|

Show aéreo no céu de Natal






Milhares de pessoas foram até a Base Aérea para ver a Esquadrilha da Fumaça

Erta Souza

Imagem

Cerca de 30 mil pessoas passaram pela Bant para apreciar as acrobacias da Esquadrilha da Fumaça e ver as aeronaves em exposição no local Foto: Ana Amaral/DN/D.A Press

A Base Aérea de Natal (Bant) abriu os portões no último sábado para os potiguares que desejassem ver de perto as aeronaves que estão participando da Operação Cruzeiro do Sul V (Cruzex), treinamento aéreo multinacional que prossegue até o próximo dia 19. Os visitantes puderam ver aeronaves de seis países em exposição, participar de oficinas infantis para montagem de aviões em miniatura, além de assistir a apresentação da Esquadrilha da Fumaça.


Os portões da base ficaram abertos das 9h às 16h30. Um público de aproximadamente 30 mil pessoas esteve no local. Quem deixou para ir após às 15h enfrentou um congestionamento gigantesco na BR-101. Muitas pessoas tiveram que descer dos veículos para não perder a apresentação da Esquadrilha da Fumaça iniciada às 15h30. Outras viram as manobras radicais das aeronaves de cima da passarela da BR-101.

Apesar de ter enfrentado o engarrafamento e ter visto a apresentação da Esquadrilha do carro, a vendedora Raline da Silva, 23 anos, que levou toda a família para a visita à Base, disse que valeu a pena. "É um programa diferente que agrada a todas as idades. Não podíamos ter perdido. Está sendo muito legal", afirmou.

O militar Gilmar Rodrigues da Silva, 35 anos, levou as duas filhas, a afilhada e a sogra para o passeio. "Estávamos ansiosos pela apresentação da Esquadrilha e foi linda. Nos divertimos bastante", disse. A pequena Gabriele Pereira Rodrigues, 7 anos, completou a fala do pai e disse: "Gostei de tudo. Achei maravilhoso".

Os visitantes puderam apreciar de perto os caças F-5, A-1 e A-29 (Brasil), F-16 (Chile e Estados Unidos), A-37 e IA-58 (Uruguai) e Mirage 2000 (Brasil e França), além de equipamentos, vestimentas e armas utilizadas pelos militares das Forças Armadas em treinamentos e combates.

Durante a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, as pessoas fotografaram, filmaram e aplaudiram as piruetas dos caças pilotos. Enquanto uns comemoravam por ter participado de uma programação diferente, outros continuavam dentro dos carros devido ao engarrafamento mesmo após às 17h, quando os portões da base já haviam sido fechados.

Segundo o comandante do BANT, coronel aviador Décio Dias Gomes, o evento é uma oportunidade de estreitar os laços com a comunidade. "Tivemos uma boa interação com o público, a sociedade potiguar novamente nos prestigiou", comemorou o capitão.

Fonte: DIÁRIO DE NATAL, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented