terça-feira, maio 28, 2013 |
São Paulo, maio de 2013 — Claudia Sender, vice-presidente da Unidade de Negócios Doméstica Brasil da TAM Linhas Aéreas, vai presidir a companhia a partir de hoje. Segundo o presidente da holding TAM S.A., Marco Antonio Bologna, que acumulava o cargo desde fevereiro do ano passado, as funções voltam a ser divididas para que a executiva se dedique integralmente às operações aéreas de passageiros no território brasileiro, enquanto o presidente da TAM S.A. poderá se concentrar na consolidação da fusão com a LAN, nas relações institucionais da empresa e do Grupo LATAM Airlines no Brasil e na representação da gestão brasileira no Grupo LATAM Airlines.
O atual cenário brasileiro traz enormes desafios e também consideráveis oportunidades para as companhias aéreas. Os estímulos atuais ao setor e questões como o incentivo à aviação regional, o aumento de capacidade dos aeroportos, a dinâmica concorrencial e os grandes eventos que o Brasil vai receber neste e nos próximos anos exigem foco no dia a dia da companhia, que estará a cargo de Claudia a partir de hoje”, afirma Bologna.
A executiva está na companhia desde 15 de dezembro de 2011. Engenheira química formada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Claudia tem MBA pela Harvard Business School e desenvolveu boa parte de sua carreira no setor de bens de consumo, atuando em marketing e planejamento estratégico.
“Os expressivos resultados da Claudia em geração de valor e foco no consumidor nas empresas onde trabalhou e, principalmente, os resultados alcançados na condução dos negócios da TAM no mercado brasileiro e sua capacidade de formar e liderar equipes a credenciam para a tarefa de atender a milhões de clientes e contribuir para universalizar ainda mais as viagens aéreas neste que é o terceiro maior mercado doméstico do mundo”, diz Bologna, a quem a nova presidente continuará se reportando.
Essa divisão de funções foi instituída na TAM em maio de 2010, quando Bologna assumiu a presidência da holding TAM S.A., empresa controladora da TAM Linhas Aéreas, da TAM Airlines no Paraguai e da Multiplus. Entre as áreas sob a responsabilidade do presidente da TAM S.A. estão Finanças e Controladoria, Auditoria Interna, Jurídico e Compliance, Relações Institucionais e Governamentais e a Diretoria de Segurança Operacional (Safety). Também o Centro de Excelência em Serviços e as operações internacionais, na estrutura do Grupo LATAM Airlines, estarão sob sua supervisão, em conjunto com o CEO da LAN.
Foto: Divulgação TAM/Edu Lopes
Trajetória
Claudia Sender Ramirez, 38 anos, entrou na TAM Linhas Aéreas como vice-presidente Comercial e de Marketing e, depois da fusão com a LAN, assumiu a Unidade de Negócios Doméstica Brasil, com ampliação de funções, agregando todo o atendimento a clientes. Antes, ela havia sido vice-presidente de Marketing da Whirlpool Latin America, empresa na qual atuou por sete anos, e consultora da Bain&Company, onde trabalhou em projetos para grandes empresas de diversos setores, incluindo a própria TAM e outras empresas do setor aéreo mundial.
Leia também: