|

Tripulação deixa ISS após ameaça de choque com lixo espacial



Os seis membros da tripulação da ISS (Estação Espacial Internacional) foram forçados nesta terça-feira a deixá-la e seguir para a nave Soyuz devido à proximidade de restos de lixo espacial, informou a agência Interfax, citando uma fonte espacial russa. "Restos espaciais foram localizados muito tarde para que a estação espacial fizesse uma manobra para evitá-los. Os seis membros da tripulação receberam a ordem de subir a bordo da nave Soyuz", indicou a fonte ...





---

Astronautas chegaram a abandonar a ISS nesta terça-feira devido ao lixo espacial próximo



Refugiaram-se por cerca de meia hora em duas naves de resgate russas

Os seis tripulantes da Estação Espacial Internacional (ISS) foram obrigados a evacuá-la e buscar abrigo em duas naves de resgate nesta terça-feira (28). O motivo foi o risco de uma grande quantidade de lixo espacial se chocar com a estação.

Os astronautas a evacuaram 18 minutos antes do detrito passar a cerca de 250 m dali, e retornaram suas atividades depois de cerca de meia hora. "Havia um pedaço de detrito espacial que chegou próximo da estação e nós não tomamos conhecimento dele a tempo de realizar uma manobra", explicou Stephanie Schierholz, porta-voz da Agência Espacial Norte-Americana (NASA).

Detritos espaciais são objetos que se encontram em órbita ao redor da Terra, mas não desempenham nenhuma função útil – partes de naves espaciais ou satélites desativados. Segundo a porta-voz da NASA, o lixo espacial é monitorado pela tripulação, mas por motivo de segurança os astronautas são evacuados quando algum pedaço se aproxima.

Em março de 2009, os tripulantes também foram forçados a evacuar devido à proximidade de lixo espacial. A ISS está em órbita desde 1998 e é mantida por 16 países. Atualmente, a tripulação é composta por três astronautas russos, dois americanos e um japonês. Leia também:

Lixo espacial em alta velocidade pode se tornar mortal (2007)

Aumenta a possibilidade da ISS ser atingida por dejetos do espaço (2007)

Laser é proposto para 'remover' lixo espacial (2011)



Portal da Ufologia Brasileira, link: http://www.ufo.com.br/noticias/astronautas-chegaram-a-abandonar-a-iss-nesta-terca-feira-devido-ao-lixo-espacial-proximo

Fonte:








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented