|

Em um mês, mutirão recolhe 30 quilos de objetos estranhos no pátio de aeronaves de Viracopos: iniciativa da Swissport é elogiada pela administração do aeroporto




Ao longo de três semanas, os funcionários da Swissport e alguns voluntários do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, têm dedicado cerca de meia hora por semana para recolher objetos e lixo deixados no pátio de aeronaves e que podem representar risco para a operação. Em aproximadamente um mês, o mutirão recolheu cerca de 30 quilos do que tecnicamente é chamado de objeto estranho.

Objetos estranhos ou FO (foreign objects) deixados em locais impróprios são sugados pelo motor em movimento e provocam danos que exigem reparos, trocas prematuras de peças e aumento do tempo de aeronave indisponível em solo. São classificados como objetos estranhos itens metálicos como parafusos, ferramentas, rodízio de malas; itens macios como bonés, luvas, sacolas, roupas, além de pássaros e outros animais. Os sinais de danos por objetos estranhos ou FOD (foreign object damage) podem ser observados no motor durante uma inspeção de pré-voo ou na inspeção programada, podendo incluir danos nas palhetas das turbinas, ruídos, vibração, apagamento do motor, entre outros.
O movimento começou por iniciativa da Swissport em parceria com as concessionárias dos aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, e de Viracopos, em Campinas, que teve a ideia de promover uma campanha para evitar acidentes provocados por lixo ou objetos deixados no pátio de aeronaves. A proposta foi tão bem aceita que o projeto inclui agora um mutirão permanente. O primeiro mutirão aconteceu na última quarta de maio às 14h, em Viracopos, e recolheu nada menos que oito quilos de objetos estranhos.
“O problema é sério e estamos muito contentes em perceber que, com uma campanha, evoluímos para um mutirão que agora é semanal, envolvendo mais pessoas além do nosso time”, disse Francisco Gonçalves, Presidente da Swissport. O desafio é levar a campanha para os outros 11 aeroportos em que a Swissport atua no país.
No Brasil, a Swissport está presente nos aeroportos de Belo Horizonte (Confins), Brasília, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont), Salvador, São Paulo (Congonhas, Guarulhos e Viracopos – Campinas) e Vitória. Oferece serviços na área de ground handling, carga, aviação executiva e aviation security.
Em todo o mundo, a Swissport International Ltd. fornece serviços em terra (ground service) para mais de 70 milhões de passageiros e 2,8 milhões de toneladas de carga por ano, atendendo cerca de 650 empresas em todo o mundo. Com um time de cerca de 33 mil funcionários, a Swissport está presente em 176 aeroportos em 38 países nos cinco continentes. 

Mais informações www.swissport.com


Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented