|

Formação de pilotos precisa ser uma política de Estado, destaca Otavio Leite




O deputado Otavio Leite (RJ), 1º vice-líder do PSDB na Câmara, destacou nesta quarta-feira (24) a necessidade de o Estado brasileiro incentivar a formação de pilotos civis .

“A formação do piloto até 150h precisa ser muito estimulada porque há centenas vocações que se perdem por não ter os recursos necessários à prática; ou seja, as horas de voo indispensáveis ao brevê. E logo depois disso, entre 150h e 500h de voo, para se tornar um piloto absorvível em qualquer companhia, também é preciso apoio”, destacou o parlamentar.

Otavio Leite é autor do requerimento para realização da audiência pública na Comissão de Turismo que discutiu a política de formação de pilotos civis, o mercado de trabalho atual e a Política Nacional de Aviação. Para ele, o encontro foi muito útil para identificar os nós que precisam ser desatados no setor.

“Ficou muito claro que é preciso exigir que o governo coloque mais recursos no orçamento e crie mecanismos para que as empresas possam estimular o pagamento dessas horas”, ressaltou o congressista fluminense, acrescentando que a audiência também foi muito positiva para que o Código Brasileiro de Aeronáutica privilegie soluções brasileiras.

Coordenador da Faculdade de Ciências Aeronáuticas do Instituto Toledo de Ensino de São Paulo, Edson Mitsuyia sugeriu que o Ministério da Educação articule a criação de um Programa de Financiamento Estudantil para a formação de alunos no setor. “O FIES não contempla quem quer se piloto”, resumiu.

Segundo o superintendente de Segurança Operacional da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), David Faria Neto, grande parte dos pilotos amadores no Brasil deixam de se profissionalizar por falta de condições financeiras de custear as horas de voo.

Contudo, a secretária de Navegação Aérea Civil da Secretaria de Aviação Civil, Clarice Rodrigues, deixou uma palavra de esperança: “A aviação precisa e terá o olhar na dimensão que ela merece”.

Fonte: Imprensa BSB

Foto: Azul







Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented