprindo o plano de voo e as regras de tráfego aéreo. As irregularidade cometidas são encaminhadas para a Junta de Julgamento da Aeronáutica (JJAer), que pode aplicar punições a proprietários e pilotos.
"Um terço dos acidentes em 2012 aconteceu por desvio de conduta do piloto. Queremos criar uma mudança de cultura, intensificando a segurança das operações e mostrando que não vale a pena voar sem ter as devidas condições", explica o Capitão Especialista em Tráfego Aéreo Ubiraci Pereira.
Na região norte, o fluxo de taxi aéreo e pequenas aeronaves é constante, respondendo por cerca de 15% dos acidentes aéreos no país até 31 de julho deste ano. Quinze das 103 ocorrências registradas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) aconteceram na Amazônia.
Confira aqui o vídeo:
 Imagem


Confira todos os detalhes do desfile cívico-militar deste sábado

Neste sábado, dia 7 de Setembro, o patriotismo desfila pelas ruas do país no 191º aniversário da Independência do Brasil. No Recife, o tradicional cortejo cívico-militar acontece em novo endereço, pela primeira vez, na Avenida Mascarenhas de Morais, sentido subúrbio/centro, no bairro da Imbiribeira. A concentração será no Viaduto Tancredo Neves, em direção ao Largo da Paz, em Afogados. A solenidade deverá começar pontualmente às 8h, com a revista da tropa feita pelo governador Eduardo Campo, pelo comandante militar do Nordeste, general do Exército Odilson Sampaio Benzi, e pelo comandante do Destacamento Militar, general de Brigada Antônio Carlos de Souza. A expectativa é que 10 mil pessoas prestigiem o evento.
O palanque das autoridades será instalado em frente ao Ginásio de Esportes Geraldo de Magalhães Melo, o Geraldão. Após a revista, o desfile terá início com cinco mil estudantes do ensino fundamental e médio das redes pública e particular do estado. Também fazem parte do destacamento, entidades e instituições civis.
Quando os estudantes saírem, ocorre a abertura oficial do desfile militar, prevista para as 10h, quando o comandante do Destacamento Militar, acompanhado de representantes de cada uma das Forças e corporações que participarão do evento (Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Força Aérea Brasileira, Polícia Militar de Pernambuco, Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco e Polícia Rodoviária Federal), realizará a apresentação da tropa.
O primeiro grupamento a desfilar será composto por militares da ativa que já integraram Forças de Paz sob a égide da Organização das Nações Unidas (ONU). O segundo grupamento será composto pelas bandeiras históricas, conduzidas por alunos do Colégio Militar do Recife e do Colégio da Polícia Militar de Pernambuco. O terceiro será composto pelas Associações: dos Veteranos da FEB, dos Ex-Integrantes do Batalhão Suez, dos Oficiais da Reserva e dos Veteranos Paraquedistas, além da Maçonaria, com cerca de 180 participantes. O quarto grupo é o da Marinha do Brasil, constituído por cerca de 300 militares.
O Exército Brasileiro entra em seguida, como quinto grupamento a desfilar. Ao todo, levará cerca de 1,5 mil militares das diversas tropas que integram o Comando Militar do Nordeste ao desfile. O sexto grupamento a desfilar será o da Força Aérea Brasileira, constituído por cerca de 700 homens. A seguir, o contingente da Polícia Militar de Pernambuco e do Corpo de Bombeiros.
Após a passagem das tropas a pé, terá início o desfile motorizado, quando participarão, com suas respectivas viaturas operacionais, o Exército Brasileiro, a Polícia Militar de Pernambuco, o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, a Polícia Rodoviária Federal, a Polícia Civil, o Sistema Penitenciário, o Serviço de Assistência Médica de Urgência (SAMU) e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Ao todo, cerca de 160 viaturas e 50 motocicletas serão empregadas no desfile. Os integrantes dos órgãos operativos da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco também desfilarão. Cerca de 360 homens do Corpo de Bombeiros serão empregados no desfile, além de 18 viaturas tipo autoresgate, autobomba tanque, autossalvamento, autoplataforma e quatro motocicletas. A Polícia Militar contará com 108 integrantes da corporação, 10 viaturas e oito motocicletas. A Polícia Civil terá o efetivo de 30 homens, contando com o emprego de 20 viaturas.
O encerramento será feito pela tropa a cavalo do Regimento Dias Cardoso, da Polícia Militar de Pernambuco.
Segurança
Além dos grupamentos que participarão efetivamente do desfile, outros 931 profissionais de segurança pública estarão à disposição para garantir a ordem pública. A Secretaria de Defesa Social mobilizou as equipes que serão distribuídas nos entornos do desfile.
O policiamento ostensivo contará com 580 policiais militares e 20 integrantes do Corpo Bombeiros. Outros 331 militares de unidades especializadas, entre eles o Batalhão de Choque, estarão garantindo a segurança do movimento Grito dos Excluídos. Também serão disponibilizados nove postos de atendimento médico ao longo do trajeto e 11 ambulâncias, além de 30 profissionais de saúde.
Quem não vai assistir ao desfile e pretende aproveitar o feriado nas praias do litoral não será esquecido. O Corpo de Bombeiros estará atuando com 450 homens, 30 embarcações, duas viaturas de resgate e uma de incêndio nas praias.
As cidades da Mata Sul, Agreste e Sertão pernambucano também terão esquema especial de segurança para os desfiles locais. Cerca de 60 PMs, nove viaturas e dois trios de motos da Ronda Ostensiva com Motos (Rocam) atuarão em Palmares. Garanhuns contará com 103 homens, 10 viaturas e um trio de motos da Rocam. Já Caruaru, terá 44 integrantes da corporação e quatro viaturas de apoio realizando o policiamento. Por fim, em Petrolina, serão empregados 400 militares, 12 viaturas e três trios de motos da Rocam.
Desfile cívico-militar
4 quilômetros será a extensão da área interditada para o desfile
2,2 quilômetros medirá o espaço destinado para o desfile propriamento dito
1,8 quilômetro será a área reservada para a concentração e recuo das unidades militares e escolas que vão se apresentar no desfile
30 ruas devem ter os acessos fechados para a área interditada
931 policiais militares e civis e bombeiros integrarão o esquema de segurança
580 policiais militares farão o policiamento ostensivo
70 agentes de trânsito do Recife cuidarão, junto com policiais militares, do trânsito
500 integrantes da Polícia do Exército vão monitorar o acesso de autoridades, escolas e unidades militares à área ao desfile
41 linhas de ônibus, cujas rotas incluem a Estrada da Batalha e a Avenida Mascarenhas de Moraes, terão os itinerários alterados
5 mil estudantes de escolas públicas e particulares desfilarão
10 mil pessoas devem prestigiar o evento
Fontes: Exército e SDS

Número de acidentes aéreos triplica em dez anos no Brasil

LUCAS REIS - eviado especial a Santarém (PA)

Com longa experiência de voo, o piloto Joaquim Calixto Neto, 64, sobreviveu a um acidente aéreo há seis anos.
No início da semana, passou duas vezes por uma fiscalização antes de decolar de Belém rumo ao Pará, mas não teve a mesma sorte. Poucos minutos depois de partir, o avião caiu e as três pessoas a bordo morreram.
O caso engrossa a estatística de acidentes aéreos no país, que bateram recorde nos primeiros seis meses na aviação civil, com 86 casos --todos com aeronaves registradas no Brasil.
O número triplicou em relação aos 26 casos do primeiro semestre de 2003, ano em que o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) iniciou o seu registro. No acumulado do ano, já são mais de cem acidentes.
Houve escalada significativa a partir de 2007, com 102 ocorrências no ano todo; em 2011, chegou a 159 e, no ano passado, alcançou 178. Os números levam em consideração, também, a aviação regular, ou seja, as linhas aéreas.
"A aviação está crescendo e o volume de voos, aumentando", diz o coronel aviador Fernando Camargo, investigador do Cenipa.
"Mas o grosso das ocorrências se concentra na aviação geral, que é o cidadão que tem o próprio avião, que escolhe a oficina, que cuida da manutenção do modo que acha melhor", afirma.
As estatísticas mostram que os acidentes têm acompanhado o crescimento da aviação nacional.
O percentual da frota envolvida em acidentes fatais passou de 0,21% em 2009 para 0,39% em 2012 - ainda não há dados de 2013. Em todo o ano passado, 78 pessoas morreram. Neste ano já são ao menos 45.
"Em 2012, pelo menos um terço dos acidentes ocorreu por desvio de conduta do piloto", diz Ubiraci Pereira, capitão da FAB (Força Aérea Brasileira) e especialista em controle de tráfego aéreo.
"Ou seja, o piloto tem em mãos uma informação do departamento de controle de espaço aéreo, mas assume um risco de voo próprio."
CIVIL E MILITAR
O avanço recorde dos números acendeu um sinal de alerta na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e a reaproximou da FAB.
Juntas, elaboraram em 2013 a Operação Voe Seguro, cuja quarta etapa terminou anteontem na região Norte.
Foi essa a fiscalização pela qual passou Joaquim Calixto Neto. Segundo a Anac, nenhum problema foi achado. O caso será investigado.
O jornalista LUCAS REIS viajou a convite da FAB.
Análise: Aviação 'invisível', longe das capitais, é o grande risco hoje

RICARDO GALLO

A aviação "invisível", distante dos grandes aeroportos, é a responsável por tantos acidentes aéreos nos últimos anos no Brasil. 
O boom de mortes se concentra na "aviação geral", composta por aeronaves de pequeno porte particulares e/ou de táxi aéreo.
Essa sequência de acidentes quase não chama a atenção, por vitimar poucas pessoas e ocorrer longe dos grandes centros urbanos.
Mas o diagnóstico não é nada bom: nos últimos cinco anos, a considerar só o primeiro semestre de cada ano, foram 176 mortos.
É mais, por exemplo, que o acidente de 2006 entre um jato privado da Embraer que, graças a uma sucessão de erros, entrou na "contramão" e acertou um Boeing da Gol, matando 154 pessoas.
A investigação desses acidentes "invisíveis" revela uma soma perversa: pilotos sem licença para conduzir um avião, em pistas não autorizadas e usando aviões sem manutenção em dia, às vezes esses três fatores juntos. Os dados são do Cenipa, da Aeronáutica, relativos a 2012.
Contribui para esse número a fiscalização insuficiente das autoridades e a vontade de driblar a lei por parte de alguns donos e pilotos de aeronaves de menor porte.
Cientes disso, Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e Aeronáutica têm promovido operações em todo o Brasil para tentar flagrar irregularidades nas operações.
Um exemplo dos desvios que resultam em acidentes estão nos táxis aéreos "piratas", aviões que não têm autorização para tal e que vendem passagens sem poder.
O passageiro, muitas vezes, nem sabe o que se passa.
Em tempo: a Anac colocou em seu site, nesta semana, um guia para que o passageiro consiga checar a condição de um avião de táxi aéreo. Está no site da Anac . 


Operação de guerra em Brasília


BRASÍLIA

 Uma verdadeira operação de guerra foi montada na Esplanada dos Ministérios para evitar qualquer tipo de problema grave durante o desfile de Sete de Setembro, comandado pela presidente Dilma Rousseff, que chegaria na madrugada de hoje a Brasília, depois de viagem à Rússia.
Nos últimos dois dias, a Secretaria de Segurança do Governo do Distrito Federal fez uma "limpeza" em toda área dos ministérios e retirou cinco caminhões com pedras, paus, pedaços de estacas que poderiam ser usados para depredações e agressão a pessoas. Ontem, um grupo de manifestantes ja estava acampado na Esplanada dos Ministérios.
Cinquenta câmeras estão ligadas e sob vigilância em duas diferentes frentes: no centro do Comando de Segurança de área, coordenado pelo Comando Militar do Planalto, no prédio do Comando do Exército, na Esplanada, e paralelamente, no centro de acompanhamento da Secretaria de Segurança Pública do DF.
De acordo com o secretário-adjunto de segurança pública do DF, coronel Paulo Roberto Oliveira, "o governo está preparado para dar uma pronta resposta a qualquer ato que ocorrer na Esplanada e na cidade, em geral". Sete pontos considerados cruciais estão com segurança redobrada no área. O público esperado é de 30 a 50 mil pessoas, como todos os anos, mas a distribuição de convites foi mais criteriosa.
Um número muito grande de seguranças e militares estará misturado ao público em geral. No caso do Exército, o número de militares a desfilar será bem menor porque a maior parte deles estará participando da segurança do vento. Apenas um terço desfilará. Os demais estarão trabalhando na proteção de autoridades e prédios públicos, além de segurança em geral da área.
Durante o desfile, vigora o regime de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) quando as Forças Armadas têm poder de polícia, podendo prender manifestantes ou quem estiver cometendo irregularidades.

FORÇA

Em resposta à convocação em redes sociais de manifestações durante o desfile cívico no Centro do Rio neste feriado do Dia da Independência, o Exército divulgou nota dizendo que pode usar a força para impedir ataques à tropa ou danos aos equipamentos Militares.
A nota do Comando Militar do Leste (CML) diz que "as Forças Armadas estão aptas a realizar, com amparo legal, ações de autodefesa da integridade física da tropa de desfile e do patrimônio da União".


"Sempre li bastante", diz autora de redação incluída no Guia do Enem

Larissa Comazzetto aponta leitura e dedicação como fatores diferenciais. Texto da gaúcha foi um dos cinco apontados como modelo pelo MEC.

Felipe Truda

ImagemNo dia em que recebeu o trote do curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Região Central do Rio Grande do Sul, a estudante Larissa Reghelin Comazzetto, de 17 anos, descobriu que a redação que fez durante o Enem do ano passado foi apontada como modelo no guia do participante do exame, lançado pelo Ministério da Educação. Empolgada com a novidade, a caloura disse que a paixão pela leitura e a dedicação nos estudos foram os principais fatores que a levaram a ser uma entre cinco estudantes do país a terem os textos usados como exemplo.
“Sempre li bastante, desde pequena. Tive uma professora particular de redação, porque sabia que era muito importante e queria investir nisso. Minhas professoras sempre me disseram que para escrever bem temos de ler muito”, conta a menina em entrevista por telefone ao G1 na quinta-feira (5), após ser pintada no trote.
Orgulhoso, o pai de Larissa, o contador Paulo Comazzetto, de 49 anos, destaca o apego da filha aos livros. “Em termos de educação no país, só se consegue uma boa formação com o incentivo à leitura, e ela gosta muito de ler”, diz. “Quando ela faz aniversário, se você perguntar que presente ela quer, ela vai dizer um livro. É o que ela sempre carrega junto”, acrescentou.
Foi em um livro que Larissa encontrou conforto em um dos momentos mais difíceis que enfrentou: a doença que levou a mãe, a pedagoga Lúcia Maria Reghelin Comazzetto, à morte, há cerca de quatro anos. A obra era Eu Sou o Mensageiro, de Markus Zusak. “Não sei se era o momento que eu estava passando, mas foi muito importante, me ensinou muitas coisas”, lembrou.
O tema proposto para a redação era o "Movimento imigratório para o Brasil no século XXI". De acordo com o comentário no próprio guia do MEC, Larissa demonstrou “domínio da modalidade escrita formal”. Ela cita o crescimento econômico do país como fator que atrai estrangeiros, e sugere que sejam tomadas iniciativas pelo governo para regularizar as situações dos imigrantes. Para isso, de acordo com o manual, ela usa corretamente vários recursos da Língua Portuguesa.
“O treino foi fundamental”, destaca a estudante. “No início do ano passado, quando eu estava começando o terceiro ano, eu escrevia bem, mas tinha dificuldade para montar e fazer as ligações e deixar meu texto coerente. Mas eu fazia cinco ou seis redações por semana, e treinando a gente vai pegando o jeito”, explica.
Além do pai, Larissa aponta a mãe como uma das maiores incentivadoras da leitura. “Ela era formada em pedagogia, então tinha muito a parte do conhecimento. E como pessoa, não tenho nem como mensurar a participação dela nisso”, conta.
Também surpreendeu Larissa que a redação de Caroline Lopes da Silva, com quem estudou no Colégio Militar de Santa Maria, também foi apontada entre os cinco exemplos. “Fomos colegas por sete anos na escola, e agora continuamos colegas porque ela também entrou na Medicina da UFSM”, contou.
Reescrita foi diferencial, diz ex-professora
A tenente Claudete Linhares Sachett, de 40 anos, foi professora de redação de Larissa e Caroline no Colégio Militar. Ela conta que ambas eram alunas muito dedicadas, e acredita que o que ajudou muito elas foi o hábito de reescrever os textos após a correção.
“A gente lançava o tema e elas escreviam. Eu fazia a correção, as anotações, o que poderia modificar e entregava. Elas reescreviam adequando com as correções. Esse foi o diferencial”, afirma a professora. Para ela, a “sede de conhecimento” da dupla também foi fundamental para o bom resultado.
Calma é o principal, diz a estudante
Larissa acabou ingressando na UFSM, após ser aprovada no Vestibular. A nota do Enem rendeu uma chamada para estudar medicina na Universidade Federal do Rio Grande (Furg), em Rio Grande, no Sul do estado. “Era chamada oral e eu não estava presente, pois já tinha passado na UFSM”, conta.
Além da dedicação nos estudos e o gosto pela leitura, ela recomenda aos candidatos do Enem 2013 que tenham calma na hora da prova. Ela lembra que, quando fez o exame em 2011, ainda antes de passar para o terceiro ano na escola, teve um desempenho semelhante ao de 2012. Na segunda vez ela sabia mais, mas estava mais nervosa.
“O que vale é ali na hora. Tem de estar calmo, se concentrar, ler e não pensar no tempo”, diz a universitária, que destaca, também, a importância do estudo. “A dedicação desde sempre foi fundamental. Sempre gostei de estudar e me dedicar”, conta.


Forças Armadas estão prontas para garantir desfile, diz coronel

As Forças Armadas estão preparadas para realizar ações de defesa dos participantes do desfile de 7 de Setembro no Rio e de garantia do patrimônio da União, informou nesta sexta-feira o Comando Militar do Leste (CML). "Vamos lembrar que não são só tropas militares (que desfilam). Temos jovens, crianças e idosos desfilando", ressaltou o assessor de imprensa do CML, coronel Roberto Itamar.
O coronel ressaltou que existem medidas de segurança que o Exército, a Marinha e a Aeronáutica poderão adotar para proteger os participantes do desfile, mas o tipo de ação será definido em função do que ocorrer. "Se (o fato) é menos grave ou mais grave. É todo um código de conduta de emprego gradual da força, em função do ocorrido, que vai ditar, no momento, a ação a ser tomada", explicou.
Se houver manifestações pacíficas na hora do desfile, não haverá problema, disse o militar. "Qualquer manifestação pacífica não atrapalhará em nada o andamento do desfile cívico. Esperamos que não haja ações violentas contra ninguém", acrescentou o coronel Itamar.
O Centro de Coordenação de Operações vai funcionar no Palácio Duque de Caxias, sede do CML, com a integração das áreas de segurança, inteligência e logística. De acordo com o CML, as medidas de segurança pública e de trânsito estarão a cargo dos órgãos estaduais e municipais.
A Polícia Militar (PM) do Rio de Janeiro atuará com 1,9 mil homens e 80 veículos nas ruas. Por questões de planejamento de segurança, não foram divulgados os locais que receberão o reforço de policiamento. A PM informou apenas que mil policiais estarão na área em torno do desfile de 7 de Setembro, no centro do Rio, desde as primeiras horas da manhã deste sábado.
Este ano, a possibilidade de manifestações populares na cidade levou a Polícia Militar a montar um esquema especial de policiamento e, por isso, a corporação será representada no desfile por somente 200 alunos da Academia Dom João VI, a escola de formação de oficiais. O curso dura três anos, e os alunos que participarão da apresentação são de todos os níveis de formação.


Sete de Setembro terá protestos em todas as capitais e cerco a mascarados

Distrito Federal
Em Brasília, vários protestos --entre eles o do Anonymous-- estão sendo convocados para ocorrer na Esplanada dos Ministérios, onde haverá o desfile de celebração do Dia da Independência, com a presenças das principais autoridades do país. A concentração será no Museu Nacional, entre 8h e 9h. À tarde, há manifestações programadas no entorno do estádio Mané Garrincha, onde a seleção brasileira enfrenta a seleção australiana a partir de 16h.
A polícia estima que os atos devam reunir entre 40 a 50 mil pessoas. A Secretaria Segurança Pública do DF anunciou que colocará mais 4.000 policiais militares para fazer a segurança dos eventos e protestos. Por conta dos atos, o Congresso não estará aberto a visitas, como de praxe.
O Grito dos Excluídos do DF está marcado para começar às 12h, na rodoviária do Plano Piloto. Os manifestantes devem marchar até o estádio Mané Garrincha e engrossar o protesto antes do jogo da seleção. O ato tem o apoio do Movimento Passe Livre do DF, que declarou não apoiar as manifestações convocadas para a Esplanada dos Ministérios.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jooziel de Melo Freire, afirmou que manifestantes mascarados que se recusarem a se identificar serão detidos. Ele promete atuação rigorosa da polícia para evitar atos de vandalismo.
A parada militar na capital federal não terá a participação da Esquadrilha da Fumaça em função do acidente que matou dois militares no último dia 12, durante apresentação em Pirassununga (SP). A exibição, que anualmente atrai grande público, foi cancelada porque os pilotos precisam concluir um ano de treinamento nos aviões Super Tucano, adquiridos recentemente.
Segundo o Ministério da Defesa, Marinha, Exército e Aeronáutica, além de organizações de segurança pública, como policiais militares e bombeiros, trarão para a Esplanada dos Ministérios 1.850 militares e civis para o desfile a pé, além de 105 carros militares.

1,5 mil militares participam do desfile de 7 de Setembro em Salvador

Mellyna Reis

As comemorações do Dia da Independência em Salvador (BA) estão previstas para começar às 9h deste sábado (7). Cerca de 1,5 mil militares das Forças Armadas participarão do desfile cívico-militar, que será realizado na Avenida Sete de Setembro, no Campo Grande, e a dispersão na Praça Castro Alves.
Os primeiros a desfilar serão os ex-combatentes da Força Expedicionária Brasileira, seguidos pela Marinha, Exército, Força Aérea Brasileira, Polícia Militar, Guarda Municipal. Depois é a vez dos grupos civis, escolas municipais, estaduais, além de organizações não governamentais (ONGs). O desfile ainda terá 250 viaturas das Forças Armadas e da PM da Bahia.
Mais de dois mil policiais militares farão a segurança das ruas, estações de ônibus e as vias de acesso ao centro da cidade por onde vai passar o desfile. Câmeras de monitoramento também foram instaladas em uma das esquinas do Campo Grande e trânsito na Avenida Sete de Setembro será interrompido.
EXCLUÍDOS - Paralelo ao desfile cívico haverá o Grito dos Excluídos, com concentração às 9h, também em direção à Praça Castro Alves. O movimento desfila na capital baiana há 19 anos. Entidades como o Movimento Passe Livre (MPL) garantiram a presença no evento, cujo tema deste anoé "Juventude que Ousa Lutar Constrói um Projeto Popular".


Desfile cívico começa sem a presença de Rosalba Ciarlini

A governadora Rosalba Ciarlini não estava presente no início do tradicional desfile cívico do Dia da Independência, que começou pontualmente às 8h30, com o comandante da Força Aérea, coronel Campos, pedindo autorização ao prefeito Carlos Eduardo para a cerimônia. No palanque das autoridades, além do prefeito, estão presentes autoridades militares, da Igreja e o secretário estadual de Segurança, Aldair da Rocha.
Apesar da promessa de protestos durante o desfile, a expectativa da Polícia Militar é de tranquilidade. Segundo o coronel Francisco Araújo, cerca de 800 homens fazem a segurança no entorno do trajeto da cerimônia. Para o coronel Campos, da FAB, mesmo com uma redução no número de participantes por questão de segurança, a expectativa é a mesma.


Agência Pará de Notícias (PA)

Desfile de 7 de Setembro terá participação de mais de 5 mil militares em Belém

ImagemOs preparativos para o desfile cívico-militar, que acontece neste sábado, 7, às 9h da manhã, na avenida Presidente Vargas, em comemoração aos 191 anos da Independência do Brasil, estão sendo finalizados. Na manhã desta sexta-feira, 6, uma equipe do Corpo de Bombeiros, Aeronáutica e Exército, fez vistoria nos palanques e na área em que o desfile irá ocorrer.
“Viemos para fazer o conhecimento da área, verificar pontos de saídas de emergência em caso de incêndio ou algum outro incidente e também para verificar as condições de segurança dos palanques onde ficarão as autoridades”, explica Ana Paula Amador, capitã do Corpo de Bombeiros.
Coordenado pela Força Área Brasileira, o desfile contará com todo o apoio dos órgãos de segurança do Estado e terá participação de cerca de 5 mil homens e mulheres do Exército, Marinha e Aeronáutica, forças da segurança pública do estado e agremiações civis. “A segurança do evento será uma ação integrada coordenada pelas Forças Armadas, mas com todo apoio e colaboração dos órgãos de segurança pública do estado. O nosso objetivo com essa integração é garantir o bom andamento de todas as atividades, a segurança da população, para que todos possamos celebrar, em paz, a data magna da pátria”, afirma o tenente da aeronáutica, Alexandre Silva Fernandes, um dos organizadores do evento.
Trânsito
As tropas que irão desfilar ficarão concentradas nas avenidas Serzedelo Corrêa e Gentil Bittencourt. A partir das 6 horas da manhã, algumas avenidas e logradouros no entorno da Praça da República serão interditadas para o tráfego de veículos. “Estamos trabalhando junto com o Detran e Amub para não causar transtornos e garantir a segurança do público”, ressalta o tenente.
Ele informa, ainda, que a interdição das ruas próximas à Praça da República devem ocorrer até as 13h de sábado, por esse motivo, a organização do evento orienta os proprietários dos veículos, que normalmente estacionam nessas avenidas, que retirem os automóveis do local, de preferência na noite desta sexta-feira.

EMTEMPO Online (AM)

Anac proíbe 16 aeronaves de voar na capital do AM

ImagemApós concluir a quarta operação “Voe Seguro” na capital amazonense, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) determinou que 16 aeronaves estão impedidas de levantar voo do aeroporto Eduardo Gomes e do aeroclube de Manaus.

A determinação ocorreu após a agência inspecionar, entre os dias 1º e 5 de setembro, 48 aeronaves nos pontos de pouso e decolagem de aviões na cidade.
De acordo com o diretor de Operações de Aeronaves da Anac, Carlos Eduardo Pellegrini, as aeronaves estão impedidas de voar por não apresentarem segurança aos passageiros durante o transporte aéreo.
“Durante a ‘Voe Seguro’ ficou constatado que essas aeronaves, que são de uso particular e pertencem a empresas de táxi aéreo, ficou constatado que os aviões estavam fora dos padrões exigidos pela agência para operarem. Alguns deles não possuíam itens de instalações necessárias para voar, não continham os manuais necessários, passaram por modificações técnicas sem a autorização da Anac”, informou.
O diretor observou ainda que durante a operação a questão da documentação dos aviões e pilotos também esteve entre as irregularidades que levaram ao impedimento operacional das aeronaves. “Diante disso, essas aeronaves não têm condições de voar e colocam a vida dos passageiros em risco”, assegurou.
Medidas e multas
Segundo a Anac, as aeronaves só poderão retomar as atividades se houver as correções das irregularidades registradas durante a “Voe Seguro”. Após o fim da fiscalização, ocorrido ao meio-dia de ontem, a agência abrirá um processo para investigar se as irregularidades são passíveis de multas às empresas proprietárias dos aviões, etapa que deverá ser concluída até o final deste ano.
“Se houver necessidade de autuação, as empresas serão notificadas com os valores que deverão ser pagos. Porém, caso haja a notificação, as empresas terão um prazo para apresentar defesa”, observou Pellegrini.

Caso sejam multadas, as autuações para as empresas proprietárias das aeronaves variam entre R$ 4 mil e R$ 10 mil, por infração. Já os pilotos que não obtinham a documentação necessária para conduzirem os aviões, as multas vão de R$ 800 a R$ 10 mil.

CORREIO DO ESTADO (MS)

Comissão discute controle aéreo no Brasil

A Comissão de Assuntos de Infraestrutura (CI) realiza audiência pública na próxima quarta-feira (11), à partir das 7h30, para debater o gerenciamento, a modernização e ampliação da aviação civil brasileira. O tema principal desta vez será o controle do espaço aéreo e as operações de aeroportos. Estão convidados para a audiência pública o brigadeiro-do-ar José Alves Candez Neto, chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo; o comandante Ronaldo Jenkins, diretor da Associação das Empresas de Aviação Regular (Abear); o diretor de Operações de Aeronaves da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Carlos Eduardo Pellegrino, e o gerente de Comunicações e Relações Institucionais do Aeroporto Internacional de São Paulo, Carlos Eduardo Fernandez Silveira.
Na última segunda-feira (2), o colegiado, presidido pelo senador Fernando Collor (PTB-AL), ouviu o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco, que tratou do mesmo tema. A reunião faz parte do ciclo de audiências públicas denominado "Investimento e Gestão: Desatando o Nó Logístico do País". Problemas na logística e falta de investimentos em infraestrutura têm sido apontados pelos senadores como fatores que comprometem o crescimento do país.
Em junho, após levantamento da CI, projetos executivos deficientes e exagero na atuação de órgãos de fiscalização foram apontados como dois dos maiores entraves para a conclusão de obras e a consequente melhoria da infraestrutura no país. O trabalho da Subcomissão Temporária sobre a Aviação Civil, vinculada à CI, foi concluído no último mês de abril, com um relatório que sugeria um novo planejamento para o setor de aviação civil, incluindo um plano plurianual de investimentos e um plano geral de outorgas de aeroportos para o setor privado.

A RAZÃO (RS)

Santa-mariense vai comandar a Base Aérea

A partir de janeiro de 2013, unidade militar da Aeronáutica será chefiada por Ramiro Kirsch Pinheiro
Luiz Roese
ImagemA partir de janeiro de 2014, a Base Aérea de Santa Maria será comandada por um filho da terra. Em substituição ao coronel aviador David Almeida Alcoforado, que sairá do posto mais importante da unidade militar após dois anos, assumirá o tenente-coronel aviador Ramiro Kirsch Pinheiro, 43 anos, que nasceu na cidade, no Hospital da Brigada Militar.
“É uma sensação muito boa. A gente é treinado a vida toda para comandar. Já comandei esquadrões, mas a Base Aérea de Santa Maria era uma aspiração. Ganhar a possibilidade de comandar a base da cidade de onde sou natural foi um grande presente da Força Aérea”, comentou ontem, por telefone, o futuro comandante, que é filho de policial militar.
Até o final deste ano, Ramiro seguirá exercendo as funções de subcomandante da Base Aérea de Brasília. Em Santa Maria, sua terra natal, ele serviu por 12 anos.
A carreira militar na Aeronáutica começou em 1985, na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena (MG). Depois, ele passou pela Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP) e fez uma especialização operacional em Natal (RN) e Santos (SP).
A primeira passagem por Santa Maria na carreira militar foi quando Ramiro acabou lotado no 5º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação (5º/8º GAV), conhecido como Esquadrão Pantera. Ele ainda comandou o 4º Esquadrão do 1º Grupo de Comunicações e Controle (4º/1º GCC), o Esquadrão Mangrulho. Ramiro também exerceu funções em Canoas e Natal antes de ser designado para Brasília, onde ficará até o final do ano.
Em Santa Maria, moram a mãe e uma irmã de Ramiro. A filha mais velha dele cursa Engenharia Química na UFSM.
Quando Ramiro assumir o comando da Base Aérea, a cedência do terminal de passageiros à prefeitura por 20 anos deverá ser uma questão superada. Porém, no que depender dele, a iniciativa também terá o futuro comandante como defensor. “Santa Maria mereceria um aeroporto maior, pela sua importância. Mas, enquanto essa ideia de um novo aeroporto não for concretizada, o terminal de passageiros junto à Base pode ser compartilhado. Darei força para isso. Acompanho essa luta há mais de 20 anos, desde quando servi em Santa Maria”, afirma Ramiro.
O futuro comandante exercerá o cargo de forma interina, até ser promovido de tenente-coronel para coronel, no decorrer de 2014, como ocorreu com o atual comandante, David Almeida Alcoforado, que iniciou no cargo atual com a mesma graduação militar que Ramiro tem agora. Depois que deixar o comando da Base Aérea de Santa Maria, em janeiro de 2014, Alcoforado fará um curso de Política Estratégica no Rio de Janeiro.



Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented