|

São Bernardo lança centro de pesquisa






Soraia Abreu Pedrozo.

A Prefeitura de São Bernardo vai lançar hoje a pedra fundamental do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Alta Tecnologia financiado pela Saab, fabricante sueca do avião-caça Grippen.

A montadora havia acordado com o prefeito, Luiz Marinho, no mês passado, que investiria US$ 50 milhões na cidade, ao longo de cinco anos, mesmo que o Grippen não fosse o escolhido pelo governo federal para renovar a frota da FAB (Força Aérea Brasileira). A empresa sueca tem como seus concorrentes a norte-americana Boeing, fabricante do FA-18 Hornet, e pela francesa Dassault, fabricante do Rafale.

Durante o lançamento do centro de pesquisa aplicada, será assinado termo de compromisso entre Marinho e o presidente da Saab, Hakan Buskhe, e será apresentado projeto detalhado da iniciativa.

A parceria sueco-brasileira vai iniciar suas atividades em abril. Como sua sede será composta, em um primeiro momento, apenas por um escritório que terá entre 300 m² e 500 m², as pesquisas devem ser realizadas nas universidades parceiras da região - até o momento foram contatadas a FEI e a UFABC - e nas empresas.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Econômico de São Bernardo, Jefferson José da Conceição, o centro de pesquisas da Saab será "um embrião do parque tecnológico de São Bernardo". "E, com certeza, esse investimento pode ganhar volume do governo federal se decidir pelo Grippen."

Caso vença o processo para venda das aeronaves, a empresa vai estabelecer linha de montagem em São Bernardo com investimento inicial de US$ 150 milhões.

Conceição afirma que, se isso ocorrer, não somente o Grande ABC será beneficiado, como todo o País.

Com o centro de pesquisa, o secretário diz que tudo o que não acontecia até então, passará a se concretizar. "Vamos começar a desenvolver projetos com a integração efetiva da indústria, das universidades e do poder público."

PESQUISA - Serão elaborados estudos principalmente na área de aeronáutica, como o desenvolvimento de sensores de radar, nanotecnologia, comunicação e defesa. No setor de sustentabilidade ambiental, devem ser estudados problemas de planejamento urbano, como as questões de trânsito e defesa civil.

A iniciativa da montadora sueca, pioneira na América Latina - existem poucos centros de pesquisa da Saab em todo o mundo -, deve promover a vinda de novas companhias para o município. "Haverá uma irradiação nas decisões público e privadas. As empresas que estão aqui e, por acaso, estão pensando em sair, podem repensar. Assim como outras poderão se sentir atraídas pela região. O parque produtivo será revitalizado."

Quanto à geração de emprego, existe a estimativa de que podem ser abertos em torno de 300 mil postos de trabalho diretos e indiretos.

Fonte: DIÁRIO DO GRANDE ABC, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented