Infraero implanta sistema de gerenciamento do estacionamento de Manaus
A Infraero iniciou em março a implantação de um novo Sistema de Gestão e Controle de Estacionamentos (Gest) no Aeroporto Internacional de Manaus/Eduardo Gomes (AM). O Gest automatizará os sistemas de pagamento, identificação e fluxo do estacionamento, tornando a utilização do espaço mais ágil e conveniente para os usuários.
A tecnologia começa a funcionar no estacionamento do Aeroporto de Manaus no início de abril e, além da praticidade, melhorará o controle das receitas e da movimentação de veículos nos estacionamentos 1 e 2 do Terminal de Passageiros e do Terminal de Logística de Cargas do aeroporto.
O Gest pode ser implantado de três formas: em um sistema informatizado, com operadores na entrada e na saída para controle de emissão de ticket, recebimento e liberação de veículo; semi-automatizado, que, além de contar com a estrutura da modalidade informatizada, utiliza câmeras para registro fotográfico e abertura/fechamento automático da cancela do estacionamento; e automatizado, que inclui todos os recursos de automação disponíveis no sistema. Entre eles, estão a leitura automática e fotografia da placa do veículo, abertura/fechamento de cancelas, emissão de ticket e autorização de passagem para credenciados e horistas. No Aeroporto de Manaus, o sistema a ser implantado será inteiramente automatizado.
O superintendente Comercial da Infraero, Claiton Resende, notou que a implantação em Manaus cumpre mais uma etapa do projeto de consolidação do Gest, que prevê alcançar 30 aeroportos da Rede Infraero até 2012, e também enfatizou a utilidade do sistema como ferramenta de transparência. “O Gest é uma ferramenta fundamental para minimizar os riscos de evasão de receitas, o que é essencial para a transparência do trabalho da Infraero em todas as esferas. Como empresa pública, a Infraero busca efetuar esse controle com todas as ferramentas possíveis”, finalizou.
Fonte: INFRAERO