Ordem do Dia - Dia do Especialista de Aeronáutica
O sonho de Ícaro transformou-se em realidade nas experiências vividas por Bartolomeu de Gusmão, Santos Dumont e tantos outros que assombraram o mundo com suas genialidades. As asas que nasceram desses momentos, e se perpetuaram através das novas gerações, foram aperfeiçoadas pelo crescente desenvolvimento tecnológico, necessitando de um suporte à sua altura.
Homem e avião passaram a constituir um binômio quase indivisível, em busca de maiores realizações, incutindo-se, gradativamente, no dia a dia dos povos e nações, como ferramenta de seu desenvolvimento e progresso.
Para manutenção desse binômio, foi preciso criar uma infraestrutura moderna, que servisse de sustentáculo à atividade aérea, permitindo o cumprimento da mais variada gama de missões, cuidando da eficiência das máquinas, controlando seu desempenho e a segurança de suas operações.
No Comando da Aeronáutica, desde a criação da Escola de Especialistas de Aeronáutica, em 25 de março de 1941, coube aos especialistas cumprirem a árdua e nobre missão de fazer voar, formando junto com o aviador, o componente humano daquele antigo binômio.
Ao “Especialista de Aeronáutica” foi confiada a importante tarefa de prestar o adequado suporte à Força Aérea, atuando em um número de setores diversificado, que vão da área técnica à humana, e se entrelaçam para formar um sólido alicerce.
Está constatado que, para a obtenção de elevados níveis de segurança e operacionalidade, é imprescindível a qualificação do homem, o que nos direciona a uma busca permanente por uma estrutura acadêmica e organizacional, que nos torne cada vez menos dependentes dos grandes centros de desenvolvimento.
Assim, é importante ressaltar a preocupação do Comando da Aeronáutica com a constante e rigorosa evolução das Escolas e currículos dos cursos de formação e pós-formação de nossos especialistas, visando credenciá-los para enfrentar os desafios que despontam no século XXI.
No cenário atual, onde as necessidades têm sido maiores que as possibilidades, a busca pela eficiência no cumprimento da missão de prover o apoio logístico de material e serviços para a Força Aérea Brasileira, com menores custos e maiores níveis de qualidade, traduz o desafio enfrentado pelo COMGAP, de realizar uma administração moderna, ágil, simples e eficaz.
Neste dia 25 de março, façamos mais uma vez uma breve pausa para saudar o “Especialista de Aeronáutica”, rendendo uma justa homenagem, com a entrega da “Medalha Bartolomeu de Gusmão”, àqueles que mais se destacaram, reconhecendo sua dedicação e seu espírito de luta, que mantêm o funcionamento dessa enorme engrenagem, que é o Comando da Aeronáutica.
Parabéns “Especialistas”! Sigam firmes em sua missão, formando com os pilotos, “um conjunto de todo eficaz”.
Ten Brig Ar Ricardo Machado Vieira
Comandante-Geral de Apoio