Galeão e Montes Claros concluem treinamento de brigadistas e bombeiros de aeródromo
No Rio, o Galeão concluiu o II Curso de Prevenção e Formação de Brigadista de Incêndio, que tem como objetivo capacitar os integrantes da comunidade aeroportuária para auxiliar nas ações de primeiro socorros, abandono de área e prevenção de incêndio. Em Montes Claros, 23 bombeiros receberam capacitação no curso de Formação Técnica de Bombeiros de Aeródromo (FTBA).
No Galeão, o primeiro curso de brigadistas do ano foi realizado em setembro, quando 13 empregados foram capacitados. Este mês, 19 alunos, entre militares da Aeronáutica e funcionários de empresas terceirizadas do aeroporto, receberam o treinamento.
Iniciado no último dia 18/11, o curso teve carga horária de 40h, dividida entre teoria e prática que vão desde informações básicas sobre primeiros socorro a simulações. No encerramento, os novos brigadistas simularam uma situação em que combateram focos de incêndio.
O superintendente do aeroporto, Abibe Ferreira Júnior, parabenizou os alunos e falou sobre a importância da atividade. “O exercício, concluído com sucesso, é uma das medidas que a Infraero vem adotando para garantir que nossos profissionais estejam aptos para proteger as instalações aeroportuárias e afins”, disse. “Vimos hoje que se precisarmos de apoio em uma situação real, estaremos preparados”, completou o coordenador de Salvamento e Combate a Incêndio, João Pedro Romano.
Já no Aeroporto de Montes Claros, o curso de Formação Técnica de Bombeiros de Aeródromo (FTBA) capacitou profissionais do Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a incêndio (Sescinc) para atuar em situações emergenciais em aeródromos. Temas como aviação civil, proteção, Segurança Operacional, artigos perigosos, agentes extintores, balizamento de emergência e resgate, além de simulações, fizeram parte do conteúdo programático. No Aeroporto Internacional de Curitiba/Afonso Pensa, treinamento semelhante foi concluído da quarta (23/11), com a capacitação de 37 profissionais.
"A segurança operacional é uma prioridade da Infraero, com profissionais capacitados, que é o que a sociedade espera da empresa, disse a superintendente do Aeroporto de Montes Claros, Leni Tolentino.
Fonte: