|

Estações meteorológicas da FAB dinamizam trabalho de helicópteros no RJ






A região serrana do Rio de Janeiro, suscetível a mudanças bruscas das condições do tempo, recebeu, nesta quarta-feira (19/01), da Força Aérea Brasileira três Estações Meteorológicas Táticas, que captam em tempo real informações climáticas locais.

Os equipamentos de última geração, embora não sirvam para fazer previsões meteorológicas, contribuem para maior segurança das operações e dinamizam a movimentação de helicópteros das Forças Armadas, da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros em Itaipava, Teresópolis e Nova Friburgo, que atuam nos locais.

As estações Meteorológicas Táticas, cedidas pelo Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ), disponibilizam informações como direcionamento e velocidade do vento, temperatura, umidade relativa, pressão atmosférica e precipitação pluviométrica. “Essas informações em tempo real agilizam pousos e decolagens com segurança”, explica o Suboficial Jari Marques da Silva.

Os dados emitidos pelas Estações Meteorológicas são enviados para terminais monitorados o tempo todo por controladores da FAB que coordenam os voos. “A operação funciona como uma corrida de bastão. A vitória depende do trabalho e empenho de todos”, compara o Tenente Pedro Paulo Alves, especialista em Comunicações.

Para os mais de 200 militares envolvidos na Operação Serrana da FAB, “vencer a batalha” significa minorar o sofrimento das vítimas da enchentes. “Assistir às imagens do conforto da minha casa se transformou em incômodo. Fazer parte desse trabalho em Itaipava é uma honra para todos nós”, revela o Suboficial Neucimar de Melo.

Fonte: Agência Força Aérea



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented