Navios de quatro países concluem operação no Sul
 
  Treinamento de 11 embarcações de Brasil, EUA, Argentina e México termina em Rio Grande .
Treinamento de 11 embarcações de Brasil, EUA, Argentina e México termina em Rio Grande .
GUILHERME MAZUI . 
Depois  de partir em abril de Salvador, passar pelo Rio de Janeiro e seguir  para o litoral gaúcho, o exercício de simulação de guerra que envolveu  navios das Marinhas do Brasil, dos EUA, da Argentina e do México se  encerra hoje, em Rio Grande. Em 2011, participaram 2,3 mil homens da 52ª  edição da Operação Unitas.
Treinamento criado em 1959, durante a Guerra Fria, todos os anos, a  Unitas reúne as forças navais do continente para uma temporada de  exercícios simulados de guerra. Representantes de Chile, Colômbia, Peru e  Portugal acompanharam as manobras.
A cerimônia de encerramento ocorre na manhã de hoje, no Centro de  Convívio dos Meninos do Mar (CCMar). Antes, às 9h, na sede do Distrito  Naval, ocorre uma homenagem ao Almirante Tamandaré, gaúcho, patrono da  Marinha do Brasil. Seus restos mortais estão em um panteão, que receberá  flores.
Dez embarcações chegaram ontem a Rio Grande, oito atracadas na área do  Porto Novo, dominado por homens fardados. São quatro navios brasileiros,  dois americanos, um argentino e um mexicano. O destróier americano USS  Nitze parou na área da Estação Naval, enquanto a fragata USS Thach ficou  fundeada na entrada do canal portuário. Hoje, enquanto as embarcações  americanas começam a partir, chega o submarino brasileiro Tikuna.
As embarcações
BRASIL
- Navio-Tanque Almirante Gastão Motta
- Fragata Niterói
- Fragata Independência
- Fragata Bosísio
- Submarino Tikuna
MÉXICO
- Navio ARM Baja California
ARGENTINA
- Navio ARA Almirante Brown
EUA
- USS Nitze
- USS Boone
- USS Thach
- USCGC Escanaba
Fonte:  / NOTIMP
 / NOTIMP




















