FAB: Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico completa nove anos de criação
Os nove anos de criação da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico da Aeronáutica (DIRMAB), localizada na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, foram celebrados nesta semana (21/11). A solenidade militar marcou também os 70 anos da extinta Diretoria do Material (DM), que foi instituída logo após a criação do Ministério da Aeronáutica, em 1941, com a finalidade de tratar de todas as questões relativas a suprimento, estocagem, armazenamento, conservação, distribuição, manutenção, registro e controle de material aeronáutico.
A solenidade foi presidida pelo Comandante-Geral de Apoio da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Ricardo Machado Vieira, o qual representou o Comandante da Aeronáutica, e teve a presença do ex-Ministro da Aeronáutica Tenente Brigadeiro do Ar Mauro José Miranda Gandra e de oficiais-generais da Força Aérea Brasileira.
Durante a cerimônia, foram prestadas homenagens a civis e militares que, por meio de sua atuação profissional, trabalham em prol do cumprimento da missão da FAB. O título de Membro Honorário da Força Aérea Brasileira (FAB), instituído por meio da Portaria 840/GC3, de 29 de agosto de 2006, foi concedido ao Comandante do 19º Grupamento de Bombeiros Militar da Ilha do Governador, Tenente Coronel Bombeiro Militar Hilmar Soares Francisco, e ao assistente da Companhia de Tráfego do Município do Rio de Janeiro, Pedro Valentim Pereira.
Na avaliação do Tenente Coronel Hilmar Soares, a FAB e o Corpo de Bombeiros mantêm uma estreita ligação na Ilha do Governador. “Parte do risco existente na Ilha do Governador está associado à atividade da FAB, pela própria natureza da atividade e pela grande quantidade de próprios. Mantemos uma troca de informações constante, e recebo este título como sinal de reconhecimento.”
Pedro Valentim Pereira manteve contato com a FAB nos últimos quatro anos, período em que ocupa o cargo de Assistente da Companhia de Tráfego.
“Qualquer intervenção relativa a acessos e sinalização de trânsito que seja feita no entorno da Base Aérea do Galeão, da Prefeitura do Galeão ou de qualquer unidade nessa área de jurisdição, envolve-nos. Sempre trabalho com o intuito de colaborar, e é muito gratificante receber esse título”, observou.
Os militares que completaram uma década de serviço ou mais foram agraciados com a Medalha Militar, pelos bom serviços prestados à Força. O Diretor da DIRMAB, Major Brigadeiro do Ar Dirceu Tondolo Nôro foi agraciado com a Medalha de Ouro com Passador de Platina, pelos 40 anos de serviço ativo.
Foram agraciados, ainda, com os diplomas de Graduado, Praça e Civil padrão, os militares e o servidor civil da DIRMAB que se destacaram no exercício de suas funções durante o ano de 2011.
Na Ordem do Dia alusiva à ocasião, o Major Brigadeiro do Ar Nôro reconheceu os esforços depreendidos por homens e mulheres desde o início das atividades da Diretoria do Material, a qual deu origem a atual DIRMAB.
“A todos os que labutaram na área da logística desde a criação da Diretoria do Material, do distante ano de 1941 até o presente momento, o nosso sincero e justo reconhecimento pela certeza da missão cumprida. Nesses setenta anos, não houvesse a dedicação firme e decidida daqueles que aqui labutaram, certamente a FAB não teria alcançado tão elevada posição de destaque e de reconhecimento por sua capacidade de pronta resposta em atuações em catástrofes e emergências de toda a ordem, tanto no cenário nacional como internacional”, disse o Major Brigadeiro do Ar Nôro
Além de militares da DIRMAB, a tropa foi composta por militares da Base Aérea do Galeão (BAGL) e do Batalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial do Galeão (BINFAE-GL). Após a solenidade, foi inaugurado o monumento da aeronave de caça F-5 E/F Tiger II, utilizada pela FAB entre 1975 e 2008, e que passou por processo de modernização, dando origem ao F-5EM/FM, atualmente em operação na FAB. O monumento está localizado em frente ao pórtico de acesso à DIRMAB.
Fonte: COMAR 3/DIRMAB