Governo quer compartilhar estruturas de aeroportos
Rafael Bitencourt .
O governo federal propôs às companhias aéreas o compartilhamento da estrutura usada nos aeroportos a partir do fim do ano, período de maior fluxo de passageiros. O ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Wagner Bittencourt, coordenou ontem uma reunião com as principais empresas e os comandos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e da Infraero.
A proposta do governo prevê a adaptação dos sistemas eletrônicos das companhias de modo a permitir o compartilhamento dos guichês, onde são feitos check-in, e dos terminais de auto-atendimento (totens). Segundo o ministro, as mudanças pretendidas não envolvem o compartilhamento de funcionários, mas apenas da estrutura usada pelas empresas.
"Em vez de esperarmos o problema, vamos fazer um planejamento antecipado", disse Bittencourt. No encontro, compareceram os executivos e diretores da TAM, Gol, Azul, Webjet, Passaredo, Trip e Avianca.
Bittencourt informou que o planejamento adotado para o fim do ano deverá ser utilizado permanentemente, inclusive nos períodos de menor fluxo de passageiros para garantir mais eficiência. Para ele, também deve ser estimulada a política de desenvolvimento da aviação regional.
Fonte: / NOTIMP