|

Gol demitirá até 2,5 mil



Rosana Hessel .

A Gol confirmou ontem, em nota, que pretende demitir 2,5 mil funcionários até o fim do ano. O motivo, segundo a companhia, é adequar-se à nova realidade do mercado, manter o plano de negócios disciplinado e a sustentabilidade de sua operação. Ontem, de acordo com o Sindicato Nacional dos Aeronautas, a empresa demitiu, 84 comandantes de aeronaves. O presidente da entidade, Gelson Fochesato, tentou, sem sucesso, fazer a companhia reverter as demissões.

O Sindicado Nacional dos Aeroviários (SNA), que representa o pessoal que trabalha em terra, informou ao Correio que, desde o início do ano, já foram dispensados mais de mil profissionais, dos quais 703 ligados às áreas de atuação da entidade. Nesse número não estão incluídos os trabalhadores de São Paulo, Pernambuco e Rio Grande do Sul, contou a presidente do SNA, Selma Balbino. O sindicato entrou na Justiça do Trabalho com uma ação contra a Gol pelo descumprimento da convenção coletiva.

A empresa não está demitindo aleatoriamente, mas principalmente os que têm mais tempo de serviço e estão próximos da aposentadoria, afirmou Selma. Para ela, a empresa cometeu um erro de planejamento. Boa parte das despesas de uma companhia aérea é calculada em dólar, como leasing de aeronaves, querosene de aviação e peças. Eles tinham se programado para um dólar a R$ 1,87 este ano, comentou.

A reestruturação considera o dobro das demissões que haviam sido anunciadas há poucos meses, informou o diretor financeiro da empresa, Leonardo Pereira. Segundo o executivo, a intenção é encerrar o ano com menos de 18 mil trabalhadores, ante os 20,5 mil empregados do fim de 2011. A companhia também reduzirá a malha aérea em 20%. No primeiro trimestre, a Gol teve prejuízo de R$ 41,4 milhões.


Fonte: / NOTIMP


Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented