Anac aperta cerco contra empresas que atrasam
Atualmente, esses dois índices são divulgados apenas uma vez por ano pela ANAC. Com a nova metodologia, as informações estarão disponíveis mensalmente no site da agência e deverão ser atualizados pela Infraero, que administra os aeroportos, em locais "visíveis e de fácil acesso". As empresas que não informarem os dados adequadamente a seus clientes receberão punições, ainda não especificadas.
As propostas foram publicadas no Diário Oficial de 14 de setembro e ficam sujeitas a consulta pública por meio eletrônico até 14 de outubro. A ANAC também estuda a possibilidade de realizar uma consulta pública presencial para ouvir empresas e clientes.
Para compensar o rigor, a mudança excluirá dos indicadores de pontualidade e regularidade os atrasos e cancelamentos que não são passíveis de punição, como fechamento de aeroportos e mau tempo na origem ou no destino.
Com a mudança, a ANAC espera regular o mercado por meio dos usuários. A tendência, diz a agência, é que os clientes optem por voos com índices mais baixos de atraso ou cancelamento em detrimento do preço das tarifas.
Fonte: / NOTIMP