|

Polícia abre inquérito para apurar queda de avião em Jundiaí, SP

Acidente matou piloto da aeronave. Quatro pessoas devem ser ouvidas a partir da semana que vem .

A Polícia Civil de Jundiaí (SP) abriu inquérito para apurar as causas da queda de um avião bimotor na sexta-feira (19).

O piloto Rui Barbosa Martins Junior Morreu no acidente. Ele saiu do aeroporto de Jundiaí com destino a São José do Rio Preto, mas assim que decolou, o avião ganhou pouca altura.

Rui Barbosa chegou a informar a torre de controle sobre uma pane. Logo em seguida, a aeronave caiu e explodiu, a 300 metros da pista de pouso.

Segundo informações do aeroporto, a aeronave tinha acabado de passar por manutenção e fazia um voo de teste.

O Corpo de Bombeiros encontrou um corpo carbonizado, mas, de acordo com o plano de voo da aeronave, duas pessoas deveriam estar no avião – Rui Barbosa seria o copiloto.

Pelo menos quatro pessoas devem ser ouvidas nas próximas semanas. Estão relacionados o dono do avião, a mulher do piloto, o responsável pelo hangar onde a aeronave fazia manutenção e o piloto que aparece no plano de voo, mas não foi visto no local.

A polícia quer saber se houve imperícia ou negligência de alguém que possam ter contribuído para o acidente.

Fonte: / NOTIMP

---

Peças de aeronave são levadas para São Paulo

Avião que caiu em Jundiaí na última sexta-feira, e matou piloto, será analisado pela Aeronáutica

As peças do avião bimotor King Air, modelo C 90 (prefixo PP-WCA), que caiu em Jundiaí na sexta-feira, estão sendo levadas a São Paulo, onde serão analisadas pelo Seripa 4 (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), órgão da Aeronáutica que cuida do tráfego aéreo e da investigação de acidentes.

O avião, pertencente a um empresário de Rio Preto, passou por manutenção no aeroporto de Jundiaí nos últimos dias. O piloto Rui Barbosa Martins Junior morreu carbonizado no acidente e era o único a bordo da aeronave, conforme confirmou a Aeronáutica. Por meio de sua assessoria de imprensa, o Seripa 4 informou ontem que a perícia não busca descobrir culpados, mas são feitas para fins de prevenção.

A informação foi dada depois que a Aeronáutica informou que o piloto não tinha brevê para pilotar aeronaves como a que caiu na sexta-feira.

O prazo para a conclusão das análises varia em até um ano e meio, dependendo da gravidade do acidente, mas não há um prazo mínimo.

Ainda de acordo com o órgão, durante as investigações, medidas preventivas podem ser colocadas em prática para evitar novos acidentes provocados pelos mesmos problemas.

Dúvida /No dia do acidente, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros apontaram duas vítimas no avião porque o plano de voo indicava duas pessoas à bordo,

O Decea (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) afirmou, por meio de nota, que a rotina do aeroporto de Jundiaí não deverá ser alterada pelo fato de o número de ocupantes na hora do acidente não bater com a relatada no plano de voo.

“As informações são de responsabilidade do piloto comandante, pois tratava-se de aeronave de uso exclusivo privado”, explicou a Aeronáutica, não sendo necessária a comprovação do embarque de outro passageiro. “É o que acontece em veículos de passeio, por exemplo. O motorista não é obrigado a declarar quantas pessoas estão embarcando nem quem são, somente não poderá ultrapassar a quantidade permitida para o modelo de veículo e deve ser habilitado para tal transporte”.

Falta de habilitação / O piloto Rui Barbosa não possuía habilitação para o modelo de aeronave em que se acidentou, mas tinha cursos e documentos para pilotar outros modelos de aviões particulares.

Uma das suspeitas é que ele tenha identificado a presença de outro piloto, habilitado para pilotar a aeronave, para burlar a sua falta de documentação.

A Aeronáutica não explicou a quem cabe esse tipo de fiscalização nos aeroportos, nem que tipo de medidas poderão ser tomadas a quem autorizou o piloto a decolar com um avião sem habilitação específica.

Fonte: Diário de São Paulo / NOTIMP


Leia também:










Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented