|

Pampulha volta ao centro da polêmica







Vice-prefeito de BH quer retorno dos voos para Rio, SP e Brasília para aeroporto, enquanto estado aposta em Confins.

Geórgea Choucair.

A polêmica ao redor do aumento de oferta de voos no Aeroporto da Pampulha está de volta. O vice-prefeito de Belo Horizonte, Roberto Carvalho, reuniu-se ontem em Brasília com representantes da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para tratar da revitalização do Aeroporto da Pampulha. Na reunião, foi discutida a transferência de alguns voos do Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, para a Pampulha. O foco seriam rotas de Belo Horizonte para São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.

“O aeroporto da Pampulha não pode voltar ao caos que era nem ficar praticamente desativado como está. Tanto a Infraero como a Anac entenderam que a revitalização é necessária. O próximo passo vai ser um encontro com o governador para discutir a questão”, afirmou Carvalho. A discussão da reabertura de voos na Pampulha volta à tona em momento que o governador Antonio Anastasia não dá nenhum sinal de interesse em transferir voos de Confins.

O governador deve seguir linha próxima da adotada por Aécio Neves no ano passado, que foi contrário à decisão da Anac de derrubar a portaria 993, de 1997, que proibia aeronaves com mais de 50 assentos na Pampulha. A medida desagradou a Aécio Neves na época, que investiu na Linha Verde – via rápida de acesso ao aeroporto de Confins – e no eixo de desenvolvimento rumo ao aeroporto internacional. Aécio foi taxativo: “A mudança não será implementada”.

Desde então, a Anac decidiu fazer estudos sobre a capacidade operacional do terminal, considerando pista, pátio e questões de segurança. E o aeroporto da Pampulha não inaugurou nenhum voo novo. As companhias aéreas Trip e Passaredo são as únicas que operam com voos regulares no aeroporto atualmente. “Gostaríamos de colocar novos voos lá, mas está tudo parado. Desde março do ano passado que só conseguimos fazer alguns ajustes de horário”, afirma Evaristo Mascarenhas de Paula, diretor de vendas e marketing da Trip.

CACHORRO NA PISTA

Um cachorro sem raça definida provocou atrasos na decolagem de pelo menos quatro vôos ontem no Aeroporto Internacional de Confins, na Grande BH. Às 11h20, o pessoal da torre do aeroporto percebeu o cão na pista e alertou o setor de operações da Infraero. Os pousos e decolagens foram suspensos e equipes de manutenção entraram na pista para capturar o animal, que conseguiu escapar. Uma vistoria foi realizada para tentar identificar o local por onde o cachorro entrou, já que o terminal aéreo é totalmente cercado, para evitar entrada de animais na área de circulação das aeronaves. As operações do aeroporto foram retomadas às 11h48.

SUCESSÃO NA ANAC

A menos de 15 dias da despedida de Solange Vieira da presidência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o nome do atual assessor da Secretaria de Infraestrutura da Casa Civil, Marcelo Guaranys, ganha força como provável sucessor ao cargo. O mandato da atual titular se encerra dia 17 e ela já manifestou que deixará a reguladora com objetivo de ter mais tempo para a vida pessoal. Desde segunda-feira, a agência está sob o comando do diretor Cláudio Passos, nomeado por Solange para substituí-la durante as férias.

Fonte: ESTADO DE MINAS / NOTIMP



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented