|

Porto Alegre: Reativar antigo terminal do aeroporto foi solução lógica






Editorial.

Para sempre é um tempo muito, muito longo, e o tempo tem um jeito de mudar as coisas. Ainda bem que, volta e meia, as coisas boas voltam. Às vezes temos um problema que se nos afigura além da nossa capacidade em resolvê-lo. No entanto, por não olharmos bem ao lado, deixamos escapar uma boa solução. É, exatamente, o caso do anterior terminal do Aeroporto Salgado Filho, quase desativado quando tinha condições de uso. Tão somente ficara acanhado para a quantidade de passageiros. Então, o fluxo crescente de usuários fez a Infraero antecipar cronogramas para retomar voos regulares no antigo terminal do Aeroporto Internacional Salgado Filho.

A estrutura, desativada para esta operação há dez anos e que hoje é usada ocasionalmente por aeronaves executivas e aviação regional, aumentará em 30% a capacidade de pousos e decolagens simultâneos no complexo aeroportuário. Já a tão aguardada ampliação da pista ganhou novo rumo: a estatal que administra os terminais no País decidiu que o Exército executará a obra. O aumento da capacidade e a melhoria na operação - a nova extensão da pista permitirá voos diretos sem escalas para a Europa e Estados Unidos -, são vitais para assegurar condições de transporte para a Copa do Mundo de 2014, que terá uma das sedes em Porto Alegre.

No saguão do antigo terminal voltaram a circular passageiros, como nos velhos tempos. Foram instalados 20 balcões de ckeck-in e dois conjuntos de raio-x para processamento de passageiros. Salas de embarque e desembarque ampliadas e a esteira de bagagem reformada. O Salgado Filho existe desde 1940, quando tinha o nome de Aeródromo São João, e passou a se chamar Salgado Filho em 1953. Em 11 de setembro de 2001, no mesmo dia em que Nova Iorque foi atacada por terroristas a mando de Osama Bin Laden, o Terminal 1 do Salgado Filho foi inaugurado. O terminal antigo passou a se chamar Terminal 2, com voos para o Interior do Rio Grande do Sul.

O Terminal 1 do Salgado Filho foi o primeiro aeroporto brasileiro a contar com um shopping center e salas de cinema. Para muitos houve certo ar de nostalgia na reutilização plena do velho terminal do Salgado Filho. Quantas chegadas, quantos adeus, encontros, desencontros, toda uma época em que viajar de avião era um charme só. Mulheres elegantes, de chapéu, e homens de terno. Rádios da Capital tinham repórteres de plantão para entrevistar políticos e empresários que chegavam ou partiam. Imponente, o busto de Salgado Filho, gaúcho e civil que foi o primeiro ministro da Aeronáutica, aguardava os que entravam no saguão.

No atual Terminal 1 são feitos ajustes para a instalação do Módulo Operacional Provisório (MOP), que agregará o dobro dos atuais balcões de check-in, alcançando 60 posições, com mais salas de embarque e canais de verificação com raio-x. O MOP deve ser implantado até a metade de 2011. A estrutura, que já foi chamada de “puxadinho”, será mantida enquanto não estiver pronta a ampliação do terminal, orçada em R$ 345 milhões, e incluída em julho no rol de prioridades para a Copa de 2014. Exército realizará a ampliação da pista para reduzir custos e assegurar cronograma. A nova alternativa é um recurso inteligente. Estava ali. Bastou alguém olhar à volta.

Fonte: Jornal do Comércio, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented