|

O choque de gestão de Dilma






Depois do intuitivo Lula, a presidenta quer que sua marca seja a da administradora eficiente.

Ela anunciou cortes de gastos e promete “fazer mais com menos”.

Eumano Silva e Isabel Clemente.

As duas primeiras semanas da presidenta Dilma Rousseff no gabinete mais importante do país revelaram nítidas diferenças de estilo em relação ao antecessor, Luiz Inácio Lula da Silva. A presidenta se distingue de Lula pelo temperamento sóbrio e reservado. Evita se expor sem motivo e não tem a vocação do ex-presidente para subir em palanques e dar declarações polêmicas. Na percepção dos assessores palacianos, saiu um animal político e entrou uma gerente. Dilma toma decisões com base em argumentos técnicos, em um modo de agir completamente diferente de Lula, definido pelos mais próximos como um homem que resolve as questões por instinto, depois de ouvir alguns auxiliares. Consciente de que o estilo de Lula é inimitável, Dilma quer deixar, com seu governo, a marca da gestora eficiente, que governa o país como uma empresa privada, cobra dos ministros resultados e cumprimento de metas, controla rigorosamente os gastos públicos e combate a ineficiência da máquina federal.

Na semana passada, Dilma recebeu um grupo de jornalistas para uma conversa no Palácio do Planalto e anunciou uma iniciativa que, se der certo, poderá se transformar em uma das principais novidades de seu governo. A presidenta aceitou uma sugestão do empresário Jorge Gerdau e vai criar, em março, um Conselho de Gestão e Competitividade, ligado à Presidência da República. Inspirado em experiências implantadas por países como Austrália e Nova Zelândia, o conselho vai acompanhar o desempenho dos ministérios, o cumprimento de metas e examinar a eficiência dos gastos públicos em saúde, educação e outras áreas prioritárias. Dilma instituiu desde já a expressão “fazer mais com menos” como uma espécie de lema de seu governo. Em sua primeira reunião ministerial, realizada na sexta-feira, Dilma anunciou cortes no Orçamento e cobrou de cada ministro uma meta de redução de despesas – em outra mudança de atitude importante em relação ao governo Lula, marcado em seus dois últimos anos pela expansão dos gastos.

No dia a dia no Planalto, Dilma, como método de trabalho, analisa números, estuda o Orçamento e faz projeções. Na definição de um ministro, a presidenta é “a cara do PAC”, o Plano de Aceleração do Crescimento coordenado por ela nos tempos em que era ministra-chefe da Casa Civil. Dilma demonstra também que vai cobrar os resultados dos planos anunciados. Ela gosta de agir com rapidez, como mostrou na quarta-feira, quando chegaram ao Palácio do Planalto as primeiras notícias sobre a tragédia na região serrana do Rio de Janeiro. No início da tarde, o vice-governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, telefonou para o chefe de gabinete da Presidência, Gilles Azevedo, e afirmou que se tratava de uma catástrofe de grandes consequências. O governador Sérgio Cabral ainda se encontrava no exterior, mas ligou logo em seguida para a presidenta e pediu ajuda federal.
Dilma aceitou uma sugestão do empresário Jorge Gerdau e vai instalar um Conselho de Gestão e Competitividade

No mesmo instante, Dilma telefonou para o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, a quem perguntou a dimensão dos problemas causados pela chuva no Estado. A presidenta concluiu que o drama em São Paulo era menor que o do Rio, mas colocou o governo federal à disposição de Alckmin em caso de necessidade. Mandou localizar o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e ordenou que as Forças Armadas ficassem preparadas para ajudar no socorro das regiões atingidas pelas cheias e pelos deslizamentos. Pediu, ainda, que Jobim viajasse com ela no dia seguinte para visitar as áreas atingidas pelas enchentes. Nos instantes seguintes, convocou outros seis ministros para se juntarem à comitiva.

Dilma gosta de seguir uma rotina metódica no trabalho. Todas as manhãs, ela chega ao Palácio do Planalto por volta das 9h30 e despacha com os ministros da Casa Civil, Antonio Palocci, Comunicação Social, Helena Chagas, e do Gabinete de Segurança Institucional, general José Elito Siqueira. O secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, também deve participar desse primeiro despacho do dia, mas por enquanto encontra-se de férias. As reuniões com ministros respeitam os horários marcados. Pontual, a presidenta manda avisar os interlocutores quando percebe que vai atrasar um compromisso.

Desde que assumiu o cargo, Dilma só saiu do Palácio do Planalto para almoçar na Granja do Torto, onde está morando, um único dia. Disciplinada, ela faz reuniões também durante as refeições. A exemplo de Lula, prefere comida caseira. A vida particular fica protegida de todas as formas de exposição. A presidenta ainda desfruta a companhia da única filha, Paula, e do neto, Gabriel, que moram em Porto Alegre, mas estão temporariamente com ela na Granja do Torto. A mudança para o Palácio da Alvorada não tem data marcada porque a residência oficial está passando por pequenas reformas, como pintura das paredes. Apenas a mãe, Dilma, e uma tia deverão morar no Alvorada com a presidenta.

A disciplina da presidenta também se manifesta em relação aos cuidados com a aparência. Desde que tomou posse, ela se apresenta penteada e maquiada de forma impecável todos os dias, como aparece na foto oficial (ao lado) divulgada na semana passada, graças ao serviço de uma profissional que vai até a Granja do Torto especialmente para atendê-la. A presidenta se levanta cedo e faz exercícios antes de se deslocar para o Palácio.

Se Dilma conseguir impor esse estilo e disciplinar a máquina pública federal, frequentemente indomável, ela conseguirá um feito considerável do ponto de vista administrativo e político. Até agora, a marca do “choque da gestão” e da eficiência no gasto público era uma das principais armas do PSDB para tentar se opor ao PT.

Fonte: REVISTA ÉPOCA / NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented