|

Sincronia no céu de Fortaleza






Manobras mais conhecidas e também as mais recentes foram apresentadas pela Esquadrilha da Fumaça

Imagem

Em uma das mais conhecidas manobras, a Esquadrilha da Fumaça mostrou a separação das aeronaves, depois do break

O céu de Fortaleza ficou tomado por aeronaves voando de cabeça para baixo, fazendo voos rasantes e acrobacias eletrizantes, sempre em sincronia, ontem, no fim da tarde, durante o "Domingo Aéreo", espetáculo promovido pela Base Aérea de Fortaleza (BAFZ), com apoio da TV Diário. Mesmo com o tempo nublado, foi possível ver as manobras de três bandeirantes (aviões fabricados no Brasil), integrantes do 1º Esquadrão do 5º Grupo de Aviação, também chamado Esquadrão Rumba, e sete tucanos T27, da Esquadrilha da Fumaça, no Aterro da Praia de Iracema.

A festa começou com a apresentação da banda da BAFZ, composta por 50 músicos, que tocou um repertório variado, indo do clássico ao forró pé-de-serra. Na sequência, o Esquadrão Rumba voou sobre a arena da Praia de Iracema.

Mas o ponto alto da festa foi a apresentação da Esquadrilha da Fumaça. As aeronaves mostraram ao público de milhares de pessoas - entre curiosos, amantes da aviação e crianças - as acrobacias mais conhecidas, como break, bomba, cruzamento duplo, split, looping e o coração. E também as mais recentes, como duas aeronaves em voo normal e duas invertidas.

De acordo com o coronel aviador Ricardo Silva Soares, comandante da BAFZ, este tipo de espetáculo serve para despertar nas pessoas vocações. O coronel acrescentou que a Esquadrilha da Fumaça é o cartão de visita não só da FAB, mas do Brasil. "Trata-se de um resgate da Força Aérea Brasileira", frisou.

Durante as apresentações, a população presente pode interagir com os pilotos, através da torre de voo, denominada de Iracema, montada para a festa. Além disso, por meio do twitter foi possível enviar perguntas aos comandantes. Esta é primeira vez que a ousadia de unir dez aeronaves fez parte do evento desde que começou a ser apresentado, há 30 anos.

Proclamação da República

Para o diretor de jornalismo da TV Diário, Roberto Moreira, o espetáculo foi feito para comemorar a proclamação da República. "Foi maravilhoso. Muitas famílias prestigiaram a festa, mesmo com o feriadão".

O encerramento do "Domingo Aéreo" ficou por conta do show do cantor Waldonys, que desceu de paraquedas no Aterro. Ao final, os pilotos da Esquadrilha da Fumaça subiram ao palco e foram homenageados com show pirotécnico.

Lina Moscoso

Imagem

O público ficou atônito com o espetáculo aéreo realizado pelas aeronaves, no Aterro da Praia de Iracema

Fotos: José Leomar

Fonte: DIÁRIO DO NORDESTE, via NOTIMP

---

Esquadrilha da Fumaça encanta o público

Apresentação de banda, desfile de aeronaves, exibição da Esquadrilha da Fumaça e show musical foram as atrações do ''Domingo Aéreo''

Imagem

Esquadrilha da Fumaça foi vista por milhares de pessoas no aterro da Praia de Iracema (Foto Edimar Soares)

Mãe, tá sendo tão legal”; “Eles são ótimos”; “Nunca tinha visto um espetáculo desse”. Era o que se ouvia de quem ocupava o calçadão da avenida Beira Mar, estava sentado na areia da praia ou ficou em cima dos carros e muros para apreciar melhor as manobras das aeronaves da Esquadrilha da Fumaça, ontem à tarde, no aterro da Praia de Iracema.

O público de 20 mil pessoas esperado pelos oficiais da Base Aérea de Fortaleza foi muito maior. “Desde 2005 que realizamos essas apresentações na praia e a cada ano vem aumentando o número de pessoas que vem pra cá. Isso demonstra o carinho das pessoas para com a Base Aérea”, disse o major Segisnaldo Milanez, assessor de comunicação social da corporação.

E o público demonstrava satisfação em presenciar o malabarismo feito pelos aviadores com muitas palmas e gritos. As crianças, principalmente, não se cansavam de elogiar. “É legal demais”, dizia Levi Araújo, 11, que mora no bairro Jacarecanga e foi para a praia com a mãe Fabíola Maria Rodrigues Araújo.

“Só eles mesmo sabem fazer essas manobras tão difíceis”, admirava-se o vendedor ambulante Daniel de Oliveira Souza, 59. “Venho pra cá nos fins de semana e como hoje (ontem) tinha esse espetáculo, aproveitei para unir o útil ao agradável”. Daniel vende bombons e disse que, ontem à tarde, foi muito bom para o seu comércio.

O major Segisnaldo Milanez lembrou que, até 2004, as apresentações da Esquadrilha da Fumaça, um os eventos comemorativos do dia do aviador (23 do mês passado) eram realizadas na Base Aérea de Fortaleza, “mas o nosso comando quis realizar um evento maior, num local onde o público tivesse mais espaço, por isso foi escolhido o aterro da Praia de Iracema”.

Antes da apresentação da Esquadrilha da Fumaça, houve a apresentação da banda de música da Base Aérea de Fortaleza e o desfile de aeronaves com aviões de de transporte Hércules (C-130) e os caças F-5, integrantes do I Grupo de Aviação de Caça, sediado no estado do Rio de Janeiro. O chamado “Domingo Aéreo” terminou com o show do sanfoneiro Waldonys. Ele desceu de paraquedas e, depois, apresentou um show musical com sua banda. “Waldonys é membro honorário da Esquadrilha da Fumaça”, lembrou o major Milanez.

Fonte: JORNAL O POVO, via NOTIMP




Receba as Últimas Notícias por e-mail, RSS,
Twitter ou Facebook


Entre aqui o seu endereço de e-mail:

___

Assine o RSS feed

Siga-nos no e

Dúvidas? Clique aqui




◄ Compartilhe esta notícia!

Bookmark and Share






Publicidade






Recently Added

Recently Commented