Nova entrada em Congonhas agiliza embarque
O aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, praticamente não teve filas ontem na estreia de um novo acesso ao embarque com quatro pórticos de inspeção de bagagens. Os quatro equipamentos ficam no saguão central, no térreo, e são preferencialmente para os passageiros dos portões 13 a 22. Com a mudança, Congonhas passa a ter dez pontos de inspeção -os outros seis estão no primeiro andar.
O objetivo da ampliação foi eliminar as constantes filas no embarque; na sexta-feira, a espera chegou a 20 minutos. A Infraero, que administra Congonhas, disse ter havido melhora. Na segunda-feira passada, com seis pórticos de raios X, a demora era de 20 minutos. Ontem, não houve esperas, afirma a estatal. A reportagem viu filas de até cinco pessoas. O movimento dos dois dias foi semelhante, afirma a Infraero: 30.461 passageiros embarcaram na segunda-feira, dia 18, e 31.791 ontem.
FALTA DE COSTUMEA Folha flagrou alguns passageiros passando pelo portão sem notá-lo, embora houvesse placas informativas, pessoal uniformizado e cordões de acesso no local. Segundo a Infraero, trata-se de algo esperado, pois muitos passageiros não estão acostumados. Na década de 1990 funcionava ali o embarque da Varig/Rio-Sul. A estatal planeja pôr, até o final do ano, mais dois pórticos de raios X no térreo. O aeroporto ficaria, assim, com 12 pontos de inspeção.
Fonte: / NOTIMP
Foto: Agencia Brasil