|

Estatais e militares mantêm concursos







Cancelamento de concursos previstos para este ano se limitam à administração direta.

Poderes Legislativo e Judiciário, Forças armadas e as estatais com orçamento próprio estão liberados.

As declarações da secretária do Orçamento Federal do Ministério do Planejamento, Célia Correa, de que “não vai ter concurso nenhum este ano” e que todas as seleções serão postergadas, voltaram a preocupar os interessados em ingressar nos quadros do funcionalismo público. Mas a decisão se refere apenas à administração direta do governo federal.

O Executivo não interfere, por exemplo, no Legislativo e no Judiciário quanto à contratação de pessoal. Portanto, processos seletivos para a Câmara, tribunais, ministérios públicos, defensorias e procuradorias não serão afetados pelo corte. A suspensão pelo Senado da seleção para 180 vagas, prevista para este ano, foi feita por decisão própria, para reduzir os gastos da casa.

Os cargos militares das Forças armadas também estão fora do contingenciamento. A Marinha, por exemplo, confirmou ontem que até agora não há previsão de suspensão dos processos de seleção previstos para este ano. No fim do mês, saem os editais para preenchimento de vagas dos quadros complementar e técnico da pasta. Nesse caso, haverá vagas nas áreas de administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, direito, letras, psicologia e serviço social, entre outros. Também estão previstas seleções para o Corpo de Fuzileiros Navais, Corpo de Engenheiro e Corpo de Saúde.

Também ficam de fora dos cortes as estatais que não dependem do Tesouro, ou seja, as que têm orçamento próprio – como Banco do Brasil, Correios e Petrobras. No caso dos Correios, está confirmada a publicação, ainda neste semestre, do edital para o preenchimento de 8.500 vagas em cargos de nível médio. A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), por sua vez, publicou o edital de sua seleção, que visa a preencher 99 vagas e formar cadastro de reserva em cargos de analista superior.

E nada muda nos processos de seleção da Petrobras. “A Petrobras, como sociedade de economia mista que não depende de recursos do governo federal, não está sujeita às restrições anunciadas aos concursos. Dessa forma, os processos seletivos e admissões da companhia não serão afetados”, afirmou a gerente de Planejamento de RH da estatal, Mariângela Mundim.

Fonte: JORNAL DO COMMERCIO / NOTIMP


Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented