|

EUA chegam a acordo para estabelecer base aérea na Polônia



Os Governos dos Estados Unidos e Polônia fecharam neste sábado um memorando de entendimento bilateral para estabelecer uma base aérea americana no país do Leste da Europa, informaram neste sábado o presidente americano, Barack Obama, e o primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, em entrevista coletiva conjunta.

Segundo a Casa Branca, após se reunirem, os dois líderes chegaram a um acordo para que a base se instale em 2012, visando facilitar rotações regulares de aviões militares dos EUA, e para que haja treinamento de pilotos da Polônia a partir de 2013.

Tusk revelou que a presença das Forças Aéreas americanas "não será muito grande", mas considerou que terá "um grande simbolismo" acerca da importância que os EUA atribuem à defesa do leste europeu. Obama, por sua vez, classificou a medida como "significativa".

"A base permitirá melhorar nossa já excelente cooperação bilateral em defesa e a capacidade de apoio de nossas forças como aliadas dentro da Otan", afirmou a Casa Branca.

Em Moscou, foi criticada qualquer possibilidade que inclua o reforço de efetivos militares dos Estados Unidos em países do antigo Pacto de Varsóvia. Obama se encontra na capital polonesa no segundo dia de uma visita na qual se reuniu com as autoridades do país e realizou um jantar com os líderes de nações do centro e do leste da Europa.

O presidente americano deve visitar o Monumento aos Heróis do Guetto, em Varsóvia, e prestar homenagem às autoridades polonesas mortas em um acidente aéreo em Smolensko (Rússia) no ano passado antes de retornar a Washington ainda neste sábado.

Fonte: / NOTIMP








Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented