|

Operação-padrão de funcionários da TAM atrasa voos









Pilotos e comissários da companhia têm se recusado a trabalhar a mais ou suspender folgas.

Empresa diz desconhecer movimento.

Mariana Barbosa.

Parte dos pilotos e comissários da TAM, a maior empresa aérea do país (45% do mercado), iniciou uma operação-padrão, provocando uma série de atrasos em mais de 50% dos voos da empresa nos últimos três dias.

Desde o início do movimento, os funcionários da TAM estão "cumprindo estritamente a regulamentação profissional e os manuais internacionais das empresas", disse o presidente do SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas), Gelson Fochesato.

Isso significa que eles têm se recusado a alterar as escalas de trabalho, abrir mão das folgas previstas na legislação ou exceder a jornada diária (9h30 em voo e 11h à disposição da companhia).

Fochesato diz que a operação não é coordenada pelo sindicato. Trata-se, diz, de atos voluntários de tripulantes insatisfeitos com as escalas de trabalho.

"Os tripulantes cansaram de trabalhar nos dias de folga. O objetivo é preservar a saúde do trabalhador", afirmou o presidente do SNA.

O ânimo entre trabalhadores e empresas se acirrou nas últimas semanas, quando fracassaram tentativas de negociação de reajuste salarial. A categoria reivindica aumento de 15%, mas as empresas oferecem 8%.

As negociações devem ser retomadas a partir do dia 7. "Não vamos aceitar os 8% e a greve voltará à pauta", afirma Fochesato.

A TAM informou que "opera em segurança e com respeito à Lei do Aeronauta e desconhece qualquer movimento como o relatado".

A empresa atribuiu os atrasos "a um conjunto de fatores." Mas cita apenas um: "fechamento de aeroportos devido à meteorologia".

Segundo a empresa, os problemas acabaram "prejudicando conexões, inclusive internacionais, levando a companhia a fazer ajustes em sua malha aérea, em período de grande demanda".

Por conta dos atrasos, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) decidiu estender até sexta-feira a operação especial de final de ano nos principais aeroportos do país, iniciada no último dia 17 e que deveria ter sido suspensa na segunda-feira.

A Anac informou que não recebeu nenhuma comunicação da companhia aérea com relação à operação de não colaboração.

ATRASOS

Até as 19 horas de ontem, 51,3% dos voos domésticos da TAM estavam com mais de 30 minutos de atraso, contra uma média de atrasos total de 28,5%.

De todos os 604 voos domésticos que saíram atrasados, 359 eram da TAM. Nos voos internacionais, os atrasos afetaram 64,7% dos voos da companhia.

Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO / NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented