|

Avião despenca e piloto morre






Queda ocorreu pela manhã, em área agrícola no Norte do Estado.

As causas do acidente serão investigadas pela Aeronáutica.

A queda de um avião monomotor de pequeno porte, ontem de manhã em Corupá, matou o piloto Rudival Moreira da Silva, o Baiano, de 38 anos. Ele era o único ocupante da aeronave, que era usada na pulverização de lavouras de banana.

O acidente ocorreu por volta das 9h30min. Era o primeiro voo de Silva no dia. Antes de decolar da pista de terra do aeroporto agrícola da cidade do Norte de Santa Catarina, ele teria esperado as nuvens espessas se dissiparem para voar com segurança.

Conforme testemunhas, logo após a decolagem, o piloto teria iniciado o procedimento para fazer um voo rasante sobre a plantação que fica localizada junto ao aeroporto, na comunidade de Rio Novo.

– Eu vi que ele fez o rasante atrás do morro e depois estranhei que não voltou a subir. Ai escutei um barulho e logo percebi que ele havia caído. Foi triste saber que ele morreu. Ele tinha muita experiência nessa área – disse um colega do piloto.

O avião foi encontrado a cerca de 300 metros da pista, virado de cabeça para baixo. Na queda, a aeronave explodiu. Estava carregada com 300 litros de óleo mineral que é usado na pulverização do bananal e fungicida para o combate do fungo sigatoka negra. Silva teria morrido com a violência da batida no solo. Por causa da carga tóxica, técnicos da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fatma) foram chamados para verificar se houve contaminação do solo ou de algum córrego pelo fungicida.

Da forma como o avião caiu a suspeita é que o piloto teria tentado um pouso de emergência numa pequena área de mato, em meio a um banhado. Ao bater no solo, o avião virou.

Técnicos do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa 5) da Aeronáutica de Porto Alegre foram ontem ao local do acidente fazer a perícia na aeronave e coletar provas técnicas que possam identificar causas do acidente. Eles não têm prazo para concluir o laudo. A Polícia Civil de Corupá também realizou a perícia no avião e abriu um inquérito sobre o acidente. O resultado deve ficar pronto em 30 dias.

O presidente da Associação dos Bananicultores de Corupá, Adolar Behnke, lamentou a morte do piloto. Ele disse que Silva era bem conhecido pelos agricultores e tinha prática nesse tipo de voo.

A empresa Aero Agrícola Caiçara, responsável pelo avião Piper PA 25 que caiu em Corupá, disse que vai fornecer todas as informações solicitadas pelo peritos. O sócio da empresa Álvaro Rodrigues Moura, 52, disse que a companhia está dando toda o apoio necessário para a família do piloto morto no acidente.

Moura disse que ficou surpreso com a morte de Baiano por causa da experiência que ele tinha na aviação.

Fonte: DIÁRIO CATARINENSE / NOTIMP



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented