|

Ações da Infraero para a Alta Temporada







A segunda edição da campanha “Fique por Dentro” - uma das ações da Infraero para garantir informação aos passageiros durante o período da alta temporada - já está nos aeroportos. A ideia é esclarecer os passageiros sobre a responsabilidade de órgãos e empresas do sistema aéreo. A primeira medida, a fixação de diversos painéis contendo informações úteis para os usuários em vários pontos dos principais aeroportos da Infraero, já foi implantada em nove dos 16 aeroportos que receberão a campanha. São eles: aeroportos internacionais de Brasília (DF), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Galeão (RJ), Guarulhos e Congonhas (SP), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e Recife (PE).

Também já estão instalados totens exibindo filmes informativos sobre os procedimentos para a passagem pelos equipamentos de Raio-X nos Aeroportos de Brasília, Galeão e Santos Dumont. A facilidade estará disponível também nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos e visa agilizar a inspeção.

Outra grande ação da campanha é o uso das redes sociais para interagir com os passageiros que também entrou em operação nesta quinta-feira (23/12). E o novo Guia do Passageiro chega aos principais aeroportos ainda essa semana. Nesta segunda edição, também será publicado na versão em inglês.

A campanha também envolve a criação de um hot site (www.infraero.gov.br/fiquepordentro), que disponibilizará o aplicativo Vôos Online para uso em celulares smartphone.

Além da campanha, a Infraero está realizando uma série de medidas para ampliar o nível de conforto dos passageiros e usuários dos 67 aeroportos sob sua administração durante a alta temporada 2010/2011, que iniciou em dezembro de 2010 e irá até março de 2011.

A expectativa é que no período sejam mantidas a mesmas tranquilidade e eficiência atingidas nos últimos anos.

Os principais aeroportos da Infraero devem registrar um crescimento de entre 20% e 25% na movimentação de passageiros durante a alta temporada – um total aproximado de 59 milhões de embarques e desembarques – estimulado pelo período de férias e pelas festas de fim de ano.

Entre as medidas adotadas pela Infraero para garantir a fluidez das operações e o conforto dos usuários, vale destacar:

• Reforço do Efetivo: Ao longo do ano, a Infraero contratou 922 novos funcionários para as áreas de Operações, Manutenção e Navegação Aérea, que já estão trabalhando em diversos aeroportos da Rede, garantindo o movimento de passageiros e aeronaves durante o período. Além disso, as equipes que já atuam nos aeroportos foram reforçadas com o remanejamento de escala dos empregados.
• Reforço no Monitoramento: A Infraero está reforçando a fiscalização em todos os setores do aeroporto – salas de embarque e desembarque, conectores, pontes de embarque, saguão e praça de alimentação – buscando certificar-se do correto funcionamento dos sistemas e equipamentos.
• Na área de Manutenção, equipes fiscalizam 24h todos os sistemas e equipamentos disponíveis – ar-condicionado, iluminação, escadas rolantes, elevadores, pontes de embarque, esteiras de restituição de bagagem etc.
• Na Segurança, as equipes intensificam rondas nas áreas operacionais e patrimoniais.
• Nos pátios e demais áreas operacionais, a Infraero também intensifica a fiscalização, garantindo a fluidez de pousos e decolagens e o acesso dos passageiros às aeronaves, como um melhor controle da eficiência do transporte de passageiros entre a sala de embarque e as aeronaves.
• Sistema Informativo de Voo: O Sistema Informativo de Voo (SIV) recebeu, ao longo de 2010, novos monitores de LCD que foram distribuídos em diversos aeroportos da Rede, facilitando o acesso às informações.
• Investimento de R$ 100 Milhões: A Infraero investiu, para a alta temporada 2010/2011, cerca de R$ 100 milhões na aquisição de novos equipamentos. Foram adquiridos 54 ônibus, 100 veículos operacionais, 30 micro-ônibus, 29 ambulâncias, 13 mil carrinhos de bagagem, entre outros, que estão à disposição para atender passageiros e demais usuários do setor.
• Criação do Centro de Gestão Aeroportuária (CGA) no Aeroporto Internacional de Guarulhos, que conta com representantes da Infraero, Anac, Receita Federal, Polícia Federal, Anvisa, Ministério da Agricultura e empresas aéreas para resolver questões que surjam durante o período.
• Utilização de coletes amarelos com a frase "Posso Ajudar?", por empregados das áreas de Operações e Comunicação Social da Infraero, que são responsáveis por reforçar as informações e orientações passadas aos passageiros. Ao todo, cerca de quatro mil coletes foram confeccionados.
• Planos de Contingência: Todos os 67 aeroportos da Rede Infraero contam com um Plano de Contingência, que define qual a tratativa a ser adotada em cada situação fora da normalidade, garantido, assim, a continuidade das operações e o conforto e a segurança de passageiros e usuários.
• Juizados Especiais: Foram instalados nos aeroportos do Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, e Juscelino Kubitschek, em Brasília, para solucionar problemas relacionados a serviço de transporte aéreo. Em todas as unidades judiciais, os passageiros podem solucionar eventuais conflitos relacionados a viagens, como overbooking, atrasos e cancelamentos de voos, extravio, violação e furto de bagagens, falta de informação, entre outros, sem sair do aeroporto. Os Juizados Especiais funcionam em salas cedidas pela Infraero em locais de fácil acesso, com sinalização adequada e por tempo indeterminado.
• Ouvidoria: Para melhorar o nível de atendimento e satisfação dos usuários, a Ouvidoria da Infraero atualizou sua Central de Atendimento Telefônico, com a implantação de uma Unidade de Resposta Audível (URA). Essa nova solução tecnológica apresenta diversas facilidades, como o direcionamento das ligações por intermédio de um menu de opções e avaliação do atendimento oferecido. A nova ferramenta também permite a obtenção de dados estatísticos categorizados das ligações recebidas em sua Central de Atendimento por meio de relatórios que poderão servir de apoio para a melhoria das atividades da Ouvidoria. O número de telefone 24h da Ouvidoria é 0800-727-234.
• Balcões de Informações: Estão disponíveis na maioria dos aeroportos da Rede e grande parte deles opera 24 horas por dia. Os telefones para contato dos balcões em cada aeroporto podem ser encontrados no site da Infraero (www.infraero.gov.br), no ícone Aeroportos.
• Núcleo de Acompanhamento e Gestão Operacional (Nago): O Nago tem sede em Brasília e acompanha a movimentação de passageiros e aeronaves nos 67 aeroportos da Rede. Todas as atividades da Infraero são monitoradas: movimento dos saguões e salas de embarque; pontes de embarque; sistemas de informação do voo e checagem do funcionamento das esteiras de bagagem; funcionamento dos estacionamentos; áreas de inspeção (raios-X); pátios e demais áreas dos aeroportos. Em 2010, o Nago recebeu novos equipamentos que permitiram melhoria dos serviços e reduziram o tempo de comunicação entre os elos de informação.
• Módulos Operacionais de Florianópolis e Brasília já estão em funcionamento. Essas instalações são soluções de engenharia modernas, implantadas rapidamente, que proporcionam um excelente resultado final. Os Módulos Operacionais possuem toda a infraestrutura necessária ao conforto e comodidade dos passageiros, como ar-condicionado, sanitários, Sistema Informativo de Voos, sistema de som e, em alguns casos, até estabelecimentos comerciais, como cafeterias, livrarias etc.
• Outros detalhes da Campanha Fique Por Dentro: Neste fim de ano, a segunda edição da Campanha Fique por Dentro, lançada em 2009, está mais elaborada e com novidades. Além das peças publicitárias, há outros tipos de mídia de apoio para reforçar a cobertura da campanha (como folders, gibi infantil e revista Coquetel para adultos, mostrando quem é quem no aeroporto) em pontos de distribuição nos locais onde o passageiro passa.
• O projeto de presença digital inclui estratégia de posicionamento, monitoramento e respostas nas redes sociais (Facebook, Orkut, Twitter etc). Também conta com publicidade de internet, hot site exclusivo da campanha com dicas de viagem, SMS para interatividade com o público externo (projeto piloto em um dos aeroportos) e mobile com o aplicativo Voos Online.

O “Guia do Passageiro”, que teve sua primeira edição lançada em 2009 com grande aceitação por parte dos usuários, também ganhará sua versão em inglês e será disponibilizado por Bluetooth. O usuário também tem acesso ao conteúdo por meio do link no portal da Infraero. O Guia, criado em parceria com os órgãos do setor aéreo – Anac, Comando da Aeronáutica, Ministério da Defesa – traz as principais dicas antes durante e depois do voo.

Fonte: INFRAERO




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented