|

Comandante da Aeronáutica é condecorado pela ALERJ no Dia do ex-Aluno da EPCAR

Dia do Ex-Aluno da EPCAR (ALERJ) / TB SAITOEm uma sessão solene marcada por recordações dos tempos de escola, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Juniti Saito, foi agraciado pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) com a Medalha Tiradentes, mais alta condecoração da Casa. A solenidade foi realizada no dia 20 de outubro.

O Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Ailton dos Santos Pohlmann, e o Comandante-Geral do Comando Geral de Apoio (COMGAP), Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Machado Vieira, também foram agraciados. O Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista, ex-Comandante da Aeronáutica, prestigiou o evento. O Plenário Barbosa Lima Sobrinho recebeu mais de 150 militares da FAB, de Oficiais-Generais a Graduados, para a ocasião.

A entrega da Medalha Tiradentes ocorreu durante uma sessão comemorativa ao Dia do ex-Aluno da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), criado por iniciativa do deputado estadual Samuel Malafaia (PR), ex-aluno da escola. O deputado foi colega de turma do Tenente-Brigadeiro Pohlmann e do Tenente-Brigadeiro Machado, na turma de 1968 da EPCAR. Durante a sessão, o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Carlos Eurico Peclat dos Santos, recebeu o título de Benemérito e Ivanir Perdigão Ferreira, presidente da Associação dos ex-alunos da EPCAR (AEPCAR) recebeu uma Moção.

O Tenente-Brigadeiro Saito recebeu a medalha ao som da Canção Carnaval em Veneza, Hino da Aviação de Caça, que foi executado pela Banda Sinfônica da Base Aérea do Galeão (BAGL). “Ser agraciado com a láurea máxima desta Casa, que leva o nome de nosso mártir maior de nossa luta pela liberdade, traz em meu coração um misto de fortes sentimentos”, afirmou o Comandante da Aeronáutica.

Ao tratar do sentimento de saudade da EPCAR, o Comandante relembrou das alvoradas, dos pernoites, das horas de estudo, do espírito de corpo e as das sinceras amizades firmadas nos anos em que lá estudou. “A EPCAR mantém seu compromisso de prover educação nos campos científico e moral, como diz uma estrofe do Hino da EPCAR. Escola de Barbacena, entre montanhas e o céu anil, preparas para o futuro os jovens do Brasil”. O Tenenente-Brigadeiro Saito foi aluno da turma de 1960 da EPCAR e, anos depois, como Tenente ministrou instrução aos alunos egressos da turma de 1968, quando serviu na cidade de Natal (RN).

“Os Oficiais-Generais homenageados no dia de hoje são agentes de mudança comprometidos com o Brasil. Nossos colegas da turma de 1968 chegaram ao topo da carreira militar e são a personificação dos nossos sonhos”, afirmou o deputado Malafaia.

Dezenas de ex-alunos da EPCAR compareceram à sessão solene. Muitos são militares da reserva da Força Aérea Brasileira (FAB), e outros seguiram carreira na esfera civil. Aluno da turma de 1968, o senhor Godofredo Soares Bastos viajou de São José dos Campos (SP) ao Rio de Janeiro especialmente para prestigiar a solenidade. “Continuo em contato com o pessoal da minha turma. O que nos une é a amizade e o amor pela aviação”, afirmou Godofredo Bastos, que é piloto da aviação civil.


Fonte: III COMAR








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented