|

Apertem os cintos






Não é apenas uma bravata do presidente Lula como pareceu em princípio. O governo está mesmo negociando a compra de um novo avião presidencial, com mais autonomia de voo, para substituir o Airbus-319 executivo adquirido há apenas quatro anos. Ao comentar a provável compra para sua substituta, Lula argumentou que o país passa humilhação quando o avião presidencial precisa fazer escalas para alcançar destinos distantes. O atual equipamento tem autonomia de aproximadamente 8,5 mil quilômetros. O avião pretendido, um Airbus-A340 executivo, pode voar até 17 mil quilômetros sem paradas para abastecimento.

É evidente que o presidente brasileiro precisa ter conforto e segurança para viajar. Isso está fora de discussão. Mas não parece ser tão humilhante assim a necessidade de fazer escalas em viagens longas. Além disso, é inexplicável para o contribuinte brasileiro que o governo tenha gasto em torno de R$ 100 milhões pelo chamado AeroLula, em 2005, e agora já esteja cogitando de trocá-lo por um avião cinco vezes mais caro.

No momento em que a área econômica do governo adota medidas de contenção da inflação, que repercutirão no bolso de cada brasileiro, esta intenção de compra só pode causar mal-estar. Se o novo avião é mesmo necessário, a compra do anterior foi mal planejada. E a presença de maus administradores no governo é que representa uma humilhação para o país. Mais do que isso: mina a confiança dos cidadãos nos seus representantes, pois quem gasta mal o dinheiro público não pode receber mais crédito.

Então, mesmo que a necessidade seja real – o que não está tão claro assim –, o momento de uma compra deste porte é totalmente inoportuno. Para que a administração Dilma decole sem turbulências, os gestores de gastos oficiais precisam fazer o que recomendam aos cidadãos em momentos de incerteza: apertar os cintos.

Fonte: ZERO HORA, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented