|

Contrabando é destinado a Exército e Aeronáutica







Forças recebem bebidas e perfumes apreendidos.

Luciana Ribeiro.

O Ministério Público Militar investiga a aquisição pelas Forças Armadas de R$ 1,3 milhão em bebidas, perfumes e aparelhos eletrônicos importados. As mercadorias tinham sido apreendidas pela Receita Federal como contrabando de 2006 a 2010. Do total repassado ao Exército e à Aeronáutica, pelo menos R$ 100 mil foram em bebidas. O caso foi divulgado pela revista "IstoÉ".

Unidades do Exército e da Aeronáutica em Santa Maria e em Canoas (RS) receberam produtos, além do Colégio Militar de Santa Maria e do Centro de Comunicação da Aeronáutica, em Brasília. A Receita costuma destinar mercadorias apreendidas ao governo, mas é necessário que os produtos sejam compatíveis com os trabalhos do órgão que os recebe.

As doações são feitas após o órgão enviar lista especificando o produto que necessita e o motivo. Entre as mercadorias recebidas pelas Forças há patinetes, calcinhas, videogames e perfumes. O promotor Soel Arpini, responsável pela investigação, questiona a falta de documentação da entrada dos produtos. "Quando os procedimentos burocráticos não são feitos, é possível que haja desvios", disse.

As Forças dizem que receberam doações em lotes, sem saber quais eram os produtos. Afirmam ainda que as bebidas foram consumidas em solenidades e que roupas e brinquedos foram doados para ações sociais no Haiti. O delegado da Receita em Santa Maria, Alexandre Rampelotto, disse que não compete ao órgão controlar se os objetos são necessários pelos órgãos que os recebem.

Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO / NOTIMP



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented