Polícia procura ladrões de bagagens em Cumbica
GIBA BERGAMIM JR.
A polícia do aeroporto de Guarulhos (Grande São Paulo) procura pelo menos quatro ladrões de bagagens que atacam passageiros no saguão, em praças de alimentação, nas lojas e nos guichês de check-in eletrônicos de Cumbica.
Imagens do circuito interno de lojas obtidas pela Folha mostram as estratégias dos criminosos, parte deles presa em flagrante na semana passada no estacionamento do aeroporto.
Numa delas, um dos ladrões fica pelo menos quarenta segundos esperando até conseguir levar a bolsa com o notebook da vítima, que toma um café tranquilamente até perceber o roubo.
O tempo todo o ladrão é ajudado por um comparsa, cuja função é distrair ou intimidar a vítima. Eles sempre agem em duplas, às vezes, usando disfarces.
Em outra gravação, feita numa lanchonete, enquanto um dos criminosos se debruça no balcão, ao lado da vítima, o comparsa, aparentemente idoso, de terno, gravata e chapéu, se agacha, pega a mala e vai embora caminhando devagar.
Em todos os casos, quando as vítimas se dão conta, os ladrões já fugiram.
TÁTICA DO PEZINHO
A delegada Maria Cecília Dias disse que tenta identificar pelo menos quatro suspeitos. Segundo ela, os criminosos passam despercebidos em meio aos passageiros _ cerca de 6 mil por dia.
Por isso, ela orienta que quem vai viajar deve estar sempre com a mala nas mãos. Se estiver com o carrinho de bagagens, sempre deve ficar de frente para ele.
Alguns dos ladrões costumam ficar de costas para as vítimas e usam os pés para puxar a bagagem que está no chão, sem que ninguém perceba.
Numa das gravações, em frente a uma pizzaria, é possível ver a perna do criminoso puxando uma bolsa de um grupo de turistas.
Em outra, a vítima percebe quando o ladrão tenta puxar a mala dela. Ele desiste do crime e foge.
Veja video:
Polícia procura ladrões de bagagens em Cumbica
Fonte: