|

Tam bate recorde em taxa de ocupação de voos internacionais, em outubro









A Tam registrou recorde histórico na taxa de ocupação de seus voos internacionais, que atingiu 84,7% em outubro, superando em 6,5 pontos percentuais o índice alcançado no mesmo mês de 2009. O número é resultado da combinação de um crescimento na demanda de 21% com um aumento na oferta de 11,7%, de acordo com os dados divulgados hoje pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A demanda de brasileiros para o exterior continua aquecida, estimulada pela valorização do real frente ao dólar e ao euro. No sentido inverso, a procura de estrangeiros por destinos no Brasil também continua forte, impulsionada pela recuperação da economia mundial.

Entre as empresas aéreas brasileiras que operam rotas internacionais, a Tam manteve-se na liderança e alcançou market share de 87,1% em outubro, com crescimento de 2,6 pontos percentuais em relação a setembro e inferior em 2,9 pontos percentuais na comparação com o mesmo período de 2009. No acumulado de dez meses, o market share internacional da Tam foi de 87,7% e o load factor, de 79,9%.

A Tam, incluindo a Pantanal, manteve a liderança do mercado doméstico, com participação de 42,8%, praticamente estável em relação ao mês anterior (42,4%) e 2 pontos percentuais inferior ao de outubro de 2009. No acumulado de dez meses, o market share doméstico foi de 42,6%.

Na comparação entre outubro de 2010 e o mesmo mês de 2009, a companhia alcançou crescimento de 11,6% na demanda no mercado doméstico que, combinado com aumento de 18,6% na oferta, resultou em uma redução de 4,2 pontos percentuais na taxa de ocupação doméstica, para 68%.

Segundo a Tam, o aumento de 18,6% na oferta deve-se a dois fatores: aumento de 11 aeronaves de médio porte na frota da companhia na comparação com outubro de 2009 e elevação na utilização das aeronaves, que havia sido reduzida em 2009 devido ao período de crise. A taxa de ocupação apresentada em outubro está em linha com as expectativas da empresa e a redução em relação ao mesmo mês do ano anterior é atribuída à forte base de comparação devido à dinâmica competitiva do mercado naquele momento.

Fonte: TAM



Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented