|

Ministro promete mais dois terminais de passageiros em Cumbica até julho de 2012



Vagner Bittencourt diz que 5 milhões devem passar no aeroporto até o fim do ano .

O aeroporto internacional de Cumbica, em Guarulhos, terá mais dois terminais de passageiros até julho de 2012. A declaração foi dada pelo ministro da Aviação Civil, Vagner Bittencourt, durante a inauguração do primeiro Módulo Operacional de Embaque – terminal de embarque de passageiros – do aeroporto nesta quarta-feira (31).

Segundo o ministro, até o fim do ano outro terminal de embarque será construído na área onde estão os aviões da Vasp. Ele afirmou ainda que em julho de 2012 será inaugurado mais um terminal, na área das aeronaves da Transbrasil.

- Eles serão completos com estacionamento. Até o final deste ano, passarão 5 milhões de passageiros [no terminal inaugurado e no terminal na área da Vasp]. Com a inauguração deste terceiro terminal, o número passará para 8 milhões.

Uma das preocupações da Infraero (Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária), segundo o presidente da empresa, Gustavo do Vale, é o atendimento ao usuário no fim do ano, especialmente durante a época de comemoração do Natal e do Ano Novo.

- Sem essas obras, poderíamos ter um colapso no atendimento. Esperamos em dezembro deste ano um movimento 23% maior.


A partir desta quinta-feira (1º) será aberto ao público o novo terminal de embarque, onde irá operar a saída de aeronaves de três companhias, Avianca, Passaredo e Webjet.

A expectativa é que 1 milhão de pessoas utilizem essa sala em um ano. O local tem seis portas de embarque, que funcionam no espaço de 1200 m². A obra foi realizada em quatro meses e o valor de investimento foi de R$ 2,8 milhões. No terminal não há serviço de check in, que será feito no terminal 1 e 2. O local serve apenas para embarque de passageiros e os passageiros serão transportados pelo aeroporto com um ônibus da Infraero.

O Módulo Operacional já foi implantado em outros aeroportos do país: Florianópolis, Brasília, vira-copos e agora em Guarulhos. Até o fim da semana, deve ser inaugurado no aeroporto de Vitória.

Na ocasião, o ministro negou ainda que o terminal seja um "puxadinho".

- Isso não é um puxadinho. Isso é um terminal como qualquer outro, tem em vários lugares do mundo. Deveríamos ter orgulho disso.

Além dos terminais módulo, também há obras do terminal 3 do aeroporto de Guarulhos. De acordo com o ministro, 40% desta obra será entregue em 2013 e o restante em 2016. A expectativa é que se duplique o número de passageiros no aeroporto, passando de 25 milhões para 50 milhões até a Copa do Mundo de 2014. O investimento na área de aeroportos no Brasil é de R$ 7,2 bilhões em todo país.

Licitação

Apesar do pedido da suspensão da obra do terminal da Vasp pelo Ministério Público Federal nesta segunda-feira (29), o presidente da Infraero afirmou que a obra ficará pronta em dezembro.

- Nós fizemos a obra de forma emergencial, cotamos oito empresas e contratamos a de menor preço. Nós tínhamos um tempo de seis meses para realizar esse terminal e só a licitação demoraria cinco meses.

De acordo com o ministro de viação, foi feito "perfeitamente" como diz a lei.

- Tudo foi feito com transparência e fizemos [a obra] em caráter de urgência, porque o setor está crescendo muito e agora.

Fonte: / NOTIMP








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented