|

Swissport faz campanha para prevenção de acidentes por objetos estranhos deixados na pista em parceria com os aeroportos de Guarulhos e de Viracopos





A Swissport, em parceria com as concessionárias dos aeroportos de Guarulhos, em São Paulo, e de Viracopos, em Campinas, lançou uma campanha para evitar acidentes provocados por lixo ou objetos deixados na pista. Os chamados danos por objeto estranho, conhecido como FOD (foreing object damage) são o maior e mais caro problema que pode afetar o ciclo de vida de um motor turbo jato. E, normalmente, acontece por erro humano: alguém esquece ou permite que seja esquecido um objeto na pista.
“A prevenção envolve todos que atuam na atividade aérea, seja no hangar, na rampa, no setor de cargas ou no atendimento aos passageiros”, disse Elisabeth Tulli, gerente de Safety da Swissport. Cartazes foram espalhados por toda a área em que circulam os funcionários da empresa tanto em Guarulhos quanto em Viracopos e a proposta é levar a campanha para os outros 11 aeroportos em que a Swissport atua em todo país.
Objetos estranhos ou FO (foreign objects) deixados em locais impróprios são sugados pelo motor em movimento e provocam danos que necessitam reparos, trocas prematuras de peças e aumento do tempo de aeronave indisponível em solo. São classificados com objetos estranhos, itens metálicos como parafusos, ferramentas, rodízio de malas; itens macios como boné, luvas, sacolas, roupas; e mais pássaros e outros animais. Os sinais de danos por objetos estranhos ou FOD (foreign object damage) podem ser observados no motor durante uma inspeção de pré-voo ou na inspeção programada, podendo incluir danos nas palhetas das turbinas, ruídos, vibração, apagamento do motor, entre outros.
“Sabemos que além do descuido das pessoas, os carros, caminhões, carretas rebocadas e veículos de serviço com acesso às áreas operacionais são uma fonte potencial de danos”, disse a gerente de Safety. Segundo Elisabeth Tullii, só a conscientização pode ajudar a minimizar o problema.
No Brasil, a Swissport está presente nos aeroportos de Belo Horizonte (Confins), Brasília, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont), Salvador, São Paulo (Congonhas, Guarulhos e Viracopos – Campinas) e Vitória. Oferece serviços na área de ground handling, carga, aviação executiva e aviation security.
Em todo o mundo, a Swissport International Ltd. fornece serviços em terra (ground service) para mais de 70 milhões de passageiros e 2,8 milhões de toneladas de carga por ano, atendendo cerca de 650 empresas em todo o mundo. Com um time de cerca de 33 mil funcionários, a Swissport está presente em 176 aeroportos em 38 países nos cinco continentes. 
Mais informações www.swissport.com


Leia também:


 








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented