|

Lixões próximos ao Aeroporto do Rio são fechados para garantir segurança aérea






A Secretaria Estadual do Ambiente do Rio fechou hoje (6) três lixões clandestinos que funcionavam próximo ao Aeroporto Internacional Tom Jobim-Galeão. O fechamento dos depósitos de lixo havia sido pedido em abril do ano passado pelo Ministério da Defesa, por atraírem aves e colocar em risco a segurança das aeronaves.

Entre os lixões fechados pela Secretaria do Ambiente, um funcionava dentro de um terreno da Aeronáutica e outro em um terreno da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). O terceiro se localizava dentro da comunidade carente Vila Joaniza.

Segundo o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, depois de fechar os lixões, os locais serão limpos. Em seguida, será preciso evitar que o lixo volte a ser jogado nesses locais, com trabalhos como a melhoria da coleta de resíduos na região.

“Você não resolve só com a repressão. É preciso combinar a repressão com a melhoria do serviço. Todo dia as pessoas produzem uma quantidade brutal de lixo. Tem que ter a coleta diária e a coleta seletiva”, disse Minc.

A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) informou que implantou a coleta diária de lixo na comunidade. Já a Aeronáutica fará a fiscalização para evitar que o lixo volte a ser jogado em seu terreno. A Secretaria do Ambiente solicitará à Infraero que o terreno usado como lixão seja murado, para evitar o uso clandestino do espaço, que é vizinho à pista do aeroporto.

Fonte:
AGÊNCIA BRASIL / NOTIMP

---

Depósitos clandestinos de lixo são fechados na Ilha do Governador, na zona norte do Rio

Presença de urubus compromete a segurança dos voos no aeroporto Tom Jobim

Três depósitos clandestinos de lixo foram fechados na Ilha do Governador, na zona norte do Rio de Janeiro, para combater a presença de urubus na área do aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim. Há mais de 20 anos, o lixo acumulado nestes locais favorece a proliferação de urubus e outras aves, que comprometem a segurança das operações de pousos e decolagens no terminal aeroviário.

A ação contou com o auxílio da subprefeitura da Ilha, da Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) e da Aeronáutica. A partir da interdição do local, com a afixação de barreiras para impedir o acesso de caminhões nos terrenos, o lixo será retirado.

O fechamento dos lixões foi solicitado pelo Ministério da Defesa e pela Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária) à Secretaria de Estado do Ambiente do Rio de Janeiro.

Fonte: PORTAL R7 / NOTIMP

---

Rio fecha lixões que atraem urubus para o Galeão

Agência Brasil, do Rio

A Secretaria Estadual do Ambiente do Rio fechou ontem três lixões clandestinos que funcionavam nos arredores do aeroporto do Galeão. O fechamento dos depósitos havia sido pedido em abril do ano passado pelo Ministério da Defesa, por atraírem aves e colocar em risco a segurança das aeronaves.

Um dos lixões interditados está situado em terreno da Aeronáutica, e outro em área da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). O terceiro se localiza dentro da comunidade Vila Joaniza.

Segundo o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, após o fechamento dos lixões será feita a limpeza das áreas. Em seguida, será preciso evitar que o lixo volte a ser jogado nesses locais, com medidas como a melhoria da coleta de resíduos na região.

A operação foi deflagrada a pedido do Ministério da Defesa, que considera preocupante o número de casos de choques entre aviões e urubus. Segundo a Infraero, apenas em 2009 foram registrados 94 incidentes envolvendo aviões e aves na área do Galeão, 16 casos a mais do que o total registrado em 2008 (78 incidentes). Em 2007, ocorreram 42 incidentes. De acordo com a Infraero, no Brasil foram comunicados 945 incidentes envolvendo aves e aeronaves em 2009, 286 casos a mais do que em 2008 (659 incidentes).

"Você não resolve só com a repressão. É preciso combinar a repressão com a melhoria do serviço. Todo dia as pessoas produzem uma quantidade brutal de lixo. Tem que ter a coleta diária e a coleta seletiva", disse o secretário do Ambiente.

A Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) informou que implantou a coleta diária de lixo na comunidade. Já a Aeronáutica fará a fiscalização para evitar que o lixo volte a ser jogado em seu terreno. A Secretaria do Ambiente solicitará à Infraero que o terreno usado como lixão seja murado, para evitar o uso clandestino do espaço, que é vizinho à pista do aeroporto.

Fonte: VALOR ECONÔMICO / NOTIMP



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented