|

AF447: Queda do voo 447 da Air France foi provocada por três fatores, diz jornal

Imagem

'Le Figaro' alega ter tido acesso a relatório final da investigação. Voo da Air France caiu no mar em 1º de junho de 2009 com 228 a bordo .

A queda do Airbus A330 da Air France que cumpria o voo 447 Rio-Paris foi provocada por três fatores, informa o "Le Figaro". O jornal francês diz que o relatório produzido pelo Escritório de Investigações e Análise (BEA, na sigla em francês), que analisou os dados e gravações das caixas-pretas, informará nesta sexta-feira (29) que o acidente foi causado pelo congelamento das sondas Pitot, perda brusca de velocidade da aeronave e erro de um copiloto.

O avião voo 447 da Air France caiu no Oceano Atlântico em 1º de junho de 2009, matando 228 pessoas.

Segundo o periódico, o relatório vai dizer que a tripulação não conseguiu entender no cockpit os problemas enfrentados pelo avião e que foi incapaz de resolver a situação a tempo de evitar a tragédia.

De acordo com o relatório que o jornal afirma estar antecipando, o copiloto menos experiente não teria recebido treinamento para lidar com perda de velocidade da aeronave.

O "Le Figaro" descreve o que ocorreu na cabine de comando depois que o comandante deixou o cockpit para descansar. Um copiloto experiente assumiu o assento no lado esquerdo da cabine do Airbus; o outro copiloto, o menos experiente, ocupou o assento do lado direito do avião.

Logo após a desconexão do piloto automático, provocada pelo congelamento das sondas externas, o copiloto da direita puxou os controles, levantado o nariz da aeronave e a levando a 37.500 pés.

O relatório vai sustentar que a manobra de puxar o manche “é incompreensível”, pois o procedimento correto no caso seria desacelerar a aeronave e reduzir a incidência, ou seja, empurrando as alças de controle.

Ainda de acordo com a publicação francesa, o relatório dirá que o copiloto da esquerda teria perdido segundos preciosos ao tentar chamar o capitão através de um alarme ao invés de lidar com a pane da aeronave.

Quando o comandante retornou ao cockpit, os copilotos informaram que não estavam entendendo o que estava ocorrendo, mas o comandante "foi incapaz de analisar a situação".

A última informação do relatório, ainda segundo o jornal francês, diz que segundos antes do impacto do Airbus, os controles da aeronave foram levados para o lado esquerdo.

Fonte: / NOTIMP

---

Relatório do 447 aponta erro de piloto, diz jornal

DE SÃO PAULO

O portal do jornal francês "Le Figaro" publicou ontem que o relatório sobre as causas do acidente com o voo 447 da Air France, que será divulgado hoje, apontará erros do piloto.

O periódico afirmou em seu site ter tido acesso ao documento que será apresentado pelo BEA, órgão francês que investiga o acidente.

"A investigação concluiu que a tripulação da Air France estava em conformidade com as normas em vigor, que a tripulação conseguiu evitar uma zona de turbulência, fazendo um desvio de 12 graus da rota, e que as turbulências que o avião enfrentou no momento do acidente não tinham nada de excepcional", escreveu o jornal.

"Todas as ações do avião correspondem às ordens do piloto, o que significa que são as ordens do piloto que levaram o avião a cair no oceano", afirmou o "Figaro".

O jornal ressaltou ainda em sua reportagem que "a tripulação não compreendeu que o avião tinha perdido a velocidade necessária para se sustentar no ar".

O ACIDENTE

O Airbus A330 da Air France caiu no oceano Atlântico em 31 de maio de 2009, matando as 228 pessoas a bordo. Ele fazia a rota Rio-Paris.

Dados da investigação já divulgados mostraram que a aeronave caiu porque os três tubos pitot (sensores de velocidade) congelaram e pararam de operar.

A velocidade é um dado essencial para recuperar a estabilidade da aeronave.

Fonte: / NOTIMP








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented