|

Boeing ganha contrato para aviões tanque da Força Aérea (USAF)









WASHINGTON — A americana Boeing venceu nesta quinta-feira a concorrência para fornecer os novos aviões tanque da Força Aérea dos Estados Unidos, superando o grupo europeu EADS.

Boeing "obteve um contrato firme avaliado em mais de 3,5 bilhões de dólares para a entrega de 18 aparelhos até 2017", destacou o Pentágono em um comunicado.

Esta é a primeira fase de um grande contrato avaliado em 35 bilhões de dólares e que envolve 179 aviões tanque.

Enfatizando o fato de o avião da Boeing nunca ter voado, a EADS reagiu rapidamente, dizendo estar "decepcionada" e "preocupada", sem indicar se apelaria da decisão, o que está permitido.

O contrato tem como objetivo substituir a envelhecida frota de KC-135 da Força Aérea americana, que data dos anos 1950. O Pentágono compraria esses aparelhos a um ritmo de 15 por ano, no máximo.

A EADS, que propunha um aparelho derivado de seu Airbus A330, apresentava-se, no entanto, como favorita até o último momento.

A empresa europeia tinha anunciado na semana passada que tinha revisado seus preços para baixo com o objetivo de obter o contrato.

A Boeing afirmava, por sua vez, que o aparelho apresentado garantia "mais capacidades operativas aos aviões de combate americanos, com um consumo de combustível inferior em 24% ao do aparelho proposto pela EADS" e que geraria 50.000 empregos nos Estados Unidos.

Fonte: AFP / NOTIMP



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented